Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído

Página 7 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído - Página 7 Empty Re: Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído

Mensagem por maiki pedro Seg 30 Nov 2015 - 22:13



tenho uma A190 mecanica, alguem poderia me dizer qual aditivo correto a se colocar? quantos litros de adtivo e de agua?  infelizmente não tenho manual original dela para conferir
maiki pedro
maiki pedro
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 1
Data de inscrição : 30/11/2015
Interesses : dicas,foruns,tropicos,etc.
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Paraná
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído - Página 7 Empty Re: Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído

Mensagem por valderifs Seg 8 Fev 2016 - 21:16



Amigos, estou com um grande dilema. Fui no Mercadorcar e, como não havia nenhum aditivo para arrefecimento indicado na norma 325.0 da Mercedes Benz, adquiri o Havoline Anti-freeze Colante Extended Life, MB 325.3, com antilenoglicol. Há informações no site da MB não proibindo esse aditivo em carro de passeio, e, por outro lado, no rótulo do produto indica que está aprovado na norma 325.3 e que é indicado para carros de passeio. Preciso resolver isso antes de prejudicar o meu motor. Obrigado.
valderifs
valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 315
Data de inscrição : 08/11/2015
Interesses : Mecânica do Classe A 190
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído - Página 7 Empty Re: Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído

Mensagem por renato verissimo Ter 9 Fev 2016 - 12:52



Boa tarde senhor Valderifis aqui em são josé dos campos a concessionaria mercedes comercializa o aditivo bardhal para colocar no sistema de arrefecimento ele atende a norma da mercedes.
renato verissimo
renato verissimo
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 19
Data de inscrição : 22/11/2015
Interesses : Tudo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído - Página 7 Empty Re: Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído

Mensagem por Douglas Barddal Ter 9 Fev 2016 - 14:01



A recomendação no manual é o Mobil GS 333 Plus, mas eu vi esse da Bardhal e embora não tenha usado nunca ele também atende a norma da MB, bos sorte.
Douglas Barddal
Douglas Barddal
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 387
Data de inscrição : 03/07/2011
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Advetência

Ir para o topo Ir para baixo

Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído - Página 7 Empty Re: Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído

Mensagem por valderifs Ter 9 Fev 2016 - 16:26



Parece que não é somente o Mobil GS 333, mas um monte de aditivo que é aprovado na norma 325.0, 325.3 e 325.6. Como vou saber que norma é para qual carro, se as três dizem que é para carro de passeio?
valderifs
valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 315
Data de inscrição : 08/11/2015
Interesses : Mecânica do Classe A 190
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído - Página 7 Empty Re: Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído

Mensagem por Rafael M. Ter 9 Fev 2016 - 17:23



Sugiro também um aditivo verde inorgânico da Petrobras, que atende as 325.0 e 325.2. É fácil de encontrar (quase todo posto BR aqui tem), comprei há um mês pra outro carro por R$20,90 o litro.

Segue folheto técnico:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Aos céticos, uso há mais de 2 anos esse aditivo e ano passado quando fui trocar, analisei o que estava no carro com termodensímetro e mostrou concentração máxima de etilenoglicol. Extendi por mais um ano o uso do mesmo. Aprovado.
Rafael M.
Rafael M.
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 717
Data de inscrição : 23/07/2012
Interesses :  
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído - Página 7 Empty Re: Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído

Mensagem por valderifs Ter 9 Fev 2016 - 18:31



Rafael M, é sempre bom dispor de alternativas para esse item tão simples em outros carros, mas difícil de encontrar para o Classe A. E estamos falando de água para radiador, onde outros carros utilizam até água da chuva, ao passo que mesmo no maior centro automotivo da América Latina, o Mercadorcar, não tem o recomendado por normas européias da Mercedes Benz. Às vezes não é nem pelo preço da peça, que é mais caro, mas pela dificuldade em até encontrar uma lâmpada de teto para o Cotó.
valderifs
valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 315
Data de inscrição : 08/11/2015
Interesses : Mecânica do Classe A 190
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído - Página 7 Empty Líquido arrefecimento - Dúvidas

Mensagem por elisson1983 Sáb 9 Jul 2016 - 16:16



Boa tarde a todos,

Peço ajuda, sou proprietário ( novo ) de um classe A 160 - 2004/2005, esta super inteiro era de um conhecido e acabei comprando e realmente é ESPETACULAR!

Porém devo seguir oque ele sempre usou por 4 anos e nunca deu problema, ele usa o Castrol Magnatec ( este sem problemas de encontrar ).

Mas como o veículo mudou de localidade estou com um pequeno problema!

Ele sempre usou o líquido de arrefecimento: Motul Inugel Expert - Coloração Azul.

Agora está chegando no limite mínimo, e NÃO ENCONTRO EM MINHA CIDADE O MESMO!

Tem bastante STP  e realmente vejo falar muito bem do mesmo, mas como informo quero seguir com tudo que ele sempre usava, bom segue abaixo oque preciso de ajuda de vocês.


Minhas dúvidas:

1- Posso completar com STP ( azul ) pergunto da cor porque onde vou me informam que devo seguir a cor apenas
2 - Tirar o que tem de Motul e por só STP ?
3- STP é bom para o meu novo veículo?
4 - Sugerem outros que eu possa encontrar em postos convencionais que não comprometa oque o Motul tem conservado?

Agradeço a ajuda de vocês.

Abraços.
elisson1983
elisson1983
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 11
Data de inscrição : 16/06/2016
Interesses : Conhecimento Classe A
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio Grande do Sul
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído - Página 7 Empty Re: Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído

Mensagem por Convidado 9 Sáb 9 Jul 2016 - 16:45



Elisson, antes de postar na área técnica é necessária a apresentação na área de novos usuários. 

Acompanhe que vamos fundir o post a este tópico em andamento sobre o mesmo assunto para evitar duplicidade de conteúdo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído - Página 7 Empty Re: Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído

Mensagem por Convidado 9 Sáb 9 Jul 2016 - 17:07



Stp não tem nenhum produto homologado pela Mercedes-Benz na Norma 325.0, nacional existe o Bardhall Rad Cool M e o Lubrax J1034. 
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Se precisar completar o nível antes da troca (a cada 3 anos), complete com água desmineralizada, não aconselharia completar com nenhum outro produto diferente do que está no sistema, principalmente um não homologado que certamente não passou nos testes feitos pela MB.

Interessante que a Motul tem vários produtos homologados para outras classes de materiais, principalmente excelentes óleos para motores, mas curiosamente não tem atualmente nenhum fluído para sistema de arrefecimento homologado nem na Bevo List da Matriz, não utilizaria esse Motul Imugel, aplico nas nossas 4 MB o Pentosyn que está na lista nacional, já usei o Lubrax homologado que atende a SAE J1034 também, mais conta e muito bom também:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído - Página 7 Empty Re: Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído

Mensagem por elisson1983 Ter 12 Jul 2016 - 10:09



Antonio Elias, muito obrigado até aqui!

Já me apresentei lá em novos usuários :) 

Mas não estou achando a informação por exemplo, qual água a correta para usar com o LUBRAX FLUIDO PARA RADIADORES / SAE J 1034. ( Pois este eu encontro em minha cidade com facilidade e pelo que li é bom e recomendado ).

A dúvida é, que no site da petróbras informa:
LUBRAX FLUIDO PARA RADIADORES deve ser misturado com água deionizada na proporção de 2 partes de fluido (40%) para 3 partes de água (60%) ou conforme recomendação do fabricante do veículo. Drenar e lavar o radiador com água deionizada. Encher o sistema com a solução preparada. 

Andei lendo que teria que ser água desmineralizada, então pergunyo, qual água usar ? pode ser qualquer uma? e usar 60% da água como informa no site da lubras ou tem algo diferente para nós?

Obrigado mais uma vez.
elisson1983
elisson1983
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 11
Data de inscrição : 16/06/2016
Interesses : Conhecimento Classe A
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio Grande do Sul
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído - Página 7 Empty Re: Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído

Mensagem por machadosl Ter 12 Jul 2016 - 11:02



Elisson, a água a ser usada em sistemas de arrefecimento deve ser desmineralizada ou destilada. Como a água destilada vendida no mercado deixa de ter as propriedades de água destilada em 24 horas, salvo se for mantida em frasco escuro e fechado à vácuo, recomendo usar água que tenha sido filtrada em filtro de carvão.
Quanto ao aditivo, jamais misture aditivos de fabricantes diferentes, mesmo a base química sendo a mesma, porém, os agentes anti espumantes, anti corrosão podem ser diferentes e levar a formação de pequenos grumos ou precipitados.
Como eu faço o teste de alguns aditivos de vez em quando, eu uso os que tem maior faixa de proteção de temperatura, ou seja entre -31 e acima de +110 graus Celsius, e com boa proteção a corrosão. Infelizmente ainda não testei nenhum homologado pela MB, por isso não vou colocar aqui a marca do que testei para não confundir os usuários, além do que, a MB certamente deve ter outros critérios a mais do que os que executo.
Abraços,
Sergio
machadosl
machadosl
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2470
Data de inscrição : 10/04/2016
Interesses : Carros, doenças humanas, vírus, imunologia
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído - Página 7 Empty Re: Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído

Mensagem por Convidado 9 Ter 12 Jul 2016 - 15:40



Por nada Elisson. 

E foi um prazer recepcioná-lo no outro tópico, vamos papear mais amiúde por lá também. rsrsrs

A questão da água desmineralizada é essa informação postada pelo Sérgio mesmo, em casas de baterias encontra também, observe na embalagem que tem data de validade.

Na troca o certo é retirar o vaso de expansão e fazer uma limpeza geral por ali antes de aplicar a mistura. 

A proporção da mistura fazer conforme recomendado em manual, para o motor M166 a proporção mínima prevista no manual de fábrica (proteção até -37 graus C) é 50% anticorrosivo/anticongelante e outra metade 50% água desmineralizada, ou seja meio a meio. 

Vale dizer que no A160 cabe total de 5,10 litros no sistema, então se coloca 2,50 litros de aditivo e a mesma proporção de água e A190 que cabe 5,70 litros proporcionalmente 2,75 litros de aditivo meio a meio, detalhe que no manual existe previsão para uma mistura mais condensada de 55% de aditivo e 45% de água não é usada no Brasil, protege até -45 graus C.  

Você mesmo que vai fazer a limpeza do sistema e a troca do líquido?
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído - Página 7 Empty Re: Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído

Mensagem por vinicius cocev zomignan Ter 12 Jul 2016 - 18:30



pessoal a minha classe a não possui esse reservatório, ela tem um reservatório pequeno que fica na parte da frente, e não possui marcação de nivel[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]
vinicius cocev zomignan
vinicius cocev zomignan
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 26
Data de inscrição : 28/04/2016
Interesses : classe a 160
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído - Página 7 Empty Re: Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído

Mensagem por elisson1983 Ter 12 Jul 2016 - 18:40



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link],
Se fosse fácil sim, eu mesmo faria até pq iria fazer com todo cuidado, mas creio que melhor levar a um posto que costume fazer isto. ( se tiver algum passo a passo mande, que analisarei :) )

Como falei estou pensando em mudar para o Lubrax, ( meio a meio ) li no manual agorinha haha.

Bom, vlw mais uma vez.
elisson1983
elisson1983
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 11
Data de inscrição : 16/06/2016
Interesses : Conhecimento Classe A
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio Grande do Sul
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído - Página 7 Empty Re: Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído

Mensagem por gabriel viegas Qui 14 Jul 2016 - 14:44



Buss, boa tarde beleza? eu peguei recentemente um Classe a 160 ano  2000, 'semi automática' porem, o reservatório que tem a parte superior em preto , esta totalmente desligado do carro, o carro estava parado e eu ainda não liguei o carro por conta dessa situação , o radiador esta ligado em um reservatório pequeno , que parece ser original da Mercedes porem achei ele muito pequeno e queria um ajuda  de alguém aqui que ja viu ou passou por essa situação.

não consegui colocar a a foto aqui

A minha e igual a foto do vinicios ai em cima.  também tem um reservatório pequeno como o dele , mas tem o  grande  que esta desativado.
gabriel viegas
gabriel viegas
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 14
Data de inscrição : 28/06/2016
Interesses : tudo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído - Página 7 Empty Re: Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído

Mensagem por elisson1983 Sáb 16 Jul 2016 - 8:47



Olha, agradeço sobre ajuda de qual líquido usar :)

Mas vou contar uma coisa, a tampa do reservatório existe alguma mágica para abrir? já to até com medo de quebrar, porque não tem cristo que faça abrir e não é a primeira vez!
Estou a 45 min sem sucesso, da última vez foi a mesma coisa ( carro desligado a noite toda ) não está quente não, hehe.
elisson1983
elisson1983
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 11
Data de inscrição : 16/06/2016
Interesses : Conhecimento Classe A
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio Grande do Sul
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído - Página 7 Empty Re: Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído

Mensagem por machadosl Sáb 16 Jul 2016 - 9:21



Será que o infeliz do antigo dono colou a tampa? Esta tampa não é para ser difícil de ser removida, e para colocar é só fazer como nas velas automotivas, encostou, no máximo mais 1/4 de volta e pronto.
Se está dificil sair, recomendo o uso de uma cinta saca filtro de óleo para carros de passeio que vão ajudar muito na sua remoção, se não tiver ela, use um pano úmido ao redor da tampa e tente destravar, apesar desse último procedimento ser mais trabalhoso.
machadosl
machadosl
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2470
Data de inscrição : 10/04/2016
Interesses : Carros, doenças humanas, vírus, imunologia
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído - Página 7 Empty Re: Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído

Mensagem por elisson1983 Sáb 16 Jul 2016 - 9:43



Buenas Machadosl,

Colada não está, semana passada eu abri, com tua dica, olhei para uma luva de limpeza de casa, e abri rapidamente, mas eu acho estranho, parece que gera uma pressão nela, isto que me refiro, obrigado e um ótimo fim de semana.
elisson1983
elisson1983
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 11
Data de inscrição : 16/06/2016
Interesses : Conhecimento Classe A
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio Grande do Sul
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído - Página 7 Empty Re: Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído

Mensagem por machadosl Sáb 16 Jul 2016 - 9:54



Ah, então foi por causa se vácuo no sistema, neste caso será conveniente dar uma boa lavada na tampa, isso se ela for igual ao da minha Mercedes, ela tem uma rede metálica no meio dela que protege a válvula de alívio. Se estiver suja demais esta válvula pode travar aberta (vazando liquido quando o carro aquece) ou fechada (deixando o sistema com vácuo quando esfria). Se a limpeza não resolver, provavelmente terá que trocar a tampa.
Abraços,
Sergio
machadosl
machadosl
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2470
Data de inscrição : 10/04/2016
Interesses : Carros, doenças humanas, vírus, imunologia
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído - Página 7 Empty Re: Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído

Mensagem por jorge luiz lima Seg 24 Out 2016 - 15:11



boa tarde amigos,
sobre o fluido de arrefecimento ...
existe alguma cor especifica? 
e alguém sabe um bom lugar pra trocar no ES?
estou a 2 anos com a minha , porem não sei se os antigos donos trocavam ou o que faziam com ela...
em algumas manuntençoes que fiz nela precebi que tem partes e peças que nunca foram trocadas 02/03
jorge luiz lima
jorge luiz lima
Desativado - dados de registro inconsistentes

Número de mensagens : 69
Data de inscrição : 02/09/2016
Interesses : mb A 160
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Espírito Santo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído - Página 7 Empty Re: Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído

Mensagem por machadosl Seg 24 Out 2016 - 15:48



A cor não influencia em nada, é apenas um corante, o certo usar um liquido de arrefecimento de boa qualidade com a diluição recomendada pelo fabricante do mesmo, pois tem alguns que recomendam a diluição 50-50, outros 40-60 e outros 1-99.
Abraços,
Sergio
machadosl
machadosl
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2470
Data de inscrição : 10/04/2016
Interesses : Carros, doenças humanas, vírus, imunologia
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído - Página 7 Empty Re: Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído

Mensagem por jorge luiz lima Seg 24 Out 2016 - 16:03



obrigado machado
jorge luiz lima
jorge luiz lima
Desativado - dados de registro inconsistentes

Número de mensagens : 69
Data de inscrição : 02/09/2016
Interesses : mb A 160
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Espírito Santo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído - Página 7 Empty Re: Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído

Mensagem por Luiz Akaiaba Ter 31 Jan 2017 - 15:50



Confrades o reservatório da minha w168 é todo preto, como posso saber o nível correto do líquido de arrefecimento? Me ajudem ja li o manual inteiro e não encontrei explicação.
Luiz Akaiaba
Luiz Akaiaba
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 17
Data de inscrição : 15/12/2016
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído - Página 7 Empty Re: Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído

Mensagem por jorge luiz lima Seg 6 Mar 2017 - 19:23



bom amigos.
acabou de acender a luz amarela de temperatura porem ficou apenas 30sec e apagou ... posso rodar com o carro ainda alguns dias? (dois dias maximo 40 km) pois na quarta ja vou mandar trocar o liquido ... ou devo me preocupar e deixar a baby parada ate la?
att jorge luiz 
obrigado desde ja
jorge luiz lima
jorge luiz lima
Desativado - dados de registro inconsistentes

Número de mensagens : 69
Data de inscrição : 02/09/2016
Interesses : mb A 160
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Espírito Santo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído - Página 7 Empty Re: Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 7 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos