Ventoinha não aciona quando liga o Ar Condicionado - C280 1995

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Ventoinha não aciona quando liga o Ar Condicionado - C280 1995 Empty Ventoinha não aciona quando liga o Ar Condicionado - C280 1995

Mensagem por Silotto Qui 13 Ago 2020 - 12:39



Boa tarde, pessoal!
Comprei semana passada o meu primeiro Mercedes, uma C280 1995, Branca com interior Azul, e estou apaixonado pelo carro! :)
Reparei que a temperatura subiu até 100 graus com o transito pesado e o ar ligado, hoje testei sem o ar ligado e ficou na faixa dos 85.
Lendo alguns outros tópicos vi que a ventoinha desse carro deve acionar toda a vez que o AC é ligado (confere?), as ventoinhas do meu só estão acionando quando a temperatura chega próxima dos 100 graus.
Gostaria de saber qual é o relê ou qual dispositivo que aciona a ventoinha quando o AC é ligado, e qual a localização dele no carro para que eu possa verificar.
Agradeço desde já a todos, com certeza ainda surgirão algumas dúvidas, mas estou feliz demais com a aquisição.
Grande abraço!
Silotto
Silotto
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 9
Data de inscrição : 12/08/2020
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Ceará
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ventoinha não aciona quando liga o Ar Condicionado - C280 1995 Empty Re: Ventoinha não aciona quando liga o Ar Condicionado - C280 1995

Mensagem por Marujo_BSB Qui 13 Ago 2020 - 14:14



Silotto meu caro, vc vai observar que os carros desta decada operam com temperaturas mais altas mesmo. è normal chegar a 90-95 graus. Não sei os parametros de cor mas algum confrade pode ajudar. Nao conheco o seu modelo e não posso falar sobre as ventoinhas, mas a minha sugestão para um carro recem adquirido como o seu é logo trocar o fluido de arrefecimento TODO. Esgotar e trocar.

os fluidos de arrefecimento para seu carro atendem a norma BEVO 325.0 e estao disponiveis aqui:

Internacional:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Nacional (com fluidos nacionais disponiveis em nosso mercado):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Pra não ter erro, use o Mobil GS333 plus. Melhor q tem.


Última edição por Marujo_BSB em Qui 13 Ago 2020 - 14:28, editado 1 vez(es)
Marujo_BSB
Marujo_BSB
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 2872
Data de inscrição : 12/01/2015
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Distrito Federal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ventoinha não aciona quando liga o Ar Condicionado - C280 1995 Empty Re: Ventoinha não aciona quando liga o Ar Condicionado - C280 1995

Mensagem por Marujo_BSB Qui 13 Ago 2020 - 14:16



Silotto, ha um tempo atras fiz um post sobre assunto compra que segue abaixo e pode te ajudar:

=============================================================
A primeira coisa a fazer com um carro que pertenceu a um dono desleixado é trocar todos os fluidos e filtros. Com isso, acredito que você já eliminará grande parte dos seus problemas futuros. Então, a ordem seria:
— Troca do óleo do motor e filtro;
— Troca do filtro de ar do motor;
— Troca dos filtros de pólen do ar-condicionado e filtro de carvão ativado;
— Troca do filtro de combustível;
— Troca do fluido do radiador com esgotamento total.
— Troca do fluido do freio com esgotamento total.

Oleos recomendados de acordo com a norma BEVO apropriada ao seu modelo e motor
Filtros de marcas reconhecidas, como Hengst, Mann, Mahle. Evitar Tecfil, Wega e similares, exceto para o ar-condicionado pois nao tem a capacidade de "destruir" seu carro.

Depois pense em trocar o óleo e filtro da transmissão.

Aproveite e faça uma inspeção nas pastilhas de freio, discos e mangueiras. Se tiver duvida, troque.

Duvida sobre óleo?
Aqui: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Minha recomendação é que você nunca faça certos tipos de serviço com quem não conhece Mercedes

Verifique aqui no forum os líquidos recomendados bem como compre os filtros com os fornecedores recomendados pelo fórum.
Veja no post Caminho das pedras as oficinas recomendadas na sua região .
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Veja com os confrades da area, quais as oficinas  recomendadas.
Se você fizer isso já terá contribuído para melhorar muito a situação de seu carro.
Depois visite a partir do Fórum dedicada a sua carroceria e seja feliz!
===================================================
Marujo_BSB
Marujo_BSB
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 2872
Data de inscrição : 12/01/2015
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Distrito Federal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ventoinha não aciona quando liga o Ar Condicionado - C280 1995 Empty Re: Ventoinha não aciona quando liga o Ar Condicionado - C280 1995

Mensagem por Silotto Qui 13 Ago 2020 - 14:43



Obrigado pelas dicas, Marujo!
O carro está muito bem cuidado, era de segundo dono, todas as revisões e fluidos em dia, as ultimas feitas em concessionária inclusive.
Mas ele rodava muito pouco com o carro, apenas curtos trechos nos finais de semana, então imagino que agora que estou usando mais o carro em condições de transito o carro começou a mostrar alguns pontos que tenho que me atentar.
Suspensão está perfeita e macia, sem barulho algum.
De qualquer maneira vou trocar todos os fluidos, óleos e filtros conforme você falou.
Comprei também um sensor novo de rotação que preciso instalar, o carro demora a pegar com o motor quente e imagino que seja esse o problema pelo o que pesquisei.
Ainda não achei a localização do sensor de rotação, se alguém tiver uma foto de onde ele fica eu agradeço.
Abraços!
Silotto
Silotto
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 9
Data de inscrição : 12/08/2020
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Ceará
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ventoinha não aciona quando liga o Ar Condicionado - C280 1995 Empty Re: Ventoinha não aciona quando liga o Ar Condicionado - C280 1995

Mensagem por Marujo_BSB Qui 13 Ago 2020 - 14:56



Pode ajudar:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Marujo_BSB
Marujo_BSB
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 2872
Data de inscrição : 12/01/2015
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Distrito Federal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ventoinha não aciona quando liga o Ar Condicionado - C280 1995 Empty Re: Ventoinha não aciona quando liga o Ar Condicionado - C280 1995

Mensagem por Silotto Qui 13 Ago 2020 - 17:51



Acabei de passar em uma oficina de ar-condicionado de confiança, ele testou e está tudo certo!
Ele me explicou mas não sei se vou conseguir explicar da forma correta, as ventoinhas acionam quando o sistema do ar condicionado sobe até uma certa pressão, depois que essa pressão baixa elas desligam, ele mediu tudo e está tudo em ordem. Então, vou fazer com o Marujo sugeriu, a limpeza completa do sistema de arrefecimento e colocar o liquido correto e acompanhar. Obrigado pela ajuda. Abraços
Silotto
Silotto
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 9
Data de inscrição : 12/08/2020
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Ceará
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ventoinha não aciona quando liga o Ar Condicionado - C280 1995 Empty Re: Ventoinha não aciona quando liga o Ar Condicionado - C280 1995

Mensagem por Marujo_BSB Qui 13 Ago 2020 - 20:59



De nada! Abraços e boa sorte!
Marujo_BSB
Marujo_BSB
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 2872
Data de inscrição : 12/01/2015
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Distrito Federal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ventoinha não aciona quando liga o Ar Condicionado - C280 1995 Empty Re: Ventoinha não aciona quando liga o Ar Condicionado - C280 1995

Mensagem por Marcelo santos Qua 17 Mar 2021 - 5:45



Bom dia! Tenho uma c 280 ano 2007.! E a ventoinha  estava ligando em alguns momentos . Eu ligava o carro ligava o ar condicionado e a ventoinha armava outras vezes não . No painel esta aparecendo o símbolo do aquecimento porém a temperatura no ponteiro marca entre 85 a 90 .! Um mecânico me disse poder ser a bateria , depois fluido  (estava ok) e por último a ventoinha!! Alguém pode ajudar .!
Marcelo santos
Marcelo santos
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 7
Data de inscrição : 16/03/2021
Interesses : Trocas de conhecimento
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Ceará
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ventoinha não aciona quando liga o Ar Condicionado - C280 1995 Empty Re: Ventoinha não aciona quando liga o Ar Condicionado - C280 1995

Mensagem por Karl Fass. Qua 17 Mar 2021 - 8:18




as ventoinhas acionam quando o sistema do ar condicionado sobe até uma certa pressão, depois que essa pressão baixa elas desligam


Perfeito. Isso aliado à temperatura do motor
avatar
Karl Fass.
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 8431
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : Mercedes antigas
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ventoinha não aciona quando liga o Ar Condicionado - C280 1995 Empty Re: Ventoinha não aciona quando liga o Ar Condicionado - C280 1995

Mensagem por Marcelo santos Qua 17 Mar 2021 - 8:41



Obs: não tenho andado no carro apenas ligando  até resolver o problema.! A ventoinha do meu carro está ligando hora sim hora não.! As vezes ligo o carro ligo ar condicionado espero a temperatura chegar a 85 - 90 e as vezes a ventoinha arma e as vezes não arma.! Acredito ser algum modelo que aciona a ventoinha que esteja com problema. Já conferi fluido . Obrigado pela atenção.
Marcelo santos
Marcelo santos
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 7
Data de inscrição : 16/03/2021
Interesses : Trocas de conhecimento
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Ceará
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ventoinha não aciona quando liga o Ar Condicionado - C280 1995 Empty Re: Ventoinha não aciona quando liga o Ar Condicionado - C280 1995

Mensagem por Marcelo santos Qua 17 Mar 2021 - 8:42



Digo algum módulo.!
Marcelo santos
Marcelo santos
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 7
Data de inscrição : 16/03/2021
Interesses : Trocas de conhecimento
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Ceará
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ventoinha não aciona quando liga o Ar Condicionado - C280 1995 Empty Re: Ventoinha não aciona quando liga o Ar Condicionado - C280 1995

Mensagem por Marcelo santos Sáb 20 Mar 2021 - 7:39



Bom dia! Problema resolvido com a troca da ventoinha .!
Marcelo santos
Marcelo santos
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 7
Data de inscrição : 16/03/2021
Interesses : Trocas de conhecimento
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Ceará
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ventoinha não aciona quando liga o Ar Condicionado - C280 1995 Empty Re: Ventoinha não aciona quando liga o Ar Condicionado - C280 1995

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos