Reforma 450SLC

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Reforma 450SLC Empty Reforma 450SLC

Mensagem por britojr Dom 5 Fev 2012 - 21:56



Ola a todos.
Embora tenha feito meu cadastro ha algum tempo este é meu primeiro post. Gostaria de compartilhar com todos vcs, apreciadores desta que considero a melhor marca de carros mundial, um de meus atuais projetos. Trata-se de uma w107 024 modelo 74 adquirida de meu pai que a comprou para restaura-la porém desistiu após observar o tamanho da "bucha". O carro estava rodando quando o comprei, embora apresentasse problemas em praticamente todos suas áreas. Mecanica sofrível com vários gatilhos, principalmente em freios e transmissao. elétrica bastante alterada com apenas o vidro do motorista funcionando, travas a vácuo obviamente nao operantes. Ar Condicionado e aquecimento obviamente quebrados. Suspensão, buchas, amortecedores e molas há muito tempo desgastados completamente. Não havia como saber o estado geral da lataria pois o carro provavelmente havia ganhado uma pintura "nova" a pouco tempo para facilitar a venda. Observando os DUTs percebi que durante quase 3 décadas o carro foi emplacado no município do Rio de Janeiro, tendo como garagem um endereço na Av. Vieira Souto ou seja , durante 30 anos esteve em contato direto com a tão famosa maresia de Ipanema. Não esmoreci. Decidi abraçar o projeto e fazer o meu melhor por esta SLC embora sabendo que seria um projeto altamente deficitário do ponto de vista financeiro. Ou seja, esqueci os valores de custo e decidi fazer algo que possa ser usado por meu filho quando ele puder dirigir (hoje Cacá tem 5 anos).
Embora pudessemos simplesmente começar o projeto e "ir tocando", vendo o resultado atraves do progresso do projeto, sempre tento colocar objetivos naquilo que faço. Funciono melhor sabendo exatamente onde quero chegar. então comecei a pesquisar SLC´s que me agradassem do ponto de vista estético. Finalmente após pesquisar durante 1 mês achei o carro perfeito (para meu gosto). Decidi fazer um "clone" idêntico deste belo exemplar fotografado provavelmente em algum palacio francês. Não sou expert em 107s , acredito que estas rodas não sejam originais do modelo embora tenha conseguido imagens de propaganda oficial da mercedes demonstrando o uso deste modelo AERO II em 18 polegadas em modelos w107. Provavelmente algum acessório original ou mesmo uma propaganda pré AMG oficial.
Não busco uma restauração absolutamente perfeita , por este motivo dei o título do post de reforma e não restauração. Alterações serão feitas nao visando performance mas aumento da eficiência. A engenharia evoluiu muito em quase 40 anos e acho que poderia incorporar algumas destas melhorias sem perder a "alma" do carro. Segue a imagem da SLC que decidi copiar.

[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]

Tenho centenas de imagens deste projeto entao tentarei deixar o tamanho delas inferior a 200K. Também nao sei se este é o local adequado para postar imagens relacionadas ao assunto , caso esteja enganado peço desculpas e solicito que algum veterano me diga como proceder da forma correta

britojr
britojr
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 31
Data de inscrição : 14/09/2011
Interesses : w107
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma 450SLC Empty Re: Reforma 450SLC

Mensagem por Ferrera Dom 5 Fev 2012 - 22:02



Parece ser o Palácio de Versailles . É um carro muito bonito a W107.

Sucesso na reforma e seja Benz-Vindo.

Você poderá abrir um tópico falando da restauração da sua W107 na área específica. Veja as seções dos forums.

Um abraço.
avatar
Ferrera
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2337
Data de inscrição : 19/12/2011
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Goiás
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma 450SLC Empty Re: Reforma 450SLC

Mensagem por Karl Fass. Dom 5 Fev 2012 - 22:10



Boa noite BritoJr, é uma empreitada difícil... Conheço bem esse seu carro, já tive oportunidade de lidar com ele , a pedido dom seu pai. Digo de cadeira, para voltar aà originalidade, vais gastar um bom dinheiro. Já na época sugerimos que vendesse. Mas não quero desanima-lo. É só para alerta-lo. As rodas originais são iguais às da branca do seu pai, ok?
avatar
Karl Fass.
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 8431
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : Mercedes antigas
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma 450SLC Empty Re: Reforma 450SLC

Mensagem por Schneider Dom 5 Fev 2012 - 22:21



Seja bem vindo e boa sorte no seu projeto!!!

Abraço.
Schneider
Schneider
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1413
Data de inscrição : 16/04/2008
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma 450SLC Empty Re: Reforma 450SLC

Mensagem por britojr Dom 5 Fev 2012 - 22:40



Após nossa primeira avaliação decidi que o projeto seria tocado por um mecanico amigo meu . Emerson Heemann da Racing em curitiba fez os primeiros contatos com o seu latoeiro preferido. Sr. Ricardo tem vasta experiencia na restauração de antigos tendo trabalhado muitos anos na Phoenix de Curitiba, um dos melhores locais para restauração em todo Brasil. Decidiu sair da Phoenix e trabalhar de forma autônoma. Latoeiro escolhido, preço tratado, era hora de mandarmos o carro e começarmos a desmontagem total para iniciarmos a lataria.
Seguem as fotos do dia em que enviamos o carro para curitiba mais ou menos em Agosto do Ano passado. Já haviamos desmontado algumas partes e o motor ja havia sido removido.
Mesmo velha, enferrujada e incompleta esta cara senhora quarentona ainda torce pescoços , acompanhei o embarque e todos os carros diminuiam sua velocidade apreciando este carro.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



britojr
britojr
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 31
Data de inscrição : 14/09/2011
Interesses : w107
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma 450SLC Empty Re: Reforma 450SLC

Mensagem por Ferrera Dom 5 Fev 2012 - 22:48



BritoJr o carro parece bem completo de acabamentos. Sucesso no projeto.

O importante é ter paciência e bastante trabalho, mas no final o resultado é compensador.
avatar
Ferrera
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2337
Data de inscrição : 19/12/2011
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Goiás
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma 450SLC Empty Re: Reforma 450SLC

Mensagem por Schneider Dom 5 Fev 2012 - 22:48



Não resta dúvidas que é uma das linhas mais lindas da MB, sou suspeito de falar, adoro esta carroceria!!! A história deste modelo é impressionante, vale trazê-la á vida sim, sem dúvidas, além de ser uma herança lindissima que deixará para o seu filho. Parabéns pela iniciativa!!!

Abraço.
Schneider
Schneider
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1413
Data de inscrição : 16/04/2008
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma 450SLC Empty Re: Reforma 450SLC

Mensagem por BUD08 Dom 5 Fev 2012 - 23:03



Boas Britojr,

Fico contente que você esteja voltando a dar luz á essa estrela, eu sou um apaixonado por esse modelo, na minha opinião é a Mercedes mais bonita não conheço um carro com essas linhas.
Não será barato mais se é desejo, mete bronca.

Abs,
BUD08
BUD08
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2021
Data de inscrição : 01/07/2011
Interesses : Em tudo que for interessante
Sexo : Masculino País : Portugal
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma 450SLC Empty Re: Reforma 450SLC

Mensagem por José Carlos de Souza Filh Dom 5 Fev 2012 - 23:14



Olá Britojr

Tudo bem?
Parabéns pela iniciativa e pela escolha do modelo a ser restaurado (ou reformado). Tive o prazer de fazer uma, ano 75 cor vermelha que há duas semanas recebeu placa preta. Andei muito com este carro hoje, num belo dia de sol com o qual fomos agraciados.
Vou postar uma foto dela para apreciação e aproveito para me colocar à disposição para uma eventual necessidade, pois após dois anos e meio de trabalho (duro e árduo), o projeto ficou pronto.
Abs,
JC

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
José Carlos de Souza Filh
José Carlos de Souza Filh
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1357
Data de inscrição : 23/02/2009
Interesses : Automóveis MB, em geral.
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma 450SLC Empty Re: Reforma 450SLC

Mensagem por britojr Dom 5 Fev 2012 - 23:15



Por causa da minha profissão , sou médico oftalmologista, costumo viajar bastante para USA e Europa para participação de congressos, o que facilita bastante as coisas para compra de peças de veículos antigos, sem falar no preço que é bem menos salgado por causa de nossa infame carga tributária. Sei da lei que impede a importação de peças automotivas como bagagem acompanhada em viagens internacionais mas nestes 2 anos pós nova lei nunca perdi um único parafuso na alfandega. Não escondo nada, declaro para o fiscal e digo tratar-se de peças de veículo antigo. Sempre levo uma bronca de leve, mas como sempre me porto de maneira educada e simpática também costumo ser tratado de forma muito educada pelos fiscais da alfandega. Sorte?? Não sei. Só sei que tenho trazido bastante coisa e pretendo completar a relaçao de peças nas próximas 2 viagens, sendo a próxima nesta sexta pré carnaval.
No detalhe Sofia....Para ela estamos fazendo um opala SS 72 (quase pronto), mas isso é uma OUTRA história.....hehe

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]




estes são as 4 partes do assoalho originais , novos, devidamente empacotados e trazidos em uma grande mala.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Nao estou achando a fotos dos frisos nem das borrachas. Mas trouxe também todos os frisos novos e o kit completo de todas borrachas.









britojr
britojr
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 31
Data de inscrição : 14/09/2011
Interesses : w107
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma 450SLC Empty Re: Reforma 450SLC

Mensagem por Ferrera Dom 5 Fev 2012 - 23:15



Belo carro José.
avatar
Ferrera
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2337
Data de inscrição : 19/12/2011
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Goiás
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma 450SLC Empty Re: Reforma 450SLC

Mensagem por Ferrera Dom 5 Fev 2012 - 23:16



Essa possibilidade de viajar constantemente facilita um pouco as coisas.
avatar
Ferrera
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2337
Data de inscrição : 19/12/2011
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Goiás
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma 450SLC Empty Re: Reforma 450SLC

Mensagem por José Carlos de Souza Filh Dom 5 Fev 2012 - 23:31



Valeu, Ferrera.
Abs,
JC
José Carlos de Souza Filh
José Carlos de Souza Filh
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1357
Data de inscrição : 23/02/2009
Interesses : Automóveis MB, em geral.
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma 450SLC Empty Re: Reforma 450SLC

Mensagem por britojr Seg 6 Fev 2012 - 1:06



Decidimos não removermos a pintura atual através de jato de areia pois isso atacaria ainda mais a já sofrida lata. A remoção seria completa porém manual , afinal de contas o que é um peido para quem....bem vcs sabem do que estou falando.....hehe Iríamos fazer do jeito mais demorado mas menos agressivo a lataria, aos poucos durante a progressão dos trabalhos.
Iniciamos pelos assoalhos e caixas de ar. Pensei em trazer 2 caixas-de-ar na bagagem mas seria dar muita sopa pro azar. Iria chamar muito a atençao na alfandega e arriscaria perder tudo. Decidimos dobrar as caixas com o Sr. Tortato. Que do alto dos seus mais de 80 anos é considerado por muitos o melhor ferreiro especializado em antigos do Brasil.
Sr. Ricardo mandando brasa....e muito disco de corte....
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Preparando a peça com Zinco em Spray e o selante permanente POR-15
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Aspecto após aplicação de POR-15 nas caixas-de ar
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Assoalhos no lugar com fundo a base de zinco
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]




Aspecto imediatamente após aplicação de POR-15
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Aspecto final. Acho que este assoalho nao vai enferrujar nunca mais


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Optamos em refazer toda a peça e não apenas resoldar
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



e assim completamos o assoalho. Proxima etapa.....Cofre do motor , paralamas e portas














britojr
britojr
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 31
Data de inscrição : 14/09/2011
Interesses : w107
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma 450SLC Empty Re: Reforma 450SLC

Mensagem por Ferrera Seg 6 Fev 2012 - 1:12



Bela "Cirurgia"
avatar
Ferrera
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2337
Data de inscrição : 19/12/2011
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Goiás
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma 450SLC Empty Re: Reforma 450SLC

Mensagem por britojr Seg 6 Fev 2012 - 2:44



Bem, fiquei escrevendo aqui e aprendendo como usar as ferramentas de ediçao e postagem das imagens que nem percebi que ja haviam vários comentários. desculpem pela indelicadeza. Se serve como desculpa ainda estou meio cru mas aprendendo rapido. Obrigado a todos que prontamente enviaram comentarios inclusive o Sr. Karl que parece ja conhecer o carro e meu pai assim como o Sr. ferrera que enviou várias respostas.
Amanha a noite pretendo continuar o post com imagens do trabalho no cofre e portas que ja foram concluido e das rodas.
T+
britojr
britojr
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 31
Data de inscrição : 14/09/2011
Interesses : w107
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma 450SLC Empty Re: Reforma 450SLC

Mensagem por britojr Seg 6 Fev 2012 - 2:51



Ola Jose. Obrigado pelas palavras e parabens por seu carro. Só pude ver uma foto mas parece novo como recem saido da loja. Mereceu a tao cobiçada placa preta
britojr
britojr
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 31
Data de inscrição : 14/09/2011
Interesses : w107
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma 450SLC Empty Re: Reforma 450SLC

Mensagem por Karl Fass. Seg 6 Fev 2012 - 7:28



Cara você é bem mais corajoso que eu he, he...

Gostei muito do que vi, escolheu o latoeiro certo mesmo. Espero que fique show... Se me passar o VIN ( chassis) podemos tentar descobrir a cor original dela. Não sei se era preta...
avatar
Karl Fass.
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 8431
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : Mercedes antigas
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma 450SLC Empty Re: Reforma 450SLC

Mensagem por Bruno Seg 6 Fev 2012 - 7:44



Uau!!
Demais, gostei das imagens das peças, muito bacana, vai receber tudo novinho!! :D
Parabéns!
avatar
Bruno
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 3089
Data de inscrição : 13/04/2010
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Paraguay
Estado : Estrangeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma 450SLC Empty Re: Reforma 450SLC

Mensagem por Fabiok Seg 6 Fev 2012 - 8:44



Brito, parabéns pela empreitada e coragem!

Eu passei exatamente por isso em mais de 2 anos de restauração. O resultado foi muito bom. E o melhor é que quando acaba (eu ainda estou no finalzinho) você fica curado, pois nunca mais na vida quer fazer igual...hehehe

Dê uma olhada no meu post. Vc verá que passei exatamente pelas mesmas coisas que você.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Especial atenção as caixas de rodas, entrada de ar no caput e compartimento do estepe, locais cronicos de ferrugem.

Caso queira trocar ideias é só me mandar MP.

Boa sorte

Abraços
Fabiok
Fabiok
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1753
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : MB
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma 450SLC Empty Re: Reforma 450SLC

Mensagem por Reuthmann Seg 6 Fev 2012 - 10:38



Parabenz Brito pela escolha do carro e pela decisão corajosa de volta-la, aos gloriosos tempos em que desfilava pela Vieira Souto, abs
Reuthmann
Reuthmann
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1383
Data de inscrição : 28/11/2007
Interesses : Automóveis Mercedes Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma 450SLC Empty Re: Reforma 450SLC

Mensagem por britojr Seg 6 Fev 2012 - 11:03



Ola FabioK. É um prazer enorme receber comentários seus. No inicio do meu projeto observei a restauração da sua 107 foto por foto longamente. Quero que saiba que o seu projeto me inspirou a tentar fazer algo parecido do ponto de vista de qualidade e resultado final.Tive como objetivo de qualidade o seu carro. Saiba que cada foto que vc vir no meu projeto tem um pouco de "inveja" (de uma maneira salutar e positiva) do seu carro. Do tipo assim. Se o Fabio conseguiu , é possivel...dá trabalho pra caramba mas dá pra fazer, apenas preciso seguir sua receita, conseguir ótimos profissionais pra me ajudar que vai ficar bom.
Quanto ao VIN vou dar uma olhada, ja fiz isto ha alguns meses mas esqueci do resultado , acho que a cor original era dourado, mas vou confirmar
britojr
britojr
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 31
Data de inscrição : 14/09/2011
Interesses : w107
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma 450SLC Empty Re: Reforma 450SLC

Mensagem por britojr Seg 6 Fev 2012 - 12:37



Ontem, antes de iniciar a exibição das fotos do projeto, tentei apresentar o carro como estava, antes de iniciada a desmontagem. Devo ter apertado algum botao errado que apagou tudo e na hora nao percebi. Incluo estas imagens agora.....Mesmo fora da sequencia temporal , acho estas imagens importantes e relevantes.
Omiti as imagens do motor por que isso será tratado em uma atualização a parte em breve.
Do ponto de vista estético a unica coisa que me chamou a atenção foi a falta do friso do vidro traseiro, que já foi comprado e será instalado juntamente com borrachas novas e a faixa cinza inferior que se não me engano era das 500. Isto será corrigido na pintura...Não haverá faixas aqui...


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]













britojr
britojr
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 31
Data de inscrição : 14/09/2011
Interesses : w107
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma 450SLC Empty Re: Reforma 450SLC

Mensagem por britojr Seg 6 Fev 2012 - 13:39



Segue a identificação numérica do carro

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]















britojr
britojr
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 31
Data de inscrição : 14/09/2011
Interesses : w107
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma 450SLC Empty Re: Reforma 450SLC

Mensagem por gustavo vanesghick Seg 6 Fev 2012 - 13:44



Boa sorte na empreitada, e como você disse que a reforma é para seu filho, pode ter certeza que ele terá, quando tudo estiver pronto, muito orgulho de você, além de ser motivo para muitas histórias e conversas entre vocês...
gustavo vanesghick
gustavo vanesghick
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1341
Data de inscrição : 14/09/2010
Interesses : Aprender a cada dia mais sobre Mercedes, Automobilismo, AMG
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma 450SLC Empty Re: Reforma 450SLC

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos