Embreagem Semi-automática x Manual

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Embreagem Semi-automática x Manual Empty Embreagem Semi-automática x Manual

Mensagem por patrick_rhamon Sex 20 Jan 2017 - 15:19



Galera, boa tarde.
Tenho um Mercedes Classe A 190, ano 2002 Classic.
Quando o antigo dono a comprou, era semi-automático, mas por sentir desconforto, pediu para adaptar o pedal de embreagem nele, sendo até ai, tudo bem.
Por esses dias, verifiquei que, o carro havia apresentado dificuldade a passar a marcha. Levei em um mecânico e ele constatou que era a embreagem que estava com problema.
Li diversos tópicos por aqui mas em nenhum consegui tirar minhas dúvidas. São elas:
1º - Como o carro foi adaptado de semi-automático para "manual", qual a embreagem correta que eu deveria comprar? A do Cambio semi-automático ou a do cambio manual?
2º - O mecânico tentou me oferecer o serviço de recondicionar a embreagem, ele informou que a garantia era de 6 meses e que o carro andaria tranquilo por muito tempo. O que acham, compensa?
3º - Procurei em diversas lojas e autorizadas e algumas até mesmo não tem a peça e um amigo achou uma da marca Mecarm, o disco e o platô. Essa marca é boa? Ela compensa?
4º - Caso haja alguma sugestão mais em conta de peças e valores, alguém poderia informar?

Grato a todos desde já.
Atenciosamente,

Patrick Rhamon.
patrick_rhamon
patrick_rhamon
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 8
Data de inscrição : 17/06/2015
Interesses : Mercedes Classe A 190
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Espírito Santo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Embreagem Semi-automática x Manual Empty Re: Embreagem Semi-automática x Manual

Mensagem por Convidado 9 Sáb 21 Jan 2017 - 0:04



Patrick, 

Sobre a modificação na transmissão veja comentários "preliminares neste tópico abaixo, instala-se atuador e tira Aks e sensores, o kit de embreagem qeu saiba é o mesmo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Recondicionar embreagem acho que não compensa, mais prático gastar logo com um kit zero e evitar gastos futuros abreviados e redobrados, observe essa expressão que esses mecânicos usam ... que vai andar "tranquilo"  "por muito tempo" ... eles sabem que recondicionamento não é o ideal e a durabilidade não é a mesma de um kit novo original. 

Quanto te pediram neste serviço? Não duvido que ele mecânico é que encaminhará platô, disco e etc para recondicionar, ou não? Se for, é possível que o mecânico ainda vá ganhar serviço em cima de serviço.

Um kit zero Sachs e Luk do 1.9 acha hoje por uns R$2 mil ou menos, até lojas americanas e uma loja chamada allparts net (não conheço) tem anunciados, mais prático cotar em Concessionárias ver se tem promoções e instalar depois num mecânico de sua confiança. 

Marca Mecarm, paralelona como vários kits chineses aftermarket oferecidos no mercado, dizem que é embalada ou distribuída na Itália, pesquise na web, há relatos em vários fóruns de outras marcas dizendo que quebra rapidinho, proporcionalmente cara e não tem a qualidade de kits genuínos.

Te aconselho não deixar mecânicos multimarcas que não estão habituados com Classe A avaliar ou mexer nessa embreagem, tente ver com Confrades capixabas se há algum mecânico ex-Concessionária para olhar isso para você de modo descartar com segurança se há problemas com trambulador por exemplo, há uma pequena haste conhecida como caçoleta que faz a junção caixa x trambulador quando está danificada dá impressão que a embreagem pifou e as marchas não entram, pecinha custa R$ 30,00 em CCS, há vários casos aqui no fórum de mecânicos comuns apanhando desse trambulador e condenam embreagem, enfim não sei quem é esse mecânico, se fosse especializado acho que você teria citado, tente algum especializado MB para avaliar o estado do atuador e checar todas as adaptações se estão em ordem, passar scanner e descartar todas possibilidades antes para ter realmente certeza de que disco e plato necessitam de troca, me preocupa tenho visto vários casos nas mãos de mexânicos que a embreagem está boa e o problema é outro.

Essa embreagem condenada por exemplo está patinando? Dificuldade para engate de marchas pode ser trambulador, caçoleta e etc.
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Embreagem Semi-automática x Manual Empty Re: Embreagem Semi-automática x Manual

Mensagem por patrick_rhamon Dom 22 Jan 2017 - 16:33



Grande Antonio Elias, boa tarde,

O mecânico que me ofereceu o serviço diz mexer a 17 anos com isso, sendo que ele falou que não "compensava" comprar peças novas e sim recondicionar.
Irei levar em outra loja autorizada, tem uma rede que mexe apenas com mercedes aqui em Vila Velha (tem três, na verdade, rsrs) e ver o que eles podem apurar.
Grato desde já.
patrick_rhamon
patrick_rhamon
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 8
Data de inscrição : 17/06/2015
Interesses : Mercedes Classe A 190
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Espírito Santo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Embreagem Semi-automática x Manual Empty Re: Embreagem Semi-automática x Manual

Mensagem por Convidado 9 Dom 22 Jan 2017 - 22:20



Recondicionar embreagem de Classe A?! compensa só se for pra ele, mecânico estranho esse hein!!! :negative:  

Patrick, prazer tentar ajudá-lo. Poste na área de oficinas do ES os dados dessas 3 que atuam com MB, pode ser útil aos amigos capixabas, olhe você mesmo se a haste do trambulador está rachada ou bamba.
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Embreagem Semi-automática x Manual Empty Re: Embreagem Semi-automática x Manual

Mensagem por Convidado 9 Seg 23 Jan 2017 - 0:04



Dê uma olhada neste tópico, pode lhe ser útil:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

A haste ou terminal esférico aço do trambulador é simples você mesmo conferir o estado dela, a pequena peça é esta que aparece nas imagens deste outro tópico, descarte essa possibilidade:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ou assista vídeo de um proprietário fazendo a troca:
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Embreagem Semi-automática x Manual Empty Re: Embreagem Semi-automática x Manual

Mensagem por valderifs Seg 23 Jan 2017 - 10:00



Pode ser realmente algo que não seja a embreagem do Cotó. 
.
E relação ao valor da embreagem, isso para mim é o maior assalto que a Mercedes fez contra o seu consumidor. 
.
Sim, dirão que é a estrela que tem no capô que faz o carro ter as peças mais caras. Oras, isso é até compreensível no fatídico MAF ou o AKS, ou até mesmo o FGS, cujos componentes não tem em outros carros. 
.
Mas colocar essa desculpa em uma embreagem que em outros carros, até mais modernos, custa até 1/5 do preço é ter síndrome de Estocolmo. 
.
Vamos lá, a embreagem original do Cotó é Sacks. Vamos ver embreagens Sacks de outros carros:
.
Honda Civic 1.7 - 899 reais
Corolla 1.6 até 2008 - 905 reais
Golf/Audi A3 1.6 - 680 reais (Luk)
Focus 2016 - 1240 reais (Luk)
.
Classe A 190 - 1950 reais.
.
Ou seja, não há nada de diferentes nos carros acima do Classe A. Todos tem BAS-ESP e ABS, claro, com seus nomes característicos. 
.
Não há indicativo que a embreagem do Classe A o faz ser mais econômico, potente e inquebrável. 
.
Saem da mesma linha de montagem. 
.
Concluindo, colocaria sem medo uma paralela, pois aliado ao alto custo desse componente, tem o fato de que para trocá-lo tem que baixar completamente o agregado, ao invés da troca nos demais carros.
valderifs
valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 315
Data de inscrição : 08/11/2015
Interesses : Mecânica do Classe A 190
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Embreagem Semi-automática x Manual Empty Re: Embreagem Semi-automática x Manual

Mensagem por Convidado 9 Seg 23 Jan 2017 - 13:48



Valderifs, 

Platô e disco Sachs do 1.6 sem atuador por exemplo já se acha faixa de R$ 1.000,00 na Lojas Americanas, Submarino e outras, nas lojas parceiras desses sites e em importadores independentes deve conseguir por menos.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Troca em Audi A3 por exemplo não baixa agregado, mas procedimentos não são tão simples e a mão de obra não é barata também. 

Saem da mesma linha de montagem. 
Creio que não, dizem que os kits Sachs e Luk de Mercedes não são produzidos no Brasil como acontece com os de outros veículos citados acima. 

Não há indicativo que a embreagem do Classe A o faz ser mais econômico, potente e inquebrável. 
Essa parte não entendi?! 

É sabido que quem garante transferência homogênea de torque é exatamente uma boa embreagem, produzida nas medidas adequadas de diâmetro, número de estrias, material correto e etc, embreagem inadequada pode causar danos volante do motor, ou não?
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Embreagem Semi-automática x Manual Empty Re: Embreagem Semi-automática x Manual

Mensagem por valderifs Ter 24 Jan 2017 - 14:10



Antônio, o que eu quis dizer que, pela custo da embreagem do Classe A, isso não torna o carro diferencial em relação aos outros carros, que usam também embreagens construídas pelas mesmas fábricas.
valderifs
valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 315
Data de inscrição : 08/11/2015
Interesses : Mecânica do Classe A 190
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Embreagem Semi-automática x Manual Empty Re: Embreagem Semi-automática x Manual

Mensagem por Convidado 9 Qua 25 Jan 2017 - 16:05



Sim, compreendi Valderifs.

Essa diferença de custos dos kits de embreagem OEM de W168 dizem que é decorrente de importação, vários fornecedores independentes como o João de Foz, Valdinei e outros dizem que tem dificuldades para obter kit OE Sachs para Classe A, nas Concessionárias falam que o Kit Sachs vem de fornecedor na Europa, Alemanha, enfim como já começou aparecer kits Sachs à venda no mercado paralelo, posso estar enganado mas imagino que acabando de vez esses acordos comerciais de distribuição via dealer creio que a tendência em breve seja preços igualarem aos dos kits de embreagem similares produzidos no Brasil pela Sachs e Luk pra outras montadoras.
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Embreagem Semi-automática x Manual Empty Re: Embreagem Semi-automática x Manual

Mensagem por patrick_rhamon Qui 26 Jan 2017 - 9:38



Galera, venho aqui para deixar como está até o momento a minha situação.
Irei leva a máquina em outro mecânico autorizado para averiguar, provavelmente amanhã, pois vou pegar folga na parte da tarde.
Já me preparando para o pior, segue os levantamentos que fiz:

Mecânico Neves CAR:
Recondicionamento: R$ 1500,00 (tira a embreagem, recondiciona e coloca no lugar e testa. Garantia de 6 meses).
Mão de obra: R$ 900,00 (substituição da embreagem antiga por uma nova).
Volante do motor: R$ 300,00 (ele alegou com todas as letras que se mexesse na embreagem teria que trocar o volante do motor).

Mecânico Star CAR (o que vou levar amanhã):
Mão de obra: R$ 800,00

Centro Automotivo (um amigo que é representante de vendas conseguiu desconto):
Mão de obra: R$ 500,00
Volante do motor: R$ 200,00 (se realmente precisar de mexer nele, irão acertar o original do carro).

Peças na concessionária:
Disco+Platô: R$ 1590,00
Atuador: R$ 700,00
Volante do Motor: R$ 2625,00

Peças em outras lojas (o mesmo amigo que é representante de vendas conseguiu pra mim estas peças):
Disco+Platô Mecarm: R$ 790,00
Disco+Platô Sachs: R$ 1030,00
Atuador: R$ 300,00


Até o momento foi esse o levantamento que fiz.

Vamos ver como vai ficar amanhã a situação do meu fiote, se der tudo certo, não precisarei desembolsar essa grana toda.
Com o resultado em mão, posto aqui minha experiência com o carro e com os mecânicos.

Abraço e obrigado a todos.
patrick_rhamon
patrick_rhamon
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 8
Data de inscrição : 17/06/2015
Interesses : Mercedes Classe A 190
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Espírito Santo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Embreagem Semi-automática x Manual Empty Re: Embreagem Semi-automática x Manual

Mensagem por valderifs Qui 26 Jan 2017 - 20:08



Recondicionamento não é uma boa idéia, já que o disco dura em média 40 mil quilômetros. 
A minha está indo para 120 mil, está chegando na hora de trocar. 
Telefonei à Concessionária DIVENA, onde obtive uma boa promoção: Kit completo (Disco, Platô e Atuador) por 1.600 reais. No ano passado eles estavam vendendo por 1450.
É, pelo tempo que se gasta essa embreagem, até que não está muito caro não.
valderifs
valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 315
Data de inscrição : 08/11/2015
Interesses : Mecânica do Classe A 190
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Embreagem Semi-automática x Manual Empty Re: Embreagem Semi-automática x Manual

Mensagem por Convidado 9 Sex 27 Jan 2017 - 4:24



Patrick, chegou conferir a haste do trambulador da foto que postei? 

Infelizmente tem mecânico que não conhece essa peçinha e condena o kit de embreagem.

Se há dificuldade de engatar marchas sem "arranhar" e o pedal está com pressão e altura certa é possível que haja problema no trambulador ou mesmo só no atuador.
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Embreagem Semi-automática x Manual Empty Re: Embreagem Semi-automática x Manual

Mensagem por patrick_rhamon Seg 30 Jan 2017 - 15:49



Então meus amigos, levei a um mecânico que trabalha SOMENTE com mercedes, após várias pesquisas aqui e na internet achei ele.
Star Car, é uma oficina especializada em mercedes (e realmente, só vi mercedes lá).
O cara olhou e condenou o platô apenas, porém, como o disco sofre o desgaste com o tempo, melhor trocar os dois.
Atuador e o volante do motor ele falou que, pelo funcionamento do carro, não há necessidade de mexer, pois não está dando tranco nem nada.
Comprei a peça hoje na concessionária: R$ 1597,00 e a não de obra vai ficar em R$ 800,00.
Peça com 1 ano de garantia.

Obrigado a todos pela ajuda e pela paciência.
Atenciosamente,
patrick_rhamon
patrick_rhamon
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 8
Data de inscrição : 17/06/2015
Interesses : Mercedes Classe A 190
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Espírito Santo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Embreagem Semi-automática x Manual Empty Re: Embreagem Semi-automática x Manual

Mensagem por Convidado 9 Ter 31 Jan 2017 - 2:19



Boa informação Patrick, essa especializada Mercedes não consta do rol do fórum, vamos abrir tópico à parte sobre ela na seção especializadas capixaba para colhermos maiores informações.
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Embreagem Semi-automática x Manual Empty Re: Embreagem Semi-automática x Manual

Mensagem por patrick_rhamon Sex 17 Fev 2017 - 10:26



Galera, venho deixar aqui o resultado da minha situação.

Fiz o serviço com a especializada (após o período de sufoco que passamos no ES, rsrsrs) e peguei o carro ontem.
Para minha surpresa, o mecânico falou que tinha outras coisas para mexer no carro, e pelo que vi, foi bem sincero da parte dele (o trabalho da oficina é bem profissional, isso tenho que assinar embaixo).
O trabalho ficou show de bola. O carro ta excelente (apesar dos acertos a serem feitos) e passando marcha suavemente.
No mais, mais que recomendado o trabalho dos técnicos da Star Car, podem ir sem medo.

Obs.: Foi apenas o platô quebrado mesmo (eu estou com a peça em casa) e não sei se compensa mandar para remanufaturar ele. O que acham?
patrick_rhamon
patrick_rhamon
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 8
Data de inscrição : 17/06/2015
Interesses : Mercedes Classe A 190
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Espírito Santo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Embreagem Semi-automática x Manual Empty Re: Embreagem Semi-automática x Manual

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos