Aviso painel "Bateria/Alternador - Visitar oficina" - bateria x alternador x regulador tensão

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Aviso painel "Bateria/Alternador - Visitar oficina" - bateria x alternador x regulador tensão - Página 4 Empty Re: Aviso painel "Bateria/Alternador - Visitar oficina" - bateria x alternador x regulador tensão

Mensagem por Convidado 9 Ter 28 maio 2019 - 1:32



Sandro, o aviso no painel é enviado por módulo através de sinal gerado pelo regulador de voltagem com funções DFM e LIN, a sirene do alarme em si não gera essa mensagem, a não ser que esteja descarregando a bateria e causando desequilíbrio elétrico conforme postei no outro tópico, o que não me parece ser o caso. 

Pelo código VW não consigo confirmar se o regulador instalado por você é ou não compatível com a aplicação correta de fábrica, sugiro postar no tópico a numeração Valeo gravada na peça, reguladores Valeo nacionais não sei por qual razão costuma módulos MB não reconhecer, ajudei resolver problema semelhante numa C180K 2006 e só deu certo aplicando peça genuína, contudo cada caso um caso.

Não obstante, percebo 2 questões acho que são relevantes no seu caso: 
1) alternadores de C320 2001 existem os 2 sistemas mas geralmente são sistema Bosch;
2) é preciso apurar primeiro no EPC WIS pelo chassis se houve troca de alternador. Se você deixar anotado no tópico a numeração chassis posso confirmar para afastar essa dúvida, se houve troca de sistema pode estar havendo incompatibilidade de tensão e na geração sinais nas saídas do regulador para módulo e painel.

Confirme numeração do chassis e qual part number MB está gravado na face externa do alternador?
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Aviso painel "Bateria/Alternador - Visitar oficina" - bateria x alternador x regulador tensão - Página 4 Empty Re: Aviso painel "Bateria/Alternador - Visitar oficina" - bateria x alternador x regulador tensão

Mensagem por SPiazziDavila Ter 28 maio 2019 - 11:57



Antônio Elias escreveu:Sandro, o aviso no painel é enviado por módulo através de sinal gerado pelo regulador de voltagem com funções DFM e LIN, a sirene do alarme em si não gera essa mensagem,...

Caro Antonio, bom dia!

Agradeço desde já a disposição em me ajudar!

Seguem novamente os dados do alternador e reguladores:
Alternador: A0111546402 (Valeo original)
Regulador original: 2542590C
Regulador Valeo VW: 0019922462 (reposição)

O número do chassi do veículo é WDBRF64W71F094141.

O veículo já chegou com um alternador Valeo, e pelo histórico que conversei com o cliente, esse problema é recente e nunca ocorrido antes, sendo que o veículo já pertence à ele há mais de 10 anos, e antes disso pertencia à seu pai.
Ele me comentou de vários problemas que já teve, como módulo do banco do motorista, motor de acionamento do direcionamento da ventilação forçada, disse que está andando com os alertas de BAS, SRS e ABS acesos já há bastante tempo, mas esse da bateria é recente, e surgiu após o carro arriar a bateria e ele recarregar com um carregador daqueles que se liga na tomada.

A bateria é uma Heliar de 95Ah novinha.
SPiazziDavila
SPiazziDavila
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 14
Data de inscrição : 23/05/2019
Interesses : Informações
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Aviso painel "Bateria/Alternador - Visitar oficina" - bateria x alternador x regulador tensão - Página 4 Empty Re: Aviso painel "Bateria/Alternador - Visitar oficina" - bateria x alternador x regulador tensão

Mensagem por Convidado 9 Qua 29 maio 2019 - 9:04



SPiazziDavila escreveu:
Antônio Elias escreveu:Sandro, o aviso no painel é enviado por módulo através de sinal gerado pelo regulador de voltagem com funções DFM e LIN, a sirene do alarme em si não gera essa mensagem,...

Caro Antonio, bom dia!

Agradeço desde já a disposição em me ajudar!

Seguem novamente os dados do alternador e reguladores:
Alternador: A0111546402 (Valeo original)
Regulador original: 2542590C
Regulador Valeo VW: 0019922462 (reposição)

O número do chassi do veículo é WDBRF64W71F094141.

O veículo já chegou com um alternador Valeo, e pelo histórico que conversei com o cliente, esse problema é recente e nunca ocorrido antes, sendo que o veículo já pertence à ele há mais de 10 anos, e antes disso pertencia à seu pai.
Ele me comentou de vários problemas que já teve, como módulo do banco do motorista, motor de acionamento do direcionamento da ventilação forçada, disse que está andando com os alertas de BAS, SRS e ABS acesos já há bastante tempo, mas esse da bateria é recente, e surgiu após o carro arriar a bateria e ele recarregar com um carregador daqueles que se liga na tomada.

A bateria é uma Heliar de 95Ah novinha.

Olhei no EPC consta no datacard como opcional Valeo. Alternador correto, PN do regulador A0031541706.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Aviso painel "Bateria/Alternador - Visitar oficina" - bateria x alternador x regulador tensão - Página 4 Empty Re: Aviso painel "Bateria/Alternador - Visitar oficina" - bateria x alternador x regulador tensão

Mensagem por SPiazziDavila Qua 29 maio 2019 - 9:15



Antônio Elias escreveu:
SPiazziDavila escreveu:
Antônio Elias escreveu:Sandro, o aviso no painel é enviado por módulo através de sinal gerado pelo regulador de voltagem com funções DFM e LIN, a sirene do alarme em si não gera essa mensagem,...

Caro Antonio, bom dia!

Agradeço desde já a disposição em me ajudar!

Seguem novamente os dados do alternador e reguladores:
Alternador: A0111546402 (Valeo original)
Regulador original: 2542590C
Regulador Valeo VW: 0019922462 (reposição)...

Olhei no EPC consta no datacard como opcional Valeo. Alternador correto, PN do regulador A0031541706.

Antônio, bom dia!

Me desculpe a ignorância, mas não entendi o que quis dizer..  :blushing:

Vi, no print que postou, que o número do alternador Valeo bate exatamente com o que está no carro
SPiazziDavila
SPiazziDavila
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 14
Data de inscrição : 23/05/2019
Interesses : Informações
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Aviso painel "Bateria/Alternador - Visitar oficina" - bateria x alternador x regulador tensão - Página 4 Empty Re: Aviso painel "Bateria/Alternador - Visitar oficina" - bateria x alternador x regulador tensão

Mensagem por Convidado 9 Qua 29 maio 2019 - 9:24



Sandro, o part number atual desse regulador A0031541706 é 0041543806, porém não encontrei regulador com esse número VW: 0019922462 que você postou acima para pesquisar compatibilidade, essa numeração VW está certa?
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Aviso painel "Bateria/Alternador - Visitar oficina" - bateria x alternador x regulador tensão - Página 4 Empty Re: Aviso painel "Bateria/Alternador - Visitar oficina" - bateria x alternador x regulador tensão

Mensagem por SPiazziDavila Qua 29 maio 2019 - 10:57



Antônio, o código que consta na caixa do produto é 5U0 903 803 A. Não posso afirmar, neste momento, qual o código consta na peça.

Esse que passei está em nosso cadastro, pode ser que meu funcionário tenha errado.
SPiazziDavila
SPiazziDavila
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 14
Data de inscrição : 23/05/2019
Interesses : Informações
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Aviso painel "Bateria/Alternador - Visitar oficina" - bateria x alternador x regulador tensão - Página 4 Empty Re: Aviso painel "Bateria/Alternador - Visitar oficina" - bateria x alternador x regulador tensão

Mensagem por Convidado 9 Qua 29 maio 2019 - 11:42



Sandro, pode ter havido erro mesmo, essa numeração VW que você passou não encontrei em nenhum catálogo. 

Confere na etiqueta do alternador, o número Valeo gravado junto do part number Mercedes A0111546402 com certeza é Valeo SG12B023 equivalente em alguns continentes a Valeo 2542319E, por estas numerações chega ao regulador correto através de catálogos de fabricantes. 

Algumas tabelas de aplicações paralelas consta que o regulador de tensão VW que serviria neste alternador Valeo seria um VW 04C903023F. Exemplo: https://www.ikro.com.br/produtos/detalhes/20374/IK5980?utm_source=site&utm_medium=rodape&utm_campaign=relacionados

No entanto os veículos da VW usam alternadores de 70 AH e 12V enquanto que o alternador original Mercedes tem 120 AH e 14V, há diferença de voltagem e amperagem entre eles e como o regulador de tensão original MB tem proteção contra curto no rotor mais funções L e DFM (lança leitura de tensão para o módulo e este para o painel) e o VW só DFM, vejo uma boa chance do problema estar realmente nisso, houve um caso de uma C180K 2005 do @"Diego Calino" de Juiz de Fora aconteceu a mesma coisa, só regulador original resolveu, o nosso A190 2004 usa alternador Valeo de fábrica mais forte que o Bosch e tivemos o mesmo problema, regulador Valeo paralelo nacional tido como compatível não deu certo, fora isso atenção com placa de diodo pode causar o alerta, sistemas Bosch mais difícil dar essas panes. 

Imagem de outro alternador original igual a dessa Elegance retirei na web para confirmar as numerações Valeo do alternador:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Aviso painel "Bateria/Alternador - Visitar oficina" - bateria x alternador x regulador tensão - Página 4 Empty Re: Aviso painel "Bateria/Alternador - Visitar oficina" - bateria x alternador x regulador tensão

Mensagem por SPiazziDavila Qua 29 maio 2019 - 13:01



Pois foi bem baseado exatamente nessa mesma página que fiz a conversão de códigos!!

Sobre os números, voce acertou!! rsrs
Os códigos no alternador são:
120A 14V
A 001 154 64 02
SG12B023
2542319D

Mas ainda tenho uma ligeira desconfiança de que o problema não seja o regulador, pois com este mesmo VW instalado, a mensagem não apareceu por 4 dias.

De toda forma, vou remover o alternador e pegar o código Valeo da peça e bater com os dessa página da Ikro.
SPiazziDavila
SPiazziDavila
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 14
Data de inscrição : 23/05/2019
Interesses : Informações
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Aviso painel "Bateria/Alternador - Visitar oficina" - bateria x alternador x regulador tensão - Página 4 Empty Re: Aviso painel "Bateria/Alternador - Visitar oficina" - bateria x alternador x regulador tensão

Mensagem por Convidado 9 Sáb 1 Jun 2019 - 0:31



SPiazziDavila escreveu:Pois foi bem baseado exatamente nessa mesma página que fiz a conversão de códigos!!

Sobre os números, voce acertou!! rsrs
Os códigos no alternador são:
120A 14V
A 001 154 64 02
SG12B023
2542319D

Mas ainda tenho uma ligeira desconfiança de que o problema não seja o regulador, pois com este mesmo VW instalado, a mensagem não apareceu por 4 dias.

De toda forma, vou remover o alternador e pegar o código Valeo da peça e bater com os dessa página da Ikro.

Se o part-number do regulador de tensão for incompatível com o alternador e/ou sistema Valeo o defeito some e aparece mesmo, ou seja vai continuar. 

Se a aplicação do regulador estiver correta sugiro retirar o alternador e fazer novos testes em banca com atenção para placas, diodo e bobinas do estator, é preciso conferir se está ocorrendo alguma alteração intermitente no campo magnético interferindo na geração de corrente contínua, conheço algumas situações com alternadores Valeo de W203 que danificaram após chupeta ou recarga inadequada e foi mais viável os donos trocarem componente para corrigir, espero que não seja o caso. 

Como esse carro pelos seus relatos tinha (ou ainda tem?!) problema recorrente nessa carroceria de corrente em vazio por perda energia em módulo de banco que não entra em stand by, penso que primeiro é preciso ver se isso foi corrigido com troca do sensor de posição de banco; segundo checar se no momento que o dono recarregou essa bateria diretamente se usou carregador adequado. Ele pode ter danificado o alternador e afetado módulos se não tiver sido usado um carregador eletrônico com função de proteção de carga e flutuação. Se ele usou um carregador comum com a bateria no lugar sem desconectar a eletrônica (só carregadores eletrônicos permitem isso) deu sorte de não torrar módulos. Qual a Km dessa C?
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Aviso painel "Bateria/Alternador - Visitar oficina" - bateria x alternador x regulador tensão - Página 4 Empty Re: Aviso painel "Bateria/Alternador - Visitar oficina" - bateria x alternador x regulador tensão

Mensagem por SPiazziDavila Sex 28 Jun 2019 - 13:03



Meus caros senhores, muito bom dia!!

Venho novamente (após muito tempo) para lhes contar o que houve na saga da C320 após todas as informações que vocês me passaram.

Como última tentativa, entrei em contato com uma especializada MB aqui de São Paulo (Starauto, salvo engano), e ao contar os problemas de cara ele já se recusou a pegar o carro, pois disse que ficaria meses na oficina e ele não teria essa disponibilidade. Durante a conversa, ele foi me dando sugestões, dentre elas, substituir o alternador por completo, e me passou o contato da empresa que faz esse serviço pra eles.
Entrei em contato com esta empresa, comprei o alternador completo (à base de troca), instalei, e pra minha surpresa, a mensagem continuou aparecendo!
Entrei em contato com eles para perguntar o tipo de regulador utilizado (para comparar com todas as informações que já havíamos trocado e que eu já havia conseguido em minhas pesquisas) e pra minha surpresa fui informado de que o alternador que dei em troca estava totalmente operacional!! Gentilmente ofereceram para desfazer o negócio, o que aceitei de pronto para não lesar meu cliente.

Após tudo isso, em conversa com meu cliente decidimos levar o carro à uma css MB e pagar por um dignóstico.
Após uma semana, após eu cobrar um posicionamento, recebo o orçamento de nada mais, nada menos que 110 mil reais!!!  :doidao: 
Condenaram módulo SAM dianteiro, módulo SAM traseiro (mesmo não tendo nenhum defeito no carro relacionado a ele), módulo dos 2 bancos, módulo de memória do banco do motorista, módulo de injeção eletrônica (só esse, 52 mil reais), sensor MAF, e mais algumas coisinhas que não lembro. Óbvio que pagamos e diagnóstico e retiramos o carro da css, rsrs!!
O lado bom da história é que com o scanner original reconfiguraram o sensor da coluna de direção que havíamos trocado e todos os controles eletrônicos de frenagem, tração e estabilidade voltaram a funcionar perfeitamente, ficando erro apenas da bateria, sensor de temperatura externa e anomalia da injeção eletrônica (que não escaneei ainda, mas o motor está funcionando que é uma beleza).

Agora estamos tentando localizar pelo menos o módulo SAM dianteiro para começarmos as substituições, pois o SAM dianteiro o módulo que recebe o sinal do alternador, bem como controla o acendimento dos faróis.

E por hora é isso!
SPiazziDavila
SPiazziDavila
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 14
Data de inscrição : 23/05/2019
Interesses : Informações
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Aviso painel "Bateria/Alternador - Visitar oficina" - bateria x alternador x regulador tensão - Página 4 Empty Re: Aviso painel "Bateria/Alternador - Visitar oficina" - bateria x alternador x regulador tensão

Mensagem por Convidado 9 Dom 30 Jun 2019 - 19:18



O alternador que está nessa Elegance é Valeo, tentaria colocar um Bosch 0138102 emprestado para ver o que acontece.

A Concessionária entregou o laudo varredura do star com os códigos de erros que condenam o SAM dianteiro? Qual part-number ou componente defeituoso?
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Aviso painel "Bateria/Alternador - Visitar oficina" - bateria x alternador x regulador tensão - Página 4 Empty Re: Aviso painel "Bateria/Alternador - Visitar oficina" - bateria x alternador x regulador tensão

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos