Teto solar "pulando" ao fechar

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Mensagem por jaystevenns Seg 29 Set 2014 - 23:35



Confrades boa noite.

Embora pareça bastante fácil, não sei como fazer o reset do teto solar.
Já tentei um monte de jeitos e não funcionou.

O meu acontece o seguinte : para abrir tudo certo o teto funciona.
Para fechar fica pulando de passo em passo e piscando a luz interna.
Acho que é o sistema anti esmagamento que entra em ação e pára o teto.

Alguém pode me mandar um passo a passo ?

Agradeço antecipadamente,


Última edição por Antônio Elias em Sex 3 Jul 2020 - 0:08, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : título readeaquado)
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Mensagem por jaystevenns Sex 27 Fev 2015 - 12:58



Bem, não houveram respostas.
O procedimento do manual não funcionou.

Meu teto estava com o problema e fui a uma oficina independente conhecida aqui no Rio.
Eles fizeram a análise e me disseram que o defeito era na placa do plafon - custo R$ 3.300.
Não fiquei muito certo disto.

No fim acabei levando o carro na CSS e pedi para verificar.
O consultor reparou o teto 99% (segundo palavras dele).
Ele disse que o problema de ficar no pula-pula ao fechar é que os trilhos laterais ressecam depois de algum tempo e que a susbtituíção deles é bem cara.
Que eles lubrificaram e ajustaram e deve resolver.

Fica o registro para os confrades.
Abs
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Mensagem por Convidado 8 Sex 27 Fev 2015 - 16:08



Obrigado pelo retorno.
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Mensagem por kleberlasmar Dom 1 Mar 2015 - 7:54



Valeu. Vamos ficar alertas quanto a esse tipo de problema.
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Mensagem por Raul Dias Dom 1 Mar 2015 - 8:56



Caro confrade,agradecemos por postar a resolução do problema.Felizmente o amigo não precisou gastar a quantia cobrada pela oficina.
Que isto sirva de exemplo aos demais confrades, aceitando o primeiro orçamento dado!!!
Grande abraço ao amigo,
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Mensagem por jaystevenns Seg 1 Jun 2015 - 23:43



...e ainda funciona bem até agora....
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Mensagem por Andrei Dal Cortivo Seg 2 Out 2017 - 15:42



O meu teto também está com este mesmo "problema" do jaystevenns.


Será que se eu somente lubrificar os trilhos ele dá uma melhorada?
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Mensagem por Diogao13 Ter 3 Out 2017 - 7:56



Andrei,

a lubrificação deve fazer parte da rotina de manutenção. Até pq se começa o processo limpando os trilhos, que já ajuda bem.

Se após a lubrificação o problema persistir, aí sim vale buscar ajuda com um especialista.
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Mensagem por Andrei Dal Cortivo Ter 3 Out 2017 - 8:50



Vou fazer essa limpeza esta semana! 

Nunca havia pensado nesse detalhe lógico de que o compartimento do teto acumula poeira e algumas folhas de árvores por deixar ele levantado.

Será que um bom chapeador faz esse serviço de limpeza e lubrificação ou eu mesmo posso fazer?

Qual tipo de lubrificante posso usar?
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Mensagem por eduardocp Ter 3 Out 2017 - 11:49



Tenho quase certeza que isso se trata de mera desconfiguração do teto. Já aconteceu comigo e também não consegui resolver via o reset manual. O problema foi resolvido ao passar o star no João Bosco. Quando o reset manual é ineficaz, o star diagnosis resolve. 

O problema voltou no meu carro quando passei a usar a chave reserva. Ou seja, desconfigurou novamente. Isso é tranquilo.
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Mensagem por Andrei Dal Cortivo Qui 5 Out 2017 - 10:05



Como faço esse reset manual do teto?
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Mensagem por jaystevenns Ter 17 Out 2017 - 16:18



Pessoal. Este problema do "pula pula" é recorrente... Fiz as últimas manutenções na CCS. Eles sempre resolvem mas passam dois meses, volta. Ja pesquisei bastante. Acho que é metade problema de projeto mais metade, fadiga de material. Inclusive como detalhe adicional, se deixar o carro sob o sol, ao abrir o teto, faz um barulho como se fosse um carro de boi, ou seja parece que dilata o trilho. Quanto a lubrificação em si, assisti um vídeo lá de fora que diz que deve somente usar a graxa Mobil que é vendida na CCS. Pois acho que a química é apropriada para não danificar o trilho. Eu so não sei se estes trilhos tem algum tipo de ajuste fino. Se tivesse seria bom. Se alguem souber...
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Mensagem por jaystevenns Ter 17 Out 2017 - 16:20



Outra coisa - lubrificar o teto solar a cada 7500 km faz parte do plano de manutenção padrão.
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Mensagem por jaystevenns Sáb 27 Jan 2018 - 17:51



Pessoal já se passou um tempo mas o problema continua.

A CCS lubrifica passa um mes o teto volta a prender. 
Ontem fui pegar o carro lá e testei antes de tirar. Ele travou.
Aí o consultor levou o carro lá atrás, colocou graxa e trouxe funcionando.
Pelo que eu entendi a graxa secou começa a travar.
Mas em questão de dias.

O consultor me disse que o que acontece é que o trilho resseca.
Perguntei se tinha como consertar em definitivo ele disse que só trocando o teto.

Bem vou procurar uma loja que trabalhe com teto solar e ver se tem uma solução.
Pois tive outro carro com teto solar e não acontecia nada disso.
Funcionou anos sem problema.

Se algum confrade tiver uma dica, por favor manifeste-se.
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Mensagem por deusdedit Sáb 27 Jan 2018 - 18:01



Tem alguma coisa estranha. Eu nunca lubrifiquei o teto do meu e nunca travou. Será que não esta com excesso de graxa e quando seca atrapalha o funcionamento? E olha que o meu é 2005.
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Mensagem por jaystevenns Sáb 27 Jan 2018 - 19:22



2005 é W203 - pode ser outro modelo de teto solar.
E tambem não deve ser todo W204 que tem o problema.

De qualquer forma o meu problema não é unico.
Pesquisando ví que tem muita gente que reclama do tec-tec-tec ao fechar.
E que o problema é mecânico - não tem relação com o controle eletrônico.

Como de parte da CCS não tem solução vou tentar achar por fora e postar aqui.
Certamente lojas especializadas em teto solar devem conhecer o problema e a possível solução.
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Mensagem por Diogao13 Sáb 27 Jan 2018 - 19:49



Independente do modelo, o procedimento da CCS é parecido com o do vídeo abaixo?


Considerando esse outro vídeo, deve ter conserto, mesmo que o problema não seja o mesmo.
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Mensagem por jaystevenns Dom 28 Jan 2018 - 23:27



Obrigado pelos vídeos - muito úteis.

Porem no primeiro ele diz que o motor pode não estar bem fixado e saltar dentes da engrenagem
No segundo é a troca da engrenagem quebrada.

No meu caso não é isso que acontece.

Quando aperta-se o botão, ele deveria movimentar o teto até fechar.
Porem ele começa, avança uns 5 cms e pára.
Aí aperto de novo e ele avança mais um pouco e pára.
Não há nenhum ruído de engrenagem saltando e como tem movimento a engrenagem não está quebrada.

Como na CCS eles lubrificam e resolve, acredito que o problerma deva estar no trilho, talvez desalinhado, ou alguma coisa pegando, causando peso no movimento do teto.

Imagino que o motor detecte um "peso" a mais no movimento como se fosse o fim do fechamento do teto e aí desliga o motor.

Vou continuar pesquisando.
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Mensagem por macmoc Seg 29 Jan 2018 - 10:01



No meu só acho estranho na hora de fechar todos os vidros pelo botão de RECIRCULAÇÃO no painel do ar condicionado. Geralmente fecham todos os vidros, inclusive o teto solar. Mas as vezes, se o teto não estiver totalmente aberto,  ele não fecha todo pelo botão de recirculação. Creio que realmente pode ser reset ou reconfiguração do sistema.
Talvez o Star Diagnosis resolva, conforme disse o confrade Eduardocp.
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Mensagem por macmoc Seg 29 Jan 2018 - 10:04



No seu caso, Jaystevenns, pode ser um leve empeno no trilho. Vale considerar isto também. Talvez alguém esbarrou nele na hora de sair pelo teto. Não sei, só estou sugerindo. Pode ser uma possibilidade.

Abç
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Mensagem por eduardocp Seg 29 Jan 2018 - 23:39



Sem entrar no mérito de eventual empenamento ou obstrução dos trilhos, quando o teto funciona bem para abrir e reluta para fechar, reitero que para mim se trata de mera desconfiguração do sistema ou bateria fraca, que ocasiona a desconfiguração. Já resolvi isso na reprogramação. só para deixar claro o sintoma: ele abre normalmente, tanto no modo de "fresta aberta"como totalmente aberto. Para fechar, ele volta nos trancos. aliás, quando ele está totalmente aberto e você aperta o modo de "fresta aberta", ele reluta para fechar, mas abre normalmente quando chega no ponto de subir a fresta.
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Mensagem por Adv.xavier Qui 11 Jul 2019 - 10:12



Bom dia amigo. Estou com problema no teto solar do MB C180. O problema é que não está fechando (como se estivesse travado) o motor ativa mas não fecha. Alguém poderia como poderia fechar de forma manual até que leve pra oficina. Ou alguem teria uma solução mais simples.
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Mensagem por NoobMB Sáb 7 Dez 2019 - 13:30



Adv.xavier escreveu:Bom dia amigo. Estou com problema no teto solar do MB C180. O problema é que não está fechando (como se estivesse travado) o motor ativa mas não fecha. Alguém poderia como poderia fechar de forma manual até que leve pra oficina. Ou alguem teria uma solução mais simples.
Conseguiu resolver? Qual custo?
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Mensagem por W204 Dom 29 Dez 2019 - 1:18



NoobMB escreveu:
Adv.xavier escreveu:Bom dia amigo. Estou com problema no teto solar do MB C180. O problema é que não está fechando (como se estivesse travado) o motor ativa mas não fecha. Alguém poderia como poderia fechar de forma manual até que leve pra oficina. Ou alguem teria uma solução mais simples.
Conseguiu resolver? Qual custo?
 
Prezado NoobMB,

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Mensagem por jaystevenns Qui 2 Jul 2020 - 12:10



Prezados bom dia.

Fui convivendo com este problema sem me preocupar muito.
Mas aparentemente depois de 5 anos resolvi o problema.

Pesquisando em forums do exterior descobri que o W204 logo que foi lançado, tinha este problema do pula-pula na hora de fechar (sttuter em ingles) e que a solução é seria uma atualização de software. O circuito que fica no plafon no teto do carro, junto com o botão de abertura e fechamento, tem uma etiqueta que diz "verificar existência de flashware" ou seja, tal como vários equipamentos eletrônicos em geral seria para verificar uma atualização de firmware que é o software mais básico de um aparelho.

Minha teoria é : Sabendo que o teto solar tem o sistema anti esmagamento para evitar que prenda algum objeto ao fechar, o circuito deve ter um valor mínimo para distinguir entre o que é a resistência/peso ao mover o teto versus a parada total do teto pela existencia de um obstáculo.
Digamos, se a resistencia for de 4,3 Volts ou acima é porque tem algo prendendo o teto.
Se for abaixo, é o peso normal.
Depois que o carro é vendido e usado, seria natural o peso aumentar, devido a poeira, desgaste, etc.
É por este motivo que levando na CCS eles lubrificam, calibram e volta a funcionar - o teto passa a operar na situação ideal. Depois com o tempo volta a dar problema.
Então uma atualização de software deve mudar este valor.

Como as CCS estão vazias devido a pandemia e estão dando mais atenção ao cliente, atendendo com mais calma, resolvi investir R$ 420 de uma hora técnica para tirar a dúvida. Primeiro tive que convencer o consultor sobre a atualização kkkk e acompanhei o procedimento com o técnico.

Já na oficina ele plugou no Star, via wifi, última versão, muito bacana, agora usa uma tablet Panasonic Toughbook.
E então !! Voi-la !! Ele disse : De fato há uma condição de erro no teto solar e uma atualização disponível.
Foi feito o procedimento em minutos.
Fui ao carro testar e o teto funcionou suavemente e sem nenhum problema.
Observe que a última lubrificação tem mais de um ano e não precisei fazer o procedimento de reaprendizado.
O próprio técnico ficou surpreso pois não conhecia esta atualização.

Aí eu pedi pra dar um check nos outros módulos, e aí tambem tinha uma atualização para o módulo de luzes, o que fez sentido, pois o sistema automático de acendimento, as vezes ficava acendendo e apagando rápido os faróis sem motivo e eu não sabia porque.
Este problema tambem foi resolvido e sumiu.
Enfim foram somente estes dois módulos que estavam precisando atualizar.

Isto foi feito ontem e até agora tudo bem. Já abri e fechei umas 100 vezes sem acreditar que foi resolvido kkkkkkk
Testei tambem o abrir e fechar total de vidros+teto pela chave. Sem problemas.

Tambem preciso mencionar que fui muito bem atendido na CCS (AGO Niterói) tanto pelo consultor quanto o técnico, sem pressa e com atenção.
Enfim valeu o pagamento da salgada hora técnica. Embora se seu carro tem este problema e vc for na CCS fazer outro serviço pode pedir pra "embutir" a atualização no pacote - não devem cobrar a mais por isso não.

Com relação a outras soluções aqui mencionadas :
- Teto não abre nem fecha - deve ser a engrenagem interna quebrada que é um problema comum e relativamente simples de resolver.
- Procedimento de recalibragem - com o tempo pode ser necessário fazer e é por isso que ele existe :)

Vou acompanhar se o problema não vai voltar e posteriormente eu posto aqui.

Abs
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