Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?  - Página 2 Empty Re: Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?

Mensagem por Leon 1.6 Qui 5 Nov 2015 - 13:38



Oldboy, eu não imaginava que essa pudesse ser a temperatura normal para, p.ex., comandos de válvulas ou mancais. Nas câmaras de combustão ou "escape" sei que se chega a muito mais que 150 ºC, mas em outras partes é algo que eu ignorava. Obrigado pelo alerta!

Estou chegando à conclusão de que a definição de um óleo é uma "arte", conciliando diversas exigências (desempenho, consumo, desgastes, etc.) por vezes contrárias entre si. Mas tem sido uma discussão muito produtiva!

Abração!
Leon 1.6
Leon 1.6
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 614
Data de inscrição : 16/06/2010
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?  - Página 2 Empty Re: Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?

Mensagem por jadermello Sex 6 Nov 2015 - 0:12



Ainda bem que levantei essa "lebre".
jadermello
jadermello
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 127
Data de inscrição : 02/04/2014
Interesses : peças
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?  - Página 2 Empty Re: Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?

Mensagem por Convidado 9 Dom 8 Nov 2015 - 23:50



Confrade, com a evolução do tópico como o tema extrapolou o W168 e se tornou um debate mais amplo aplicável a todos motores MB, estamos movendo este tópico para "Ajuda Técnica" para continuidade com foco geral.

Abraços,
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?  - Página 2 Empty Re: Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?

Mensagem por Leon 1.6 Seg 9 Nov 2015 - 8:58



Boa iniciativa, Antônio Elias!

Pergunta: alguém sabe onde obter as especificações para óleos da Mercedes? Explicando melhor: na BeVo list, temos a lista de óleos aprovados (MB-approval), mas eu gostaria de saber quais são os parâmetros admissíveis para cada quesito da MB 229.1, p.ex.

Assim, qual seria a variação admitida pela norma MB 229.1 para a viscosidade a 100 ºC (e para outros quesitos), haja vista que na BeVo list há óleos 40 (a maioria), mas também há 50 e mesmo 60? O mesmo raciocínio aplica-se a outras características.

Procurei na internet e achei sites de empresas que dizem ter essas informações, mas as vendem por preços a partir de US$ 30. Penso eu que a Mercedes deve dispor essas normas ao público em geral, mas não consegui localizá-las...

Agradeço antecipadamente pelas colaborações.
Leon 1.6
Leon 1.6
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 614
Data de inscrição : 16/06/2010
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?  - Página 2 Empty Re: Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?

Mensagem por Convidado 9 Seg 9 Nov 2015 - 12:58



Obrigado Leon!

Acho que parte dessas informações que você perguntou estão nas normas gerais 221.0 e 223.2, teria que conferir nas demais:
http://bevo.mercedes-benz.com/d/d/en/Spec_211_0.pdf
http://bevo.mercedes-benz.com/d/d/en/Spec_223_2.pdf

Os dados e informações técnicas gerais sobre óleos para motores, uso, viscosidade e etc encontra-se a partir da norma 210.0 (trata de informações gerais lubrificantes), na 211.0 (graus de viscosidade), 219,0 (aditivos) e etc ... a parte que trata de óleo motor vai até as normas 224.1 e 224.2 que tratam das classes de viscosidade, os links de acesso a todas essas normas gerais MB estão neste tópico, teria que analisar o conteúdo uma a uma e interpretar os dados para extrair uma conclusão:
https://www.portalmercedes.com/t7311-qual-o-oleo-ou-fluido-correto-normas-gerais-mb-aplicadas-a-liquidos-e-lubrificantes-em-geral
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?  - Página 2 Empty Re: Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?

Mensagem por Rafael M. Seg 9 Nov 2015 - 13:12



Leon 1.6,

Muito bacana esse "Lubematch" da Shell! Bom, farei uma experiência: Encomendei o Pentosin Pentosynth R 5W40 SN e farei a troca na minha W126... O óleo que está nela está com coisa de 300km rodados, portanto escoarei ele num galão próprio para isso. Caso dê alguma coisa errada, o 5W40 vai pro Wcoringa (que já usa 5W40 da Mobil e Ipiranga há tempos) e volto com o 20W50 para a Beth.

Quanto as exigências nas normas MB, eu acho que encontrei o que procuras:

http://www.lubritecinc.com/PDF/MB_Spec_EO_Service_Oils_2012.1.pdf

Não informa como o teste é feito, apenas os valores aceitáveis e limítrofes para cada quesito abordado. Mas dá pra ter uma ideia da complexidade...

Abraço!
Rafael M.
Rafael M.
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 717
Data de inscrição : 23/07/2012
Interesses :  
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?  - Página 2 Empty Re: Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?

Mensagem por oldboy Seg 9 Nov 2015 - 13:19



Rafael,

Lembre-se bem: Tudo que falamos vale para um motor em boas condições, independente da idade. Logo, como imagino que o seu esteja, não vai ter problemas, só ganhos!

Troque e nos conte o que achou.
avatar
oldboy
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 679
Data de inscrição : 10/12/2008
Interesses : MB
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?  - Página 2 Empty Re: Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?

Mensagem por jadermello Seg 9 Nov 2015 - 14:30



Para acabar com todas as dúvidas,deem uma olhada aqui em baixo. Não tem só modelo classe "C". Tem todos os modelos. É só clicar lá embaixo e escolher seu modelo.

http://carrorac.com/oleo-motor/mercedes-benz/c-class.html
jadermello
jadermello
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 127
Data de inscrição : 02/04/2014
Interesses : peças
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?  - Página 2 Empty Re: Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?

Mensagem por jadermello Seg 9 Nov 2015 - 15:25



Esse site que eu postei aí em cima (http://carrorac.com/oleo-motor/mercedes-benz/c-class.html) , é sensacional. Tem de tudo para mercedes. Tem desde óleo,motivo de nossa discussão, até pastilhas,lâmpadas,dimensões de parafusos(!),RPM máxima,consumo etc... Achei muito bom.
jadermello
jadermello
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 127
Data de inscrição : 02/04/2014
Interesses : peças
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?  - Página 2 Empty Re: Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?

Mensagem por Leon 1.6 Seg 9 Nov 2015 - 15:41



Confrades, obrigado pelas indicações de links. Eu esperava algo mais "objetivo" por parte da MB, algo como "a viscosidade a 100 ºC tem de estar na faixa de 13 a 15...", mas vamos com o que temos...

Rafael, alguns pitacos:

- legal esse link da lubritecinc, tem várias informações (o problema é destrincha-las...rs)

- Lubematch Shell: usar com moderação e cuidados, não é lá muito confiável. Exemplo: um motor Ford Zetec Rocam anterior a 2009 tem de observar os requisitos da norma WSS-M2913-C (que substituiu as A e B) e, apesar das sugestões do Lubematch, nenhum óleo Shell no Brasil atende a essa norma; os únicos óleos brasileiros que conheço que a atendem são o Castrol Magnatec A5 5W-30 e um recente da Mobil, Super Sintético F 5W-30 - que passou a fornecê-lo também sob a marca Motorcraft. Tem óleos que dizem atender a essa norma, mas quando vamos analisar a viscosidade...

- Pentosynth R 5W-40: não consegui achar a ficha técnica dele, achei a do Pentosynth VS ([url=http://www.pentosin.de/flexxtrader/data/usf/Pentosynth 5W-40 VS_GB.pdf]http://www.pentosin.de/flexxtrader/data/usf/Pentosynth%205W-40%20VS_GB.pdf)[/url], que acho nem ser mais produzido. Pessoalmente, acho que num M110 tem de ser usado um ACEA A3/B3 (penso que "fora de produção") ou um A3/B4, pois o ACEA A5 tem uma viscosidade HTHS bem mais baixa (pelo que pesquisei, dá para se ter uma ideia usando a norma SAE J300, algo como 2,9 mPa s para o A5 versus 3,7 mPa s para o A3/B4). Também acho que um óleo que estaria "de bom tamanho" para esse motor seria o mesmo que uso em meu Wcoringa, até agora sem reparos, o semissintético Ipiranga F1 Master Performance 15W-40.

Sei que há um Lubrax com MB-approval 229.1, mas não me recordo se é o Supera ou o Valora 15W-40.

Só para esclarecer, mencionei o 15W-40 por ser, em geral, ACEA A3/B4. Óleos com "W" menor tendem a ser ACEA A5.

E continuemos com os debates, estou aprendendo bastante...

Abraços!
Leon 1.6
Leon 1.6
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 614
Data de inscrição : 16/06/2010
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?  - Página 2 Empty Re: Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?

Mensagem por Rafael M. Sáb 14 Nov 2015 - 12:41



jadermello, obrigado pela dica do site!

Leon 1.6 e Oldboy, hoje de manhã troquei o óleo da W126 pelo Pentosin R 5W40 sintético, e deu tudo certo!

Rodei bastante com o carro, o motor está subindo de giro com mais facilidade, e de uma forma geral está mais suave. A pressão de óleo baixou bem pouco, 0,3~0,4 bar.

O melhor foi que em subidas de serra sob aceleração, a temperatura com o 20W50 as vezes passava de 100ºC, ficava a cerca de 102~103ºC, e logo baixava pra 95~96 quando se aliviava o ritmo. Agora ele não passa de 95ºC sob aceleração e baixa pra cerca de 90 andando a vontade na estrada.

Em resumo, o carro tá uma delícia. Qualquer novidade voltarei a postar aqui. Obrigado pela dica, Oldboy e Leon! Melhor quebrar alguns mitos e conceitos...
Rafael M.
Rafael M.
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 717
Data de inscrição : 23/07/2012
Interesses :  
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?  - Página 2 Empty Re: Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?

Mensagem por oldboy Sáb 14 Nov 2015 - 13:21



Leon,

Acho que voce precisa entender um pouco melhor de forma global o assunto para poder efetuar tais comparacoes de conceitos e especificacoes. A sua maneira de ver o HTHS me parece meio distorcida. Mas quero apenas ajudar. Nao entenda mal.

Rafael,

Que bom! Fico feliz por voce. Os sintomas realmente sao esses. Tuchos hidraulicos, caso existam, carregam mais rapido. Motor com funcionamento mais suave. Rotacoes subindo mais rapido. Economia do combustivel. Fora o mais importante, aumento da durabilidade e protecao do seu motor. E este oleo moderno com certeza sofre muito menos desgaste e mantem suas propriedades.

Eh nesta hora que pensamos, puxa, pq nao fiz isto antes, nao? E vemos que tem muita coisa boa na internet, mas tem muita coisa escrita por gente que, diferente de voce, nao foi la e colocou a prova o que escreve ou le.
avatar
oldboy
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 679
Data de inscrição : 10/12/2008
Interesses : MB
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?  - Página 2 Empty Re: Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?

Mensagem por Leon 1.6 Seg 16 Nov 2015 - 8:21



Rafael, fico feliz em saber que você obteve bons resultados com a troca do óleo. Já passei por isso, a sensação do motor mais "redondo" e girador é fantástica!

E é muito interessante essa percepção de queda da temperatura de trabalho do motor, evidência de que antes havia um "esforço" maior para vencer resistências provocadas pela maior viscosidade do óleo. Creio que isso irá se traduzir em economia de combustível.

Abração!
Leon 1.6
Leon 1.6
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 614
Data de inscrição : 16/06/2010
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?  - Página 2 Empty Re: Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?

Mensagem por Leon 1.6 Seg 16 Nov 2015 - 8:37



Oldboy, pode ficar tranquilo, estamos aqui para debater um assunto que interessa a todos e, nesse sentido, o contraditório é estimulante para a busca de informações técnicas e para desmistificar (e "demitificar") alguns preconceitos.

Em relação ao HTHs (High Temperature High Shear ou, numa tradução livre, alto desgaste em alta temperatura), vou expor o meu raciocínio:

1) Infelizmente não há disponível a norma MB 229.1 de forma a que possamos saber que o HTHS tem de estar dentre determinados limites. Assim, restou-me tentar inferi-lo a partir da lista dos óleos aprovados (MB-approval 229.1);

2) A maioria dos óleos aprovados pela MB tem a graduação SAE 10W-40, seguido pelos SAE 15W-40. Não havendo óleos brasileiros na BeVo list 229.1, optei por selecionar dois deles, um Pentosin e um Castrol:

2.1) Pentolub Performance 10W-40 ([url=http://www.pentosin.de/flexxtrader/data/usf/Pentolub Performance 10W-40_GB.pdf]http://www.pentosin.de/flexxtrader/data/usf/Pentolub%20Performance%2010W-40_GB.pdf[/url]) é um óleo ACEA A3/B4;

2.2) Castrol MAGNATEC 10W-40 A3/B4 (http://msdspds.castrol.com/bpglis/FusionPDS.nsf/Files/030D0EF7B8A7363C80257E7A00330E20/$File/BPXE-9Z9CKW.pdf), como comercializado no Reino Unido, também é um óleo ACEA A3/B4;

2.3) TOTAL QUARTZ 7000 10W-40 (http://www.snapbuy.com.br/FT/vl/QUARTZ_7000_10W40.pdf), também é um ACEA A3/B4 que, embora não tenha o MB-approval no Brasil (mas alega atendê-lo como "aprovação em OEM", provavelmente referindo-se à aprovação do óleo francês na BeVo list), é comercializado no Brasil e tem características semelhantes às dos óleos acima citados.

3) Assim, concluí que óleos ACEA A3/B4 atendem à norma MB 229.1;

4) No sítio da ACEA, temos acesso à ACEA EUROPEAN OIL SEQUENCES (http://www.acea.be/uploads/publications/2012_ACEA_Oil_Sequences.pdf);

4.1) Na página 5 encontramos a descrição simplificada dos códigos A/B, aplicáveis aos óleos para motores a gasolina e diesel, cabendo destacar o alerta referente às classificações A1/B1 e A5/B5; "These oils are unsuitable for use in some engines. Consult owner manual or handbook if in doubt";

4.2) Na página 7 encontramos os testes laboratoriais, dentre eles a viscosidade HtHS (item 1.3). Nota-se que a viscosidade para os óleos A1/B1 e A5/B5 deve estar entre 2,9 e 3,5 mPa.s, enquanto que para os óleos A3/B3 e A3/B4 (que concluí atenderem à MB 229.1) tal viscosidade tem de ser superior a 3,5 mPa.s.

5) Na página 8, indica-se que os óleos A1/B1 e A5/B5 têm por objetivo proporcionar uma economia de combustível (item 2.5) superior a 2,5%, compromisso que os óleos A3/B3 e A3/B4 não têm.

Em face do exposto, permito-me elucubrar que as classificações A1/B1 e A5/B5 foram concebidas com o objetivo de possibiltar economia de combustível, implicando redução de emissões, etc., enfim, externando uma preocupação ecológica.

"Legal, eu curto essa parada de ecologia, vou usar esse A5/B5 no meu carro!"

Muita calma nessa hora, a ACEA adverte que esses óleos "economizadores" não podem ser usados em certos motores, salvo se indicados por seus fabricantes.

Assim, para o uso destes óleos, creio que os componentes do motor devam ser projetados para tanto, em especial quanto aos materiais utilizados e os seus tratamentos de superfície.

Daí o meu temor em usar óleos ACEA A5/B5 para motores submetidos à norma MB 229.1 - que, como visto nos exemplos, aprova óleos ACEA A3/B4, de maior viscosidade HTHS - em face do possível risco de desgaste acelerado das partes móveis do motor.
Leon 1.6
Leon 1.6
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 614
Data de inscrição : 16/06/2010
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?  - Página 2 Empty Re: Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?

Mensagem por Pedroalexrj Seg 16 Nov 2015 - 9:06



Rapaziada....aqui no Aeroporto...esperando pra embarcar, resolvi ler o post todo.
Espetacular...parabéns a todos pela discussão...
Darei minha opinião sobre o óleo que estava usando e o que botei agora na minha C36.
Coloquei da penúltima vez o 5W50, e sinceramente, achava que o carro fazia um barulho MAIOR ao dar a partida...mas que diminuía logo após...tipo 2 ou 3seg. Depois...
Enfim, independentemente disso...sempre uso MILITEC adicionado, a cada duas ou três trocas...mas esse eh soh um detalhe a mais.
Essa semana, botei 5W30 da MOBIL salvo engano, mas digo a vcs...acho que agora o barulho se naum sumiu de vez...quase sumiu...acreditem...não é onda não...e digo...também coloquei dois frascos de MILITEC...
Depois de ver essa última TABELA que o confrade JADERMELLO postou, percebi que de fato, o correto seria o 5W30...olha só...
Sempre achei que o mais fino, digo, Xw50 seria melhor...mas...ledo engano...pelo visto.
Enfim, achei bem válida a discussão aqui...todos estão de parabéns...
Forte abs. A todos.

OBS: Aliás...vou postar aqui, já que estamos na parte de lubrificação e óleo...digo que, depois de ver diversos vídeos no YouTube sobre MILITEC no AR CONDICIONADO, e com esse calor bizarro aqui em BSB, resolvi colocar na minha C36...e não é que funciona mesmo? Creio que o condicionador de metais faz o compressor de fato trabalhar mais livre...fazendo menos esforço...fazendo com que esfrie mais o carro...sinistro...na minha...abaixou 2,7 graus na saída do ar condicionado...
Portanto, fica a dica...
(Só pra deixar claro, funcionou mesmo...e precisa de um aplicador especial pra plugar no sistema de baixa pressão do ar condicionado...já que não pode colocar AR junto, apenas o "óleo"...)

_________________
Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?  - Página 2 2rc8uwk
                                    PedroAlexRJ   -   W202   -   C36 -  AMG   -   1996   -   ´BlackSeries´
Pedroalexrj
Pedroalexrj
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 5782
Data de inscrição : 13/08/2010
Interesses : MB's...'carros' e etc...
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?  - Página 2 Empty Re: Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?

Mensagem por Leon 1.6 Qua 9 Dez 2015 - 9:05



Confrades, mais um pitaco sobre óleos para motores: as especificações MB 223.2 impõem algumas restrições (impedimentos) ao uso de determinados óleos constantes das MB 228._ e 229._, dependendo do motor.

Por exemplo, apesar de as especificações MB 229.5 contemplarem a aprovação de alguns óleos 0W-30 ou 5W-30, as 223.2 aplicáveis internacionalmente - com exceção da Europa Ocidental - não admitem tais óleos para uso em motores M 152, M 157, M 133, M 156, M 159, M 176 da G500, M 177, M178, M 275, M 277, M 279, M 285 (Maybach) e AMG (exceto o M 155 da SLR). Assim, somente óleos 0W-40 ou 5W-40 podem ser utilizados nestes motores.

Mais em http://bevo.mercedes-benz.com/d/d/en/Spec_223_2.pdf
Leon 1.6
Leon 1.6
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 614
Data de inscrição : 16/06/2010
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?  - Página 2 Empty Re: Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?

Mensagem por Rafael M. Sex 12 Fev 2016 - 11:21



Confrades, através do Fabrício Galvani do canal "Olho no Óleo", conheci o seguinte site que revela as diferenças entre várias especificações de óleo.

http://origin-qps.onstreammedia.com/origin/lubrizol/Markets/EngineOilAdditives/100132RPtool2012Deploy/rp/PC/index.html

Excelente ferramenta, essencial para nós.

Abraços!
Rafael M.
Rafael M.
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 717
Data de inscrição : 23/07/2012
Interesses :  
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?  - Página 2 Empty Re: Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos