Descarbonização da Turbina e do Coletor de Admissão - motor CDI diesel - ML 350

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Descarbonização da Turbina e do Coletor de Admissão - motor CDI diesel - ML 350  - Página 2 Empty Re: Descarbonização da Turbina e do Coletor de Admissão - motor CDI diesel - ML 350

Mensagem por Marcelo1 Sáb 7 maio 2022 - 1:54



Boa noite onde compra as borrachas vermelhas da turbina
Marcelo1
Marcelo1
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 1
Data de inscrição : 07/05/2022
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Descarbonização da Turbina e do Coletor de Admissão - motor CDI diesel - ML 350  - Página 2 Empty Re: Descarbonização da Turbina e do Coletor de Admissão - motor CDI diesel - ML 350

Mensagem por MRaposo Sáb 7 maio 2022 - 21:52



Marcelo1 escreveu:Boa noite onde compra as borrachas vermelhas da turbina
Boa noite Confrade,


Tem até no ML. Mas certifique-se de comprar original Mercedes-Benz.

O código da borracha da boca da turbina é  A6420940080 e a da que vem do respiro do motor é A6420940580.

Boa troca.

Cordialmente,

Raposo
MRaposo
MRaposo
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 351
Data de inscrição : 13/08/2016
Interesses : 4x4
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Distrito Federal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Descarbonização da Turbina e do Coletor de Admissão - motor CDI diesel - ML 350  - Página 2 Empty Re: Descarbonização da Turbina e do Coletor de Admissão - motor CDI diesel - ML 350

Mensagem por Dr.Foz Qui 8 Jun 2023 - 15:43



Boa tarde senhores!

Recentemente comprei minha primeira ML 350 2014 (OM642 258 cv BlueTEC) Conforme foi comentado no inicio do tópico, acho essencial realizar a limpeza da admissão que contam com recirculação de gases.

Acrescentando sobre os problemas relatados do atuador das borboletas, tenho conferido em varios videos do YT, onde se identifica a raiz do problema. Sendo justamente as borrachas vermelhas, pois quando elas "falham" ou desgastam acabam pingando oleo q fica acumulado na entrada da turbina, e adivinhem onde caem essas gotas de oleo? Justamente encima do atuador das borboletas, deteriorando o plástico e provocando a falha do motorzinho elétrico. Pelo que tenho pesquisado a solução é a troca de ditas borrachas, porém, acho interessante tb a substituição da famosa PCV (válvula de respiro) tanto a parte plástica como a parte metálica (sao duas pecas) já que é ela a responsável por deixar passar oleo para a turbina em primeiro lugar.

Agora acrescentando uma opção para a carbonização excessiva da admissão dos CDI, aparentemente já existe a possibilidade de desativar o sistema de tratamento de gases (EGR, DPF, AdBlue) via ECU. Estou considerando SERIAMENTE fazer essa modificação junto com a limpeza, pois esse sistema é a raiz do problema. Infelizmente esse sistema de tratamento só trouxe problemas, inclusive fazendo uma analise bem fria sobre a contaminação por NOX, que o motor teria a mais, temos o contraponto de motores rodando em pobre estado de conservação, por consequência maior emissão de gases por produção de pecas, etc. Sem contar melhor eficiencia por litro de combustível.

É ate por isso que os motores diesel mais novos estão eliminando os sistemas de recirculação para deixar exclusivamente o tratamento químico pos combustão vulgo ARLA.
Dr.Foz
Dr.Foz
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 3
Data de inscrição : 15/04/2023
Interesses : Mecanica
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Descarbonização da Turbina e do Coletor de Admissão - motor CDI diesel - ML 350  - Página 2 Empty Re: Descarbonização da Turbina e do Coletor de Admissão - motor CDI diesel - ML 350

Mensagem por MRaposo Sex 9 Jun 2023 - 16:48



Confrade Dr Foz,

Por um acaso hoje eu acabei de receber do mecânico minha ML 350, onde foi feito novamente o serviço de limpeza dos coletores de admissão, um pouco mais de 6 anos depois de ter realizado o serviço descrito no início deste tópico.

A ML está atualmente com quase 235 mil Km, indicando uma duração de 150 mil entre a primeira limpeza e a atual.


Nesta nova limpeza:

- Foram trocadas as juntas do coletor de admissão, da turbina, do resfriador da EGR e os selos do resfriador  de óleo de óleo.

- Foi trocado o atuador da admissão e as varetas que fazem a conexão com as borboletas.

- Além da limpeza dos coletores de admissão, foi realizada a descarbonização do resfriador da EGR e a remoção do resfriador de óleo para atualização do selo  para a versão de cor roxa.


Neste 2º procedimento observei o seguinte:

a) O atuador da admissão ( que tinha pifado ) estava limpo, o que contradiz a posição dos Youtubers que afirmam que o atuador pifa devido ao óleo pingar. Para mim ele pifou por idade.

b) Os coletores de admissão não estavam tão sujos, embora tenham rodado quase que o dobro que o da primeira vez. Acredito que seja efeito do Actioil que uso a cada 6 meses.

c) A EGR e o cano "cotovelo" estavam desobstruidos. Já o resfriador da EGR estava bem carbonizado. Foi necessário fazer limpeza química de retífica  para desencrustar a sujeira.

d) Para realizar este procedimeto é necessário ter além do atuador, todo um conjunto de juntas da admissão e da turbina.


Em relação a sua opinião sobre desativar a EGR minha opinião é a seguinte:

I - No OM642 a EGR não é a causa da carbonização da admissão. Na verdade EGR entupida é o efeito.

II -  Minha opinião é que a sujeira da admissão é proveniente do vapor de óleo que vem pela válvula PCV, que é excessivo. Este óleo entra pela turbina, condensa e acumula no ressonador, vai pro intercooler e posteriormente vai parar na admissão. Como não é Diesel, ele é mal queimado, contaminando a EGR.

III - Este excesso de vapor de óleo é gerado pela lubrificação da turbina, pois algum estagiário da Mercedes resolveu usar uma turbina que usa óleo em lugar de água. O problema é que o óleo de motor evapora a 235º e a turbina chega a 400º, ou seja o óleo do motor é cozinhado toda vez que passa pela turbina.

IV -  Trocar a válvula PCV não adianta (já fiz isto) e tampouco o retentor que fica sob a PCV (também já fiz isto).

V - Minha sugestão é um instalar Catch Can entre a válvula PCV e o sensor que vai na entrada da tubulação de ar da turbina. 

Cordialmente,

Raposo
MRaposo
MRaposo
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 351
Data de inscrição : 13/08/2016
Interesses : 4x4
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Distrito Federal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Descarbonização da Turbina e do Coletor de Admissão - motor CDI diesel - ML 350  - Página 2 Empty Re: Descarbonização da Turbina e do Coletor de Admissão - motor CDI diesel - ML 350

Mensagem por Dr.Foz Sáb 10 Jun 2023 - 11:08



Bom dia Raposo! E aos outros confrades!

Acho que nao tem melhor feedback, que aquele q vc acabou de passar pra gente! Alguém que possui a motorização na própria mão e vem realizando o trabalho de dar a manutenção necessária. 

Com o relato que acabou de retratar, fico otimista de ter meu carro por muitos kms mais! E abro a mente para optar por manter o sistema original e fazer dita manutenção / limpeza a cada 100k km.

Aproveitando sua participação no topico, poderia repassar os cuidados que vc faz com sua ML? Visando manter a saude do motor na melhor condição. (tempo de trocas de filtros, aditivos, etc?)

Desde já muito obrigado!
Dr.Foz
Dr.Foz
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 3
Data de inscrição : 15/04/2023
Interesses : Mecanica
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Descarbonização da Turbina e do Coletor de Admissão - motor CDI diesel - ML 350  - Página 2 Empty Re: Descarbonização da Turbina e do Coletor de Admissão - motor CDI diesel - ML 350

Mensagem por MRaposo Dom 11 Jun 2023 - 20:50



Dr Foz,

Neste tópico eu faço uma descrição do plano de manutenção que eu executo na minha ML 350 W164.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Vejo porém que você possui uma W166 enquanto que a minha é uma W164. Creio que os períodos de troca de óleo são diferentes.

Cordialmente,

Raposo
MRaposo
MRaposo
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 351
Data de inscrição : 13/08/2016
Interesses : 4x4
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Distrito Federal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Descarbonização da Turbina e do Coletor de Admissão - motor CDI diesel - ML 350  - Página 2 Empty Re: Descarbonização da Turbina e do Coletor de Admissão - motor CDI diesel - ML 350

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos