Comparativo: C280 e C180 K

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Mensagem por ThalesCastro Seg 20 Jul 2009 - 23:10



Quanto ao torque, quem é a mais potente: C280 1998 ou C180 Kompressor 2003?
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Mensagem por Maluhy Seg 20 Jul 2009 - 23:11



Thales,ajuda um pouco, vc quer saber quem tem mais torque OU potencia???? Shocked


De qq jeito,nesse site vc clica à esquerda e terás a ficha técnica dos modelos para vc comparar à vontade, [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] , enjoy... :D
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Mensagem por ThalesCastro Seg 20 Jul 2009 - 23:33



potência da c280 é 193 cv e da c180K é 143cv, certo? eu queria saber o torque. o da C180 K é 22,5 mkgf e o c280?
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Mensagem por gilberto/sp Seg 20 Jul 2009 - 23:46



Com certeza o torque da C280 é muito maior.
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Mensagem por ThalesCastro Seg 20 Jul 2009 - 23:55



Na página indicada pelo Maluhy, o torque da C280 é 265/3000 nm/rpm e o da 180K é 220/2500 nm/rpm. Continuo na mesma :)
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Mensagem por Borba Ter 21 Jul 2009 - 9:11



Thales,

os dados informados estao em newton. metro , se voce dividir estes valores por 9,81 chegara aos valores de torque em mkgf, ou seja a C280 tem 27,0 mkgf @ 3000 rpm e o da C180 k tem 22,4 mkgf @ 2500 rpm .
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Mensagem por ZIG MASTER Ter 21 Jul 2009 - 11:37



Aproveito o ensejo para dar o meu depoimento prático, pois coincidentemente tenho os dois carros, embora a minha W202, seja 1.996 e como tal é equipada com o motor M104, öu seja 6L. (enquanto na 1.998 o motor é 6V).

A W203 por ser Kompressor, surpreende na aceleração, principalmente inicial, dissipando totalmente a idéia de desempenho de um 4 cilindros, parece mais uma 6 cilindros.

Quanto ao torque e velocidade final, a vantagem lógicamente é da W202.

A MB conseguiu fazer uma mágica, mas não um milagre, afinal, são 6 contra 4. rsrsrsrs :D
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Mensagem por ThalesCastro Ter 21 Jul 2009 - 12:09



Puxa BORBA... muito obrigado.... eu esqueci que nm era Newton por metro, boa ... isso quer dizer que apesar do torque dela ser menor... pelo menos ela atinge o torque máximo mais cedo, certo??


ZIG MASTER, muito obrigado pela informação também. Eu estou fazendo este questionamento do comparativo porque eu estou quase trocando a minha C280 1998 por uma C180 K 2003, e estou preocupado com o rendimento. Aproveito então pra fazer uma pergunta. O Compressor da C180 é mecânico, não é???? Bem diferente do Turbo, certo???

Abraços a todos.
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Mensagem por Borba Ter 21 Jul 2009 - 12:32



Thales,

a conclusao que podemos tirar destas informacoes e' que apesar do motor da C 180 K ter valor de torque max menor , como este se da' em uma rotacao mais baixa ,torna o motor mais "elastico" ou seja tem uma resposta mais rapida em uma faixa mais ampla de trabalho do motor , apesar que a C 280 , quando estiver na faixa maxima de torque porporcionara uma resposta mais rapida ao ganho de rotacao ou seja um ganho mais rapido de velocidade.....

no caso do compressor ele faz a mesma funcao do "turbo-compressor" na parte fria do sistema que 'e de aumentar a densidade de ar por razao de volume porem a diferenca e' a de que a parte motriz deste conjunto e' feito por um sistema mecanico de transmissao ao compressor ( correia , polias , etc) quando no sistema "turbo" esta transmissao e' feita via reaproveitamento da expansao dos gases de escapamento chamada de parte quente do sistema turbo-compressor.
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Mensagem por Convidad Ter 21 Jul 2009 - 12:40



Só cmplementando a excelente explanação do Borba, o motor com compressor mecânico, ao contrario dos motores turbo-comprimidos, não tem o "delay" de tempo que o turbo necessita para encher, mas em compensação robam um pouco da potencia que ajudam a aumentar.
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Mensagem por ZIG MASTER Ter 21 Jul 2009 - 13:05



Vale acrescentar que o Kompressor, atua permanentemente desde as baixas rotações, enquanto o turbo passa a funcionar, normalmente após 3.000 RPM, o que muda muito o nível de condução, na minha opinião o Kompressor é muito mais eficiente que o turbo.
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Mensagem por ThalesCastro Ter 21 Jul 2009 - 14:09



SENSACIONAL....BORBA, EPICCO E ZIG MASTER... extremamente elucidativos os comentários... vocês poderiam escrever um livro sobre mecânica de autos... show de bola... muito obrigado... vou fazer o teste drive na C180K daqui a pouco... :) mais tarde posto as impressões. Abraços.
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Mensagem por Borba Ter 21 Jul 2009 - 14:46



Caro Zig,

No meu entender o compressor mecanico e' mais eficaz e nao eficiente do que o turbo, pois o sistema de turbo que recupera a energia cinetica/termica acumulada nos gases de escape , que serao totalmente desperdicados ao ambiente em forma de calor, em energia para o compressor ; ja o sistema de compressao mecanico utiliza energia mecanica util do motor para tal.
porem como este compressor mecanico consegue obter uma faixa maior de geracao de regime de compressao , considero que este tem uma eficacia maior e nao eficiencia .

abraco,
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Mensagem por ZIG MASTER Ter 21 Jul 2009 - 15:08



Prezado Borba,

Concordo com vc, por ter explicitado muito bem a questão, realmente é preciso não confundir, eficácia com eficiência.

Abraço,

ZIG MASTER.
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Mensagem por gilberto/sp Ter 21 Jul 2009 - 19:02



Zig, digo para você que a MB conseguiu sim fazer além da magica, um milagre, pois a C230K W203 anda mais que a C280, mas MUITO mais mesmo. Fico impressionado como um motor de apenas 1.8 litros consegue um desempenho tão expressivo.
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Mensagem por Maluhy Ter 21 Jul 2009 - 21:48



Mas não existe almoço grátis, o motor é mais barulhento por causa do blower e tem mais polias e um acoplamento magnético para lhe dar dor de cabeça ...outra vantagem do blower para o turbo é pelo fato dele estar sempre atuando é que o fornecimento de torque e potencia é bem constante, sem aquela "pancada" que a turbina dá.... Shocked
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Mensagem por gilberto/sp Ter 21 Jul 2009 - 21:58



Maluhy, não acho o motor muito mais barulhento que o V6. Quando acelera com força, pode-se escutar o som do compressor 'assobiando' bem de leve... Néao me incomoda nem um pouco, pelo contrario, acho até agradavel.
E o melhor, esta fazendo 8.0Km/l na cidade.
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Mensagem por Fabio Ter 21 Jul 2009 - 22:13



8km por litro não eh pouco para um motor 4cc ?
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Mensagem por Maluhy Ter 21 Jul 2009 - 22:30



Para a cavalaria dele está razoável, mas um V6 faz 7/7,5 km/l nas mesmas condições ,na verdade o 4c comprimido bebe um pouco menos que um 6 c, anda quase a mesma coisa que o 6c ,é mais leve de frente , o motor " sofre" mais com essa pressão e não tem a sonoridade e o equilibrio de um 6 em linha ou em menor escala em relação ao V6 , mas no mercado portugues aonde o IVA arrebenta em carros com capacidade volumétrica alta uma opção dessas é muito bem vinda.....agora, vamos ser honestos, querem comparar com justiça? metam um compressor em um 6c tb e vejam como fica a coisa,hehehehehe Twisted Evil
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Mensagem por gilberto/sp Ter 21 Jul 2009 - 22:40



Maluhy, concordo com você. V6 é V6. Mais equlibrado, mais torque, etc...
Mas não tem como negar, a 230 anda MUITO mais, pelos menos ela "pula" na frente com uma desevoltura impressionante frente à C280.
Agora, um compressor em um V6, deve ser ignorante mesmo.
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Mensagem por gilberto/sp Ter 21 Jul 2009 - 22:43



Fabio, para um carro com 192cv e que pesa mais de 1.500Kg, 8,0Km/l é um sonho.
O V- pode até gastar pouca coisa mais, mas quando vc pisa pra valer, vc vê o ponteiro descendo. Na 4cc, pode pisar que o consumo piora pouca coisa.
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Mensagem por Maluhy Ter 21 Jul 2009 - 22:49



Agora, arrancar 188cv num 2.3 aspirado e te-los à disposição em 1300kg é bom demais,hehehehehe Twisted Evil
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Mensagem por Gaby Iskandar Qua 22 Jul 2009 - 3:04



Gilberto , a sua C230 k pesa quanto ???

pq a C280 daqui pesa 1499 kg.


achei estranho vc falar que pesa mais que 1500 , por isso a pergunta :D

abraço
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Mensagem por ThalesCastro Qua 22 Jul 2009 - 13:53



Amigos.... hoje eu pilotei a C180 K.... minha impressão foi a melhor possível... anda muito... fiz Kick Down.. e anda muito... acelerei com força e.... anda muito... não senti muita diferença para a C280 justamente porque a C180K alcança o torque máximo em rotação mais baixa... talvez na estrada eu sinta alguma diferença em alta velocidade... talvez lá, o giro da C180K fique um pouco mais alto. Adorei o carro... ela tá muito nova... 41.000km rodados... o preço é que um pouquinho acima da FIPe... o sujeito pede 70 mil e não arreda o pé... hmmm... acho que vale o sacrifício. Abraços.
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Mensagem por ZIG MASTER Qua 22 Jul 2009 - 14:10



Thales,

Qual é o ano dêste carro ?
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