Trancos transmissão ao engatar D (drive) e R (ré) - não troca marchas - erro 147?

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Mensagem por Otávio C280 em Sex 10 Maio 2019 - 0:19



Bom dia.
Tenho um C280 1998 câmbio 722.6.
Fiz a troca da placa eletrônica por uma original MB, do filtro, e foi completado o óleo  do câmbio, pois havia menos de 10 mil km que tinha trocado o óleo e filtro (manutenção), e ele estava limpo, assim como o cárter e o imã. 
Passados poucos dias da troca da placa, o câmbio apresentou trancos ao engatar o D e a R  e as trocas de marchas pararam. O scanner apresentou erro 147 (engrenagem é  esporadicamente implausivel ou a transmissão escorrega esporadicamente).
Comprei uma vareta 1200mm e hoje medindo o óleo da transmissão observei que está  acima da marca 80°.
Pela experiência dos confrades, será o excesso de óleo o motivo dos trancos em D e R, e do modo emergência do câmbio (não há troca das marchas)?
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Mensagem por Antônio Elias em Sex 10 Maio 2019 - 17:56



[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Bom dia.
Tenho um C280 1998 câmbio 722.6.
Fiz a troca da placa eletrônica por uma original MB, do filtro, e foi completado o óleo  do câmbio, pois havia menos de 10 mil km que tinha trocado o óleo e filtro (manutenção), e ele estava limpo, assim como o cárter e o imã. 
Passados poucos dias da troca da placa, o câmbio apresentou trancos ao engatar o D e a R  e as trocas de marchas pararam. O scanner apresentou erro 147 (engrenagem é  esporadicamente implausivel ou a transmissão escorrega esporadicamente).
Comprei uma vareta 1200mm e hoje medindo o óleo da transmissão observei que está  acima da marca 80°.
Pela experiência dos confrades, será o excesso de óleo o motivo dos trancos em D e R, e do modo emergência do câmbio (não há troca das marchas)?
Otávio, essa placa de comando foi comprada nova na caixa MB? Qual scanner foi usado na leitura? Foi completado mesmo óleo caixa já estava preenchida?

Detalhe, 98 o sistema é digital e deveria haver retorno de resultados códigos OBDII na varredura, a maioria scanners comuns não lêem W210, CLK 208, W202 e W129 dessa fase, não conheço erro 147 em W202, existe B147 sistema injeção HFM analógico até 96 e 147 para sensor evaporador ar condicionado W140 96/97 sistema digital [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.], de qualquer forma o nível de óleo da transmissão estando o motor temperatura de serviço não fica acima da marca máxima, tem ver como a leitura nível está sendo feita, trancos pode ser várias causas além excesso de óleo, passar Star ou scanner com programa certo para ter certeza se há problema relacionado à eletrônica, causam trancos tomada da caixa, placa de comando, baixa tensão, óleo fora de especificação e etc.

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Mensagem por Otávio C280 em Sex 10 Maio 2019 - 22:12



Boa noite Antônio Elias.
A placa é nova e na cx MB.
O scanner usado não foi o Star. Desconheço o fabricante. 
O óleo foi completado, pois tinham 10 mil km que havia trocado e não  haviam limamlhas no imã do cárter.
A bateria é nova.
Óleo está dentro das especificações e agora no nível.
Foi usa do a ferramenta eletrônica novamente.
Tranco, assim com o modo emergência persistem quando o óleo aquece.
Erro 147 do scanner não é um problema eletrônico e sim "mecânico", segundo a análise do especialista em câmbio da cidade. Não é corrigido/apagado combo uso do scanner.
O MB está na oficina, onde será retirado do câmbio na próxima segunda. O investimento é alto mas a paixão pela estrela é maior. 
Muito obrigado por sua atenção.
Abraço.
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Mensagem por Seissler em Sab 11 Maio 2019 - 7:31



ola,

genérico scanear nao vale pena em maioria do casos. mais novo carros melhor mas no época mais antigo raramente.

mas o primeiro informação em caso nao eletrotécnica muito vezes este peca quebrar:

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eu tem este problema tambem na minha 722.3 mas o efeitos do problema minimal, possível o 722.6 com mais reações.

acima deste o 722.6 com um conector interna no caixa e banhar no óleo. no manutenção correto deste conector sempre receber um novo borracho. em caso mecânicos comum economizar o obra. consequência com tempo o oleo ATF entrar no modula e destruir dele. no final custa muito mais vs um correto manutenção.

o Stardiagnosis descrever o códigos muito mais claro.

Ao descrever que óleo e como o trabalho foi feito, eu sempre quero saber disso exatamente, porque o que o mecânico comum evtl. ja tem um erro com consequências. Sempre eles falar todo certo e original - p.e. em meu caso eu abre o caixa, e jogar diretamente com forca o chinesa filtro no lixo! Infelizmente precisar controlar 100% no maioria do oficinas! Logo alguns trabalhar correto e perfeito mas logicamente eles custou muito dinheiro que valor muito mais vs uma obra que causa defeitos caros.

p.e. o mecânico drenagem o ATF tambem no tambor do conversor? em caso sua 722.6 ja nao mais tem uma parafusa do drenagem, complicar o trabalho. hoje em muito vcs eles nao curte este sujeira trabalho e simplesmente substituir so no carter o oleo. efeito somente ca 50% estou substituído. etc etc etc...

att
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Mensagem por Raf em Seg 13 Maio 2019 - 14:34



Olá confrade, segue o link como problema semelhante e resolvido.
Quem sabe ajuda:
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Mensagem por Antônio Elias em Seg 13 Maio 2019 - 22:24



[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Boa noite Antônio Elias.
A placa é nova e na cx MB.
O scanner usado não foi o Star. Desconheço o fabricante. 
O óleo foi completado, pois tinham 10 mil km que havia trocado e não  haviam limamlhas no imã do cárter.
A bateria é nova.
Óleo está dentro das especificações e agora no nível.
Foi usa do a ferramenta eletrônica novamente.
Tranco, assim com o modo emergência persistem quando o óleo aquece.
Erro 147 do scanner não é um problema eletrônico e sim "mecânico", segundo a análise do especialista em câmbio da cidade. Não é corrigido/apagado combo uso do scanner.
O MB está na oficina, onde será retirado do câmbio na próxima segunda. O investimento é alto mas a paixão pela estrela é maior. 
Muito obrigado por sua atenção.
Abraço.
Otávio, pelos seus relatos acredito que o problema é diferente do tratado no tópico que fala sobre falhas em redução e mudança no funcionamento da caixa após 2 partidas e etc, acompanhe vou separar os seus posts.

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Mensagem por Antônio Elias em Seg 13 Maio 2019 - 22:55



Otávio, fiz uma nova pesquisa sobre código 147 em W202, de fato nos modelos 97 acima existe uma descrição complementar da avaria principal, aí um código OBDII específico MB, geralmente P0700 (mal funcionamento do sistema de controle da transmissão) e junto aparece "sub-código" que pode ser o 147 que é descrito na tradução como "engrenagem implausível, caixa engrenagens deslizando", no seu caso W202 pós 97 tem que haver um código principal da anomalia, há relatos na web alguns casos extremos em que há danos na transmissão (aparentemente não é seu caso acho, seria ao meu ver se houvesse presença de limalhas e aspecto/cheiro de queimado no óleo) resolve com troca de solenóides ou guias de válvulas ou o famosos rolamentos K2, aqui um exemplo do mesmo problema no exterior avaria P0700 complementada com erro 147 específico de W202.
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Exemplificando, se encontrar presente e atual código P0700 este é apenas informativo, a conclusão depende da análise de outros códigos relacionados a sensores e atuadores para resolver o problema. É importante saber que código OBDII é esse.

Pelas minhas anotações os códigos mais comuns para problemas no 722.6 além de P0700 são: P0720 (mau funcionamento do circuito do sensor de velocidade de saída), P0715 (falha circuito velocidade entrada turbina - placa do condutor da transmissão ou problema no conector de 13 pinos); P0716, P0717 P0718 (falha circuito de velocidade de entrada, desempenho fora faixa intermitente, sem sinal); P0719 (circuito do interrruptor do freio do conversor de torque está baixo).

Relevante é que todos esses códigos comuns apontam para mau funcionamento do trem de força, problemas típicos de transmissão e não do motor/mecânica geral.

Em todos esses códigos a caixa fica presa na 2a. marcha, a troca marchas não acontece de forma correta, a velocidade fica limitada a 48 km/h ou 30 MPH, acende luz espia painel e a rotação do motor fica mais alta. 

A primeira coisa checar é o conector de 13 pinos da tomada. Ele é que o chicote elétrico que faz a comunicação com o corpo de válvulas que está dentro da caixa. 

Importa que nas soluções mais comuns que são substituir a tomada e/ou a placa de comando essa você já trocou, então resta conferir a tomada, troca de peças no corpo de válvula é mais difícil acontecer.

Outra questão que vejo no seu caso é a seguinte: quando se abre uma caixa para fazer manutenção, além do aspecto do óleo, limpeza de imã e etc tem que ser conferido no corpo de válvula se há alguma mola quebrada, solta e etc que possa trazer mal funcionando na transmissão e impedir a atuação de algum sensor, alguns solenóides basta ver no diagrama do 722.6 que dá para substituir sem desmontagem completa das engrenagens da caixa, mas como a placa foi trocada quase certo que o mecânico mexeu no corpo de válvula, se houve durante a troca do óleo algum ajuste no corpo de válvulas pode ser necessário espetar Star para fazer resincronização e reiniciar as configurações da transmissão, scanner genérico não faz.  

Veja com seu mecânico qual foi o código OBDII que apareceu na varredura junto com descrição de erro 147 e poste no tópico por fineza. 

Enfim, apenas para tentar entender melhor o problema com relação a sintomas: 
1) com o carro parado, motor ligado, aparece ruído de chiado como se fosse correia deslizando quando engrena o drive e a ré? 
2) No chicote elétrico foi substituída a tomada da caixa? 
3) Tem sinal de vazamento de óleo nessa tomada 13 pinos?
4) a placa que foi trocada foi a que fica no topo do corpo de válvulas?


Última edição por Antônio Elias em Ter 14 Maio 2019 - 0:15, editado 2 vez(es) (Razão : texto)

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Mensagem por Antônio Elias em Ter 14 Maio 2019 - 0:29



Otávio, não sei se você tem abertura para isso com o seu mecânico, te sugiro mostrar a ele este vídeo e veja com ele se a manutenção no corpo de válvulas foi feita corretamente e se ficou algum passo para trás principalmente a parte de revisão do conector de 13 pinos; observe nas imagens a posição interna no corpo de sensores importantes no funcionamento da caixa como o de velocidade, no áudio dicas do torque certo de 71 libras nos reapertos de parafusos e etc. 

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Mensagem por Otávio C280 em Dom 19 Maio 2019 - 15:47



Boa tarde Antônio Elias.

Estou muito agradecido por sua atenção.

Por coincidência, o mecânicome enviou este vídeo para mim.

Na ferramenta eletronica aparece apenas o código  147 e a descrição que fiz acima.

Em resposta às perguntas:
1) carro ligado e parado não  aparece nenhum barulho. Apenas o silencioso motor V6.
2) A tomada não foi substituída por está aparentemente boa.
3) Sem sinal de vazamentos na tomada.
4) A placa torcada foi a do vídeo  que me enviou. 

O câmbio foi todo desmontado na quinta 16/5.

Amanhã irei lá  para vê-lo limpo, mas a princípio foi uma vedação de metal que gastou e fez vazar a pressão do fluido e patinar os discos de composite. Alguns disco superaqueceram e ficaram com marcas de queimado. 

Até o fim do mês as peças  chegarão e o câmbio será montado.

Mandarei notícias e fotos.

Muito obrigado pela atenção. 

Abraço.
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Mensagem por Antônio Elias em Dom 19 Maio 2019 - 19:17



Por nada Otávio. É um prazer auxiliá-lo dentro do que me é possível; que bom o seu mecânico referenciou o mesmo vídeo, material excelente. No meu modo de ver a sua resposta à pergunta Nr 1 é indicativo de que a quebra da vedação não trouxe danos de maior monta na caixa, vejo uma revisão bem feita como um bom investimento nessas transmissões, ficamos no aguardo de novidades, sucessos nos reparos.

Abraços.

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Mensagem por Otávio C280 em Dom 19 Maio 2019 - 19:53



[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] disse:
"Olá confrade, segue o link como problema semelhante e resolvido.
Quem sabe ajuda:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.][/quote]

Boa noite Raf.

Pelo que li no seu post, o problema é semelhante. Falta de pressão  do fluído.

No caso do câmbio do meu MB,  a falta da pressão  se deve a desgaste de uma vedação de metal que fez a pressão do fluído vazar e patinar os discos de composite.

O defeito foi detectado por ferramenta eletrônica,  mas não conseguimos apaga-lo por não problema eletrônico.

Apenas ao desmontar que detectamos.
.
Até o fim do mês o carro estará funcionando.

Muito obrigado pela atenção.

Abraço.
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