Modulo SAM dianteiro C320 2002

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Modulo SAM dianteiro C320 2002 Empty Modulo SAM dianteiro C320 2002

Mensagem por Joao Pacheco Qui 13 Fev 2014 - 19:28



Boa noite pessoal!

Sou filho de um proprietário de uma C320 2002 (vindo de uma C180 Classic 2001) pega na última semana.

Desde o inicio o carro tem apresentado alguns problemas eletrônicos chatos como: som funcionando de maneira estranha, banco do passageiro inoperante e abertura/fechamento do carro com problemas. O diagnositico foi problema no módulo SAM dianteiro

Nosso mecânico cotou a peça na concessionária e o valor não foi nada agradável : R$ 4.300

Sabemos de um cara que mexe com módulos eletrônicos, alguém saberia dizer se é possível "reviver" um módulo destes?

Caso contrário, pesquisei nos Ebay UK e USA o módulo SAM e o preço está praticamente em 10% deste valor que comentei. Porém, comprar um peça desta no escuro é complicado e teríamos que saber o código da peça correto para poder comprar a peça que se encaixa na C320, e como descobrir isto e comprar certo?

Esta peça deverá vir por courirer (DHL, Fedex...) para chegar o quanto antes aqui em Florianópolis e já com os impostos pagos, alguém indica alguma loja estrangeira para comprar a peça ou vendedor dos Ebays para isto, se é que vale a pena?

Abraços!
Joao Pacheco
Joao Pacheco
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 6
Data de inscrição : 13/02/2014
Interesses : Carros
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Modulo SAM dianteiro C320 2002 Empty Re: Modulo SAM dianteiro C320 2002

Mensagem por Convidado 9 Qui 13 Fev 2014 - 23:08



João, seja bem vindo ao Fórum, te sugiro se apresentar na área adequada para que os Confrades possam conhecê-lo; identificar o código do módulo ou de qualquer outra peça dessa W203 é simples através do EPC pesquisando pelo chassis do carro.


Antes de comprar qualquer módulo, acho importantíssimo confirmar com segurança esse diagnóstico que condenou o Sam dianteiro, já tive C320, li atentamente o seu relato, resolvi alguns problemas com fuga de corrente que havia no carro, na época condenaram esse mesmo Sam e o módulo estava perfeito; acho, não tenho certeza, que os sintomas do som e principalmente o do banco inoperante não se relacionam com o Sam dianteiro, o banco tenho quase certeza que não tem relação, vou pesquisar e te falo adiante.

Movi o seu tópico para a área de busca de peças!
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Modulo SAM dianteiro C320 2002 Empty Re: Modulo SAM dianteiro C320 2002

Mensagem por Paulo Kropsch Qui 13 Fev 2014 - 23:23



Ola João:

Estes assuntos ja foram bastante tratados aqui no Portal como também no Benzworld. Sugiro você fazer uma pesquisa na categoria 203, procurando em " bancos" e "abertura de portas". Concordo com Antonio Elias que provavelmente o problema não é no SAM.

Paulo Kropsch
Paulo Kropsch
Paulo Kropsch
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 668
Data de inscrição : 28/03/2012
Interesses : Carros, comidas, bebidas, musica
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Modulo SAM dianteiro C320 2002 Empty Re: Modulo SAM dianteiro C320 2002

Mensagem por Joao Pacheco Qui 13 Fev 2014 - 23:29



Olá Antonio!

Obrigado e desculpe o erro bobo. Já abri um tópico me apresentando a todos

Vou repassar essa informação ao meu pai. O banco especificamente foi verificado logo após a compra do carro, antes da condenação do SAM, e o mecânico afirmou que chegava corrente no no banco. Eu comentei da possibilidade de ser algum problema no fusivel do comando e não do motor mas acho que não acharam nada.
Joao Pacheco
Joao Pacheco
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 6
Data de inscrição : 13/02/2014
Interesses : Carros
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Modulo SAM dianteiro C320 2002 Empty Re: Modulo SAM dianteiro C320 2002

Mensagem por Joao Pacheco Qui 13 Fev 2014 - 23:31



Olá Paulo

Vou pesquisar melhor. Provavelmente um dos motivos de terem apontado o problema como sendo do Sam foram a soma de causas. Som intermitente (tem hora que a luz acende, tem que hora que não, desligando sozinho), banco inoperante e abertura pela chave prejudicada

Seria dificil cada um ter uma origem separada sem qualquer relação?
Joao Pacheco
Joao Pacheco
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 6
Data de inscrição : 13/02/2014
Interesses : Carros
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Modulo SAM dianteiro C320 2002 Empty Re: Modulo SAM dianteiro C320 2002

Mensagem por Paulo Kropsch Qui 13 Fev 2014 - 23:40



Ola João:

Acione o comando do banco para frente ou para traz.  Se tem mesmo corrente no motor você deveria ouvir um click. Neste caso tente dar uma pancada com um cabo de martelo no motor, ao mesmo tempo que aciona o comando. Fiz isso no meu carro e resolvi o diagnostico de "motor queimado" que ja tinha sido dado. Foi sugestão de pesquisa em algum lugar.

Paulo Kropsch
Paulo Kropsch
Paulo Kropsch
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 668
Data de inscrição : 28/03/2012
Interesses : Carros, comidas, bebidas, musica
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Modulo SAM dianteiro C320 2002 Empty Re: Modulo SAM dianteiro C320 2002

Mensagem por Convidado 9 Sex 14 Fev 2014 - 0:13



João, o amigo Paulo Kropsch entende do assunto, concordo com ele!


Atente que os módulos eletrônicos a partir das W203 ja são interligados em fibra ótica, então qualquer dano ou interrupção na linha reflete, pelo seus relatos na minha opinião aparentemente os 3 problemas são distintos entre si!


Essa intermitência no rádio por exemplo, se estiver no carro o original Audio 20, sugiro começar checando o fusível 64 no Sam dianteiro, aconteceu o mesmo comigo na C55 e descobri a origem, foi só um fusível que simplesmente "bambeou" com a trepidação do carro, foi só reapertar no lugar e resolvido.
 
Essa questão da abertura de portas dê uma olhada pelo fórum isso funciona com 2 sistemas, se a dificuldade de abertura ocorre mais quando aponta o controle perto do carro (aí aciona pelo infra-vermelho), começaria checando bateria do controle ou às vezes o sensor que fica atrás da maçaneta da porta pode ter se descolocado de posição dentro da porta, costuma acontecer isso quando o carro passa por desmontagem para blindagem, trepidação excessiva e etc.

Banco, como se trata de aquisição recente se não funcionar o procedimento indicado pelo amigo Paulo Kropsch, verificaria se já mexerem no módulo ou se fizeram alguma adaptação no chicote para evitar fuga de corrente; se fizeram isso principalmente com a memória de posições, pode acontecer de algumas funções ou todas ficarem inoperantes, aí só trocando o módulo por outro novo (falo do módulo que fica debaixo do banco, não do Sam!).
 
Se o amigo for destes que colocam a mão na massa, posso passar por e'mail todos os esquemas e diagramas elétricos de W203.
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Modulo SAM dianteiro C320 2002 Empty Re: Modulo SAM dianteiro C320 2002

Mensagem por Joao Pacheco Sex 14 Fev 2014 - 8:33



Muito obrigado pelas respostas Paulo e Antônio!

Seguem mais dois problemas identificados: sensor de estacionamento inoperante (ele é acionado via aquele botão no painel central com uma luz vermelha mas não faz a leitura nem dianteira nem traseira apesar de acender o visor de distância). Retrovisor do motorista com intermitência de funcionamento.

O coroa ta tremendo de medo de o carro dar uma pane geral e entrar em modo de segurança ou algo do gênero.
Joao Pacheco
Joao Pacheco
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 6
Data de inscrição : 13/02/2014
Interesses : Carros
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Modulo SAM dianteiro C320 2002 Empty Re: Modulo SAM dianteiro C320 2002

Mensagem por Convidado 9 Sex 14 Fev 2014 - 9:41



João, acho que teremos que dividir os assuntos conforme cada problema ok! rsrsrsrsrs
O nosso fórum é organizado por áreas de acordo com o tema, te sugiro olhar se já existe tópico sobre o mesmo assunto no Fórum (vide link "pesquisa" na página principal) e postar a sua dúvida na continuidade da discussão já existente ou, se não existir (difícil acontecer) abra novo tópico separando os assuntos!
Tenha em mente o seguinte: eletrônica embarcada não combina com baixa tensão e W203 tem 3 Sam ou centrais BSI e uma pancada de sensores (a Elegance em torno de 60 pontos de monitoramento dependendo do pacote de fábrica), ou seja, a parte elétrica precisa estar funcionando corretamente, tensão abaixo de 10V já começa refletir em panes nos módulos e conforto e no gerenciamento do motor e algumas avarias relacionadas a baixa tensão aparecem no painel.
Antes de generalizar ou mesmo individualizar cada problema a ser corrigido, acho que a primeira coisa a ser feita nessa C320 é passar o Star Diagnózis para levantar todas as avarias atuais e as armazenadas, resetar o que for possível e depois correr atrás das avarias presentes, se houver; ao mesmo tempo, medir com urgência o consumo elétrico geral dessa W203 com um alicate amperímetro eletrônico que meça corrente contínua, se não tiver quem saiba fazer os testes eu posso orientar o par-e-passo que aprendi com o Wander ex-Class-Service, infalível.
Se numa hipótese o alternador dessa Mercedes estiver carregando abaixo de 13,6V, ou a tensão estiver caindo abaixo de 10V ou então o consumo elétrico em stand by estiver acima de 0,35 mAh tem corrigir de imediato; nessa última hipótese há fuga de corrente em algum módulo e é preciso investigar a causa e o alicate citado é o instrumento mais eficaz e rápido para checar isso sem maiores aborrecimentos e evitar carro parado em oficina nas mãos de curiosos, todas essas situações na parte elétrica afetam a eletrônica embarcada, "enlouquece" módulos e sensores e porisso é preciso descartá-las antes de ir para outros componentes e sensores.
Nos dê notícia.
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Modulo SAM dianteiro C320 2002 Empty Re: Modulo SAM dianteiro C320 2002

Mensagem por Joao Pacheco Sex 14 Fev 2014 - 9:58



Antônio, lembrei de uma situação que acredito colabora com a sua hipótese

Logo após pegar o carro, meu pai foi trocar as rodas pelas 17'' AMG que ele possuía na C180. Eis que o carro ficou em bateria na saída

Será que isto faz sentido?
Joao Pacheco
Joao Pacheco
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 6
Data de inscrição : 13/02/2014
Interesses : Carros
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Modulo SAM dianteiro C320 2002 Empty Re: Modulo SAM dianteiro C320 2002

Mensagem por ricardovasco Sex 14 Fev 2014 - 13:31



A peça é essa? 

http://www.ebay.com/itm/Mercedes-w203-Relay-Module-w-SAM-Front-Fuse-Panel-NEW-w209-c-class-clk-class-/350913701831?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item51b41627c7&vxp=mtr

Só pedir para declarar por 50 usd.
avatar
ricardovasco
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 314
Data de inscrição : 15/07/2012
Interesses : Carro/Futebol
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Modulo SAM dianteiro C320 2002 Empty Re: Modulo SAM dianteiro C320 2002

Mensagem por Convidado 9 Sex 14 Fev 2014 - 15:32



Sim João, se bateria descarregou faz todo sentido, é por aí!!!
Acho que aí já direciona um pouco mais, começaria mesmo pelo básico investigando o que causou essa descarga na bateria porque é indício de fuga de corrente ou simples bateria fraca; caso vocês tenham dificuldade para ter acesso a uma oficina que tenha Star (o scanner no diagnóstico geral também te mostra os níveis de amperagem/voltagem do sistema elétrico), peçam num autoelétrico para checar o funcionamento do regulador eletrônico de voltagem do alternador (na maioria das primeiras W203 existe um regulador Bosch de VW que é compatível) para avaliar se está carregando pouco ou variando, essa última situação aconteceu comigo na ex-C320 porisso é bom fazer mais de uma medição em momentos distintos pra ter certeza;na melhor das hipóteses pelo menos vocês já vão eliminando essas possibilidades relacionadas à parte elétrica! Shocked 

Ricardo, o Sam dianteiro é esse do link, mas certeza mesmo só confirmando no EPC pelo chassis do carro; mas sinceramente, pelos sintomas narrados pelo Confrade eu e o Paulo Kropsh já estávamos achando que a solução não passaria por troca de módulo, ainda mais agora com a informação de que a bateria descarregou recentemente, curioso porque o Sam traseiro é que costuma apresentar problemas quando entra umidade pela tampa do maleiro, o dianteiro dar pau dizem que é mais difícil, vamos ver no que dá.
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Modulo SAM dianteiro C320 2002 Empty Re: Modulo SAM dianteiro C320 2002

Mensagem por Paulo Kropsch Sex 14 Fev 2014 - 16:00



Ola João:

Também acho que está na hora de levar em uma oficina confiável e que entenda de Mercedes. Nunca estive nesta, mas já ha algum tempo, foi recomendada por um amigo que eu respeito.

EDUARDO AUTO IMPORTS
Rua Waldemar Ouriques 102
Capoeiras, Florianopolis
Tel: 48 3248 4984

Paulo Kropsch
Paulo Kropsch
Paulo Kropsch
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 668
Data de inscrição : 28/03/2012
Interesses : Carros, comidas, bebidas, musica
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Modulo SAM dianteiro C320 2002 Empty Re: Modulo SAM dianteiro C320 2002

Mensagem por Karl Fass Sex 14 Fev 2014 - 19:02



Considero que a causa possa ter sido a bateria mesmo, desprogramando os módulos. Mas pode ser a rede CAM. Onde levou seu carro?
Karl Fass
Karl Fass
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 537
Data de inscrição : 13/01/2014
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Modulo SAM dianteiro C320 2002 Empty Re: Modulo SAM dianteiro C320 2002

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos