Retificar ou encamisar?

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Mensagem por ACSerra Sáb 30 Jul 2011 - 23:13



Boa noite a todos
Preciso da orientação dos companheiros
Estava viajando à noie em Minas, numa região que não tinha sinal de celular, acostamento na estrada, quando uma mangueira do radiador furou em acabei perdendo a agua .Andei com o carro sem aguá.
Foi trocada a junta e feito a retifica do cabeçote, porém com o aquecimento o motor ficou com barulho "batendo" saia de pistão.
Não consome óleo, fuciona bem, está forte mas andar com uma Mercedes ouvindo tec tec tec não dá.
Pergunto aos amigos: retifico ou encamizo?
Agradeço a atenção, e se puderem indicar uma retífica em São Paulo melhor ainda
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Mensagem por Convidad Dom 31 Jul 2011 - 0:41



Um motor deve ser encamisado, quando o bloco está tão fino que não permite mais a retifica e então com a camisa se volta a medida original Se o seu é a primeira retifica, não vejo razão para isso. De qualquer forma, voce tem certeza desse diagnostico? Quem o fez?
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Mensagem por luciano silva Dom 31 Jul 2011 - 14:33



ola eu acho que o primeiro passo seria analisar o estado dos cilindros para saber qual seria a melhor opçao pois cotei a alguns meses, o valor dos cilindros me passaram o valor em R$9000,00 e para encamizar o bloco e barato mas deve ser uma empresa idonea para que nao ococrram vasamentos internos no bloco,essa batida de saia de pistao e sinal de que algum dos pistoes empenou ou encolheu com o super aquecimento, sea sua for uma c240 ano 2000 eu tenho um pistao para negociar abraço e boa sorte ...
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Mensagem por ACSerra Dom 31 Jul 2011 - 17:42



Foi feita a medição e ela iria para +0,50
teria que usar pistões 90,4mm: porém a medida standard é mais fácil de conseguir, então pensei em mandar encamizar
a "menina" é uma C280 95 SPORT não é compativel com a da sua "menina" c240
Algum dos companheiros já retificou ou encamizou?
Indicação de fornecedores?

grato
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Mensagem por Thiagão Dom 31 Jul 2011 - 21:07



Consulte outros profissionais e verifique se realmente o barulho é no cárter, proveniente das bielas. Pode ser que sejam os tuchos...
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Mensagem por rpsolano Dom 31 Jul 2011 - 21:38



Eu tentaria diversas opiniões antes de partir para retifica do bloco.
Se realmente todos os diagnósticos apontarem para o mesmo problema procure profissionais de gabarito para efetuar a retifica.
Certa vez ajudei na avaliação de uma E500 com suposto problema de empeno de biela, no final O orçamento de R$27.000,00 não passou de um "engano" do mecânico!! As bielas do carro estavam perfeitas e foram examinadas pela retifica MM em São Paulo que confirmou o não empeno das mesmas. A oficina montou o motor novamente sem ônus para o proprietário...
Va com calma e sempre ouça uma "segunda opinião".
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Mensagem por Fintail Dom 31 Jul 2011 - 22:17



Com a abertura dos cilindros indo p/0.50 o bloco do motor estará na sua última medida;eu consideraria a possibilidade de adquirir um motor usado,dos muitos que estão anunciados no mercado livre,pois parece-me que a relação custo-benefício seria muito mais favorável.
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Mensagem por luciano silva Seg 1 Ago 2011 - 1:01



a/c serra a minha encamizei o bloco pois comprei e ela havia passado em enxente mandei soldar galeiras q 2 bielas arrebentaram ,oleo, agua e foi encamizado ficou um serviço excelente se tiver interesse procuro o telefone do mecanico e te passo os cilindros coloquei usados os dela arrebentaram junto com as bielas a minha e motor em v uma c280 98 as bielas do motor em v e em linha sao quase identicos mas nao sao identicos se presisar trocar alguma mas e muito dificil por ter sido aquecimento os aneis coloquei usados consegui varios conjuntos e peguei os melhores escolhi foram trocadas bronzinas q nao sao tao caras o carro passou no exame da controlar sp com exito nao fumando e quietinho as vzs ligo e nem barulho escuto c ela ligada na garagem e eu no meu apartamento q fica em cima o mecanico que fez o serviço se eu disser q mandei uma mercedes la muita gente da risada mas ele e fera trabalha bem devido ter usado peças usadas e o carro ter ficado 100% com um bloco todo recuperado e encamizado ate o dono de uma conssecionaria mercedes me disse que tentou sem exito fazer esse tipo de serviço em outra mercedes nessa minha ficou bom espero que tenha sorte e se precisar avise q te passo o numero do mecanico abraço...
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Mensagem por Maluhy Seg 1 Ago 2011 - 1:11



Vamos lá:

1- qdo o motor superaquece o pistão dilata mais que a camisa e sofre com isso,qdo esfria está deformado e a frio "bate saia" (Qdo acelera a frio na subida de giro ouve-se o ruído característico,qdo o motor cai o giro ele some ou diminue),solução para isso: medir a conicidade dos cilindros e desgaste, se estiver na tolerância é brunir e colocar um jogos de pistões novos e aneis std.
2-Caso haja desgaste de cilindro o mais prático é rasgar os cilindros para 0,50mm e trocar os pistões para essa medida,caso tenha dificuldade para se conseguir pistões 0,50 mm (não é difícil) encamisa-se o bloco e troca-se os pistões por um novo jogo std, qq dos dois serviços sendo feito por bons profissionais fica perfeito.
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Mensagem por ACSerra Seg 1 Ago 2011 - 8:54



Bom Dia

Agradeço as informações e peço a vc companheiro Luciano que faça o favor de passar o Contato.
Antes de tomar uma decisão entrarei em contato com o companheiro Maluhi
para uma orientação inclusive com relação aos pistôes
Fintal, quando tirei o cabeçote levei uma pessoa de uma retífica da região para medir os cilindros realmente teria que passar para 0,50
Vamos à luta
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Mensagem por luciano silva Seg 1 Ago 2011 - 11:05



ola a/c serra vc deve analisar se quer um serviço economico e que funcione bem ou um serviço que funcione bem e vc tenha um gasto enorme de valores, pois as peças das mercedes sao um tanto caras eu no caso comprei cilindros e bielas usados peguei na sport car fone 11 50631507 converse c a sueli que ela lhe consegue preços bons e peças usadas perfeitas o telefone do mecanico e 11 3361-9592 ou 9289-3562 genesis centro automotivo chama-se rodrigo no meu ver ja que vc esta em minas gerais o ideal seria vc enviar o bloco para serviço e mandar fazer em sua cidade porque dai voce acompanha o trabalho se vc resolver trocar bronzinas que e o aconselhavel converse com o wiliam da net car 11 4351-3735 ele consegue tambem juntas a otimos preços o melhor horario para falar com o mecanico e proximo as 18hrs pois a oficina esta sempre cheia e ele ajudara vc com qualquer peça que faltar e muito prestativo antes de fazer o serviço fui em varios profissionais especialisados so em mercedes e me apavorei com os valores um mecanico que mexa com outras linhas de importados facilmente trabalhara em uma mercedes pois nao e o diabo que pintam e um carro com uma tecnologia compativel com importado de alto padrao mas o mecanico deve marcar certo todos os pontos, para evitar qualquer transtorno e ser uma pessoas detalhista e cuidadosa no meu caso e um pouco mais detalhado pois era um motor v6 e nao em linha se precisar de algo estou a sua disposiçao abraço e boa sorte c sua mercedes...
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Mensagem por ACSerra Seg 1 Ago 2011 - 19:36



Boa Noite, companheiros

Luciano, agradeço as informações.
Amanhã vou iniciar os contatos.
O telefone da retífica vc tem?

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Mensagem por luciano silva Seg 1 Ago 2011 - 21:02



boa noite a/c serra infelizmente o da retifica nao tenho pois fui pessoalmente com o rodrigo mecanico ,mas se vc ligar fale que me conhece que ele passa pra voce o numero da retifica e numa dessa ele sabe de alguma peça que voce possa precisar, ele consegue as peças com preços bons tambem e consegue descontos no mais deixo um abraço ...
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Mensagem por ACSerra Ter 2 Ago 2011 - 10:19



Ok Luciano, obrigado
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Mensagem por Maluhy Ter 2 Ago 2011 - 11:11



Serra, se vc quiser me passe em PVT os dados do seu carro e te dou uma idéia de qto fica o encamisamento do M104 aqui no RJ e qto fica um jg de pistões std e 050mm, por aí vc pode ter uma base,ok? :D
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Mensagem por ACSerra Ter 2 Ago 2011 - 16:42



Ok Maluhy
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Mensagem por Norton Gontijo Seg 26 Mar 2012 - 23:37



Me desculpem desenterar o tópico, mas não acreditei no que li:

'' os aneis coloquei usados consegui varios conjuntos e peguei os melhores escolhi''

Luciano você montou um motor com aneis usados, pistoes usados?? e ainda achou que ficou lindo???

É a ultima coisa que eu queria ler sobre mecânica em um fórum.
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Mensagem por luciano silva Seg 26 Mar 2012 - 23:46



oi Norton ficou muito bom o serviço inclusive passou na controlar com exito ,por incrivel que pareça o motor nem se escuta o barulho bronzinados originais novos e o motor nao fuma ta 100% eu troco o que e necessario sempre fiz esse procedimento a nao ser que o motor esteja mesmo ruim o meu so havia pego uma aguinha heheheheh...
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Mensagem por Daniel W203 Ter 27 Mar 2012 - 1:05



Caro Norton até concordo com o seu post más, dependendo da ocasião ,cada um sabe onde aperta os calos.
Evidente que seria bem melhor fazer o serviço com peças novas , porem não podemos crucificar um confrade que, seja lá quais foram as razões o
fez de uma forma nada convencional.
O importante para ele foi ter resolvido o problema e estar feliz com o resultado.
abraço
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Mensagem por luciano silva Ter 27 Mar 2012 - 1:23



obrigado pela compreençao Daniel eu tinha 3 alternativas colocar peças de carros nacionais que ao meu ver ja nao seria mais um motor de mercedes e sim uma salada de frutas ,comprar peças novas na consessionaria e gastar mais do que vale meu carro ,ou fazer o que fiz como so foi afetados dois pistoes e duas bielas fiz esse procedimento coloquei 2 pistoes originais standard nas camisas c medidas originais e dentre 20 jogos de aneis escolhi os melhores trocando junto o eixo balanceiro ao meu ver ficou muito bom ,abraço a todos e espero ter ajudado nesse topico alguem que por hora precisou ...
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Mensagem por arturr70 Seg 9 Abr 2012 - 10:00



Luciano
Se importaria de postar o orçamento com peças originais? Sou proprietário recente, e tenho visto alguns relatos assustadores sobre custos de retífica, e gostaria de confirmar com os proprietários mais experientes.
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Mensagem por luciano silva Seg 9 Abr 2012 - 11:54



artur as peças voce compra em desmanche e ai sai mais em conta posso postar algo mas o bom e saber o que ocorreu e que peças voce vai precisar se seu motor e 6 em linha ou um v6 , abraço...
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Mensagem por arturr70 Seg 9 Abr 2012 - 13:20



Luciano
Na verdade não estou enfrentando uma quebra, mas reunindo informações. Recebi num negócio no ano passado uma C280, que foi vendida imediatamente(5 dias depois). Mas aquela pequena convivência deixou sequelas. Desde então tenho a intenção de comprar uma para meu uso. Como será algo entre 98 e 2000, tenho a obrigação de verificar o custo de algumas quebras mais sérias que eventualmente possam ocorrer, para ver se fica dentro da minha realidade.
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Mensagem por Convidad Seg 9 Abr 2012 - 13:33



Retificar um motor de MB com peças de desmanche me parece totalmente inapropriado. Nesses casos existem peças novas a venda.
As 202 foram vendidas nos EUA, com exceção das 180, e é possivel encontrar todas as peças com preço bem razoavel, mesmo considerando impostos e taxas. Alem disso temos varios fornecedores de peças no Brasil que trabalham com MBs dessa época. O segredo da compra de uma MB mais antiga é comprar um carro em ótimo estado com manutenção em dia. Como são carros normalmente baratos, não existe espaço para grandes investimentos. Faça uma bela inspeção antes de comprar com algum profissional que entenda de MB e reserve uns 5.000,00 para uma revisão inicial. Normalmente fica por aí.Não é necessario ficar adaptando peças de carros nacionais, se encontra tudo a valores razoaveis.
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Retificar ou encamisar? Empty Re: Retificar ou encamisar?

Mensagem por luciano silva Seg 9 Abr 2012 - 13:41



um jogo de pistoes novos da c280 v6 em concessionaria e R$9000,00 ai voce ja tem uma ideia dos custos por isso vale a pena voce pegar uma com baixa kilometragem pois uma com alta kilometragem e com baixa nao varia muito de valor e voce ira gastar menos em manutençao ,abraço e boa compra...
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