Trancos no câmbio automático w202 fase II

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Mensagem por Leandrocrespo Qui 27 Fev 2014 - 16:09



Caros confrades,
Estou avaliando algo que possa ser um problema no futuro. O cambio automático do meu carro está apresentando uns leves trancos depois que esquenta. Como nunca tive carro automático, estou estranhando muito. Vou passar a seguinte sequencia para que vocês avaliem:
1- com o carro frio coloco D e ele sai normalmente tirando o pé do freio. Sai lentamente e responde bem quando acelera.
2- com o carro frio ou quente as marchas passam sem trancos, tanto multiplicando quanto desmultiplicando.
3- parei num sinal com alavanca em D e aí o carro fica nervoso: tenta sair dando uns trancos, como se alguém estivesse empurrando o carro.
4- tiro o pé do freio e tudo normal. 
5- frio ou quente, passando de P para R para N para D sempre percebo um pequeno movimento, que não é o tranco conforme descrito anteriormente.
O óleo está novo, na prova e não há vazamentos. 
Se puderem dar suas opiniões agradeço. att


Última edição por Antônio Elias em Dom 2 Mar 2014 - 20:57, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : título)
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Mensagem por Paulo Kropsch Qui 27 Fev 2014 - 16:37



Ola Leandro:

O óleo e o filtro desta caixa automática devem ser trocados a cada 60.000 km. Sugiro trocar também a gaxeta de vedação. Se a tomada estiver com algum vazamento é melhor troca-la também. Esta operação deve der feita por quem entende de Mercedes e usar apenas o oleo correto, indicado pela Mercedes.
Se me lembro bem, são 5 litros que custam R$ 120,00 /lt.
Se não ficar bom, precisa passar um scanner ( HHT ) para ver se ja seria placa eletrônica ou qualquer outro problema.

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Mensagem por Leandrocrespo Sex 28 Fev 2014 - 18:18



Paulo, olhei o catálogo do carro e não há referência das especificações do óleo da caixa automática. Gostaria de saber qual é a especificação dele e quais marcas atendem, ou seja, quais vocês estão acostumados a usar? Você falou da gaxeta e da tomado, caso precise. Onde encontro essas peças? att
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Mensagem por Daniel Toledo Sex 28 Fev 2014 - 18:30



Este post tem que ser movido para a área adequada, já que está dentro das W116 e não das W202... algum administrador?
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Mensagem por Paulo Kropsch Sáb 1 Mar 2014 - 12:05



Ola Leandro:

O manual não indica o óleo porque quer que você compre o óleo Mercedes, que custa R$ 120 /lt na CSS.
 
Se você fizer uma pesquisa no Portal ou sites similares, vai encontrar indicões de oleos que seriam equivalentes. Eu prefiro não confiar nestas indicações e comprar na CSS. 

Filtro, gaxeta e tomada sugiro comprar em algum dos confrades que vendem peças, ou então comprar em algum site tipo Pellican, MB parts ou tantos outros encontrados no Google. Eu compro as peças em um destes sites nos EEUU, que enviam pelo Correio.

Compro o oleo e faço a troca na CSS. Logicamente a CSS cobra R$ 600 pelos 5 lts de oleo e uma hora de manutenção, que pode chegar a uns R$ 250. A cada 60.000km não é nenhum grande problema.

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Mensagem por Convidado 9 Dom 2 Mar 2014 - 20:50



Caro Daniel Toledo, movi o tópico para a área correta das W202.
Grato,
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Mensagem por Convidado 9 Dom 2 Mar 2014 - 21:14



Leandro, esse câmbio 722.6 é bom passar no scanner para ver se há falhas na placa eletrônica e preventivamente verificar se há algum vazamento pela tomada do câmbio para corrigir.
Aplique o original comprado em CCs ou o Fuchs Titan 3353: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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Mensagem por Leandrocrespo Sex 7 Mar 2014 - 15:01



Caro Daniel, desculpe estar "fora" da área certa. Ainda estou tentando me acostumar com as regras e as informações. att
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Mensagem por Leandrocrespo Sex 7 Mar 2014 - 15:04



Caros Paulo e Antonio,
Obrigado pelas dicas. Soube de um mecânico aqui em Campos que só trabalha com câmbio automático há anos e vou procurá-lo.
Só mais uma coisa: andei com o carro por duas vezes no mesmo trajeto inicial mas sem o ar condicionado ligado e o problema simplesmente não apareceu! estranho, não! att
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Mensagem por Paulo Kropsch Sex 7 Mar 2014 - 15:55



Ola Leandro:
Para mim isto mostra que a sua caixa automatica está boa. 
No entanto voce precisa trocar o oleo e filtro se não tem certeza de quando, ou se, foi trocado a última vez.
Como é que o ar condicionado se comporta com o carro em marcha lenta ?  Da tranco cada vez que o compressor acopla ?

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Mensagem por Leandrocrespo Sex 7 Mar 2014 - 16:32



Paulo, dá sim mas quando o carro está quente. Quando ligo no inicio do dia não percebo isso. pode ser algo no sistema. Além disso, percebo que gela pouco. A questão é que aqui tá muito quente e além disso os bancos de couro do carro absorvem bastante calor e aí fica difícil "sentir" o problema de gelar pouco ou não. Vou pesquisar quando puder com um cara que entende bem de ar. att
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Mensagem por Paulo Kropsch Sex 7 Mar 2014 - 17:59



Ola Leandro:

Possivelmente você está com excesso de gás no ar condicionado.
Isto faz com que ele desacople o compressor por excesso de pressão.
Consequentemente o ar para de gelar e fica assim ate a pressão cair e o compressor voltar a acoplar. Um técnico verifica isso facilmente e tira um pouco de gás , ficando dentro do limite.

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Mensagem por leandro.usmari Qua 16 Abr 2014 - 17:42



se o cambio for o 722.6 são 8 litros que vai nele, troquei a pouco tempo da minha c280 98.
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Mensagem por Leandrocrespo Ter 27 maio 2014 - 10:59



Olá Paulo e demais confrades,
Tive tempo e fiz uma revisão no ar. Lubrificação e troca de gás. Está tudo OK. Valeu a dica.
Aproveitando, estou ou com uma dúvida ou com algum problema no sistema de ventilação. Quando uso o ar, acionando ou não o botão de recirculação (creio que feche a entrada externa quando ligado e com led vermelho aceso) os odores externos entram dentro da cabine de qualquer jeito. Já verifiquei outras possíveis entradas falsas para dentro do carro e não achei nada. Por acaso já teve algum problema desse? O estranho é que no mesmo botão tem outro ponto de led mas que nunca vi aceso (lado direito do botão).
Outra dúvida: o botão de liga/desliga de iluminação externa tem iluminação interna quando acionado? No escuro não vejo nada. Vai no instinto.
Att,
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Mensagem por erickdib Seg 4 Ago 2014 - 14:11



Que bom que resolveu o problema sem maiores prejuízos.
Quando você diz do liga e desliga da iluminação externa, está falando do seletor do farol?
No caso do meu, se não me engano, ele acende apenas uma linha no meio do seletor, ou a luz central se puxá-lo todo para acender a luz de neblina.
Em relação ao ar condicionado, sim, o botão de recirculação fecha a tomada de ar externa. Acontece que a vedação das portinholas é feita com uma espuma que vai se desfazendo com o tempo. No meu caso já ví até uns pedaços de espuma na saída de ar, e também o sistema de vácuo que faz o fechamento e a abertura. Quando vc aciona o botão de recirculação dá para ouvir o barulho das portas fechando.

O Maluhy é a pessoa mais indicada para responder.
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Mensagem por Alexandre - pr Seg 4 Ago 2014 - 20:34



Leandro,

Aquele outro LED que tem no mesmo botão e que você nunca viu acender, serve para ligar o ar (quente ou frio) SEM a chave na ignição. Experimente; retire a chave da ignição e aperte no botão de recirculação. Você verá que a ventilação vai funcionar como se o ar estivesse ligado na posição 1.

Aí você pergunta: Para que foi criado isso? Porque em países frios, quando há outras pessoas no carro, ao ligar essa função, o ar quente do motor continua aquecendo o habitáculo interno, SEM necessidade de ligar o motor. Assim, ninguém "se congela" no carro, aguardando o motorista retornar com a chave.

Abs,
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Mensagem por Leandrocrespo Sáb 23 Ago 2014 - 15:14



Olá Alexandre,
Estava cheio de tarefas extras mas agora em setembro vou me dedicar a manutenção do carro. Realmente tem razão. Fiz o teste e funcionou. Menos uma dúvida. Obrigado pela dica!
abs,
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Mensagem por Leandrocrespo Sáb 23 Ago 2014 - 15:32



Olá erickdib,
É o seletor mesmo. No meu carro quando ligo fica "no escuro". Creio que haja alguma lâmpada rompida dentro do "botão". Vou puxá-lo e tentar achar a iluminação de fundo. Se tiver alguma dica me avise!
No caso do ar condicionado, já fiz vários testes e nada acontece! não tem barulho nenhum. Creio que não esteja sendo acionada. Li em algum lugar aqui no portal sobre o acionamento que é feito à vácuo. Também não funciona o sistema de posicionamento dos faróis e as duas roldanas de direcionamento de ar quente e frio para o parabrisa (roldanas laterais com fundo azul e vermelho ao lado dos botões de ventilação e saída de ar). Soube que é um sistema de válvulas que fica embaixo do painel mas preciso de mais informações para trabalhar. Tenho experiência em válvulas e creio que não seja nada difícil. A questão é saber onde e como encontrá-la e retirá-la para manutenção.
abs,
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Mensagem por Alexandre - pr Ter 26 Ago 2014 - 11:36



Leandrocrespo,

Para a regulagem dos faróis, o funcionamento deve ser peculiar como a minha C180, por ser a vácuo; experimente o seguinte:

Com o motor ligado, selecione a altura do farol que deseja e em seguida, acelere um pouco o motor (somente para ele sair da marcha lenta). Com o aumento da aceleração, o vácuo vai fazer a alteração da altura do farol.



Abs,
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