Motores M116 e M117, diferencas???

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Motores M116 e M117, diferencas??? Empty Motores M116 e M117, diferencas???

Mensagem por Davidezinho Sáb 10 Jul 2010 - 19:05



Olà a todos, Motores M116 e M117, diferencas??? Icon_cool

Tenho uma MB SLC 350 de 1976, motor V8, gostaria de saber se è possìvel colocar no meu carro o motor que vem na 560 SEC (podem ver aqui no site uma igual à venda - MERCEDES 560 SEC 1989 ), è tambem um motor V8 mas nao tenho a certeza se o motor ou pelo menos os apoios sao iguais aos do SLC?

Gostaria de colocar o motor 560 SEC no SLC serà possìvel? Motores M116 e M117, diferencas??? Icon_lol

Penso que o motor M116 e M117 sao iguais por fora, serao??? Motores M116 e M117, diferencas??? Icon_lol


Fico a aguardar a vossa ajuda e desde jà obrigado a todos.
Davidezinho
Davidezinho
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 8
Data de inscrição : 10/07/2010
Interesses : Sports
Sexo : Masculino País : Portugal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Motores M116 e M117, diferencas??? Empty Re: Motores M116 e M117, diferencas???

Mensagem por Maluhy Sáb 10 Jul 2010 - 20:46



Pode sapecar,deve ficar da hora! Motores M116 e M117, diferencas??? Icon_biggrin
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Motores M116 e M117, diferencas??? Empty Re: Motores M116 e M117, diferencas???

Mensagem por Davidezinho Dom 11 Jul 2010 - 5:57



"Pode sapecar,deve ficar da hora! Motores M116 e M117, diferencas??? Icon_biggrin"

Mas serà que dà para adaptar o motor sem nenhuns problemas ou vou ter de modificar a minha carroceria (apoios do motor ou algo mais)???

Ainda ninguèm colocar outro motor nesta màquina (SLC)???
Davidezinho
Davidezinho
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 8
Data de inscrição : 10/07/2010
Interesses : Sports
Sexo : Masculino País : Portugal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Motores M116 e M117, diferencas??? Empty Re: Motores M116 e M117, diferencas???

Mensagem por Karl Fass. Dom 11 Jul 2010 - 8:39



Os motores são iguais externamente, é tirar um e por outro.
MAS...
todo sistema de injeção muda, sai o módulo de uma e entram módulos de outro.
Ou seja, o motor é o mesmo, os periféricos não.
avatar
Karl Fass.
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 8431
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : Mercedes antigas
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Motores M116 e M117, diferencas??? Empty Re: Motores M116 e M117, diferencas???

Mensagem por WC140 Dom 11 Jul 2010 - 11:44



David;

Basta imaginar que existe a R107 560SL ( modelo US ) que tem o mesmo cofre do motor das C107.

Só acho que você, como apaixonado por automóveis clássicos poderá cometer uma heresia, desfiguando a originalidade do seu.

Eu optaria em procurar aí na Europa uma 450SLC, 450SLC 5.0 ou mesmo uma 500SLC se o seu desejo é altíssima performance.

Como item de coleção, seu carro já é um. Não faça-o perder sua originalidade.

Abraços
Fernando
avatar
WC140
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 323
Data de inscrição : 05/03/2008
Interesses : MB
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Motores M116 e M117, diferencas??? Empty Re: Motores M116 e M117, diferencas???

Mensagem por Guest Dom 11 Jul 2010 - 11:50



Davidezinho,

Carissimo,

Nos estamos no Brasil colonia, okay?! Nao se esqueca que os impostos aqui sao altissimos, que a maquina estatal eh pesadissima e alguem paga a conta, os impostos, que por sua vez sao pagos pelos cidadaos, sejam eles funcionarios publicos ou nao.

Como consequencia disso, as pecas de veiculos nao fabricados no pais sao itens caros. Outrossim, o Brasil colonia fechou as importacoes de veiculos entee 1976 e 1990, periodo em que estas SLC estavam e estiveram no auge, principalmente as mais fortes, inclusive a epoca do M117, o que faz concluir-se que nao eh facil encontrar-se um motor deste disponvel para fazer uma picardia automotiva com um Mercedes Benz.

Aqui os casos sao poucos. Sabe-se de uma 190E que roda com um M117, mas novamente, proporcionalmente aos paises do velho continente, ou aos EUA, onde as pecas de MB sao ainda mais baratas que na Euopa e desmanche eh o que nao falta, por aqui.....ainda sao poucas e as que vao acabando ou batendo sao picadas e viram de doadoras para as que andam.

Outro ponto interessante, muito interessante, e que me deixa muito chateado eh ver que os europeus, tal como os americanos adoram "tunar" seus mercedes, tratando-os a reles carros comuns, enquanto aqui no Brasil, principalmente nos MB pre 95, ve-se um numero menor de tunning automotivo, mas se ve...
avatar
Guest
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Motores M116 e M117, diferencas??? Empty Re: Motores M116 e M117, diferencas???

Mensagem por Maluhy Dom 11 Jul 2010 - 11:57



Patrício, se o seu carro está em excelente estado e original não vale a pena descaracterizá-lo, mas se for um exemplar mediano aí eu acho que dá uma boa diversão,cada caso é um caso,tb acho uma opção pegar um exemplar já com " o peso dos anos" e partir para as modificações radicais,deixando em paz o espécime em ótima conservação.... Motores M116 e M117, diferencas??? Icon_biggrin
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Motores M116 e M117, diferencas??? Empty Re: Motores M116 e M117, diferencas???

Mensagem por Convidad 1 Dom 11 Jul 2010 - 12:47



Tem também a questão do câmbio: se seu carro for automático, tem apenas 3 marchas e com isso perdem-se bastante as qualidades dos motores 560.

Se fosse para mudar e ficar bom, seria preciso um conjunto motor + câmbio + diferencial. Aí, sim. E se fosse um 560 das últimas séries, com 300cv..... Motores M116 e M117, diferencas??? Madbanana

Abraço!
avatar
Convidad 1
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 7918
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : Outros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Motores M116 e M117, diferencas??? Empty Re: Motores M116 e M117, diferencas???

Mensagem por Davidezinho Dom 11 Jul 2010 - 16:42



Grandes amigos, Motores M116 e M117, diferencas??? Icon_cool

Desde já muito obrigado pela vossa ajuda, então é o seguinte:

Eu tenho o SLC 350 mas tenho hipotese de comprar um 560 SEC para peças onde o motor está muito bom, tem é a caixa de velocidades automática enquanto o meu é manual de 4 velocidades.

Aqui está logo o primeiro problema pois quero manter a minha caixa de velocidades (manual) e não sei se consigo adapatar o motor SEC á minha caixa manual???

E sim, o meu SLC original já vale alguns euros, mas eu faço provas de rali de regularidade em automóveis históricos e queria fazer do meu uma réplica dos mercedes (SLC 450) que participavam no rali "panamericano"... Motores M116 e M117, diferencas??? Icon_twisted

E como o meu tem aproximadamente 200 hp iria colocar o motor do SEC pois tinha logo cerca de 300 hp com um motor original ou seja sem nenhuma alteração ao nivel da mecanica pois assim não ia afectar a fiabilidade do mesmo.

Vejam aqui neste link a réplica que me estou a referir: Motores M116 e M117, diferencas??? Icon_twisted acho que fica lindo... Motores M116 e M117, diferencas??? Icon_twisted

http://www.slcracing.eu/en/technicalinfo.aspx
Davidezinho
Davidezinho
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 8
Data de inscrição : 10/07/2010
Interesses : Sports
Sexo : Masculino País : Portugal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Motores M116 e M117, diferencas??? Empty Re: Motores M116 e M117, diferencas???

Mensagem por Maluhy Dom 11 Jul 2010 - 22:07



Patrício,gostei de vossa idéia, pensamentos meus:

1- Se o seu carro for show condition vai dar pena fazer modificações nele, qual o real estado de conservação a nível de originalidade?
2-Caso ele não seja uma princesa dos mares, então a brincadeira é válida.
3- Se ele for maravilhoso acho melhor comprar um carro feio de acabamentos e ruim de mecanica e deixar o seu SLC quietinho,pois qq carcaça boa vai servir para esse fim.

Digamos que vc já escolheu alguma das opções que lhe passei,o M117 5.6L não foi vendido com cambio mecanico , a MB não se interessou em desenvolver uma caixa mecanica que administrasse o torque desse motor e nem do 4.5L,portanto o M117 até cabe na caixa usada no M116,mas ela vai quebrar,ainda mais em uso race,portanto utilize todo o conjunto da SEC na SLC,pode ter certeza que como o carro vai ficar mais leve o desempenho será muito bom, queremos acompanhar isso de perto,eim? Motores M116 e M117, diferencas??? Icon_twisted
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Motores M116 e M117, diferencas??? Empty Re: Motores M116 e M117, diferencas???

Mensagem por Davidezinho Seg 12 Jul 2010 - 6:22



Caro Maluhy,

O SLC que tenho não está propriamente uma "beleza" e precisa de trabalho de restauro, por isso o vou utilizar para fazer esta réplica...

Em relação ao motor já me tinham dito o mesmo ou seja que a caixa de velocidades vai funcionar mas que não está preparada para um motor tão potente quanto o SEC.

Colocar a mecanica do SEC ( motor + caixa) no SLC poderá ser uma opcção mas aqui em Portugal gostamos mais dos carros manuais... ainda tenho de pensar...

Mas será que se colocasse a caixa de velocidade do meu no motor SEC mas que depois fizesse uma desmultiplicação qualquer no diferencial ou algo do género para nao sub-carregar tanto a caixa de velocidades??? Seria viável ou é mesmo para esquecer?
Davidezinho
Davidezinho
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 8
Data de inscrição : 10/07/2010
Interesses : Sports
Sexo : Masculino País : Portugal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Motores M116 e M117, diferencas??? Empty Re: Motores M116 e M117, diferencas???

Mensagem por Karl Fass. Seg 12 Jul 2010 - 6:57



Mas aí não perderia torque?
avatar
Karl Fass.
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 8431
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : Mercedes antigas
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Motores M116 e M117, diferencas??? Empty Re: Motores M116 e M117, diferencas???

Mensagem por Maluhy Seg 12 Jul 2010 - 11:46



Em race vc precisa de pegada,uma relação longa vai deixar o carro bobo e não resolve o problema de robustez da cx, a encrenca é que o torque do M117 vai forçar as engrenagens e os eixos da cx,ainda mais que o amigo não deverá ser " delicado" na tocada......como é carro que não se prezará a originalidade, talvez vc utilizando uma cx de outro carro e fazendo a devida adaptação seja melhor, vc tem que utilizar uma cx de algum carro que tenha as características aproximadas de potencia e torque ,é um trabalho meio árduo,pois vc tem que adaptar a caixa seca(aquele bojo aonde fica a embreagem) na caixa a adaptar,nisso entra distancia e alinhamento do eixo piloto com a embreagem,adaptação do cardan para a cx,alinhamento e balanceamento perfeito da transmissão,ainda acho mais facil usar o cambio automatico.....a mercedes tb achou isso,hahahaha Motores M116 e M117, diferencas??? Icon_twisted
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Motores M116 e M117, diferencas??? Empty Re: Motores M116 e M117, diferencas???

Mensagem por Maluhy Seg 12 Jul 2010 - 11:51



Agora, se vc resolver usar por exemplo um motor m104 da 300E 24v acho que fica mais fácil, vc consegue o cambio Getrag com a primeira invertida, ele casa perfeitamente com a traseira do bloco do M103 e M104 ,é um cambio bem forte e aguenta desaforo , se vc fizer uma preparação no M104 a nível de injeção (por ex, 6 corpos de borboleta a lá M3) vc arranca mais de 250cv nele facilmente ,além de ser um motor um pouco mais leve que o V8 ....bom ,estou jogando as idéias aqui,como eu tenho vparios parafusos soltos na cabeça aproveite alguma coisa,hahaha,abraços! Motores M116 e M117, diferencas??? Icon_twisted
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Motores M116 e M117, diferencas??? Empty Re: Motores M116 e M117, diferencas???

Mensagem por Davidezinho Seg 12 Jul 2010 - 13:14



Eu quero é ideias... Motores M116 e M117, diferencas??? Icon_biggrin Motores M116 e M117, diferencas??? Icon_biggrin Motores M116 e M117, diferencas??? Icon_biggrin

Mas eu quero manter o V8, não haverá nenhuma caixa de velocidade de um modelo da mercedes mais recente que dê para colocar no V8???

Gosto muito do som da máquina e o V8 vai mesmo ter de ficar... Motores M116 e M117, diferencas??? Icon_twisted
Davidezinho
Davidezinho
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 8
Data de inscrição : 10/07/2010
Interesses : Sports
Sexo : Masculino País : Portugal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Motores M116 e M117, diferencas??? Empty Re: Motores M116 e M117, diferencas???

Mensagem por Maluhy Seg 12 Jul 2010 - 14:18



Os tedescos não desenvolveram cx mecanica para os V8 modernos, nesse ponto a BMW deu olé neles........ Motores M116 e M117, diferencas??? Icon_eek
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Motores M116 e M117, diferencas??? Empty Re: Motores M116 e M117, diferencas???

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos