Velocidade de engate da Quarta Marcha - problemas câmbio automático de W126 300SD

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Mensagem por Flavio Andre Trentin Qui 8 Jan 2015 - 11:57



Bom dia, alguém saberia me dizer em que velocidade a quarta marcha deveria engatar, no MB 300SD?
E alguém que conserte pilote automático, neste modelo, ano 1981, preferencialmt no Rio Grande do Sul?


Última edição por Antônio Elias em Sex 9 Jan 2015 - 2:27, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Título para identificar no tema o porquê de "quarta marcha" de modo facilitar pesquisas futuras.)
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Velocidade de engate da Quarta Marcha - problemas câmbio automático de W126 300SD Empty Re: Velocidade de engate da Quarta Marcha - problemas câmbio automático de W126 300SD

Mensagem por luiz oliveira Qui 8 Jan 2015 - 12:15



olá flávio. entra no site "[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] eles(luis e hellen) estão sediados em ivoti(grande porto alegre) e poderão ajudá-lo no que for preciso.honestos,atenciosos e praticam preços mais do que justos.boa sorte.

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Velocidade de engate da Quarta Marcha - problemas câmbio automático de W126 300SD Empty Re: Velocidade de engate da Quarta Marcha - problemas câmbio automático de W126 300SD

Mensagem por Reuthmann Qui 8 Jan 2015 - 15:02



Também recomendo o Benz Parts no RS, abs.
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Mensagem por Convidado 9 Qui 8 Jan 2015 - 15:15



Flávio, por fineza vamos procurar separar os temas "Cx Marchas" x "piloto automático" porque a princípio não guardam relação entre e depois dificulta futura pesquisa por quem vier precisar.

Vamos manter no tópico somente o debate sobre a velocidade correta de engate da quarta marcha ok!

Essa parte de quem conserta piloto automático de W126 no RS, que é outro assunto completamente diferente de caixa câmbio, fineza abrir tópico à parte ou postar na continuidade de outro sobre o assunto em Oficinas ou Ajuda Técnica.


Att. 


Moderação. 
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Mensagem por Convidado 9 Qui 8 Jan 2015 - 15:38



Nesse link você encontra dados relacionados a velocidades x marchas: 
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E aqui, a ficha técnica completa:
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O que está acontecendo com a 4a. marcha?
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Mensagem por Flavio Andre Trentin Qui 8 Jan 2015 - 17:31



Certissimo, concordo. Peço desculpas, estou aprendendo, rsrsrs. Obrigado pelo rápido retorno. A equipe está de parabéns pela organização.
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Velocidade de engate da Quarta Marcha - problemas câmbio automático de W126 300SD Empty Re: Velocidade de engate da Quarta Marcha - problemas câmbio automático de W126 300SD

Mensagem por Coronel Qui 8 Jan 2015 - 19:44



Flavio, 
O Renato Gruber de SP é um dos maiores especialistas em câmbios MB. Qualquer dúvida sobre o regular funcionamento do câmbio do seu carro entre em contato com ele, pois ele já fez manutenção no câmbio da sua MB: 11-3782.1781, 11-3782.8662 e 11-99131.2254.
Esses dados constam da pág. 5 do tópico abaixo:
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Mensagem por Karl Fass Qui 8 Jan 2015 - 20:57



Existe um cabo que liga a caixa ao sistema de aceleração. O outro lado, junto à parede corta fogo, existe uma regulagem que deixa a caixa mais longa ou curta. Agora, o que acontece com a quarta marcha?
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Mensagem por Flavio Andre Trentin Qui 8 Jan 2015 - 22:36



BNoite, a quarta marcha simplesmt não engata, ao menos até o máximo que pude andar até hoje, 110km/h. A primeira, segunda e terceira marchas são breves, e tenho impressão que a quarta deveria engatar pelos 80 ou 90km/h.  Devo dar uma "espichada", apesar de suspeitar estar esgoelando o motor?

Ligarei amanhã para Renato para mais infos. Gente, vcs são muito atenciosos, valeu mesmo. Se tiverem mais informações muito agradeço.
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Velocidade de engate da Quarta Marcha - problemas câmbio automático de W126 300SD Empty Re: Velocidade de engate da Quarta Marcha - problemas câmbio automático de W126 300SD

Mensagem por Flavio Andre Trentin Qui 8 Jan 2015 - 22:45



Sr Cffj, se pudesse regular, o faria para trânsito em "estrada", com marchas mais longas. Quarta marcha engatando aos 90km/h estaria ótimo para mim.
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Mensagem por Convidado 9 Qui 8 Jan 2015 - 23:47



Foi aberto também tópico na área de oficinas com os dados completos do Renato Gruber, onde os Confrades podem postar impressões e maiores informações à respeito dos serviços prestados pelo citado reparador: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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Velocidade de engate da Quarta Marcha - problemas câmbio automático de W126 300SD Empty Re: Velocidade de engate da Quarta Marcha - problemas câmbio automático de W126 300SD

Mensagem por Convidado 9 Qui 8 Jan 2015 - 23:57



Flávio, sabe se já houve algum reparo ou manutenção anterior nesse câmbio? Se positivo, o que foi feito? Shocked
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Mensagem por Coronel Sex 9 Jan 2015 - 0:25



Flavio,
Aqui vai um pouco da historia do seu carro. Até meados ou final de 2014 esse carro ainda era do Amir de Canoas, que por sua vez o havia comprado do Fass em 2008.
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Velocidade de engate da Quarta Marcha - problemas câmbio automático de W126 300SD Empty Re: Velocidade de engate da Quarta Marcha - problemas câmbio automático de W126 300SD

Mensagem por Convidado 9 Sex 9 Jan 2015 - 2:10



E se pertenceu ao Karl Fass, o Cffj com certeza conhece o carro!
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Velocidade de engate da Quarta Marcha - problemas câmbio automático de W126 300SD Empty Re: Velocidade de engate da Quarta Marcha - problemas câmbio automático de W126 300SD

Mensagem por Flavio Andre Trentin Sex 9 Jan 2015 - 9:36



Sim, houve reparo com Renato Gruber:
1 sv Reparar Cambio 
1 pç Carcaça Cambio
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Velocidade de engate da Quarta Marcha - problemas câmbio automático de W126 300SD Empty Re: Velocidade de engate da Quarta Marcha - problemas câmbio automático de W126 300SD

Mensagem por Coronel Sex 9 Jan 2015 - 11:12



Flavio,
Mais um pouco da história da sua 300SD. Repara nas fotos como o exterior está impecável:
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Vou tentar resgatar o encontro dela "abandonada" numa garagem em SP antes de ser trazida à vida novamente.

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Velocidade de engate da Quarta Marcha - problemas câmbio automático de W126 300SD Empty Re: Velocidade de engate da Quarta Marcha - problemas câmbio automático de W126 300SD

Mensagem por Flavio Andre Trentin Sex 9 Jan 2015 - 11:19



Muito legal. Gostei mesmo.!   Interessa muito a história desta estrela.   Pequenos detalhes que haviam, estão quase 100% consertados. Funcionando quase tudo agora. Como estou no interior, e é uma peça rara, poucos se atrevem ao desafio, tenho dificuldades em encontrar quem mexa nela, com conhecimento. Vou postar fotos na semana q vem, provavvmt
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Mensagem por Coronel Sex 9 Jan 2015 - 11:41



Flavio,
Imagino como deve ser aí no interior. Aqui em Santos nos semáforos ninguém resistia ao tlec tlec sem perguntar se de fato era a diesel. Como eu havia trocado a 280S pela 300SD, e as duas eram gêmeas (W116 - cereja/caramelo) no início os frentistas resistiam em colocar diesel, pois além de MB de passeio diesel ser coisa rara, eles estavam acostumados a abastecer com gasolina a 280S. Até explicar que era outra ...

Não deixe de postar o resultado sobre o câmbio da sua.

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Mensagem por Convidado 9 Sex 9 Jan 2015 - 23:30



Sugiro ao Confrade Flávio verificar pessoalmente com o Renato Gruber à respeito de quais intervenções foram feitas nesse câmbio anteriormente à sua aquisição e verificar porque afinal continua o problema nessa 4a. marcha, quais são as alternativas e etc.
Abraços,
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Mensagem por Flavio Andre Trentin Sáb 10 Jan 2015 - 10:27



Já falei com ele ontem, e me informou q MB já arranca em segunda (?). Desta forma, estaria sim engatando a 4a marcha; porém aos 50 ou 60km/h. Então quando chega aos 90km/h, o giro fica muito alto, esgoelado. E se é um carro projetado para auto estradas, imagina à 110km/h!!!  
Confrades, passando o período de chuvas no RS, farei novos testes, e vos informarei antes de nova intervenção. Mesmo assim, a gente continua se comunicando. Fass deu dica de regular o cabo...
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Mensagem por Coronel Sáb 10 Jan 2015 - 10:47



Embora seja 1981, é um projeto da década de 1970. Esquecendo um pouco essa questão de se há ou não problemas no câmbio, minha 300SD nunca foi veloz em altas rotações, e a partir dos 100 km/h o giro ia lá em cima. Nunca consegui passar dos 120 km/h mesmo em retas. Náo dá para comparar com o motor M110 a gasolina.

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Mensagem por Flavio Andre Trentin Sáb 10 Jan 2015 - 10:54



Então, à 100km/h o giro tá nas nuvens. E isso na 4a marcha? 
Porém se houvesse outra marcha, ou arrancar na 1a marcha, mudaria o desempenho. Mas se o projeto é este mesmo, conforto-me! Pois não sou um Nick Lauda.rsrs Não corro muito, apenas queria deixar o carro com tudo funcionando.
Vou fazer novos testes na estrada semana que vem, alterando o cabo que Fass me sugeriu.   Que ano é sua 300SD?
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Mensagem por Rafael M. Sáb 10 Jan 2015 - 10:55



Flavio,

O arranque em 2ª marcha foi uma medida da MB para menor emissão de poluentes, por incrível que pareça. O Câmbio fica em "ponto morto" em D numa rotação menor, além do arranque mais suave, que ajuda na questão de conforto. Para ela arrancar de 1ª você deve passar para o modo "S" e pisar no fundo mesmo do acelerador que em coisa de 1 segundo ela joga pra primeira. Os câmbios passaram a arrancar de 1ª em 1995. Para as anteriores fazerem o mesmo, é preciso uma alteração nos cabos do câmbio, a qual não possuo grande conhecimento sobre. E a qual eu também não faria.

O câmbio ser curto acredito ser uma característica, pois as 280S/SE/SEL possuem o câmbio de 4 marchas bastante curto (3500rpm a 120Km/h, em média) e que "pede" uma 5ª em rodovias. O motor Diesel apesar do torque, possui potência menor e para que o veículo se mantenha ágil, a Mercedes deve ter encurtado ainda mais as relações.

Verei se encontro as relações do câmbio da sua e coloco aqui quais as rotações prováveis em 4ª marcha em algumas velocidades.

Att,

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Velocidade de engate da Quarta Marcha - problemas câmbio automático de W126 300SD Empty Re: Velocidade de engate da Quarta Marcha - problemas câmbio automático de W126 300SD

Mensagem por Coronel Sáb 10 Jan 2015 - 11:05



Flavio,
Era 1980, mas 300SD ainda na carroceria W116, pois antes de ser colocado na W126 ele equipou os dois últimos anos da W116 em 1979 e 1980.

Rafael,
Esclareceu bem. No trânsito urbano ela é bem ágil, mas passar de 100 km/h é sofrível para as 300SD, afinal elas não foram projetadas para isso.

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Mensagem por Coronel Sáb 10 Jan 2015 - 11:13



Os motores das gerações seguntes já tiveram um salto de tecnologia.
Minha ML W163 2001 (projeto da década de 90) equipada com o OM 612 Turbo Common Rail é eletrônico, e seu desempenho, embora menos potente que a ML 320 do mesmo ano a gasolina, não deixa a desejar. Ela é rápida e ágil tanto na cidade como na estrada.

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