Grandes nomes da história da Mercedes-Benz

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Grandes nomes da história da Mercedes-Benz

Mensagem por Convidad em Qua 28 Maio 2008 - 22:40

Gottlieb Daimler


Os primeiros anos

Gottlieb Daimler nasceu em 17 de março de 1834, em Schorndorf. Estudou latim e freqüentou a escola de desenho.

Depois de uma temporada na França, onde adquiriu experiência prática na construção de máquinas, freqüentou de 1857 a 1859 a Escola Politécnica de Stuttgart. Após diversas atividades técnicas na França e na Inglaterra ele conseguiu, em 1862, uma posição como desenhista em Geislingen.

No fim de 1863 Daimler começou a trabalhar como inspetor de oficina da Fábrica de Máquinas Bruderhauses, em Reutlingen, onde conheceria, em 1865, Wilhelm Maybach.

Em 9 de novembro de 1867 casou-se com Emma Kurtz de Maulbronn. Em 1869 trabalhou como gerente de oficinas da Companhia Construtora de Máquinas Karlsruhe e em 1872 transferiu-se para Otto & Langen como gerente técnico da Fábrica de Motores Deutz, onde conheceria o motor Otto de quatro tempos.

Depois de divergências com a direção da empresa, ele deixa a Deutz, em meados de 1882.


A oficina de testes de Cannstatt

Em 1882, Daimler comprou uma villa em Cannstatt, por 75.000 Marcos Ouro, valor conseguido graças a seu trabalho na Deutz e à indenização com o encerramento de seu contrato com a fábrica de motores.

No grande jardim da vila havia uma estufa que Daimler mandou ampliar para montar uma oficina de testes.

A base de Daimler era utilizar exclusivamente gasolina como combustível dos motores, montando-os em todos os veículos possíveis - na terra, na água e no ar. Como procedimento de trabalho ele pensava naturalmente em utilizar o princípio Otto de quatro tempos, que devido ao complicado mecanismo de ignição não permitia grandes rotações.

Daimler resolveu patentear, depois de intensivos testes, um motor não refrigerado, com isolação de calor e ignição de tubo incandescente não controlada. Essa patente foi uma obra-prima na arte da formulação, já que correspondia aos princípios de quatro tempos do motor Otto. Ela transformou-se, assim, numa grande disputa judicial de patentes que a Deutz abriria especialmente depois que Daimler se recusou a permitir o uso gratuito da ignição por tubo incandescente não controlada. A Corte Federal, contudo, graças à sua intervenção pessoal, aceitou a argumentação de Daimler e sua posição prevaleceu.


Os últimos anos

Gottlieb Daimler lutava já havia algum tempo com problemas no coração. No inverno de 1892/93 ele adoeceu novamente e no início do ano foi enviado para uma clínica em Florença. Lá reencontrou Linda Hartmann, nascida Schwend, que ele havia conhecido entre amigos de Cannstatt. Sua primeira esposa Emma havia falecido em 28 de julho de 1889 e Linda Hartmann, 22 anos mais jovem e muito viajada impressionou-o tanto que ele resolveu casar-se com ela. A cerimônia de casamento ocorreu em 08 de julho em 1893 no "Schwäbisch Hall".

Com seus problemas de coração já evidenciados, Daimler cometeu alguns erros em relação à DMG e se recusou, por exemplo, a adquirir 102 ações adicionais que lhe garantiriam o controle majoritário porque ele mesmo tinha sérias dúvidas sobre a possibilidade de sobrevivência da empresa.

A crescente tensão entre Daimler e Duttenhofer e Lorenz finalmente levou os outros dois acionistas a ameaçá-lo de expulsão da sociedade se a DMG não saldasse uma dívida bancária de 400.000 marcos. Eles o ameaçaram com a falência, a menos que Daimler abrisse sua carteira de ações e colocasse os direitos de suas invenções à disposição por um valor de 66 666 marcos. Para não enfrentar a bancarrota, Daimler concordou. Eles tinham se livrado de Daimler, mas isso não trouxe sorte para a empresa. Não havia mais desenvolvimento e os balanços tornavam-se notadamente piores.

Em 1895 uma oferta da Daimler-Motor-Gesellschaft para Maybach recebeu a resposta que ele não voltaria para empresa sem Daimler. Duttenhofer provavelmente jamais teria concordado, se não fosse por outro acontecimento que acabaria provocando uma reviravolta no desempenho do negócio. Através do motor Phoenix projetado por Maybach, a fama da Daimler-Motores estava na boca do mundo, e um grupo de industriais ingleses, cujo porta-voz era o sr. Frederick R. Simms, desejou adquirir os direitos de licenciamento desse motor para a Inglaterra. Estavam prontos a pagar a inacreditável soma de 350 000 marcos, com a condição que Daimler fosse reintegrado à empresa. O retorno de Daimler e Maybach acabou provocando um inesperado crescimento nas operações da empresa.

Daimler recebe sua parte acionária de 200.000 marcos de volta, além de um título de usufruto de 100 000 marcos, com o cargo de Conselheiro e Inspetor Geral do Conselho de Administração. Maybach foi nomeado diretor técnico da Daimler-Motoren-Gesellschaft, e também recebeu ações no valor de 30.000 marcos.

Maybach recebeu a incumbência fundamental de desenvolvimento técnico e confiabilidade de produtos, reconstruindo a competitividade dos produtos da DMG.

A construção foi desenvolvida nas instalações do Hotel Hermann que se transformou numa importante base industrial.

O próprio Daimler somente permaneceria por mais cinco anos até sua morte em 06 de março de 1900.

Fonte: Mercedes-Benz do Brasil

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Re: Grandes nomes da história da Mercedes-Benz

Mensagem por Convidad em Qua 28 Maio 2008 - 22:55

Karl Benz


Os primeiros anos

Karl Benz nasceu em 25 de novembro de 1844, filho de um condutor de locomotivas em Karlsruhe. O pai morreu apenas dois anos depois do nascimento de Karl. Apesar dos limitados recursos financeiros, a mãe tratou de providenciar uma boa educação.

Karl Benz freqüentou o ginásio e estudou depois na Escola Politécnica de Karlsruhe. Conseguiu seu primeiro emprego em Mannheim numa fábrica de balanças como desenhista e construtor. Quando perdeu seu emprego em 1868, ele foi para uma fábrica de máquinas, que se dedicava à construção de pontes. A este emprego seguiu-se uma temporada em Viena, também numa firma construtora de aço.


O início

Em 1871 Karl Benz fundou, junto com o "mecânico" August Ritter, sua primeira firma em Mannheim. Como Ritter não era um sócio confiável, Karl Benz pagou a ele com a ajuda de sua noiva Bertha Ringer e continuou com a empresa sozinho.

Em 1872 Bertha Ringer e Karl Benz casaram-se. Mais tarde, Bertha seria crucial para o sucesso da jovem empresa. Ela realizou a primeira viagem de longa distância do mundo, transformando-se na primeira automobilista feminina da história. Karl e Bertha tiveram juntos cinco filhos.
No início os negócios de Karl Benz iam muito mal. Sua "Fundição de Aço e Oficina Mecânica", mais tarde conhecida como "Fábrica para Máquinas de Trabalhar Chapas", experimentou a penhora de ferramentas.

Para encontrar uma nova base existencial, Karl Benz dedicou-se intensivamente a motores de dois tempos, dos quais o primeiro motor funcionou satisfatoriamente pela primeira vez em 1879, depois de dois anos de desenvolvimento.

Este motor foi construído conforme princípio de dois tempos, porque a Fábrica de Motores Deutz já tinha conseguido a patente alemã para o motor de quatro tempos, em 1877. Benz também recebeu várias patentes básicas para seu motor de 2 tempos, como por exemplo a regulagem de rotação. Para a ignição ele utilizou sua recém desenvolvida ignição a bateria.

Em 1882 com novos investidores e participantes, assim como a ajuda financeira dos bancos, transformaram a empresa numa sociedade por ações e denominaram a firma "Gasmotoren-Fabrik Mannheim". Karl Benz tinha 5% das ações e era um dos diretores, mas seus associados queriam influenciar suas construções. Karl Benz, mais uma vez, saiu da jovem companhia já em 1883.


A empresa Benz & Co.

Benz conseguiu no mesmo ano apoio financeiro dos investidores Max Rose e Friedrich Wilhelm Esslinger. Em outubro de 1883 fundaram a firma "Benz & Co. Rheinische Gasmotoren-Fabrik".

A empresa expandiu-se rapidamente para 25 trabalhadores e até licenças para a construção de motores a gasolina podiam ser vendidas. Benz podia dedicar-se sem problemas ao desenvolvimento de seus motores automobilísticos. Assegurado financeiramente, ele começou a construção de um veículo de concepção própria, ao qual integraria seu motor de quatro tempos a gasolina, em contraposição à Daimler que montava seu motor numa carruagem adquirida externamente.

Em 1886 ele recebeu uma patente pelo veículo e introduziu seu primeiro "veículo Benz motorizado e patenteado" ao público. Nos anos 1885-1887 foram montados ao todo três versões dos triciclos: o modelo 1, que Benz doou ao Museu Alemão como presente em 1906; o modelo 2, que foi várias vezes modificado, e finalmente o modelo 3 com rodas de raios de madeira, que Bertha Benz também utilizou para sua primeira viagem de longa distância.

A demanda crescente por motores estacionários exigiu a mudança da Benz & Co. para instalações produtivas maiores.

Em 1890 a "Rheinische Gasmotoren-Fabrik", com a admissão dos novos sócios Friedrich von Fischer e Julius Ganss, transforma-se na segunda maior fábrica de motores da Alemanha.

Em 1893 Karl Benz introduziu a manga da barra da direção na construção de veículos pesados e em 1896 ele desenvolveu o Contra-Motor, ancestral dos atuais motores boxer (de cilindros antagônicos).


O maior fabricante automobilístico do mundo

O desenvolvimento para números produtivos maiores, a Benz & Co. conseguiu com o "Velo". Um automóvel leve, de preço acessível, que foi produzido de 1894 a 1901. Esse automóvel, pelo número de 1200 veículos produzidos, pode ser considerado o primeiro automóvel produzido em série.

Na virada do século a Benz & Co. se transformaria no maior fabricante automobilístico do mundo.

Em 1899 a firma seria transformada numa sociedade por ações. Ao lado de Karl Benz, Julius Ganss se tornaria membro do conselho responsável pelas atividades comerciais.

De 1890 a 1899 a força de trabalho pulou de 50 para 430 homens. Nesse ano, foram construídos 572 veículos pela Benz.


Os últimos anos

A partir de 24 de janeiro de1903 Karl Benz retirou-se da vida ativa da companhia, passando a fazer parte do conselho de administração. Sua saída baseou-se no fato da alta administração ter contratado um grupo de construtores franceses para a fábrica de Mannheim, para fazer frente à concorrência da Mercedes, com produtos equivalentes. Isto, contudo, acabou criando disputas internas.
Com Karl Benz saíram também seus filhos Eugen e Richard; Richard, contudo, voltaria em 1904 como gerente de vendas da divisão de automóveis de passageiros. Até o fim daquele ano foram vendidos 3480 automóveis Benz.

Em 1906, Karl Benz fundou a companhia Carl Benz Söhne, em Ladenburg, cujos proprietários eram Karl Benz e seu filho Eugen. Depois de ter falhado o novo negócio com a fabricação de motores de exaustão a gasolina, eles mudaram-se para lá com a construção de veículos e produziram, em 1923, 350 veículos "Carl Benz Söhne". A família tinha também, nesse meio tempo, mudado seu domicílio para Ladenburg.
Em 1912, Karl Benz retirou-se da atividade, deixando seus dois filhos na direção. A empresa expandiu seus negócios e diversificou suas atividades, como por exemplo a exportação para a Inglaterra, onde os veículos "Benz Söhne" desfrutavam de grande popularidade, especialmente na aplicação de táxis por sua grande confiabilidade.

Em 1923, o último veículo foi produzido, embora um ano mais tarde ele tivesse montado ainda dois veículos de 8/25 HP, que Karl Benz utilizou como veículos privados e de uso comercial. Ambos os veículos existem até hoje.

Contrariamente a Gottlieb Daimler, que morrera já em 1900, Karl Benz pôde conviver com o grande progresso da motorização e desfrutar de seus resultados.

Karl Benz faleceu em 04 de abril de 1929, em sua casa em Ladenburg. Hoje esta casa transformou-se na sede da Fundação Karl Benz e Gottlieb Daimler, sendo também utilizada como centro de eventos.




Fontes: Mercedes-Benz do Brasil e Daimler AG

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Re: Grandes nomes da história da Mercedes-Benz

Mensagem por Convidad em Qua 28 Maio 2008 - 23:02

Wilhelm Maybach


Rei dos construtores

Wilhelm Maybach nasceu em 09 de fevereiro de 1846, em Heilbronn e lá cresceu com cinco irmãs. A família mudou-se mais tarde para Stuttgart. Com dez anos de idade ele ficou órfão. Na Irmandade de Reutlingen, ele freqüentava a escola. O fundador e diretor da irmandade reconheceu muito cedo o talento técnico do garoto e o incentivou.

Em Reutlingen ele também conheceu Gottlieb Daimler, em 1865. Cultivaram uma grande amizade, até a morte de Daimler. Com Daimler, ele foi para Karlsruhe em 1869 e depois para a fábrica de motores Deutz. Ali inspirado, ele queria construir um motor de combustão leve, de alta velocidade, adequado para veículos na água, na terra e no ar.

Depois que Daimler deixou a fábrica de motores Deutz, devido a divergências com a direção da empresa, em meados de 1882, Wilhelm Maybach seguiu-o para Cannstatt para ali desenvolver o motor de combustão leve, de alta velocidade.

Em suas pesquisas de grande abrangência, Maybach descobriu uma patente do inglês Watson que descrevia uma ignição não controlada de tubo incandescente - um importante pré-requisito para altas rotações.

Ao motor horizontal de 1883, seguiu-se o assim chamado "Relógio de pé", um motor com cilindro vertical, adequado à montagem em veículos.
Em 1885 construiu uma motocicleta de madeira e, no ano seguinte, uma carruagem com o novo motor montado. Mas Maybach não se contentava em simplesmente construir motores para carruagens.

A invenção que resultou dali foi o carro de rodas de aço. Com este veículo Maybach também incorporou o mérito de ter introduzido a transmissão dentada na construção automobilística.

Apresentado na Feira Mundial de Paris de 1889, o carro das rodas de aço proporcionou o estímulo para a formação da indústria automobilística francesa.

Quando Daimler fundou a Daimler-Motoren-Gesellschaft com Duttenhofer e Lorenz, em novembro de 1890, Maybach deveria ser nomeado construtor chefe, mas devido a condições contratuais inaceitáveis, ele se retiraria da firma já em fevereiro de 1891.

Seguiu-se um ano e meio de atividade construtiva, que ele realizou em sua própria casa. No outono de 1892 começaram os trabalhos de desenvolvimento financiados por Daimler no Hotel Hermann, que incluíram desenvolvimentos marcantes como o carburador com bicos injetores e o motor Phönix, bem como melhoramentos detalhados do acionamento por correias.

Em 1895, por influência do industrial inglês Frederick Simms, Maybach voltaria mais uma vez para a DMG, como diretor técnico. Ali ele desenvolveu a seguir o refrigerador de tubos com ventilador e mais tarde o radiador de colméia. Além disso, o "Rei dos Construtores", como era chamado pelo franceses, desenvolveu o primeiro motor automobilístico de quatro cilindros e nos anos 1896/1899 projetou uma geração de cinco tipos de motores entre 6 e 23 HP.


O primeiro Mercedes-Benz

Uma das construções mais marcantes de Maybach foi realizada depois da morte de Daimler, em 1900: a primeira Mercedes, que causou furor na "Semana de Nice", em março de 1901.

Um veículo que claramente se elevava acima de tudo que a Daimler-Motoren-Gesellschaft havia criado ou construído até então e que terminava com as antigas carruagens na construção automobilística.

Apesar do grande sucesso do automóvel Mercedes, Maybach foi alvo de intrigas. Ele foi substituído como Construtor Chefe e suas atividades foram limitadas a um simples "escritório de inventor".

Em 1907 ele deixou a DMG amargurado. Quando em agosto de 1908 o Zeppelin LZ 4 foi destruído por gaivotas, Maybach ofereceu-se ao Barão von Zeppelin para projetar um motor novo e melhor para o dirigível. As negociações que se seguiram levaram à criação, em março de 1909 da empresa "Luftfahrzeug-Motorenbau-GmbH Bissingen". O diretor técnico era o filho de Wilhem Maybach, Karl, que já havia construído o novo motor. Em 1912 a empresa mudou-se para Friedrichshafen. Pai e filho detinham, cada um, 20% das ações, mas Wilhelm Maybach deixou a administração da empresa totalmente para o seu filho.

A partir de 1922, automóveis de luxo começaram a ser também produzidos em Friedrichshafen. Um ponto alto da linha de produtos era o Maybach 12 Tipo DS de 1929, o primeiro automóvel com motor V12, que como seu sucessor, o tipo "Zeppelin", seria considerado o correspondente alemão do Rolls-Royce. Wilhelm Maybach faleceu em 29 de dezembro de 1929.

Fonte: Mercedes-Benz do Brasil



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Re: Grandes nomes da história da Mercedes-Benz

Mensagem por Convidad em Qua 28 Maio 2008 - 23:05

Emil Jallinek

O mundialmente famoso símbolo da Mercedes-Benz teve um início profético. Representando a triplicidade das atividades da Daimler, fabricante de motores para uso em terra, mar e ar, a estrela de três pontas foi adotada como logotipo em 1909, após a morte de Gottlieb Daimler. Foi inspirada numa figura que ele havia desenhado num postal, o qual remeteu à sua esposa com o seguinte comentário: um dia essa estrela brilhará sobre a minha obra. Ao longo dos anos, o símbolo passou por várias alterações. Em 1923 foi acrescentado o círculo. E três anos depois, com a fusão das empresas Daimler e Benz, foi incluída a coroa de louros, do logotipo da Benz. A forma definitiva foi adotada em 1933 e desde então se mantém inalterada.

Fonte: Mercedes-Benz do Brasil

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Re: Grandes nomes da história da Mercedes-Benz

Mensagem por GR em Qui 29 Maio 2008 - 21:00

ParaBENZ pelo texto... Nota MIL

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Re: Grandes nomes da história da Mercedes-Benz

Mensagem por Convidad em Dom 29 Jun 2008 - 22:08

Adicionado no final do post - Karl Benz - um vídeo institucional da Daimler

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Re: Grandes nomes da história da Mercedes-Benz

Mensagem por Luis Martins em Dom 29 Jun 2008 - 23:16

Parabenz pelas dissertações, muito elucidativas.

Um abraço
Luis

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Re: Grandes nomes da história da Mercedes-Benz

Mensagem por JR-DF em Seg 30 Jun 2008 - 18:01

Putz, parabens pra mim, pela sorte de fazer parte de um forum cujo o nível é tao bom....rsrsrsrs

Obrigado aê, bela materia

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Re: Grandes nomes da história da Mercedes-Benz

Mensagem por FMBB em Qui 4 Set 2008 - 20:44

Adicionado no final do post - Wilhelm Maybach - um vídeo institucional da Daimler

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Re: Grandes nomes da história da Mercedes-Benz

Mensagem por anthrax19 em Dom 7 Set 2008 - 11:15

Belo texto! é realmente uma historia fantastica!

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Re: Grandes nomes da história da Mercedes-Benz

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