Mercedes220d 1973 Excesso de fumaca

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Mercedes220d 1973 Excesso de fumaca Empty Mercedes220d 1973 Excesso de fumaca

Mensagem por Juercio Nogueira Ter 29 Ago 2017 - 16:17



Boa Tarde Amigos,

Tenho a pouco mais de 1 ano MB 220d ano 1973, dei uma geral, troquei as borrachas, pintei, estofado novo, bomba injetora totalmente feita e acabei por conta de uma anti camara que quebrou fazendo o motor completo. Ai comecou o meu drama, depois que fiz o motor e a bomba o carro passou a emitir muita fumaca, mesmo depois de quente ou com o carro andando a fumaça e excessiva. 
Levei para retifica o carro varias vezes, ja atrasaram e adiantaram a bomba e nada, nao sei mas o que fazer. Podem me ajudar?
Juercio Nogueira
Juercio Nogueira
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 4
Data de inscrição : 29/08/2017
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Mercedes220d 1973 Excesso de fumaca Empty Re: Mercedes220d 1973 Excesso de fumaca

Mensagem por Rui Gabriel Ter 29 Ago 2017 - 19:09



   Juercio, antes de mais, seja bem vindo! Tenho uma 240D e muito me tenho informado sobre esses carros diesel.
   1° Qual é cor da fumaça? A cor da fumaça ajuda muito a identificar a origem do problema.
   2° Quem fez a retífica foi especializado em MB?
   3° A marcha lenta está estável?
   4° Os bicos passaram por limpeza e foram calibrados? Bicos sujos e mal calibrados também provocam muita fumaça.
   5° A anti camara que quebou, seria a pré camera de combustão?
   6° Bomba injetora fora de ponto costuma produzir fumaça. Creio que o ponto do seu 220D, assim como o do  meu, seja 24°, nem um grau a mais nem um a menos. Acho difícil que consigam acertar o ponto da bomba por tentativas, aproximando-a ou afastando-a do bloco do motor. Um grau a mais ou a menos faz toda a diferença.
   Abraços, Rui Gabriel
Rui Gabriel
Rui Gabriel
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 206
Data de inscrição : 03/04/2011
Interesses : automóveis antigos
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Mercedes220d 1973 Excesso de fumaca Empty Re: Mercedes220d 1973 Excesso de fumaca

Mensagem por Rui Gabriel Ter 29 Ago 2017 - 19:25



   Em tempo: Quem fez a retífica e montou o motor, sabia qual a folga das válvulas? O 220D tem como folga para a admissão 0.10 m/m e 0.40 m/m para as de escape. Essa folga é fundamental para uma boa queima do combustível.
   Uma outra pergunta: além da fumaça, há cheiro forte de diesel no escapamento?
Rui Gabriel
Rui Gabriel
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 206
Data de inscrição : 03/04/2011
Interesses : automóveis antigos
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Mercedes220d 1973 Excesso de fumaca Empty Re: Mercedes220d 1973 Excesso de fumaca

Mensagem por Juercio Nogueira Qua 30 Ago 2017 - 8:34



Bom dia Caro amigo,
Queria primeiro agradecer as boas vindas, dizer que é um prazer fazer parte deste seleto grupo.
Na questão do carro, para que você possa continuar a me orientar respondo em sequência:
1 A fumaça e cinza clara.
2 A retifica é especializada diesel, não tem experiência neste tipo de carro, por isso acredito que falta regulagem tanto de motor quanto da bomba.
3 Marcha lenta está estável
4 Fiz bomba e bicos
5 Isso, e a pre câmara
6 concordo.
7 Não há cheiro de diesel, nem óleo ou fumaça saindo pelo suspeito ou pela tampa do óleo. Descarga seca, saindo apenas fumaça e grande quantidade.
Juercio Nogueira
Juercio Nogueira
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 4
Data de inscrição : 29/08/2017
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Mercedes220d 1973 Excesso de fumaca Empty Re: Mercedes220d 1973 Excesso de fumaca

Mensagem por Rui Gabriel Qua 30 Ago 2017 - 9:48



   Bom Juercio, fumaça branca sugere duas coisas: ponto da bomba avançado, a queima do combustível não é completa, indo esse residual de diesel cru se evaporar no coletor de descarga fazendo uma fumaça branca que se torna mais espessa à medida que o motor esquenta. O ponto da bomba ajustado a 24° antes do ponto morto superior (OT) deverá resolver o problema.
   Presença de água no combustível ou passagem de água pela junta do cabeçote para os cilindros também provocam o aparecimento da fumaça branca. Como houve dano da pré câmara de combustão que fica no cabeçote, quem sabe se o conserto foi bem feito ou a superfície do cabeçote bem retificada. para verificar isso, observe se o nível da água do radiador baixa de forma suspeita.
   A título de curiosidade, há quem regule o ponto da bomba para 24° (ponto certo) quando o carro é usado em cidade. Para carros usados preferencialmente em estradas, tem quem atrase o ponto para 25° ou 26° graus, dá mais potência e melhor aceleração, porém, no trânsito da cidade eles produzem fumaça preta.
   Abraços, Rui Gabriel
Rui Gabriel
Rui Gabriel
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 206
Data de inscrição : 03/04/2011
Interesses : automóveis antigos
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Mercedes220d 1973 Excesso de fumaca Empty Re: Mercedes220d 1973 Excesso de fumaca

Mensagem por Rui Gabriel Qua 30 Ago 2017 - 10:03



   Outra dica para por a bomba no ponto, os bombistas diesel experientes que são, usam o método de gotejamento da primeira saída da bomba para o bico injetor do primeiro cilindro. Resumidamente, é desconectado o tubo do injetor do primeiro cilindro e conectado um tubo em "U" à primeira saída da bomba, virado pra baixo para gotejar. No caso das 220D, rodando grau a grau a polia do eixo de manivela e bombeando manualmente a bomba injetora, esse tubo em "U" deverá começar a gotejar aos 30° antes de OT, atingindo o gotejamento de uma gota por segundo aos 24° que é o ponto certo. Se isso não acontecer, a bomba está fora de ponto. 
   Abraços, Rui Gabriel
Rui Gabriel
Rui Gabriel
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 206
Data de inscrição : 03/04/2011
Interesses : automóveis antigos
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Mercedes220d 1973 Excesso de fumaca Empty Retorno

Mensagem por Juercio Nogueira Qua 30 Ago 2017 - 12:29



:clapping:
Caro amigo,

Passei todas as suas informações para a retifica, vou aguardar como vai ficar agora, agradeço imensamente seu auxilio.
Juercio Nogueira
Juercio Nogueira
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 4
Data de inscrição : 29/08/2017
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Mercedes220d 1973 Excesso de fumaca Empty Re: Mercedes220d 1973 Excesso de fumaca

Mensagem por Rui Gabriel Qua 30 Ago 2017 - 13:26



   Vamos torcer para que eles deixem o motor do carro em ordem, acredito que sim. Outra dica importante é o comprimento das duas hastes que vão da borboleta de entrada de ar até à conexão na tampa de válvulas, e da que vai dali até à alavanca da bomba. Como o seu carro deve ser 1ª fase, a regulagem do comprimento da primeira é de 310 m/m e da segunda, a que vai para a bomba, é de 205 m/m, isto considerando exatamente o centro dos encaixes esféricos. Essa regulagem não interfere na emissão de fumaça, e sim no consumo de combustível, potência, torque de aceleração, marcha lenta... etc.
   Tem um site riquíssimo em informações sobre nossos carros, ideal se dominar a língua inglesa: http://eva2.homeip.net/W115/program/ e para a regulagem do comprimento das hastes:http://eva2.homeip.net/W115/program/Engine/615/30-300.pdf
Rui Gabriel
Rui Gabriel
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 206
Data de inscrição : 03/04/2011
Interesses : automóveis antigos
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Mercedes220d 1973 Excesso de fumaca Empty Re: Mercedes220d 1973 Excesso de fumaca

Mensagem por Juercio Nogueira Qui 21 Set 2017 - 14:35



Boa tarde,

Preciso do seu auxilio, o mecanico que esta regulando as haste do acelerador esta com duvidas sobre a abertura do vacuo. Eu passei para ele as sua informacoes sobre a medida das hastes, ainda assim o carro esta preso, quando chega um determinado giro ele nao acelera mais, mas quando vc acelera direto nas hastes na borboleta acelera muito mais.
Alguma dica, tem alguem que vc indique que ele possa falar por telefone?
Juercio Nogueira
Juercio Nogueira
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 4
Data de inscrição : 29/08/2017
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Mercedes220d 1973 Excesso de fumaca Empty Re: Mercedes220d 1973 Excesso de fumaca

Mensagem por Rui Gabriel Qui 21 Set 2017 - 20:01



Olá Juercio, boa noite,
   Não entendi direito o que é a abertura do vácuo, mas creio que talvez seja a abertura da borboleta de entrada de ar. Se for, e pelas informações que tenho, pisando fundo no pedal do acelerador até ao esbarro no assoalho do carro, ela deverá ficar na posição horizontal de 90°. Se não ficar, tem como deixá-la a 90° regulando o comprimento da haste vertical do lado direito do motor (passa perto do coletor de descarga e admissão) e que vem do acelerador. Infelizmente não tenho ninguém conhecido que mexa com esses carros, tudo que foi feito no meu carro fui eu mesmo que fiz através de muita pesquisa na internet somada há minha habilidade. Ainda quanto ao meu carro, quando o comprei, ele se desgoelava todo para passar a 3ª marcha e logo perdia força. Com a regulagem das hastes, passou a ter uma aceleração boa, para carro diesel antigo  claro, pedindo a 4ª marcha entre 55/60 km/h. Antes de comprar o meu, andei interessado num w123 300D e o proprietário na época indicou-me um mecânico "expert" em  diesel  em  Itaipu, Niterói, que segundo ele é fera nesses carros. Eu vi o carro dele antes e depois de passar por lá e realmente ele fez um milagre, principalmente na questão da emissão de fumaça. O nome dele é Evandro, tel. 970463582 mas deixo claro que nunca usei os serviços dele, até por que o meu carro não precisou.
   Abraços, Rui Gabriel
Rui Gabriel
Rui Gabriel
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 206
Data de inscrição : 03/04/2011
Interesses : automóveis antigos
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Mercedes220d 1973 Excesso de fumaca Empty Re: Mercedes220d 1973 Excesso de fumaca

Mensagem por Rui Gabriel Qui 21 Set 2017 - 20:17



   Juercio, acrescento ainda, que segundo o proprietário do W123 300D, esse técnico diesel tem toda a aparelhagem necessária para calibrar bombas e bicos injetores, é uma pessoa muito honesta e conscienciosa em relação a preços etc. e tal... mas não posso confirmar nada por não o conhecer pessoalmente.
   Abraços, Rui Gabriel
Rui Gabriel
Rui Gabriel
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 206
Data de inscrição : 03/04/2011
Interesses : automóveis antigos
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Mercedes220d 1973 Excesso de fumaca Empty Re: Mercedes220d 1973 Excesso de fumaca

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos