Regras Gerais de Participação e Conduta

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Regras Gerais de Participação e Conduta Empty Regras Gerais de Participação e Conduta

Mensagem por FMBB Qua 12 Dez 2007 - 16:08



Prezados (as),

As presentes Orientações Gerais servem de norte e/ou orientação para sua participação no nosso Portal e Fórum. 

As Regras de Uso visam organizar tanto o conteúdo quanto a estética do Fórum e, ao mesmo tempo, manter um ambiente de convívio sadio, fundado na harmonia, no tratamento igualitário e na boa convivência entre todos os usuários.

Este fórum foi idealizado para o debate de assuntos relacionados aos automóveis Mercedes-Benz e nos reunimos sob a forma de Confraria na forma exposta no Disclaimer, disponibilizado no rodapé da home-page. 

A organização do fórum é temática e reúne, por tópicos, assuntos técnicos que guardem relação entre si de modo evitar duplicidade de debates e facilitar pesquisas futuras.

Todos os tópicos do Fórum estão permanente abertos a qualquer tempo para continuidade e atualização de modo que as informações possam sempre serem úteis a quem vier precisar, sendo vedado coibir ou desestimular outros membros a tirar suas dúvidas na continuidade de tópicos antigos, o tempo passa mas as técnicas e dicas de manutenção permanecem sempre atuais.

O conteúdo da área técnica é organizado por modelos e voltado para o debate dos padrões originais de manutenção de fábrica. 

Os demais debates sobre manutenção fora dos parâmetros recomendados pelo fabricante, adaptações e etc estão concentrados na área de personalização e outras modificações em "Dicas de Manutenção", à parte das áreas técnicas dos modelos MB.

Assuntos que não se enquadrem nas áreas técnicas podem ser tratados na seção "Off-Topic", desde que se atenha ao tema "automobilismo" e foco voltado prioritariamente ao segmento premium a qual está inserida a marca Mercedes-Benz.

Abordagens sobre veículos de segmento comum em "Off Topic" só é permitido se do assunto houver reflexos gerais ou conjunturais que atinjam o segmento premium, lembrando que os tópicos dessa área citada (Off-Topic) poderão ser deletados periodicamente.


PRÁTICA DE ANONIMATO:

É vedada a prática do anonimato neste espaço para preservar o conteúdo e as relações entre pessoas, as postagens feitas por usuários considerados "fake" ou que se recusarem identificar-se poderão ser removidas e retiradas do ar sem prévio aviso, sem prejuízo de responsabilidade por prejuízos que a desinformação venha porventura causar a terceiros. 


FUNCIONAMENTO DO FÓRUM:

Os veteranos devem ter paciência com novatos (as). Antes de criar novos tópicos, pesquise no Fórum se o tema já foi discutido antes, neste link você encontra informações como fazê-lo: https://www.portalmercedes.com/t29080-como-fazer-pesquisa-no-forum-tutoriais 

Colabore com a organização temática, estimamos que já exista conteúdo publicado sobre a maioria dos problemas principalmente técnicos, devendo ser aproveitado sempre o conteúdo existente no arquivo de modo evitar duplicidade de tópicos e otimizar a coleta de informações úteis para futuras pesquisas. 

Use o botão "Pesquisa" ou pesquise no Google e outros buscadores digitando "www.portalmercedes.com + assunto", veja outras formas de pesquisar no link acima, caso observe que o seu questionamento se trata de um tema novo, abra um tópico novo e aguarde tempo hábil para uma eventual resposta.

Não insista para que os usuários respondam a sua dúvida postando ou replicando novas mensagens ou chamando atenção das pessoas; geralmente quando uma pergunta ou dúvida não foi respondida, isso pode significar que ninguém realmente saiba a resposta ou persistem dúvidas na identificação do usuário.

O idioma do Fórum é o PORTUGUÊS. Não use linguagem de MSN, SMS e outros mecanismos de simplificação de palavras, sirva-se de acentuação e pontuação correta na língua pátria. 

Evite postar em línguas estrangeiras. Caso haja necessidade de transcrever ou citar textos noutras línguas, dê preferência em postar um pequeno resumo do texto com a respectiva tradução ao final da citação, constando sempre o link da fonte do texto original.


O que se deve EVITAR:

- ESCREVER TODO O TEXTO EM LETRAS MAIÚSCULAS ou em negrito, isso é considerado na web o mesmo que "GRITAR" com o teclado ou pessoas. Mensagens redigidas desta forma poderão ser deletadas sem prévio aviso.

- poluir sua assinatura com muitas informações. De preferência, não utilize imagens ou banners na assinatura, bem como frases ou palavras que possam ser consideradas ofensivas, sendo vedadas assinaturas contendo anúncios e prática comercial e fotos de veículos de propriedade dos membros, para isso recomendamos o uso à vontade da Seção "Galeria MB de Usuários".

- postar fotos com largura superior a 800 pixels. O sistema do Fórum não suporta formato maior e o redimensionamento automático nem sempre funciona.

- criar um novo tópico sem um título que descreva o assunto de forma objetiva e resumida, atente-se para que esteja no grupo de debate correto. Nos 
casos de urgência ou pane na rua se tiver acesso a dispositivo internet móvel, abra tópico em Ajuda Técnica. Não crie tópicos com títulos aleatórios e sem sentido como "Socorro", "Preciso de ajuda", "Problema", dentre outros, pois dificultam pesquisas posteriores e a visualização do assunto na grade do dia, resuma o que está havendo no título; todos os títulos de tópicos nessa situação serão modificados pela Moderação sem prévio aviso visando o interesse geral.

"floodar" fazendo vários posts subseqüentes sem que alguém mais responda.

- fazer "up" de seus próprios posts. Se ninguém respondeu à sua pergunta, provavelmente as pessoas não sabem a resposta ou não se interessaram pelo assunto ou há dúvidas na identificação do usuário e as pessoas podem estar entendendo de que se trata de fake.

- fazer pergunta de assunto diferente no mesmo tópico. Caso a sua dúvida não se relacione ao tema que está sendo tratado num tópico, abra outro para esta nova questão ou poste de preferência na continuidade de outro tópico em andamento sobre o mesmo assunto, havendo dúvida ao abrir tópico novo solicite à Moderação para apoiar na correta fixação do post ou para fazer fusão de tópicos se necessário, importante é que a dúvida seja tirada.
  
- criar o mesmo tópico repetido em várias seções, bem como copiar o mesmo post em vários tópicos. Isso polui o Fórum, gera empenho da Moderação para reposicionar, remover ou corrigir e não contribui em nada para que a sua pergunta ou dúvida seja respondida com maior rapidez.

- postar suas informações pessoais como telefones, e-mails, endereços e etc na área técnica. Só é permitido nos Classificados priorizando-se o uso de Mensagens Particulares (MP), além de caracterizar desvio de finalidade, este fórum é rastreado por motores de busca e pode criar acúmulo de spams em suas caixas postais, dentre outros problemas.

- Evite se esquecer de palavras mágicas como "Por Favor" e "Obrigado". Não deixe de responder quando uma questão sua for solucionada, não deixe tópico em aberto e tente descrever como foi resolvido, isso é muito importante para referências futuras de modo que a solução seja útil a outros proprietários.

- Não são permitidos comentários pejorativos a respeito da vida pessoal e particular ou propriedade alheia expondo o Portal. Na Confraria debatemos sobre carros e não sobre pessoas.


- Evite postar anúncios de automóveis que não sejam uma boa opção de compra, somente para incitar discussões desfavoráveis e desnecessárias.

- Evite desvirtuar tópicos técnicos com oferecimento de produtos para venda ou prestação de serviços, salvo na área adequada e conforme o conteúdo, lembrando que a partir de Junho/2016 não temos mais área dedicada Serviços.

- Evite utilizar as MPs (Mensagens Privadas) para envio de dúvidas técnicas ou para solicitação de dicas. As MPs servem para tratar de assuntos particulares e demais tratativas entre os membros.

- Evite usar ou incentivar o uso a partir deste Portal de quaisquer outros mecanismos e aplicativos extra-fórum (como por exemplo o WhatsApp) que segreguem ou obstruam o compartilhamento ou o pleno conhecimento do conteúdo técnico por TODOS os membros. Todos os assuntos técnicos deverão ser compartilhados na área aberta do Fórum para que TODOS os membros da Confraria tenham acesso às dúvidas, dicas, respostas e soluções encontradas, a dúvida de um pode ser a mesma de outra pessoa. Alertamos que a insistência neste tipo de prática será considerada como obstrução ao Fórum e o usuário(a) envolvido(a) poderá ter o nick bloqueado temporariamente pela Moderação para avaliação da situação pela Administração do Portal ou ter a participação suspensa em definitivo conforme a intenção. 

- Não poste usando frases de efeito sem vínculo com o tema debatido, fazendo pilhérias, em tom jocoso e mensagens aleatórias sem conteúdo que servem apenas para poluir o conteúdo e nada acrescentam aos debates. Tais mensagens serão deletadas pela Moderação sem prévio aviso.

- NUNCA insira comentários, links e fotos pornográficas, eróticas ou de conteúdo adulto;

- NUNCA utilize o espaço para fazer comentários de cunhos ideológicos, políticos, futebolísticos, religiosos, racistas ou discriminatórios de qualquer natureza; para esses assuntos, faz-se necessária dose certa de humor sadio e discernimento;

- NUNCA faça comentários, afirmações ou suposições, bem como a divulgação de imagens que possam ser interpretadas como apologia ao desrespeito às leis vigentes;

- NUNCA digite ou faça menção a palavras de baixo calão ou consideradas ofensivas.*

- NUNCA envie MPs ( Mensagens Privadas ) em quantidade sistemática a diversos membros, com propaganda ou assuntos que não sejam referentes especificamente ao nosso Fórum, pois serão consideradas "spam". Havendo reclamação, a utilização de MPs por este usuário infrator poderá ser bloqueada por tempo indeterminado, podendo o mesmo ser suspenso ou desligado em medida extrema onde não houver outra alternativa para diálogo.

* NOTA: o sistema de arquivo do FMBB está pré-programado para modificar automaticamente certas palavras chulas e/ou de baixo calão não permitidas neste espaço virtual; links e fóruns comerciais que não se enquadram na filosofia da Confraria também estão incluídos nesse sistema.



Somente será permitido prosseguimento de tópico contendo relatos de reclamações contra empresas e prestadores de serviços desde que usuário tenha se apresentado e esteja devidamente identificado com nome completo e, também, no caso do reclamado não ser forista que este tenha tido prévia ciência da possibilidade de vir ao fórum defender-se de modo que seja possível o exercício da ampla defesa e contraditório entre partes.

IMPORTANTE: Os programas EWA net, EPC, WIS, ASRA, DAS e Xentry são de propriedade da MERCEDES-BENZ - GRUPO DAIMLER AG e o seu uso, distribuição, cópia e divulgação são reservados/restritos na forma da Legislação.

Agradecemos a compreensão e colaboração de todos, divirtam-se!


Equipe FMBB


Última edição por FMBB em Qua 11 Jul 2018 - 23:49, editado 36 vez(es) (Motivo da edição : atualização das regras)
FMBB
FMBB
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 1123
Data de inscrição : 16/10/2007
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos