Discussão (Reflexão) polêmica

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Discussão (Reflexão) polêmica Empty Discussão (Reflexão) polêmica

Mensagem por Dr Erich Sex 19 Jun 2009 - 17:02



Caros colegas, vou lhes apresentar um caso atípico que recentemente (19/06/2009) ocorreu comigo e que me traz um profundo questionamento sobre o que é feito dentro das concessionárias MB nesse país. Sei que não posso generalizar, mas o fato além de curioso é um tanto polêmico.

Recentemente fiz a revisão antecipada dos 60.000km na minha MB Classe A160 com o seguinte orçamento: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Nesse foi me prometido o refaciamento dos discos de freios como cortesia.

Quando sai da Autorizada notei que havia aquele famoso rangido nos freios que incomoda bastante, mas como não poderia ficar sem o veículo por mais de um dia decidi me programar para o final dos 30 dias da revisão.

Conforme a programação retornei a mesma para sanar o problema e me foi apresentado um novo orçamento de cerca de 600 reais a qual questionei o fato dos mesmos serviços (troca das pastilhas de freio dianteira, refaciamento - não me recordava da cortesia no momento e mão de obra) não me terem sido apresentados a menos de um mês atrás na revisão dos 60.000km.

A resposta que eu tive é que esses serviços não foram sugeridos na ocasião (menos de um mês atrás):

1- Pela pastilha de freio, embora bem gasta, ainda agüentaria os 500km e eu teria rodado mais do que isso (fato que não se justificou uma vez que não rodo quase nada com esse carro);

2- Refaciamento não ter sido feito pois o carro não precisava.

Eis que a consultora (uma gracinha e muito atenciosa por sinal) me ligou cerca de 30 minutos após esse orçamento me apresentando outro que beirava os R$1000,00:



CJ.TERMINAL DE ARTICULACAO 2,00 53,69 107,38

BARRA DE TORCAO 1,00 132,00 132,00

JG PASTILHA DIANT A160/190 1,00 304,53 304,53

ADESIVO PASTILHA 1,00 23,85 23,85

SUBST. BRACO DE DIRECAO DIANT. 2,00 110,00 220,00

SUBSTITUIR BIELETAS 1,00 110,00 110,00

REFACIAR DISCO DE FREIO 2,00 110,00 220,00

MAO-DE-OBRA MECANICA 3,00 110,00 330,00

--------------------------------------------------------------------------------

TOTAL LIQUIDO : 1.447,76

DESCONTO : 457,76

TOTAL DAS PEÇAS E SERVIÇOS . 990,00



O desconto seria uma “cortesia” por eu ter feito a revisão e não ter sido “informado” das pendências que restaram.

Bom, lembrei-me do orçamento antigo e quem eu me lembrei de ter sido oferecido como cortesia... tcham, tcham, tcham... O refaciamento. Oras, como um serviço que me foi oferecido como atrativo para que eu o fizesse na autorizada ao invés de outra oficina constou novamente no novo orçamento?

Bom, a única explicação plausível que eu encontrei é que o mesmo não foi feito (fato admitido pelos mecânicos). Fica aqui a minha dúvida:

1- Como um serviço que entra em uma OS (como cortesia ou não) não é feito?

2- Se há serviços que entram em uma OS e não são feitos, será que pagamos por algo que não levamos (ou apenas se esquecem de fazer aquilo que consta como “cortesia”)?

Não quero “queimar” ninguém, mas é que certos erros são inadmissíveis de serem entendidos e eu como profissional que sou em um ato equivocado posso ser processado e até preso por isso.

Por fim, o refaciamento está prometido para ser executada enfim sem ônus para mim. Mas fica a lição que eu preciso encontrar urgentemente uma segunda opinião técnica quanto as questões do meu baby, e uma outra oficina na minha cidade para cuidar desse veículo (uma vez que a confiança na autorizada fica abalada).

Se essa for uma missão impossível, é bem provável que peça o divorcio da jovem Mercedes antes do primeiro semestre de matrimonio e procure algo mais viável (não no sentido econômico, mas sim no sentido técnico e de transparência) para a minha cidade.



Abraços
Dr Erich
Dr Erich
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 57
Data de inscrição : 01/06/2009
Interesses : Depende da circunstância
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão (Reflexão) polêmica Empty Re: Discussão (Reflexão) polêmica

Mensagem por Andre Buss Sex 19 Jun 2009 - 17:39



Você deve passar esse texto para Mercedes. E entrar com uma reclamação dessa autorizada.
Andre Buss
Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Estados Unidos
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão (Reflexão) polêmica Empty Re: Discussão (Reflexão) polêmica

Mensagem por Wanderson Viana. Sex 19 Jun 2009 - 18:04



Em todo lugar deve-se ter zelo pelo nosso patrimônio, isso quero dizer que devemos confiar somente em nós antes de mais nada...

Não é o carro que deve pagar pela falta de respeito, idoniedade, pois mesmo que compre um fusca e levar em outro lugar poderá acontecer o mesmo fato, troque de autorizada, mecânico seja lá o que for, mas com certeza existem profissionais que o atenderão com qualidade, mas como disse antes de mais nada, devemos acompanhar de perto o que é de nosso interesse...

Essa é minha humilde opnião ....

P.S - Uma observação que tenho a fazer é essa "malandragem"de cobrarem instalação de peças individualmente, o que faz com que seja cobrado 1 hora/trabalhada para a troca de um simples filtro de ar-condicionado, correia, filtro de combustível e assim vai... quando estive nessa mesma autorizada queriam me cobrar 01 hora/trabalhada para a troca da correia poly V que foi inspecionada e já estava na mão do mec6anico, aí falei que o mesmo trabalho que ele teria para colocar correia velha colocaria a nova e ele disse que não podia... resolvi não pagar os 189,00 da correia e mais 110,00 da mão-de-obra... resumindo o cara colocou a minha correia em menos de 2 minutos aí que fiquei mais p... da vida porque queria cobrar 1 hora para um serviço de 2 minutos...

Pra resumir, coloquei uma correia da Goodyear, de excelente qualidade também com mão de obra por 100,00 tudo... ou seja 30% do valor.... essas e outras me fazem questionar também sobre certas coisas em autorizadas bem como "originalidade" ...

Eu faria uma reclamação formal à Mercedes com cópia para autorizada, num instante a conversa mudaria de rumo...

Abraço.
Wanderson Viana.
Wanderson Viana.
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1269
Data de inscrição : 29/02/2008
Interesses : Manutenção Classe A
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão (Reflexão) polêmica Empty Re: Discussão (Reflexão) polêmica

Mensagem por Dr Erich Sex 19 Jun 2009 - 18:58



Vou fazer sim a reclamação a nível de Mercedes e também repassar para a própria autorizada. Desculpe a minha ignorância mas, quantas barra de torção um carro tem?
Dr Erich
Dr Erich
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 57
Data de inscrição : 01/06/2009
Interesses : Depende da circunstância
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão (Reflexão) polêmica Empty Re: Discussão (Reflexão) polêmica

Mensagem por Falcon Sex 19 Jun 2009 - 19:34



Concessionárias às vezes, para não nos assustar com os valores do orçamento, programam fazer o serviço em duas etapas. Agora, se prometeram fazer o refaciamento nos discos como cortesia sendo que você já os tinha avisado desse chiado quando entregou o veículo da primeira vez, nada mais justo que exigir o serviço conforme prometido e de cortesia.
Mas aí a Nfiscal vira uma bagunça e o desconto que lhe deram não foi de R$ 457,00 e sim de R$ 457,00 - R$ 220,00.
Falcon
Falcon
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 202
Data de inscrição : 09/06/2009
Interesses : MBs
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão (Reflexão) polêmica Empty Re: Discussão (Reflexão) polêmica

Mensagem por Dr Erich Sex 19 Jun 2009 - 20:23



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Eles admitiram o erro, tanto que emitiram uma nova OS abaixo onde o refaciar voltou a ser "cortesia" (espero que agora sai do papel e se materialize). Prometer um serviço como forma de fazer o cliente optar pelo o que vc oferece e não cumprir com toda certeza cabe em algum delito e pode ser alvo de ação penal.

Já pensou vc paga para trocarem uma peça ou realizar um serviço e os mesmos não o fazem ou fazem uma pá de serviços e te oferecem um deles com desconto para que vc dê a preferência a esse orçamento ao invés do concorrente e não cumprem o prometido. Isso é coisa séria pois ninguém está para brincadeira. Mas enfim, vou pegar o meu lá amanhã e ver como fica.

PRODUTO/SERVICO QUANT VL.UNITARIO VL.TOTAL

--------------------------------------------------------------------------------

CJ.TERMINAL DE ARTICULACAO 2,00 53,69 107,38

BARRA DE TORCAO 1,00 132,00 132,00

JG PASTILHA DIANT A160/190 1,00 304,53 304,53

ADESIVO PASTILHA 1,00 23,85 23,85

SUBST. BRACO DE DIRECAO DIANT. 2,00 110,00 220,00

SUBSTITUIR BIELETAS 1,00 110,00 110,00

REFACIAR DISCO DE FREIO 2,00 110,00 220,00

MAO-DE-OBRA MECANICA 3,00 110,00 330,00

--------------------------------------------------------------------------------

TOTAL LIQUIDO : 1.447,76

DESCONTO : 457,76

TOTAL DAS PEÇAS E SERVIÇOS . 990,00

DESCONTO DO REFACEAMENTO 220,00
TOTAL 770,00
Dr Erich
Dr Erich
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 57
Data de inscrição : 01/06/2009
Interesses : Depende da circunstância
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão (Reflexão) polêmica Empty Re: Discussão (Reflexão) polêmica

Mensagem por festina Sex 19 Jun 2009 - 20:33



Por acaso refaciar seria "dar um passe" no disco. Porque se for a mesma coisa pagar R$ - 110,00 para fazer o serviço em cada disco é um absurdo.
festina
festina
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2126
Data de inscrição : 30/09/2008
Interesses : carros, motos, jets. Enfim, tudo que tenha motor.
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão (Reflexão) polêmica Empty Re: Discussão (Reflexão) polêmica

Mensagem por Dr Erich Sex 19 Jun 2009 - 20:35



Ahhh, esse negócio de se fazer em duas vezes sem te avisar não existe. Ou te falam isso na hora (que dá para fazer em duas etapas) ou nada feito.
Dr Erich
Dr Erich
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 57
Data de inscrição : 01/06/2009
Interesses : Depende da circunstância
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão (Reflexão) polêmica Empty Re: Discussão (Reflexão) polêmica

Mensagem por Convidad Sex 19 Jun 2009 - 21:14



Pessoal,

Muda o filme, o vaso muda de lugar, mas sempre que as autorizadas aparecem em cena a história se repete. Muito mas muito dificil mesmo ser a melhor ou a única opção. Carro na garantia sem dúvida, depois disso, só conhecendo muito bem o pessoal interno como chefe de oficina, consultor tecnico, para ter algum controle da situação.
Não podemos entrar no mérito do problema, mas siga o conselho do Buss, encaminhe as suas reclamações para a MB e depois nos conte.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Discussão (Reflexão) polêmica Empty Re: Discussão (Reflexão) polêmica

Mensagem por Wanderson Viana. Sex 19 Jun 2009 - 21:28



R$ 100 para "dar passe" realmente é um roubo, pois comprei discos novos ( um par ) ao preço de 229,00 nesta mesma autorizada a menos de dois meses atrás e os caras cobram a metade disso por "um passe" ... sei não.... sem comentários
Wanderson Viana.
Wanderson Viana.
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1269
Data de inscrição : 29/02/2008
Interesses : Manutenção Classe A
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão (Reflexão) polêmica Empty Re: Discussão (Reflexão) polêmica

Mensagem por Dr Erich Sex 19 Jun 2009 - 22:07



Pois é Wanderson rssss

Para mim nem R$100,00 custaria, pois foi me colocado como cortesia que não foi feita e pior, agora quer ser cobrada rssss mas acredito pelos contatos que hoje fiz por lá saíra tudo conforme deveria ter sido feito a menos de um mês atrás...vamos ver.

João

Eu tinha uma visão bem diferente de uma autorizada MB pois nunca trabalhei a mecânica dos meus carros anteriores fora de autorizada. Estava pensando em deixar esse baby com a patroa e pegar um outro MB para mim mais na frente, mas depois dessa...

Bom, amanhã espero pegar meu A160 (se eles cumprirem o prazo dessa vez) e depois questionar o fato com a MB (a qual liguei para sanar dúvidas sobre o modelo e peças e por incrível que pareça não soube me informar NADA...só com a autorizada disseram) e qq novidade conto aqui.

Abraço a todos
Dr Erich
Dr Erich
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 57
Data de inscrição : 01/06/2009
Interesses : Depende da circunstância
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão (Reflexão) polêmica Empty Re: Discussão (Reflexão) polêmica

Mensagem por Dr Erich Sex 19 Jun 2009 - 22:09



*souberam
Dr Erich
Dr Erich
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 57
Data de inscrição : 01/06/2009
Interesses : Depende da circunstância
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão (Reflexão) polêmica Empty Re: Discussão (Reflexão) polêmica

Mensagem por Wanderson Viana. Sex 19 Jun 2009 - 22:16



Erich,

Como disse sempre compro peças lá e estavam bem "orgulhosos"de terem mudado de local, agora teriam uma oficina grande e tudo mais , mas pelo visto ainda tem o que melhorar... o preço de peças deles são bons, o atendimento do setor de peças e muito bom também...
Wanderson Viana.
Wanderson Viana.
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1269
Data de inscrição : 29/02/2008
Interesses : Manutenção Classe A
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão (Reflexão) polêmica Empty Re: Discussão (Reflexão) polêmica

Mensagem por Dr Erich Sex 19 Jun 2009 - 22:30



As peças eu considero salgado, embora toda autorizada deva ser. O atendimento é bom, embora em toda autorizada deva ser. Que todos temos algo por melhorar eu também acredito, mas há erros e erros, alguns justificáveis...outros não. Cobrar ou realizar o mesmo (exato) procedimento duas vezes e menos de 30 dias de uma revisão eu acredito que não...mas enfim.
Dr Erich
Dr Erich
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 57
Data de inscrição : 01/06/2009
Interesses : Depende da circunstância
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão (Reflexão) polêmica Empty Re: Discussão (Reflexão) polêmica

Mensagem por Wanderson Viana. Sex 19 Jun 2009 - 22:33



Boa sorte... mas de qualquer maneira não desanime com o carro, ele não merece isso, quem vai sair perdendo é o seu prazer com ele...

Em pouco tempo to pensando em renovar aumentar a família, mas não sei se continuo com cotós ( B200 ou A200 ) ou então parto para série C, não desanime e repense sua decisão de por atitudes assim ter "medo" do carro, relacionado a manunteções....

Abraço
Wanderson Viana.
Wanderson Viana.
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1269
Data de inscrição : 29/02/2008
Interesses : Manutenção Classe A
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão (Reflexão) polêmica Empty Re: Discussão (Reflexão) polêmica

Mensagem por Dr Erich Sex 19 Jun 2009 - 22:45



O B200 eu acho tudo de bom. Se bobear acho mais interessante que o Classe C. Mas de qq forma vamos ver pq achei muito pouco informado/organizado o povo que representa essa empresa aqui no Brasil (falo BR pelo atendimento no 0800). Custo de manutenção é normal, agora ser cobrado a mesma coisa em um curto período, sendo que não foi feita quando deveria ter sido traz uma certa desconfiança futura.

Espero não desanimar também, pois estava empolgado em deixá-lo parecido com alguns que aqui encontro. No mais obrigado.
Dr Erich
Dr Erich
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 57
Data de inscrição : 01/06/2009
Interesses : Depende da circunstância
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão (Reflexão) polêmica Empty Re: Discussão (Reflexão) polêmica

Mensagem por Convidad Sáb 20 Jun 2009 - 8:45



O Classe A tem duas barras de torção, uma dianteira e uma trazeira.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Discussão (Reflexão) polêmica Empty Re: Discussão (Reflexão) polêmica

Mensagem por Marck Schuckert Seg 22 Jun 2009 - 16:29



Sou suspeito para comentar sobre esse assunto, pois acompanhei os serviços realizados pela autorizada quando o carro ainda era da minha esposa e depois da garantia tivemos umas decepções com serviços mal prestados valores absurdos e uma série de outras coisas.
Depois que resolvi ficar com o carro tenho feito o possível para resolver eu mesmo algumas coisas, já que a parte mecânica do carro está muito boa. Eu não levo na autorizada, não compro peças lá (a não ser que não tenha nenhuma outra opção) e acho um desrespeito a forma como eles prestam serviços aos seus consumidores.
Aqui em Vitória temos um outro problema que á a falta de opção. Oficinas e mecânicos que entendam do assunto, peças e acessórios de boa qualidade a preços mais viáveis, entre outros.
Agora que passei a fazer parte do fórum as coisas ficaram mais fáceis, graças às excelentes informações e dicas dos participantes.
Marck Schuckert
Marck Schuckert
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 280
Data de inscrição : 16/06/2009
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão (Reflexão) polêmica Empty Re: Discussão (Reflexão) polêmica

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos