Velocidade X RPM

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Velocidade X RPM Empty Velocidade X RPM

Mensagem por Eduardo Vieira Seg 14 Jan 2008 - 18:00



Férias, hora de colocar o carro na estrada, foram 1500 km com a w140 com muito conforto, mas uma coisa me chamou atenção:

Em descidas, sem acelerar, velocimetro marcando 120 km/h e contagiros a 3000rpm.
Subindo velocimetro marcando os mesmos 120km/h e o contagiros a +- 3200rpm.

Sei que entre o motor e a transmissão temos o conversor e suas perdas mas sei tambem que temos um lock up que conecta tudo evitando esta perda.

Nesta rotação o lock up não deveria esta atuando?
Eduardo Vieira
Eduardo Vieira
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 155
Data de inscrição : 26/12/2007
Interesses : Automóveis Mercedes Benz
Sexo : Masculino País : Malasia
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade X RPM Empty Re: Velocidade X RPM

Mensagem por Xenon Ter 15 Jan 2008 - 9:12



eduardo,uma pergunta muito interessante......
tenho notado a mesma coisa mas sempre achei q fosse normal numa caixa automatica......
com a palavra os engenheiros.....
Xenon
Xenon
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 3114
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : amigos/MBs/motorrad
Sexo : Masculino País : Inglaterra
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade X RPM Empty Re: Velocidade X RPM

Mensagem por Karl Fass. Ter 15 Jan 2008 - 9:19



Eduardo, não sei se os valores são normais. Tem-se que verificar se a caixa não está escorregando, por ex discos começando a queimar... Mas é só um palpite de raciocínio lógico e posso estar falando bobagens. MALUHY????
avatar
Karl Fass.
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 8431
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : Mercedes antigas
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade X RPM Empty Re: Velocidade X RPM

Mensagem por Lobo Ter 15 Jan 2008 - 12:22



Me parece normal. Para uma mesma velocidade, na subida exige-se mais força, assim o giro sobe.
Lobo
Lobo
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1477
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : MB
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade X RPM Empty Re: Velocidade X RPM

Mensagem por Mercedão Ter 15 Jan 2008 - 13:53



Engenheiros,

Ué?! Aplicando as teorias de modelo, aliada a do absurdo, acho que seria o mesmo princípio de que um Uno Mille estaria urrando à 5.000 rpm para subir uma serra a 100Km/h e o mesmo Uno estaria descendo a 100km/h em tranquilos 2.800 rpm.

Não vejo tanta relação entre rotação e velocidade.

Um carro em terceira pode pedir 3.500 rpm para manter 80km/h no plano, ao mesmo passo que o mesmo carro pediria 4.000 rpm para manter a mesma velocidade em igual inclinação.

Tudo bem, não entendo nada de caixa automática. Posso estar falando bobagem...
Mercedão
Mercedão
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1419
Data de inscrição : 25/10/2007
Interesses : Mercedes em geral...
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade X RPM Empty Re: Velocidade X RPM

Mensagem por Mercedão Ter 15 Jan 2008 - 13:54



Mercedão escreveu:Um carro em terceira pode pedir 3.500 rpm para manter 80km/h no plano, ao mesmo passo que o mesmo carro pediria 4.000 rpm para manter a mesma velocidade em igual inclinação.
Leia-se

Um carro em terceira marcha poderia pedir 3.500 rpm para manter 80km/h no plano, ao mesmo passo que o mesmo carro pediria 4.000 rpm em quarta marcha para manter a mesma velocidade em igual inclinação.
Mercedão
Mercedão
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1419
Data de inscrição : 25/10/2007
Interesses : Mercedes em geral...
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade X RPM Empty Re: Velocidade X RPM

Mensagem por Mercedão Ter 15 Jan 2008 - 14:13



Acho que confundi a todos...

Quero dizer que deve haver alguma flexibilidade em relação a relação de rotação e velocidade. Algumas situações exigiriam mais ou menos força para atendimento de uma única velocidade e, assim, não acredito que as relações sejam tão rígidas em uma transmissão automática (ex: 120km obrigatoriamente a 3.200rpm).

Meu chute de um ex estudante de engenharia que não é engenheiro Laughing
Mercedão
Mercedão
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1419
Data de inscrição : 25/10/2007
Interesses : Mercedes em geral...
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade X RPM Empty Re: Velocidade X RPM

Mensagem por Convidad Ter 15 Jan 2008 - 14:42



Moa,

Transmissões normalmente são diretas, traduzindo funcionam igual a bicicleta. Lembra da Caloi 10? Catraca grande(1ª) a perna gira pra carambra e a velocidade é baixa. Catraca pequena a perna gira pouco e a velocidade é alta, porém o pedal é mais duro e só da para colocar a 10ª embalado.Lembra Na descida voce pode parar de pedalar, mas se quiser pedalar a velocidade da perna é a mesma da subida, desde que na mesma velocidade. Saír de bicicleta com a marcha mais dura, só em descida ou então precisa de muita força(torque). Ocorre exatamente igual com os carros.
Com os cambios automáticos modernos, existem infinitas relações de marchas, que justificam essas variações. No cambio tradicional se vc está a 100km/h em quarta e isso significa 2500RPM essa rotação será a mesma na descida ou na subida ou na reta.
Recentemente aluguei um Pontiac nos EUA e vi uma novidade. Nas descidas, quando se tira o pé do acelerador parece que o motor e o cambio se desacoplam e o motor volta para a marcha lenta. Basta encostar no pedal do acelerador que a rotação volta a ser compativel com a velocidade. Com certeza uma medida de economia.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade X RPM Empty Re: Velocidade X RPM

Mensagem por Convidad Ter 15 Jan 2008 - 15:04



Voltando ao inicio da pergunta. Nunca notei essa variação na MB(124 ou 126). Creio que pode ocorrer do cambio estar patinando. Se houvesse necessidade de mais força a marcha seria reduzida. Nos carros tipo Honda Fit, onde a relação de marcha é sempre variavel, aí sim isso seria possível.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade X RPM Empty Re: Velocidade X RPM

Mensagem por Mercedão Ter 15 Jan 2008 - 16:16



João escreveu:Moa,

Transmissões normalmente são diretas, traduzindo funcionam igual a bicicleta. Lembra da Caloi 10? Catraca grande(1ª) a perna gira pra carambra e a velocidade é baixa. Catraca pequena a perna gira pouco e a velocidade é alta, porém o pedal é mais duro e só da para colocar a 10ª embalado.Lembra Na descida voce pode parar de pedalar, mas se quiser pedalar a velocidade da perna é a mesma da subida, desde que na mesma velocidade. Saír de bicicleta com a marcha mais dura, só em descida ou então precisa de muita força(torque). Ocorre exatamente igual com os carros.
Com os cambios automáticos modernos, existem infinitas relações de marchas, que justificam essas variações. No cambio tradicional se vc está a 100km/h em quarta e isso significa 2500RPM essa rotação será a mesma na descida ou na subida ou na reta.
Recentemente aluguei um Pontiac nos EUA e vi uma novidade. Nas descidas, quando se tira o pé do acelerador parece que o motor e o cambio se desacoplam e o motor volta para a marcha lenta. Basta encostar no pedal do acelerador que a rotação volta a ser compativel com a velocidade. Com certeza uma medida de economia.

João,

Vivendo e aprendendo. Obrigado pelos ensinamentos.

Tudo faz todo o sentido.

Acho que pedirei ao Penna para apagar as bobagens que falo aqui... hahaha

Abraço,
Moa
Mercedão
Mercedão
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1419
Data de inscrição : 25/10/2007
Interesses : Mercedes em geral...
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade X RPM Empty Re: Velocidade X RPM

Mensagem por GR Ter 15 Jan 2008 - 19:57



João escreveu:Moa,

Transmissões normalmente são diretas, traduzindo funcionam igual a bicicleta. Lembra da Caloi 10? Catraca grande(1ª) a perna gira pra carambra e a velocidade é baixa. Catraca pequena a perna gira pouco e a velocidade é alta, porém o pedal é mais duro e só da para colocar a 10ª embalado.Lembra Na descida voce pode parar de pedalar, mas se quiser pedalar a velocidade da perna é a mesma da subida, desde que na mesma velocidade. Saír de bicicleta com a marcha mais dura, só em descida ou então precisa de muita força(torque). Ocorre exatamente igual com os carros.
Com os cambios automáticos modernos, existem infinitas relações de marchas, que justificam essas variações. No cambio tradicional se vc está a 100km/h em quarta e isso significa 2500RPM essa rotação será a mesma na descida ou na subida ou na reta.
Recentemente aluguei um Pontiac nos EUA e vi uma novidade. Nas descidas, quando se tira o pé do acelerador parece que o motor e o cambio se desacoplam e o motor volta para a marcha lenta. Basta encostar no pedal do acelerador que a rotação volta a ser compativel com a velocidade. Com certeza uma medida de economia.
João isto é uma coisa muito antiga, já existia no Brasil nos Vemags... Era chamada de roda livre... E em câmbios manuais, é muito bacana de andar... Um abraço Guilherme... What a Face
GR
GR
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 7430
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : troca de informações
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade X RPM Empty Re: Velocidade X RPM

Mensagem por Convidad Ter 15 Jan 2008 - 20:42



Guilherme,

Vc está falando de cambios mecanicos, no caso era automático.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade X RPM Empty Re: Velocidade X RPM

Mensagem por GR Ter 15 Jan 2008 - 21:08



Mas, a idéia é a mesma, apenas foi feito uma modificação para o automático... Igual ao que hoje eles estão fazendo com o liga/desliga ao parar o veículo ... Aprimoram uma idéia já existente... Suspect
GR
GR
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 7430
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : troca de informações
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade X RPM Empty Overdrive

Mensagem por Maluhy Ter 15 Jan 2008 - 22:04



Edu, normalmente qdo vc tira o pé ou alivia o pedal do acelerador para estabilizar a velocidade de cruzeiro os automáticos usam a sobre-marcha ou overdrive, que é a ultima marcha da cx , seja cambio de 4 ou 5 relações , mas qdo vc comprime um pouco mais o acelerador na subida o cambio reduz para a relação mais próxima de força , levantando o regime de giros..... :D



Eduardo Vieira escreveu:Férias, hora de colocar o carro na estrada, foram 1500 km com a w140 com muito conforto, mas uma coisa me chamou atenção:

Em descidas, sem acelerar, velocimetro marcando 120 km/h e contagiros a 3000rpm.
Subindo velocimetro marcando os mesmos 120km/h e o contagiros a +- 3200rpm.

Sei que entre o motor e a transmissão temos o conversor e suas perdas mas sei tambem que temos um lock up que conecta tudo evitando esta perda.

Nesta rotação o lock up não deveria esta atuando?
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade X RPM Empty Re: Velocidade X RPM

Mensagem por Convidad Qua 16 Jan 2008 - 1:45



Maluhy,

A diferença entre a overdrive e a marcha normal, gira em torno de 1000 RPM. O que ele relatou foi uma diferença 200 RPM. Aproveitando, o DKW tinha roda livre por causa da lubrificação do motor 2 tempos?
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade X RPM Empty Re: Velocidade X RPM

Mensagem por Eduardo Vieira Qua 16 Jan 2008 - 15:14



Moa, nos carros mecanicos não há como ter essa diferença pois o motor está diretamente ligado a transmissão, partindo do principio que a embreagem esteja em ordem
mas nos carros automáticos há o conversor no meio do caminho que faz este acoplamento atraves de pressão de óleo (para não alongar muito).
É normal quando se acelera nos carros automaticos ter uma pequena perda neste acoplamento que é o resultado desta transmissão de força ser feita atraves do óleo (todos já devem ter escutado BMW com cano de descarga furado arrancando no sinal e o carro dando aquele sobregiro para sair).
O que me intriga é que desde os meus bons tempos de dodge magnum existia um sistema de acoplamento direto que se chamava lock up, que mantinha o motor e a caixa acoplados diretamente sem a ação do óleo quando se atingia maiores velocidade em ultima marcha. Eu não sei como isso funciona na Mercedes.
Eu tinha um Mazda que eu conseguia sentir exatamente quando ele estrava em lock up, o conta giros dava um pequeno balanço.
Malury, isso ocorreu sempre em quarta marcha
Eduardo Vieira
Eduardo Vieira
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 155
Data de inscrição : 26/12/2007
Interesses : Automóveis Mercedes Benz
Sexo : Masculino País : Malasia
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade X RPM Empty Re: Velocidade X RPM

Mensagem por Convidad Qua 16 Jan 2008 - 15:48



Eduardo,

Voce acha que o acoplamento hidraulico justifica a diferença de RPM entre subida e descida, estando o carro na mesma marcha?
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade X RPM Empty Re: Velocidade X RPM

Mensagem por Eduardo Vieira Qua 16 Jan 2008 - 18:06



João,

dá diferença sim, sempre tem uma perda,
por isso a introdução do lock up para não haver perdas
Eduardo Vieira
Eduardo Vieira
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 155
Data de inscrição : 26/12/2007
Interesses : Automóveis Mercedes Benz
Sexo : Masculino País : Malasia
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade X RPM Empty Re: Velocidade X RPM

Mensagem por GR Qua 16 Jan 2008 - 20:16



João escreveu:Maluhy,

A diferença entre a overdrive e a marcha normal, gira em torno de 1000 RPM. O que ele relatou foi uma diferença 200 RPM. Aproveitando, o DKW tinha roda livre por causa da lubrificação do motor 2 tempos?

João, não tem nada a ver com a lubrificação... Este era um opcional da época para efeito de mais economia de combustível. É muito interessante andar num vemag com roda livre. What a Face
GR
GR
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 7430
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : troca de informações
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade X RPM Empty Re: Velocidade X RPM

Mensagem por Convidad Qua 16 Jan 2008 - 21:27



Velocidade X RPM DKW


Guilherme,

Todo motor 2 tempos, recebe o oleo lubrificante misturado ao combustível. Numa ladeira, ao motorista tirar o pé do acelerador, o motor iria receber uma quantidade de oleo lubrificante inferior ao necessário. Se o motor continuasse acoplado ao cambio, poderia travar.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade X RPM Empty Re: Velocidade X RPM

Mensagem por leandrof79 Qua 16 Jan 2008 - 23:55



Amigos,

meu primo defende a tese de que este fato também acontece com os carros de câmbio mecânico.

Atribuimos às diferenças de exatidão entre os dois medidores. É válido?

Leandro.
leandrof79
leandrof79
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 612
Data de inscrição : 07/11/2007
Interesses : W107
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade X RPM Empty Re: Velocidade X RPM

Mensagem por Convidad Qui 17 Jan 2008 - 0:44



Leandro,

Seja mecanico ou automático eu não consigo entender a variação da rotação em ladeiraXplano, a não ser que tenhamos algum defeito mecanico que justifique algum tipo de patinação do cambio ou da embreagem. Tentei perceber alguma coisa na minha 124 mas não consegui, esse fim de semana eu testo com mais calma.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade X RPM Empty Re: Velocidade X RPM

Mensagem por Mercedão Qui 17 Jan 2008 - 8:40



Caro Eduardo,

Obrigado pelas explicações. Tô por dentro, agora.

Qto à roda livre do Vemag, ouvi em um encontro aqui nas Gerais, um confrade nosso contando o caso em que pegou um DKW rumo à Vitória, tentou uma reduzida, e acabou passando reto na primeira curva... Laughing Laughing
Mercedão
Mercedão
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1419
Data de inscrição : 25/10/2007
Interesses : Mercedes em geral...
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade X RPM Empty Re: Velocidade X RPM

Mensagem por Luiz Qui 17 Jan 2008 - 9:13



Motor 2T é isso. Quem já andou de RD350 sabe...
Luiz
Luiz
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 138
Data de inscrição : 23/10/2007
Interesses : Automóveis
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade X RPM Empty Re: Velocidade X RPM

Mensagem por Xenon Qui 17 Jan 2008 - 9:41



Luiz escreveu:Motor 2T é isso. Quem já andou de RD350 sabe...

nos idos anos de 86 tive uma dessas "viuvas negras".........
so nao virou viuva porque vendi rapidinho....... Shocked Shocked Shocked era muito ruin e perigosa...... 😢 😢 😢
Xenon
Xenon
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 3114
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : amigos/MBs/motorrad
Sexo : Masculino País : Inglaterra
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade X RPM Empty Re: Velocidade X RPM

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos