Câmbio Semiautomático para o Manual, uma breve análise.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Câmbio Semiautomático para o Manual, uma breve análise.  Empty Câmbio Semiautomático para o Manual, uma breve análise.

Mensagem por valderifs Qua 20 Jan 2016 - 1:52



. Tomei a liberdade de replicar essa minha postagem do Portal MB Brasil aqui, onde há também apreciadores desse tipo de sistema e também aqueles que sofrem insônia com ele. 
.
.
Olá gente, como havia dito nesse tópico, estava com um problema que, ao acionar a 1ª marcha, ou passá-la para a 2ª, ou ainda acionar a ré, dava um pequeno tranco, algo como se fosse tirar o pé rapidamente do pedal da embreagem, mesmo estando em um semiautomático. 
.
Levei à Sinal Verde da Zona Norte e expus muito bem o meu problema ao Jorge.
.
De forma muito profissional e ética, o mesmo disse que esse problema era somente resolvível, caso trocasse o Módulo AKS, que custa a bagatela de 7 mil reais, ou fazer a conversão para o câmbio manual. 
.
Disse também que, com a disponibilidade quase rara de AKS que ainda funcionem, ele mesmo irá se informar direito para, no futuro próximo, se especializar nessa tarefa. 
.
Tudo bem, deixei o meu veículo na Sinal Verde, onde foram trocadas a ponteira homocinética, cilindro de roda, bomba e filtro de combustível, dando uma geral na parte eletrônica e de fluídos, ao passo que me informei na DIVENA o valor de um AKS vindo da Alemanha. 
.
Retornaram-me a ligação, dizendo que o mesmo módulo estava na casa dos nove mil reais (R$9.000,00), com valor promocional de R$7.048,00.
.
Como já estava ciente desse preço, não tomei qualquer susto, momento em que o atendente do setor de peças dessa concessionária disse que o setor de oficina deles tinha conhecimento de realizar a conversão do semi para o mecânico. 
.
Aliado a isso, que a própria concessionária já estava ciente dessa troca, ao que um módulo AKS novo poderá ter esse mesmo problema daqui a 5 ou 6 anos, resolvi estender melhor essa conversa com o Jorge Martins. 
.
Na última sexta-feira peguei o veículo na Casa Verde e constatei que havia melhorado muito esse tranco, extinguindo-o quando aciona a 1ª marcha, e rareando quando passa para a 2ª. Somente a ré ainda tem esses pequenos trancos. 
.
Contudo, ainda tenho um módulo que pode dar F no momento em que estou descendo a Jacu Pêssego próximo a Itaquera, algo que seria muito perigoso para mim. Ou simplesmente nunca dar F, deixando a parte eletroeletrônica decidir o meu futuro. 
.
Receoso ao que possa vir, ou não vir, retornei o meu contato com o Jorge nessa terça-feira, perguntando-lhe se já havia se informado dessa empreitada, pois eu havia aceitado fazer do meu carro um protótipo, um laboratório, para essa mudança.
.
Ele, como um bom mecânico, disse que a mudança é relativamente simples, que é trocar o módulo AKS por um atuador de embreagem e colocar o terceiro pedal (mais algumas coisas simples de se trocar que não me lembro).
.
O algo que seria mais complexo é trocar ou não a embreagem, se a da semi poder funcionar com esse sistema de acionamento. 
.
Contudo, como o scanner dele acusou que a minha embreagem está no limite de 14.5, dentre 15 possíveis, combinamos no mês de Junho e Julho fazer esse teste: Trocar para o mecânico a mudança de marcha, primeiramente usando a embreagem que tem, a da própria semiautomática com aquelas molas, e, caso não der certo, eu já trocar a embreagem para a manual (nova de fábrica MB) e daí continuar a alteração. Eu espero que possa ser trocado a embreagem para aquela que é usada nos carros mecânicos, que custam a metade da do semiautomático.  
.
Estou escrevendo isso para os que tem esse belíssimo sistema de troca de marcha, o semi, mas que infelizmente se tornou algo muito caro, trocar idéia em relação a esse novo "paradigma", e para os companheiros entendidos trocarem informações. 
.
Obs. É "gambi"? Não sei, gambiarra era se eu colocasse o "AKS" do Pálio no Classe A, não colocar uma peça genuína Mercedes-Benz em um MB. Mas nessa hora de real necessidade, temos que apostar no melhor para o carro e para a nossa segurança também.
valderifs
valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 315
Data de inscrição : 08/11/2015
Interesses : Mecânica do Classe A 190
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Semiautomático para o Manual, uma breve análise.  Empty Re: Câmbio Semiautomático para o Manual, uma breve análise.

Mensagem por valderifs Qui 21 Jan 2016 - 18:22



Com o passar dos dias, já com a mente preparada para trocar do AKS para o Manual, investiguei o fundo do bau desse fórum e descobri que o GR Auto Center do Ipiranga corrige esse mesmo problema, sem fazer o tal canibalismo do módulo. Pois bem, liguei lá e falei com o Douglas relatando os pequenos trancos que a 1ª, 1ª-2ª, e ré davam no acoplamento da embreagem. Conforme já postado, ele mesmo disse que é um problema que ocorre na folga da sistema, uma explicação mais condizente com o que acontece na troca, que realmente parece ser uma folga entre o embreamento e desembreamento. 
.
Disse que sempre corrige esse problema e o preço é R$600,00, já passando o Star e não mexendo no fluído do freio. 
.
Pois bem, finalizando, antes de fazer essa transição profunda em meu Cotó, tentarei essa solução para acabar com o tranquinho que às vezes tira a minha atenção no trânsito.

Sim, não é o ponto de agarre que ele corrige, mas é no próprio Módulo que ele restaura esse problema na própria placa.
valderifs
valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 315
Data de inscrição : 08/11/2015
Interesses : Mecânica do Classe A 190
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Semiautomático para o Manual, uma breve análise.  Empty Re: Câmbio Semiautomático para o Manual, uma breve análise.

Mensagem por Douglas Thomé Qua 27 Jan 2016 - 19:06



Apenas corrigindo duas informações que o senhor relatou, o valor do reparo é de 650,00 e o defeito está em uma folga que ocorre na carcaça do módulo AKS ocasionando os tranquinhos.
Douglas Thomé
Douglas Thomé
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 17
Data de inscrição : 10/02/2009
Interesses : Dicas
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Semiautomático para o Manual, uma breve análise.  Empty Re: Câmbio Semiautomático para o Manual, uma breve análise.

Mensagem por valderifs Qui 28 Jan 2016 - 6:36



Obrigado!! Você é o próprio Douglas da GR?
valderifs
valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 315
Data de inscrição : 08/11/2015
Interesses : Mecânica do Classe A 190
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Semiautomático para o Manual, uma breve análise.  Empty Re: Câmbio Semiautomático para o Manual, uma breve análise.

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos