vareta do nível do óleo do câmbio
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vareta do nível do óleo do câmbio
Levei minha MB C180 Classic 1998 para troca de amortecedores e coxim do motor, tudo bem
aproveitei e pedi ao mecânico que verificasse o nível do óleo do câmbio e do diferencial, porém, não existe vareta para medir o nível do óleo do câmbio, apenas uma tampinha. Segundo o mecânico, eu preciso levar na concessionária porque somente eles é que possuem uma vareta para tal medição, isso procede? Grato
aproveitei e pedi ao mecânico que verificasse o nível do óleo do câmbio e do diferencial, porém, não existe vareta para medir o nível do óleo do câmbio, apenas uma tampinha. Segundo o mecânico, eu preciso levar na concessionária porque somente eles é que possuem uma vareta para tal medição, isso procede? Grato
scubaquini- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Re: vareta do nível do óleo do câmbio
Tem vários tópicos sobre o assunto, utilize o botão de "pesquisa" e digite a palavra "vareta", aparecem muitos tópicos.
pedroftalmo- Usuário Platina
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Re: vareta do nível do óleo do câmbio
Em teoria sim mas na prática não,várias oficinas independentes possuem a vareta ferramenta,veja em alguma oficina mais próxima de vc que trabalhe com esses carros na seção correspondente....

Maluhy- Consultor Técnico
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Re: vareta do nível do óleo do câmbio
Como o Pedro falou faça uma pesquisa dentro do forum,inclusive explicando a importancia tb da troca do fluido e filtro da cx...

Maluhy- Consultor Técnico
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scubaquini- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Re: vareta do nível do óleo do câmbio
Ta certo Pedro, já pesquisei anteriormente sobre a troca do óleo do câmbio, mas meu mecânico disse que não há necessidade da troca, pois corre-se o risco de ao mexer no filtro, cair alguma limalha e danificar a caixa de câmbio... ufa, a menina é caprichosa!
scubaquini- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Re: vareta do nível do óleo do câmbio
tem um topico que insina a fazer uma vareta caseira com as medidas e material ,fiz uma vareta caseira e gostei do resultado abraço e boa sorte a vareta caseira e so do cambio 722.6 pelo q vi...
luciano silva- Usuário Ouro
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Re: vareta do nível do óleo do câmbio
Mexer no filtro e cair limalha....debaixo para cima?????Esse carro está aonde,no Japão???Filtro não precisa trocar?Então seu mecanico não troca filtro de ar tb,pode uma poeira entrar pelo motor e riscar a parede do cilindro,aí o carro começa a queimar óleo,certo?E trocar o filtro de gasolina,não faça nunca isso!!!!!!pode uma partícula de sujeira percorrer a linha e entupir um bico, meu amigo,vc está bem de mecanico,eim???Me tira o tubo!!!!!!!!!!!!!!!!!

Maluhy- Consultor Técnico
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regwolf- Usuário Ouro
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Re: vareta do nível do óleo do câmbio
scubaquini o seu mecanico e um mecanico anti troca de oleo ja vi muitos desses ,principalmente falando de cambio automatico,em sua maioria os mecanicos tem receio de fazer a troca devido muitos terem feito a troca e o cambio ter ficado esculhambado tudo e possivel ele melhorar como piorar com a troca ,abraço e boa revisao na mercedes...
luciano silva- Usuário Ouro
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Re: vareta do nível do óleo do câmbio
Usando a cabeça, sinceramente eu não consigo entender como a troca do óleo velho, usado, pela quantidade correta de óleo novo, recomendado pela fabrica, com seu respectivo filtro possa CAUSAR qualquer problema.
Pode, talvez, mostrar algum problema já existente que estaria mascarado pelo óleo velho e que se manifestaria de forma ainda pior logo adiante.
Eu troco o óleo da caixa do meu carro sem nenhum receio.
Pode, talvez, mostrar algum problema já existente que estaria mascarado pelo óleo velho e que se manifestaria de forma ainda pior logo adiante.
Eu troco o óleo da caixa do meu carro sem nenhum receio.
regwolf- Usuário Ouro
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Maluhy- Consultor Técnico
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Re: vareta do nível do óleo do câmbio
Sonda de passar fio na parede, 6 cm é a medida do nível máximo. Verificação é realizada com motor em operação, temperatura de serviço e seleção em P.
Thiagão- Usuário Prata
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Re: vareta do nível do óleo do câmbio
verdade segui o esquema da sonda de passagem do fio e ficou bom,sobre a troca do oleo do cambio acho que nao tem como dizer se e o indicado ou nao pois a concessionaria nao indica e eu fui em sao paulo no melhor nesse ramo com 50 anos de esperiencia e o proprietario me indicou somente fazer a dialize do oleo ,outros indicam a troca entao considero um assunto com muitas variaveis acho que nesse caso so deus sabe se um cambio ira melhorar ou piorar com a troca de fluido....
luciano silva- Usuário Ouro
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Data de inscrição : 26/05/2011
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Re: vareta do nível do óleo do câmbio
Confrades.......o óleo é vital.......é o sangue do carro......se não trocar , enche de colesterol e outros males.........então o óleo que circula deve ser todo em boas condições..........aliás o sangue que corre no pé tem que ser tão bom quanto o que vai para o cérebro (analogia com o cambio automatico e motor).
Ferrera- Usuário Platina
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Bruno- Usuário Platina
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Re: vareta do nível do óleo do câmbio
Bom dia pessoal!
Obrigado pelas dicas sobre o óleo do câmbio, tive um Versailles mecânico, cujo manual dizia para não trocar o óleo do câmbio, apenas verificar o nível, bom, fiquei com o carro 12 anos e nunca troquei o óleo do câmbio. Me lembro de que quando era adolescente (faz tempo), meu pai tinha um Oldsmobile 1956, hidramático, que me lembre nunca o vi mencionar óleo do câmbio... de qualquer forma, obrigado pela atenção, vou seguir alguns conselhos dos confrades.
Obrigado pelas dicas sobre o óleo do câmbio, tive um Versailles mecânico, cujo manual dizia para não trocar o óleo do câmbio, apenas verificar o nível, bom, fiquei com o carro 12 anos e nunca troquei o óleo do câmbio. Me lembro de que quando era adolescente (faz tempo), meu pai tinha um Oldsmobile 1956, hidramático, que me lembre nunca o vi mencionar óleo do câmbio... de qualquer forma, obrigado pela atenção, vou seguir alguns conselhos dos confrades.
scubaquini- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Re: vareta do nível do óleo do câmbio
scubaquini,
Se você não trocar esse óleo do câmbio, um dia o câmbio vai "berrar" ou seja, travar pelo desgaste, principalmente dos discos, que começam a aumentar desgaste com óleo velho.
A MB não menciona a troca de óleo mas na última vez que fiz uma pesquisa sobre o assunto, principalmente em Fóruns do exterior, dos EUA, visto que possuem mais membros pela quantidade infinitamente maior de MB do que no Brasil, comenta-se que a troca de fluído ATF do câmbio deve ocorrer entre 8 a 10 anos de idade e com até 100.000 km de uso, o que ocorrer primeiro.
Veja bem, isso não é oficial, é só um parâmetro que encontrei no exterior.
O assunto é bem debatido aqui no Fórum, muitos vão dizer que trocam a cada 4 anos ou 40.000 km ou 6 anos, 60.000 km, enfim, não é pacífico.
Na minha, troquei aos 120.000km, mas parece que já havia sido feita uma troca anterior, pois a coloração do fluído estava boa e eu não tinha histórico de manutenção do câmbio.
Já estou rodando com o carro há 6 meses após a troca do fluído + filtro e 1 junta, tudo OK, câmbio perfeito.
É uma garantia adicional.
Abs,
Se você não trocar esse óleo do câmbio, um dia o câmbio vai "berrar" ou seja, travar pelo desgaste, principalmente dos discos, que começam a aumentar desgaste com óleo velho.
A MB não menciona a troca de óleo mas na última vez que fiz uma pesquisa sobre o assunto, principalmente em Fóruns do exterior, dos EUA, visto que possuem mais membros pela quantidade infinitamente maior de MB do que no Brasil, comenta-se que a troca de fluído ATF do câmbio deve ocorrer entre 8 a 10 anos de idade e com até 100.000 km de uso, o que ocorrer primeiro.
Veja bem, isso não é oficial, é só um parâmetro que encontrei no exterior.
O assunto é bem debatido aqui no Fórum, muitos vão dizer que trocam a cada 4 anos ou 40.000 km ou 6 anos, 60.000 km, enfim, não é pacífico.
Na minha, troquei aos 120.000km, mas parece que já havia sido feita uma troca anterior, pois a coloração do fluído estava boa e eu não tinha histórico de manutenção do câmbio.
Já estou rodando com o carro há 6 meses após a troca do fluído + filtro e 1 junta, tudo OK, câmbio perfeito.
É uma garantia adicional.
Abs,
Alexandre - pr- Usuário Platina
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Re: vareta do nível do óleo do câmbio
É melhor trocar o óleo do câmbio do que ter que trocar o câmbio . Eu só não troquei o da minha porque o proprietário anterior havia trocado e eu tinha o registro, mas no caso de compra de um carro usado que não se tenha o registro da troca, eu trocaria o óleo do cambio, motor e todos filtros , iniciando assim uma vida nova do carro sob controle.
Ferrera- Usuário Platina
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Re: vareta do nível do óleo do câmbio
Confrades
Consultando a literatura e fazendo um pouco de pesquisa para uma otima protecao o oleo da caixa deve ser trocado cada 50.000 km ou 24 meses,podendo ir ate 150.000km dependendo do uso.
Uma transmissão automática cria uma grande quantidade de calor interno através de fricção: a fricção da agitação do fluido dentro do conversor de torque, atrito criado nas placas de embreagem , e os atritos normais criado por engrenagens e rolamentos.
Problemas que podem ocorrer...
Em temperaturas de operação elevadas, ATF oxida, fica marrom e assume um cheiro de torrada queimada. Como o calor destrói qualidades do fluido de lubrificação e características de atrito, o verniz começa a se formar nas partes internas (tal como o corpo da válvula), que interfere com o funcionamento da transmissão.Se a temperatura aumentar acima de 106 graus celcius,vedantes de borracha começam a endurecer, o que leva a fugas e perdas de pressão. Em temperaturas mais altas, a transmissão começa a escorregar, o que só agrava ainda mais o superaquecimento
Na maioria dos veículos, o fluido de transmissão automática é arrefecido por um permutador de calor pequeno dentro do tanque inferior ou no final do radiador. ATF quente circula a partir da transmissão através de um circuito curto de tubo e é, portanto, "arrefecida". O resfriamento é um termo relativo aqui, no entanto, porque o radiador em si pode estar funcioando em qualquer lugar a 90 graus
Testes mostraram que o radiador de óleo típico de equipamento original é marginal na melhor das hipóteses. ATF que entra no radiador refrigerador a 134 graus baixa para 105 graus ., que é apenas uma queda de 10 a 20% de temperatura, e é em nenhum lugar suficientemente bom para a vida do fluido estendida.
Qualquer número de coisas que podem elevar a temperatura do ATF além da capacidade do sistema para manter os limites de segurança: rebocar um trailer, condução montanha, dirigindo em sustentadas altas velocidades durante o tempo quente, pára-e-ir dirigindo no tráfego da cidade, "balançando" uma transmissão automática de conduzir a reverter para libertar um pneu de lama ou neve, etc Problemas no sistema de refrigeração próprio, como um baixo nível de refrigerante, um ventilador de refrigeração defeituoso, embreagem do ventilador, bomba de água ou termostato, um radiador obstruído, etc, também irá diminuir eficiência de refrigeração ATF. Em alguns casos, o sobreaquecimento transmissão pode mesmo levar a um sobreaquecimento do refrigerante do motor! É por isso que há uma boa demanda por auxiliares add-on transmissão coolers.
Consultando a literatura e fazendo um pouco de pesquisa para uma otima protecao o oleo da caixa deve ser trocado cada 50.000 km ou 24 meses,podendo ir ate 150.000km dependendo do uso.
Uma transmissão automática cria uma grande quantidade de calor interno através de fricção: a fricção da agitação do fluido dentro do conversor de torque, atrito criado nas placas de embreagem , e os atritos normais criado por engrenagens e rolamentos.
Problemas que podem ocorrer...
Em temperaturas de operação elevadas, ATF oxida, fica marrom e assume um cheiro de torrada queimada. Como o calor destrói qualidades do fluido de lubrificação e características de atrito, o verniz começa a se formar nas partes internas (tal como o corpo da válvula), que interfere com o funcionamento da transmissão.Se a temperatura aumentar acima de 106 graus celcius,vedantes de borracha começam a endurecer, o que leva a fugas e perdas de pressão. Em temperaturas mais altas, a transmissão começa a escorregar, o que só agrava ainda mais o superaquecimento
Na maioria dos veículos, o fluido de transmissão automática é arrefecido por um permutador de calor pequeno dentro do tanque inferior ou no final do radiador. ATF quente circula a partir da transmissão através de um circuito curto de tubo e é, portanto, "arrefecida". O resfriamento é um termo relativo aqui, no entanto, porque o radiador em si pode estar funcioando em qualquer lugar a 90 graus
Testes mostraram que o radiador de óleo típico de equipamento original é marginal na melhor das hipóteses. ATF que entra no radiador refrigerador a 134 graus baixa para 105 graus ., que é apenas uma queda de 10 a 20% de temperatura, e é em nenhum lugar suficientemente bom para a vida do fluido estendida.
Qualquer número de coisas que podem elevar a temperatura do ATF além da capacidade do sistema para manter os limites de segurança: rebocar um trailer, condução montanha, dirigindo em sustentadas altas velocidades durante o tempo quente, pára-e-ir dirigindo no tráfego da cidade, "balançando" uma transmissão automática de conduzir a reverter para libertar um pneu de lama ou neve, etc Problemas no sistema de refrigeração próprio, como um baixo nível de refrigerante, um ventilador de refrigeração defeituoso, embreagem do ventilador, bomba de água ou termostato, um radiador obstruído, etc, também irá diminuir eficiência de refrigeração ATF. Em alguns casos, o sobreaquecimento transmissão pode mesmo levar a um sobreaquecimento do refrigerante do motor! É por isso que há uma boa demanda por auxiliares add-on transmissão coolers.

LUIS - BENZ PARTS- Usuário Prata
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Re: vareta do nível do óleo do câmbio
É isso mesmo LUIS !! o maior inimigo do ATF (fluido do cambio) é a temperatura a qual ela é submetida.
a cada pico além do normal ,o atf vai se oxidando e perdendo suas caracteristicas.
sou adepto das trocas conforme o uso que o carro tem , tanto nas MB como outros, não dá para estabelecermos valores em termos de km fixo ,ai, entra o bom senso do quanto estamos exigindo desse cambio.
abraço
a cada pico além do normal ,o atf vai se oxidando e perdendo suas caracteristicas.
sou adepto das trocas conforme o uso que o carro tem , tanto nas MB como outros, não dá para estabelecermos valores em termos de km fixo ,ai, entra o bom senso do quanto estamos exigindo desse cambio.
abraço
Daniel W203- Usuário Platina
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Data de inscrição : 25/06/2011
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Re: vareta do nível do óleo do câmbio
Dados técnicos surpreendentes. Sei que troca de óleo de câmbio automático é sempre polêmico. Trocar o óleo se faz necessário sim, vou agendar uma troca de óleo e filtro na concessionária aqui perto. O problema é que está difícil marcar nas concessionárias, eles sempre dizem que irão se comunicar e nunca retornam. Tinha conseguido uma vaga em São Paulo, mas não pude ir e os caras não reagendaram... parece até
consulta médica no SUS!
Abraços!
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scubaquini- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Re: vareta do nível do óleo do câmbio
Parto de um princípio simples e muito claro "Peca-se mais por omissão do que por ação"...........................hehehehe
Portanto, troco o fluido do cambio, com correspondente filtro e junta, em prazos curtos, pois acho melhor, ter o prazer e tranquilidade de andar com o carro em perfeitas condições, do que ser surpreendido por um defeito na caixa em decorrência da falta de troca do fluido.
Portanto, troco o fluido do cambio, com correspondente filtro e junta, em prazos curtos, pois acho melhor, ter o prazer e tranquilidade de andar com o carro em perfeitas condições, do que ser surpreendido por um defeito na caixa em decorrência da falta de troca do fluido.
ZIG MASTER- Usuário Platina
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Re: vareta do nível do óleo do câmbio
Srs.
Pelo que está disposto aqui nesse tópico, podemos ver que trocar o óleo do câmbio automático ainda causa polêmica e duvidas. Bem, já coloquei em outro tópico mas aqui vai novamente: Caso queiram trocar o óleo do câmbio, antes de mais nada verifiquem o estado do atual retirando uma pequena quantidade em um copo plástico de café para observar alguns aspectos como cor, cheiro e abrasividade. Caso ele esteja escuro, com cheiro de queimado ou parecendo que tem "areia" na composição, a atenção deve ser redobrada pois o desgaste das peças, em especifico os discos, devem estar adiantado e a troca por um óleo novo só vai fazer com que o câmbio antecipe uma pane ou patine de vez. Em geral, ou se faz a troca com quilometragem pequena como ZIG MASTER faz ou não fazer após verificar um dos 3 tipos de estado do óleo que descrevi pois aí é recondicionamento na certa.
Já fiz várias consultas e visitei algumas retificadoras de câmbio e a sugestão é mesma.
Espero ter ajudado.
Abraços a todos,
Paiva :)
Pelo que está disposto aqui nesse tópico, podemos ver que trocar o óleo do câmbio automático ainda causa polêmica e duvidas. Bem, já coloquei em outro tópico mas aqui vai novamente: Caso queiram trocar o óleo do câmbio, antes de mais nada verifiquem o estado do atual retirando uma pequena quantidade em um copo plástico de café para observar alguns aspectos como cor, cheiro e abrasividade. Caso ele esteja escuro, com cheiro de queimado ou parecendo que tem "areia" na composição, a atenção deve ser redobrada pois o desgaste das peças, em especifico os discos, devem estar adiantado e a troca por um óleo novo só vai fazer com que o câmbio antecipe uma pane ou patine de vez. Em geral, ou se faz a troca com quilometragem pequena como ZIG MASTER faz ou não fazer após verificar um dos 3 tipos de estado do óleo que descrevi pois aí é recondicionamento na certa.
Já fiz várias consultas e visitei algumas retificadoras de câmbio e a sugestão é mesma.
Espero ter ajudado.
Abraços a todos,
Paiva :)
Paiva- Usuário Bronze
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Re: vareta do nível do óleo do câmbio
concordo com voce Paiva ,e essa explicaçao que me deram no cambio tecnico em sao paulo,realmente e necessario muita precauçao nessa hora pois as peças internas do cambio sao bem caras ,abraço a todos...
luciano silva- Usuário Ouro
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