Aditivo da Água do Radiador

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Mensagem por grandejr Qua 14 Set 2011 - 9:53



Pessoal.

Desculpem abrir esse tópico, sei que isso já foi muito discutido aqui no fórum, só que não achei especificamente sobre meu carro e motor.

Consultei também aquelas normas técnicas da MB, mas tirando uns 3 a maioria eu nunca ouvi falar. Além disso meu carro é mais antigo, não sei onde ali se refere a carros mais novos ou mais antigos.

Assim a dúvida, especificamente para minha w124, m103, no clima quente daqui, qual aditivo utilizar?

No momento o sistema está limpo, não há aditivo algum, só límpida e cristalina água de uso intravenoso.

Grato.
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Mensagem por ZIG MASTER Qua 14 Set 2011 - 9:56



A fórmula correta é a seguinte:

50% de água desmineralizada e 50% de etileno glicol de preferência que atenda a norma 325 MB.
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Mensagem por grandejr Qua 14 Set 2011 - 10:02



Zig, obrigado.

Então pode ser qualquer um da 325.0, 325.2, 325.3 ou 325.5?

Há necessidade de ser 50% por cento mesmo? Nos meus outros carros recomendaram uma proporção menor em razão do clima.
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Mensagem por ZIG MASTER Qua 14 Set 2011 - 14:04



Eu costumo utilizar 50% x 50%, que na verdade é a recomendação padrão para a mistura.

Um dos melhores produtos é o Havoline côr vermelha.
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Mensagem por Maluhy Qua 14 Set 2011 - 14:08



Mas se o clima for bem quente pode usar 30/70,aqui no RJ eu uso e fica ok, no inverno americano é 100%!!!!Quem refrigera é a água,se colocar aditivo demais ele vira isolante e não deixa o radiador funcionar direito... Shocked
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Mensagem por C-220 Qua 14 Set 2011 - 14:14



Os Shell e Lubrax atendem as normas da MB.
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Mensagem por grandejr Qua 14 Set 2011 - 15:37



Maluhy,

obrigado, sempre mantenho a proporção de pelo menos 1/3.

Qual marca vc costuma utilizar?

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Mensagem por grandejr Qua 14 Set 2011 - 15:44



Zig.

Se meu veículo não é comercial nem industrial, então é um passenger vehicle ? Se for assim a norma é só 325.0.

***

Daniel.

Não achei Shell e Lubrax na norma 325.0.

Aliás, só conheço nesta norma Agip, Castrol, Glysantin, MB, Mobil e Zerex. Os demais nunca vi...

Já tando é vontade de usar meu vasto estoque de VW G12...
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Mensagem por Pedroalexrj Qua 14 Set 2011 - 15:47



Parece até grego isso confrades...vou tentar aprender algo...
Isso serve para todas as MB´s ou só as antigas?
abs...

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Mensagem por evalaretto Qua 14 Set 2011 - 16:23



Eu utilizo o GS333 da Mobil (meio caro mas atende a norma exigida).
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Mensagem por Lobo Ter 20 Set 2011 - 18:24



BR vendido nos postos Petrobras.
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Mensagem por C-220 Ter 20 Set 2011 - 18:35



Grandejr,



Segue o link da BR:



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Da Shell:



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Mensagem por agostinho Ter 20 Set 2011 - 20:38



Eu utilizo o Wurth orgânico ( vermelho ), é mais caro que os demais aditivos, mas me proporciona confiança. Abraços.
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Mensagem por Maluhy Ter 20 Set 2011 - 21:10



O organico vc pode usar,tem a vantagem de ser long life,na verdade qq aditivo de tenha uma marca confiável pode ser usado...... Shocked
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Mensagem por gilberto/sp Ter 20 Set 2011 - 23:03



Maluhy, um mecânico me recomendou utilizar aditivos com líquido azul nos carros mais antigos, e os liquidos rosa nos mais novos. Isso faz sentido?
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Mensagem por Maluhy Ter 20 Set 2011 - 23:45



Não sei, existe alguns estudos sobre corrosão galvanica, tb soube que modificaram a liga de aluminio nos motores mais novos,sei lá, mas a principio ferro é ferro,aluminio é aluminio,o que não pode é deixar agua pura,se tiver cloro pior ainda.....vou dar uma estudada no assunto.... Shocked
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Mensagem por regwolf Qua 21 Set 2011 - 2:18



No meu eu usei o paraflu up, com agua desmi, na proporcao de 30 de aditivo para 70 de água.

Tá vermelhinho ate hoje...
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Mensagem por grandejr Qua 21 Set 2011 - 8:58



Gilberto.

Na VW falavam isso. Lá agora eles tem um lilás que substituiu todos os anteriores e dizem que serve tanto para os antigos como para os novos, inclusive podendo misturar com eles.

Daniel.

A BR e Shell informam que atendem a norma, mas indo lá nela não aparece o nome deles. Mas no fundo eu acho que atende sim, parece que não há muito mistério na fabricação desses líquidos, como o Maluhy falou, sendo de marca confiável.
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Mensagem por Maluhy Qua 21 Set 2011 - 9:11



Achei:






Os fabricantes de motores a combustão ou a explosão recomendam o uso de aditivos juntamente com a água para a proteção interna dos sistemas de refrigeração líquida. Isto vale indistintamente para os motores antigos ou modernos, porém o tipo de aditivo a ser empregado varia com o tipo de projeto do motor conforme veremos a seguir.

A temperatura de operação dos motores modernos, de alta rotação, chega a ser 50% superior à temperatura dos motores de baixa rotação. Os sistemas de arrefecimento dos motores de alta rotação acabam tendo que trabalhar com uma amplitude de carga térmica bem maior.

Sabemos que nos modernos sistemas de arrefecimento, encontrados em motores de alta rotação, o fluido de refrigeração está em contato com diferentes tipos de metais com resistividade elétricas também diferentes. Esses sistemas utilizam fluidos de refrigeração compostos de água, preferencialmente desmineralizada, além de aditivos para proteção do sistema e para melhoria das propriedades do fluido.

Os aditivos convencionais para radiadores, utilizados até então, são compostos de Monoetilenoglicol, para melhorar a performance térmica da água, e alguns aditivos químicos de “compostos minerais ativos”, para proteção complementar do sistema de arrefecimento.

As substâncias que compõem os compostos químicos ativos de origem mineral, como é o caso dos aditivos para radiadores convencionais, na presença de metais com baixa eletro-resistividade, como é o caso do “Alumínio”, sob temperaturas muito elevadas, como ocorre nos motores de alta rotação nas regiões próximas a câmara de combustão, tudo isso em meio aquoso acaba criando condições que geram um fluxo de elétrons do alumínio para outros metais base, gerando assim uma erosão eletro-corrosiva do alumínio. Este fenômeno corroe o alumínio chegando até mesmo a atravessar as paredes dos componentes, além de produzir corrente elétrica, como em uma “Pilha Galvânica”, que afetará o desempenho dos componentes eletrônicos do motor.

Então que produto pode ser usado para cada caso ?

motor de baixa rotaçÃo

1- Temperaturas de equilíbrio do sistema de refrigeração do motor abaixo de 100 oC

2- Componentes do motor, em contato com o fluido, feitos de metal ferroso.

3- Admite o uso de substâncias como sais inorgânicos na formulação do fluido.

4- Tipo do fluido de refrigeração = orgânico ou inorgânico.

MOTOR DE ALTA ROTAÇÃO

1- Temperaturas de equilíbrio do sistema de refrigeração do motor acima de 100 oC

2- Componentes do motor, em contato com o fluido, feitos de metais não ferrosos de alta condutibilidade como : Cobre e Alumínio.

3- Não admite o uso de substâncias na formulação do fluido de refrigeração a base de sais inorgânicos catalíticos como : Fosfato, Boratos, silicatos, Nitritos e aminas inorgânicas.

4- Tipo do fluido de refrigeração = somente orgânico.

Conclusão:

Caso um aditivo tenha em sua formulação, sais inorgânicos, este aditivo não poderá ser utilizado em sistemas de refrigeração de motores de alta rotação pois irá provocar a corrosão do alumínio e a produção de corrente elétrica que produzirá panes no sistema eletrônico do carro.

A solução é substituir os aditivos para radiadores convencionais, fabricados com compostos químicos ativos de origem mineral, por aditivos elaborados com compostos químicos ativos de origem orgânica!

Não se trata de qualificar os aditivos inorgânicos como bons ou ruins, mas sim questionar se estão aptos a operar sob tais condições. Quanto às especificações, um aditivo orgânico deve atender as normas AG-TL774D, SAE 1034 e ASTM D5117, adotadas por montadoras como: Mercedes Benz, Renault, PSA, Audi, VW, Seat, dentre outras.

Fonte: tutorzone.com

:D
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Mensagem por Maluhy Qua 21 Set 2011 - 9:13



Resumindo,o organico vc pode utilizar indistintamente ,o inorganico não, por ter limitações,é que nem fluido DOT 3 e 4,vc pode usar o DOT 4 num Fusca 1200,vai azulejar um galinheiro,hehehe,mas DOT 3 num C320 nem pensar.... Shocked
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Mensagem por ZIG MASTER Qua 21 Set 2011 - 9:26



Êste é o mestre Maluhy.................... cheers

Mabruke Habib........ cheers

Sempre nos enriquecendo com seus conhecimentos............ :D
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Mensagem por HELDER PIRES Qua 21 Set 2011 - 11:12



Parabenz, Parabenz, Parabenz...
Grande mestre e conhecedor Maluhy.
Aplausos + aplausos.
Isto é que é enriquecer o forum.
Um forte abraço e muito obrigado
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Mensagem por grandejr Qua 21 Set 2011 - 21:47



Obrigado Maluhy.

Não sabia que a falta do aditivo pode até fazer o carro dar choque, deve ser por isso que estou sendo eletrocutado ao abrir a porta, hahaha jocolor

Só gostaria de acrescentar uma precaução. Vi num site estrangeiro da VW que o último aditivo deles (lilás) pode misturar com qualquer um dos anteriores. Porém o penúltimo (rosa) não pode misturar com os anteriores (verde/azul). Fui procurar a fonte novamente, não consegui encontrar mais.

Porém encontrei isto aqui:
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Vcs me ajudam a interpretar? Também não entendi bem por que não relacionaram os nomes...

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Mensagem por grandejr Qua 21 Set 2011 - 22:43



Esqueci de falar. Olhei o manual e lá manda seguir as normas 310, 311 e 325.1

A primeira são informações gerais bem interessantes. A segunda indica um único da Shell. A terceira não achei.

Abraços.
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Mensagem por Maluhy Qua 21 Set 2011 - 22:48



Organico e inorganico se misturar dá tilt,vira gel......... :affraid:
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