Nível de óleo exato nos motores M104.

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Nível de óleo exato nos motores M104. Empty Nível de óleo exato nos motores M104.

Mensagem por ZIG MASTER Sex 19 Mar 2010 - 10:18



Resolvi postar êste tópico devido a verdadeira "mão de obra", para acertar o nível de óleo do motor M104, do jeito que a minha "chatice" deseja, ou seja : milimétricamente encostado na marcação do nível máximo, (parte superior de plástico marrom).

Tôda vêz que troco o óleo e correspondente filtro, começa a chatice, pois se for levado em conta por ocasião do abastecimento a tal marcação do nível, quando o óleo termina de escorrer (o que atípicamente demora bastante) devido aos dutos internos do motor, fatalmente, o nível estará muito superior ao desejado, o que acarreta o maior trabalho, sendo necessário retirar o protetor de carter, abrir o dreno etc:

Se for colocado menos óleo, para ser acrescentado bem devagar, não adianta, pois quando o óleo acaba de escorrer, acaba ultrapassando de novo.

Sei que o nível preconizado pela Mercedes é entre as duas marcações de mínimo e máximo.

Mas eu quero da forma que citei anteriormente e aí a batalha começa, já cheguei a tirar o protetor de carter 4 vêzes até conseguir o nível desejado.

Urge esclarecer que em outros motores, de outras marcas, tal fato não ocorre, creio que esta situação no motor M104 é proveniente de alguma característica interna no projeto.

Mas sou persistente, e depois da maior trabalheira e desperdício de óleo acabo conseguindo UFA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
ZIG MASTER
ZIG MASTER
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 4890
Data de inscrição : 19/03/2008
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo exato nos motores M104. Empty Re: Nível de óleo exato nos motores M104.

Mensagem por Convidad Sex 19 Mar 2010 - 10:27



Zig,

O nível correto só vem com o motor quente e depois de uns 3 a 5 minutos que foi desligado. Com o motor frio voce sempre vai errar. O que eu costumo fazer: Sempre coloco 0,5 litro a menos e levo o restante para casa, quando eu chego, coloco o carro no plano, espero uns 3 minutos e meço. Não sei se a precisão é igual a sua, mas depois disso fica certinho.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo exato nos motores M104. Empty Re: Nível de óleo exato nos motores M104.

Mensagem por ZIG MASTER Sex 19 Mar 2010 - 10:40



Justamente João, tenho procedido desta forma, e inclusive deixando de um dia para outro para o óleo escorre bem, mas ao completar................
ZIG MASTER
ZIG MASTER
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 4890
Data de inscrição : 19/03/2008
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo exato nos motores M104. Empty Re: Nível de óleo exato nos motores M104.

Mensagem por Jorge A Sex 19 Mar 2010 - 10:46



Eu entendo q o nivel correto do óleo na vareta se dá com o motor frio.
Jorge A
Jorge A
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1289
Data de inscrição : 07/05/2009
Interesses : carros MB
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo exato nos motores M104. Empty Re: Nível de óleo exato nos motores M104.

Mensagem por Convidad Sex 19 Mar 2010 - 10:48



Em MB não, se voce completar o nivel com o motor frio, vai dar excesso.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo exato nos motores M104. Empty Re: Nível de óleo exato nos motores M104.

Mensagem por rom Sex 19 Mar 2010 - 11:14



Lembrando a todos que o próprio manual do proprietário avisa que o consumo de óleo normal do M104 é da ordem de 1 litro a cada 1.500 kms. Vou escanear esta página do manual assim que possível.
rom
rom
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 632
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo exato nos motores M104. Empty Re: Nível de óleo exato nos motores M104.

Mensagem por ZIG MASTER Sex 19 Mar 2010 - 11:29



Uma forma simples e eficiente que encontrei para equalizar o nível do óleo é retirar o excesso de óleo com o "sugador" que existia no carrefour, mas gora infelizmente não tem mais.
ZIG MASTER
ZIG MASTER
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 4890
Data de inscrição : 19/03/2008
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo exato nos motores M104. Empty Re: Nível de óleo exato nos motores M104.

Mensagem por Jorge A Sex 19 Mar 2010 - 12:09



Nessas lojas especializadas em troca de óleo vc não encontra o sugador Zig?
Jorge A
Jorge A
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1289
Data de inscrição : 07/05/2009
Interesses : carros MB
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo exato nos motores M104. Empty Re: Nível de óleo exato nos motores M104.

Mensagem por Convidad 1 Sex 19 Mar 2010 - 12:43



Atualmente não são todos os locais que ainda tem o sistema de troca por sucção. Um que eu conheço chama-se Flexlub, fica na Clodomiro Amazonas.

Abraço!
avatar
Convidad 1
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 7918
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : Outros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo exato nos motores M104. Empty Re: Nível de óleo exato nos motores M104.

Mensagem por ZIG MASTER Sex 19 Mar 2010 - 13:23



Hoje de manhã fiz uma checagem completa e acabei descobrindo que estas máquinas eram fornecidas a franqueados da "Oficina Brasil", a qual não utiliza mais as máquinas.

Chamei o mecanico para ir hoje a noite na minha casa para retirar novamente o protetor de carter e esgotar um pouco o óleo.

Imagine a mão de obra, um verdadeiro enchimento de saco.

Agradeço ao Ulisses a informação da máquina, fica registrado para futuros casos.

Como desabafo; às vêzes chego a me auto criticar, achando que o excesso de zêlo da minha parte chega a transpor o limite do bom censo e da tolerabilidade e a não ser pelo excelente resultado final que acabo deixando nas minhas estrêlas, talvêz fôsse melhor não ligar para todos os detalhes com os quais me preocupo.
ZIG MASTER
ZIG MASTER
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 4890
Data de inscrição : 19/03/2008
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo exato nos motores M104. Empty Re: Nível de óleo exato nos motores M104.

Mensagem por Convidad 1 Sex 19 Mar 2010 - 13:27



Zig,

com todo o respeito: larga mão disso, hehehehe...

Abraço!
avatar
Convidad 1
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 7918
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : Outros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo exato nos motores M104. Empty Re: Nível de óleo exato nos motores M104.

Mensagem por ZIG MASTER Sex 19 Mar 2010 - 13:33



Vc tem razão, caro amigo, rsrsrsrsrsrs
ZIG MASTER
ZIG MASTER
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 4890
Data de inscrição : 19/03/2008
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo exato nos motores M104. Empty Re: Nível de óleo exato nos motores M104.

Mensagem por Borba Sex 19 Mar 2010 - 13:37



Zig,

nao se estresse com este tipo de minuciosidade tao precisa ??por este motivo a fabrica recomenda que o nivel recomandado deve ficar entre as marcas e nao no top do top...

eu faco como o Joao , coloco 05 l a menos e acerto em lugar plano e deixo sempre um pouco abaixo da marca maxima( 1,0 mm) pois voce estara com reserva ate a marca minima e nao excede o nivel maximo o que nao e' recomendavel...

se voce precisar tirar oleo e mais facil via sugador ...onde eu troco o oleo eles tem sugadores ..chama casa do oleo ...fica na av dos bandeirantes...tem 3 lojas e todas tem sugadores .....

abracos e divirta-se !!!! NO STRESS MY FRIEND !!!!! bounce Shocked Mad
Borba
Borba
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1080
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : MB's V8,MOTOR V8,AUTOMOBILISMO com V8, MODELISMO com V8
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo exato nos motores M104. Empty Re: Nível de óleo exato nos motores M104.

Mensagem por ZIG MASTER Sex 19 Mar 2010 - 16:53



Obrigado amigo Borba,

Segui a indicação do Ullysses a quem agradeço novamente, e estive hoje na FlexLub e retirei mais ou menos 0,5l, guardei o carro e amanhã de manhã farei a reconferência.

O endereço da Flex Lub é Rua Clodomiro Amazonas n. 492, tel 3167-5878 fui atendido pelo Rodrigo.
ZIG MASTER
ZIG MASTER
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 4890
Data de inscrição : 19/03/2008
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo exato nos motores M104. Empty Re: Nível de óleo exato nos motores M104.

Mensagem por Laurival Sex 19 Mar 2010 - 17:05



Devido ao nivel de precisão solicitado pelo proprietário aconselho a medir o oleo sempre na mesma hora, pois devido ao campo magnético da esfera terrestre se alterar durante a rotação diaria, pode haver variação significativa na densidade do fluido em questão, ocasionando uma diferença na altura que o oleo alcançará na vareta!
Não poderemos também desprezar a fase da Lua no dia da medição, pois o efeito maré também se faz presente no carter, alterando novamente o altura do oleo na vareta. Meu conselho pratico será medir o oleo sempre na mesma fase da Lua, e na mesma Hora Universal (Hora Zulu, ou Greenwich).
avatar
Laurival
Cadastro desatualizado pendente regularização

Número de mensagens : 4496
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo exato nos motores M104. Empty Re: Nível de óleo exato nos motores M104.

Mensagem por Convidad Sex 19 Mar 2010 - 17:07



Zig,

Motor quente em temperatura de funcionamento, após uns 3 a 5 minutos desligado. Se voce insistir em completar o nivel com ele frio, sempre vai dar excesso.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo exato nos motores M104. Empty Re: Nível de óleo exato nos motores M104.

Mensagem por ZIG MASTER Sex 19 Mar 2010 - 17:40



Exatamente João, vc está com tôda razão, amanhã de manhã, irei ligá-lo e medir.

É muito curioso como outras marcas de carros não apresentam esta característica, imagine como nós ficamos no escuro, no caso da W203 que não tem vareta de medição e temos que nos basear no computador, que evidentemente não deve ser tão preciso de forma a detectar uma diferença pequena no nível.

O que tenho feito na W203 é abastecê-lo na quantidade de óleo constante no manual e torcer para que esteja certo.
ZIG MASTER
ZIG MASTER
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 4890
Data de inscrição : 19/03/2008
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo exato nos motores M104. Empty Re: Nível de óleo exato nos motores M104.

Mensagem por ZIG MASTER Sex 19 Mar 2010 - 17:48



Em tempo:

Um comentário dirigido aos nossos novos confrades que possam não ter a informação correta do óleo adequado e se baseiam em informações de frentistas e atendentes de postos de trocas de óleos, que salvo algumas raríssimas exceções, realmente conhecem o óleo adequado para cada caixa de cambio ou caixa de direção.

O uso correto do óleo, sòmente poderá ser feito, após a identificação do componente mecanico e usando-se a tabela postada pelo João e pelo Maluhy.

Imagino o número incomensurável de Mercedes que estão rodando com os líquidos inadequados e que com tôda certeza, um dia irão trazer enormes prejuízos.
ZIG MASTER
ZIG MASTER
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 4890
Data de inscrição : 19/03/2008
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo exato nos motores M104. Empty Re: Nível de óleo exato nos motores M104.

Mensagem por Convidad Sex 19 Mar 2010 - 17:54



Zig,

Concordo totalmente. Reparem que é super comum o cidadão nem descer do carro para ver o que o frentista está fazendo. Depois a culpa é do fabricante, da empresa que produziu o oleo e por aí vai.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo exato nos motores M104. Empty Re: Nível de óleo exato nos motores M104.

Mensagem por ZIG MASTER Sex 19 Mar 2010 - 18:21



Realmente João, diante desta conduta paradoxal entre a maior parte dos proprietários que ignoram a parte técnica e nós amantes da marca e conhecedores de suas entranhas, dá para se ter uma nítida imagem da qualidade dos carros pertencentes a ambos os lados.

Por êste motivo é que nossos carros perduram através dos anos, mantendo o padrão de qualidade da marca Mercedes, enquanto outros menos privilegiados, transformam-se em pálidas imagens de suas origens.
ZIG MASTER
ZIG MASTER
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 4890
Data de inscrição : 19/03/2008
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo exato nos motores M104. Empty Re: Nível de óleo exato nos motores M104.

Mensagem por Jorge A Sex 19 Mar 2010 - 22:28



Zig, a minha W211 tb não tem vareta e só pelo computador tb.
Tem q confiar no manual mesmo, não tem jeito.
Jorge A
Jorge A
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1289
Data de inscrição : 07/05/2009
Interesses : carros MB
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo exato nos motores M104. Empty Re: Nível de óleo exato nos motores M104.

Mensagem por rom Sáb 20 Mar 2010 - 19:16



Na falta de um scanner...

Nível de óleo exato nos motores M104. IMG_0616

Nível de óleo exato nos motores M104. IMG_0617

E retificando o que eu havia dito antes, o consumo de óleo do motor no M104 é de 1 litro a cada 1.000 km.
rom
rom
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 632
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo exato nos motores M104. Empty Re: Nível de óleo exato nos motores M104.

Mensagem por Guest Sáb 20 Mar 2010 - 19:20



Belissima contribuicao Rom. Alerto para o fato de ser nivel maximo 1litro a cada 1000 km. Para quem roda de forma frondosa sugiro troca a cada 6 meses ou 5000 km. Eu que hj rodo 2000km por ano com o M104 troco o oleo 1x por ano
avatar
Guest
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo exato nos motores M104. Empty Re: Nível de óleo exato nos motores M104.

Mensagem por AILTON DORIVAL Sáb 20 Mar 2010 - 20:00



a alguns meses atras eu escrevi dizendo que a( e320)ano 1999 consumia 1 lt de oleo a cada 1.000 kms.e que no manual indicava isto, todos acharam um absurdo, e agora.
AILTON DORIVAL
AILTON DORIVAL
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 96
Data de inscrição : 07/09/2008
Interesses : ESTAR INFORMADO SOBRE MERCEDES BENZ
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo exato nos motores M104. Empty Re: Nível de óleo exato nos motores M104.

Mensagem por Convidad Sáb 20 Mar 2010 - 20:24



Esse é o consumo máximo admissível e não o consumo normal. Já tive várias MB e nunca chegou perto disso. Entendo que esse é o limite e se ultrapassar é hora de abrir o motor. Alias essa observação consta da maioria dos manuais de todas as marcas.
Outro detalhe importante é que carros que mantem durante longo periodo altas velocidades consomem mais oleo, o que é comum na Alemanha e raro no Brasil
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo exato nos motores M104. Empty Re: Nível de óleo exato nos motores M104.

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos