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Mensagem por Gaby Iskandar em Qua 14 Jan 2009 - 3:36



pessoal , tudo bem?
gostaria de saber se tem algum problema em ficar mudando a alavanca de posiçao. Exemplo.

estou a 40km/h, e mudo a alavanca na posiçao 2 pisando tudo..
ou estou a 140 e mudo a alavanca na posiçao 3 pisando tudo..

estraga o cambio?
abraços
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Mensagem por Andre Buss em Qua 14 Jan 2009 - 7:01



Só vai desgastar mais.
Deixe em D e use o kickdown, deixe o computador calcular qual é a melhor marcha para o momento.
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Mensagem por ATS em Qua 14 Jan 2009 - 9:45



Haverá maior desgaste, mas as posições foram feitas para usar mesmo, "como se fosse" um câmbio semi-automático (sem embreagem).

Verifique as condições de uso no manual, acho que o João e o Ulysses poderão dar umas dicas também (como cambiar uma 500 SEC Twisted Evil )
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Mensagem por Convidad em Qua 14 Jan 2009 - 10:06



Pessoal,

Da onde vcs tiraram o maior desgaste?

1 Kickdown joga a aceleração máxima no motor e da um tranco no cambio. Pessoal, potencia média de MB classe C é uns 200HP pra mais, Isso é suave? Até a mulher reclama quando se faz isso.

2 Não sei como é o Classe A, mas todas as MB tem grelha exatamente para o motorista poder trocar de marcha sem olhar para o cambio. Carro com 200HP tração traseira, tem que ser conduzido na marcha correta se estiver em velocidada alta. Alemão anda em autobanh, estradas com curva, entende do assunto, não é americano que tem mais estradas retas. Alias carros americanos normalmente não tem grelha no cambio. Sem grelha, vc tem que tirar o olho da estrada para reduzir, logo é perigoso. Com a grelha, o motorista( que se liga nesse tipo de coisa0 sabe exatamente qual a marcha engatada e não precisa se distrair.

O Ulysses comentou outro dia que no manual da SEC, acho, recomendava a redução manual. Se vc pegar uma ladeira é 10x mais suave vc reduzir o cambio do que enfiar o pé para o carro responder.
Sobe a serra de Campos de Jordão com o carro em D, o tempo inteiro coloca D, vc tem que reduzir a velocidade na curva, a rotação cai, de novo aperta o acelerador engata o D, fica uma sequencia intermináveis de trancos na transmissão. Se vc travar o cambio em 4, ou em 3 conforme o aclive, a viagem fica muito mais suave, o carro sofre muito menos e dificilmente vc terá que afundar o pé para o carro responder.

Assunto interminável, mas resumindo. A situação era tão obvia que nos cambios modernos colocaram o Tip que é rigorosamente a mesma coisa, uso manual de cambio automatico. Ocorre que como sempre a MB está anos na frente do resto do pessoal, a colocação da grelha foi a forma de deixar os carros automáticos em igualdades de condições aos manuais, numa condução mais rápida e segura. Isso já faz uns 40 anos.
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Mensagem por MarcosPR em Qua 14 Jan 2009 - 10:33



Concordo com o João, fica mais suave dessa forma.

No trânsito de Curitiba, a condução da 280E é muito mais agradável em 3 (em 'S'), e dependendo da ladeira, em 2, sem precisar, necessariamente, pisar fundo.

Aprendi com o 'padrinho'... :P
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Mensagem por Convidad 1 em Qua 14 Jan 2009 - 14:11



Amigos,

o que o João disse é verdade. Pode e deve-se utilizar a alavanca manualmente, pois isso em nada prejudica ou acelera o desgaste do câmbio.

Até porquê, se a velocidade estiver incompatível com a marcha escolhida ela não engata. Nos manuais do proprietário das 107 e das 126, por exemplo, está escrito que você deve mover a alavanca para outra posição caso necessário (mudança manual). No da 140 eu não lembro, mas deve ter essa observação também.

Usar o kick-down significa tudo ou nada: o câmbio reduz a marcha mas ao mesmo tempo acelera fundo, se você solta um pouco o acelerador ele já sobe a marcha novamente. Ou seja, forçou o motor, gastou gasolina e poluiu o ar à toa...

Já no "modo tip" você mantém a marcha mais baixa, preservando o torque sem precisar aumentar a aceleração. Você tem mais desempenho de maneira mais racional.

Para falar a verdde, eu confio mais no manual que no kick-down em termos de rapidez na redução. Mesmo em situações de extrema necessidade como por exemplo numa ultrapassagem onde você quer retornar logo à sua faixa.

Na cidade normalmente eu deixo o câmbio em 3 e na estrada deixo em D, se necessário reduzindo manualmente para 3 ou mesmo 2.

Abraço!
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Mensagem por Luiz Abradjin em Qua 14 Jan 2009 - 14:28



adquiri outra w202, é exatamente como o administrator disse!

mas a pergunta do Iskandar nas entrelinhas tb questiona se é seguro trocar de D p/ 3 ainda pisando fundo no acelerador, que é o "tranco" mencionado, o que eu faço é perceber a troca de engrenagens e aí sim eu volto a pressionar o acelerador, a troca é imediata, mas ter o motor rodando alto na exata troca de marchas, é seguro? há mecanismos que controlam esse torque e como isso funciona? eu que tenho uma tenho muitas dúvidas ainda
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Mensagem por Convidad em Qua 14 Jan 2009 - 14:40



Luiz

Coloque fotos de teu carro na area de membros.
Tambem eh uma C280 Sport Plus?
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Mensagem por Convidad em Qua 14 Jan 2009 - 14:47



Luiz,

Via de regra eu movimento a alavanca e depois acelero, diferença de fração de segundo, mas mesmo assim é muito mais rápido que o Kickdow. Com o tempo, vc pega o momento exato, principalmente em segunda antes de entrar numa curva, por exemplo, parece que vc tirou o pé da embreagem. Coincide exatamente o aumento da rotação com a entrada da segunda.
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Mensagem por Convidad 1 em Qua 14 Jan 2009 - 14:47



Luiz,

essa situação que você descreve é basicamente um kick-down, ou seja, uma redução acelerando fundo.

Abraço!
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Mensagem por Luiz Abradjin em Qua 14 Jan 2009 - 15:15



é uma elegance, w202 c280, mas ela é azul, interior azul tb, adquiri no rio de janeiro, tenho parentes lá.....

não tenho digital, mas num desses encontros eu vou aparecer p/ apresenta-la
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Mensagem por Gaby Iskandar em Qua 14 Jan 2009 - 16:58



Luiz foi isso mesmo que tava querendo perguntar..

assim..

é pq um dia eu estava andando na rua ,a 60 km +- , e o sinal ia fechar , pisei tudo ( kick down) ela reduziu para 3°, dai eu fui ( com o pe em baixo ainda) e mudei a alavanca para posiçao 2 ..

isso que eu quero saber se estraga

abraço
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Mensagem por Convidad em Qua 14 Jan 2009 - 17:05



Gaby,

A 60 com Kickdow deveria entrar a segunda, um pouco menos é capaz de entrar até a 1ª. Voce tem certeza que entrou 3ª?
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Mensagem por Gaby Iskandar em Qua 14 Jan 2009 - 17:51



Joao , eu sei que era por ai , uns 60 , 80 , sei que estava correto jogar 3° , mas eu queria ir mais rapido e joguei segunda logo..

sim , qndo esta a 40 +- e pisa tudo , ela joga primeira
abraço
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Mensagem por Convidad em Qua 14 Jan 2009 - 18:19



Joao,

Eu gostei muito do teu uso do termo 2+2. Como voce conhece bastante as cabrios, por ja te-las tido e as coupes e como este topico nos ja discutimos no passado eu até acharia legal voce deixar a tua ideia como post fixo. Se quiser depois eu subo uma imagem digitalizada do manual do proprietario e por que nao convergir os diversos posts sobre o assunto num só?

Voce está correto. Parabens pelo post. Por outro lado eu deixo em D e esqueço, mas como eu ando pouco acabo nem precisando ultrapassar
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Mensagem por Convidad 1 em Qua 14 Jan 2009 - 22:06



Gaby,

não tem problema, mesmo acelerando. Se a velocidade não estivesse compatível a marcha não entraria, mesmo colocando a alavanca na posição 2.

Abraço!
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Mensagem por Andre Buss em Qui 15 Jan 2009 - 6:43



Quando se dá o kickdown o câmbio recebe a informação milesegundos antes do motor, o conversor de torque recebe todo o óleo possível e a marcha (que já está preparada) entra.
Quando se reduz manualmente o câmbio e motor recebem a informação ao mesmo tempo.
Nos câmbios AMG como o número de discos é maior o câmbio suporta essas trocas sem problemas.
Mesmo os câmbios MB tendo o sistema de proteção que só deixar você usar a marcha no limite do tolerável o melhor é kickdown.
Se ocorrer trancos no kickdown alguma coisa está errada.
Nos câmbios 7GTRONIC da MB e 722.9 (CVT do A e B) essa trocas podem ser feitas sem problemas já que o 7G tem um calculador só para isso, no 722.9 também já que as marchas são virtuais.
Eu já peguei câmbio de Classe E que ao dar kickdown dava um tranco passando manualmente não, o problema era óleo acima do nível correto. Quando o conversor recebia o óleo extra a pressão ia além do ideal.
Esse é um dos motivos de tantos usuários de Classe A derem a suas embreagens K1 quebradas prematuramente, só que é por óleo baixo ou queimado.
Eu já ví uma que simplismente rachou, eu até quero me informar quando de pressão existe em média nos câmbios automáticos.
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Mensagem por Convidad em Qui 15 Jan 2009 - 10:11



André,

Não se trata de ocorrer trancos no Kickdown, mas de despejar 200HP na roda, para tirar o pé depois de 2s. Veja bem o cambio do Classe A é de ultima geração, realmente não conheço, mas creio que existem classe A com Tip e os que não tem com certeza é uma geração anterior.

Não queira comparar isso com cambios automáticos mais antigos acoplados a motores com muito mais potencia que o Classe A. Os V8 reduzem normalmente com meio acelerador. Cada carro é um carro e não dá para padronizar o comportamento de todas as MB pelo Classe A.
Cambio de AMG é MB e existem carros muito mais potentes na fabrica que a minha C43 por exemplo. 500 e 600 tem mais potencia de motor.

Não estamos falando de defeitos de cambio, mas uma forma de conduzir o carro. Posso aceitar que vc prefira deixar no D, assim como o John, mas não porque estraga o cambio, mas porque vc entende que o computador irá achar a marcha correta melhor que voce. Agora se vc estiver num carro sem computador....
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Mensagem por Andre Buss em Qui 15 Jan 2009 - 13:31



Ai sim, só que se o câmbio é automático e não hidramático é o computador que troca as marchas.
Justamente por largar os 200hp a mais que é bom dar o kick se é para sair com tudo.
Eu por exemplo andando a 100km na 5 marcha se quiser que o câmbio vá para 4a é só dar uma leve apertada no acelerador nem precisa de kick.
Podes fazer isso na C que vai ser igualzinho eu em novembro tive o prazer de dar uma volta de Blumenau até Floripa numa C AMG acho que o mesmo ano que a sua e fiz isso várias vezes.
Coloquei 180 nela, dali acabou a coragem para acelerar, eu queria ter tido a oportunidade de nos 180 pegar um retão bom e dar um kick só pra ver o estouro, mas infelizmente tinha muito movimento e as retas onde isso seria mais seguro passaram.
Na próxima eu consigo.
Esse passeio me pegou de surpresa já que o dono do carro Rafael é um amigo do meu irmão que sabendo da minha paixão por MBs me deu esse chance de levar ele e o carro até Floripa. 8)
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Mensagem por Convidad 1 em Qui 15 Jan 2009 - 15:01



Esse é o tipo de amigo que vale a pena ter... né Chefe?

tongue

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Mensagem por Andre Buss em Qui 15 Jan 2009 - 15:03



A pessoa realmente é muito gente fina. O carro é realmente muito AMG. bounce
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Mensagem por Convidad em Qui 15 Jan 2009 - 15:20



André,

Veja bem. A pergunta inicial foi a respeito de uma C280 1995. Como eu disse, V8 tem um comportamento diferente. A minha 126 500SE reduzia muito mais facil que a AMG, bastava relar o pé no acelerador, raramente eu reduzia na mão. Já na 280E que o Marcos comprou ou na 300CE 24, por serem motores multivalvulas, a redução era bem mais lenta e a operação manual era preferivel. Quando a gente fala em Kick down, não é para sair arrancando, mas para dar potencia rapidamente num determinado periodo quando o carro está andando. Se voce faz isso com um V8, o passageiro pergunta se vc está com algum problema.

Outro ponto importante, é as subidas de serra ou curvas rápidas, Eu não consigo dirigir o carro se a marcha engatada não significar que o motor esteja perto do torque máximo, ou seja em médias rotações, por isso prefiro colocar o cambio na marcha correta.

Essa pratica de não permitir a entrada da ultima marcha é comum em outras marcas, tanto o Jeep, quanto o Pajero que era da minha mulher, tem um botão na alavanca de mudanças, que ao acioná-lo vc impede a entrada da ultima marcha. Exatamente para a situação de serras ou declives fortes, a unica diferença para a MB é que nós movimentamos a alavanca.

Quando vc vier para SP nós vamos dar uma volta na AMG e na 300SEL 3.5(creio que seja o primeiro hidramático da MB) e vc vai entender melhor o que eu falo. Na 1970 o comportamento e a operação é igual.
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Mensagem por Andre Buss em Qui 15 Jan 2009 - 15:49



Combinado. bounce
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Mensagem por GR em Qui 15 Jan 2009 - 18:03



Na estrada eu uso o tiptronic é muito melhor para ultrapassagens e subidas... Acredito que o câmbio é feito para isto... ou não?
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Mensagem por Convidad em Qui 15 Jan 2009 - 18:13



GR,


Exatamente, mas antes do tiptronic existia a alavanca, que no fundo faz a mesma coisa.
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