Apelidada em inglês de Fintail ou em alemão de Heckflosse

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Apelidada em inglês de Fintail ou em alemão de Heckflosse Empty Apelidada em inglês de Fintail ou em alemão de Heckflosse

Mensagem por Daniel AMG Seg 28 Jan 2008 - 22:31



Raridade nos anos 50, a segurança não chamava tanta atenção na época. O que definia a evolução dos carros até então eram o estilo ousado e motores possantes. Apelidada em inglês de "Fintail" ou em alemão de "Heckflosse", por ter pequenas barbatanas na traseira, a geração com códigos de chassi W110 a W112 da Mercedes-Benz, lançada em 1959, até fazia essa discreta concessão à exuberância dos carros americanos.

Segundo o fabricante, esses ressaltos na carroceria ajudavam a orientar o motorista nas manobras em ré. Mas o que realmente importava no projeto que substituiu a carismática geração Ponton era o cuidado com a integridade dos passageiros em caso de acidente.
O Fintail foi o primeiro Mercedes a fazer dos testes de colisão um item fundamental no desenvolvimento do projeto. Assim, a frente e a traseira ganharam zonas de deformação, e o compartimento de passageiros formava uma célula de sobrevivência. A estrutura era monobloco, mas motor e suspensão dianteira vinham apoiados num subchassi. Tanto o miolo do volante quanto o topo do painel eram acolchoados, os botões usavam material flexível, o pára-brisa se desprendia se forçado por dentro e o retrovisor se soltava num impacto. Acreditava-se que o velocímetro vertical intensificava a sensação de perigo conforme seu marcador subia junto com a velocidade, mas o fato é que sobraram críticas à dificuldade de leitura.
Além das sutis barbatanas, a identidade do Fintail se formava também pelos faróis e luzes de neblina, unidos por trás de lentes ovaladas verticais, ladeando a típica grade Mercedes.
A linha começou com os 220, 220 S e 220 SE, respectivamente com motores 2.2 de seis cilindros de 95, 110 e 120 cv, usados no Ponton. Em 1961, chegavam os espartanos 190 (motor 1.9 de 80 cv) e 190D (2.0 diesel de 55 cv). A frente era 14,5 centímetros mais curta e os faróis não tinham a cobertura oval. Ainda em 1961, vieram o cupê e o conversível - sem as típicas barbatanas do sedã. Junto veio o 300 SE (3.0 de 160 cv) - versão normal ou 10 centímetros mais longo.
Para 1965 a Mercedes preparou um reposicionamento de motores na segunda geração do Fintail - códigos W108 a W111. As versões 190 e 220 viraram 200 (2.0 de 95 cv) e 230 (2.3 de 120 cv). Surgiu também a perua Universal, muito usada como ambulância ou carro fúnebre. Curiosamente, a Mercedes mantinha as barbatanas nos sedãs e peruas no mesmo ano em que a Cadillac as abandonava pela primeira vez desde o lançamento, em 1948. Mas a razão do célebre apelido duraria até o fim dessa geração, em 1968, após 973 000 unidades produzidas.

INSPIRAÇÃO
A estética dos carros de Detroit nos anos 50 respingou em alguns outros alemães. No caso dos Opel Rekord P1 1957 e Kapitän 1958 era até compreensível, pois as marcas faziam parte da GM desde 1929. Já o DKW 1000 Sp de 1958 (foto) parecia um sósia do Ford Thunderbird, com seu pára-brisa panorâmico e barbatanas ao estilo do modelo 1957.

FICHA TÉCNICA
Motor: 6 cilindros em linha, 2,2 litros (220 SE 1959) / 3,0 litros (300 SE 1961)
Potência: 120 cv a 4 800 rpm (1959) / 160 cv a 5 000 rpm (1961)
Câmbio: manual de 4 velocidades (1959 e 1961) ou automático de 4 velocidades (1961)
Dimensões: comprimento, 487 cm; largura, 179 cm; altura, 150 cm (1959) / 149 cm (1961); entreeixos, 275 cm
Carroceria: sedã de 4 portas
Desempenho: 172 km/h e 0 a 100 km/h em 14 segundos (1959) / 180 km/h (manual) ou 175 km/h (automático) e 0 a 100 km/h em 13 segundos (1961)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Daniel AMG
Daniel AMG
Cadastro desatualizado pendente regularização

Número de mensagens : 2671
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : mercedes benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Apelidada em inglês de Fintail ou em alemão de Heckflosse Empty 1965 volante do lado direito

Mensagem por Daniel AMG Ter 19 Fev 2008 - 18:27



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Daniel AMG
Daniel AMG
Cadastro desatualizado pendente regularização

Número de mensagens : 2671
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : mercedes benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Apelidada em inglês de Fintail ou em alemão de Heckflosse Empty 1966 Mercedes-Benz 230 “Fintail” Sedan (W110)

Mensagem por Daniel AMG Qua 7 maio 2008 - 20:36



The 230S was the last iteration of the "finback" style sedans, and relatively luxurious compared to the shorter, entry-level 230. Our example was always a western car, and is absolutely beautiful. This is a classic Mercedes sedan one can use every day. Recently detailed and serviced, this runs great and has that solid Mercedes-Benz feel of a very low-mileage car.
Car 1966 Mercedes-Benz 230 “Fintail” Sedan (W110)
Exterior / Interior Color Light Blue / Cream
Configuration Left Hand Drive (LHD)
Transmission Automatic
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Daniel AMG
Daniel AMG
Cadastro desatualizado pendente regularização

Número de mensagens : 2671
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : mercedes benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Apelidada em inglês de Fintail ou em alemão de Heckflosse Empty Re: Apelidada em inglês de Fintail ou em alemão de Heckflosse

Mensagem por cleberjet Seg 30 Ago 2010 - 0:29



olá amigos
A minha w111 era dessa cor quando original. EEETTTAAAA corzinha bem feia bahhh
Quando peguei ela já tinha sido pintada e acabei refazendo a pintura tb com um azul mais escuro o que acabou destacando os cromados. Na minha modesta opinião ficou muito melhor.
Gostei do interior branco
Abraços
cleberjet
cleberjet
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 193
Data de inscrição : 30/11/2009
Interesses : Automoveis Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio Grande do Sul
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Apelidada em inglês de Fintail ou em alemão de Heckflosse Empty Re: Apelidada em inglês de Fintail ou em alemão de Heckflosse

Mensagem por Karl Fass. Seg 30 Ago 2010 - 7:24



Não acho feio.. he, he.. igual minha W115...
avatar
Karl Fass.
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 8431
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : Mercedes antigas
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Apelidada em inglês de Fintail ou em alemão de Heckflosse Empty Re: Apelidada em inglês de Fintail ou em alemão de Heckflosse

Mensagem por António Júlio Seg 30 Ago 2010 - 9:10



no caso de um colecionavel tambem não acho feio...fica até charmoso! na minha opinião feio seria numa W202 por exemplo, abraço.
António Júlio
António Júlio
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2953
Data de inscrição : 19/04/2009
Interesses : muitos!
Sexo : Masculino País : Portugal
Estado : Rio Grande do Sul
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Apelidada em inglês de Fintail ou em alemão de Heckflosse Empty Re: Apelidada em inglês de Fintail ou em alemão de Heckflosse

Mensagem por thalesap Seg 30 Ago 2010 - 10:49



Concordo com o confrade acima ! No caso das mais antigas fica muito charmoso agora em uma w202 ou mais novas ficaria no minimo estranho !
thalesap
thalesap
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 471
Data de inscrição : 05/12/2008
Interesses : Mercedes novas e classicas ...
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Apelidada em inglês de Fintail ou em alemão de Heckflosse Empty Re: Apelidada em inglês de Fintail ou em alemão de Heckflosse

Mensagem por cleberjet Seg 30 Ago 2010 - 12:45



ahahah
fiquei imaginando agora uma w202 nesse azul calcinha e só pra corrigir o amigo thalesap, ficaria no mínimo horroroso
Mas esse negócio de cor, modelo , pelicula nos vidros , som, são definitivamente coisas que sempre desencadearão discussoes . Na minha opinião o que vale é em primeiro lugar o dono do carro estar satisfeito e se orgulhar do seu carro. No meu caso comprei a minha w111 quando tinha uns 24 e hoje estou com 37. Muitas coisas mudaram no meu modo de pensar e no meu carro. Fiz muita besteira como rodas de liga , coloquei bancos de outro carro , entre outras bobagens , mas hoje estou voltando as origens. Já comprei os bancos originais e estou vendendo as rodas 16 pra colocar calotas originais. A vida é assim mesmo, por algum tempo aquilo me agradou agora quero voltar ao original

Abraços
cleberjet
cleberjet
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 193
Data de inscrição : 30/11/2009
Interesses : Automoveis Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio Grande do Sul
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Apelidada em inglês de Fintail ou em alemão de Heckflosse Empty Re: Apelidada em inglês de Fintail ou em alemão de Heckflosse

Mensagem por Guest Seg 30 Ago 2010 - 17:16



Eu tambem nao curto o azul, nenhum tom, mas e esse aqui eh bonito na W202 neh??

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Sei la...gostos diferentes


E la nave va
avatar
Guest
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Apelidada em inglês de Fintail ou em alemão de Heckflosse Empty Re: Apelidada em inglês de Fintail ou em alemão de Heckflosse

Mensagem por cleberjet Seg 30 Ago 2010 - 17:57



è isso aí john. Não adianta discutir gosto.
Sou Louco por Azul
Minha w202 é azul escuro e acho linda e a minha w111 tb é azul mas um pouco mais clara. Essa amarela ficou legal tb apesar de lembrar um taxi . Agora tem uma cor que eu não consigo gostar em nenhum sedan tanto da MB quanto da BMW é o vermelho. Tem uma 325 vermelha aqui na minha cidade, é uma coisa estranha. Gosto é gosto
cleberjet
cleberjet
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 193
Data de inscrição : 30/11/2009
Interesses : Automoveis Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio Grande do Sul
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Apelidada em inglês de Fintail ou em alemão de Heckflosse Empty Re: Apelidada em inglês de Fintail ou em alemão de Heckflosse

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos