slk 230 rodou sem água. o que fazer?

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Mensagem por Mgramacho Ter 28 Abr 2015 - 10:27



Ola pessoal, meu tio tem uma slk230 e eu uma 280s. Estamos aprendendo a lhe dar com as estrelas aos poucos, por isso procurei o forum. Seguinte: ele nao sabia que usa aditivo na agua,nem eu. E ela estava com vazando e nao vimos. E por fim, ele rodou, esqueceu se conferir, e ela parou... o que pode ter acontecido? fundiu?? cabeçotes... ainda nao levamos pra ver... mas por favor nos de umas dicas de algo provavel q pode ter acontecido. Grato!
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Mensagem por Mgramacho Ter 28 Abr 2015 - 10:31



Ah! Slk230 1999...
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Mensagem por Karl Fass Ter 28 Abr 2015 - 12:01



Se parou, pode ter fundido, mas acenderia uma luz antes. Tentou colocar água e fazer pegar? Existe um sistema preventivo que desligaria o motor por sobreaquecimento , antes de fundir.
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Mensagem por Leon 1.6 Ter 28 Abr 2015 - 15:02



Ainda que não tenha havido nada de mais grave, nenhum carro refrigerado à água pode rodar com tamanho vazamento, que pode ser resultado desde uma braçadeira mal apertada até uma "junta queimada" (neste caso - que exigiria ao menos uma retífica de cabeçote - seu tio deveria ter percebido uma intensa fumaça branca no escapamento).

Leve o carro a um mecânico de confiança ou em algum dos recomendados na área de "oficinas especializadas em Mercedes-Benz" deste fórum para que seja feito um teste de estanqueidade do sistema de arrefecimento, como forma de detectar os pontos de vazamento.

Boa sorte!
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Mensagem por Karl Fass Ter 28 Abr 2015 - 18:54



Exato Leon, primeiro passo a ser dado, sem dúvidas.
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Mensagem por Leon 1.6 Qua 29 Abr 2015 - 8:31



O confrade Cffj tocou num ponto importante, a possibilidade de o motor ter fundido.

Não havendo líquido de arrefecimento, a "refrigeração" do motor passou a ser feita por meio do óleo que, em função da alta temperatura, vaporizou-se e carbonizou as câmaras de combustão, além de formar borras, etc.

Ele também mencionou a existência de um sistema preventivo que desligaria o motor quando sobreaquecido. Se esse sistema for acionado tendo a temperatura por parâmetro, os eventuais danos podem ser de menor monta; porém, se ele for acionado pela queda de pressão do óleo, isso pode ser um indicativo de que o óleo tenha se vaporizado em grande quantidade e o pouco restante pode ter sido insuficiente para lubrificar as partes móveis, podendo provocar danos em cilindros, comando de válvulas, virabrequim, etc.

De qualquer forma, certamente o óleo sofreu efeitos desse superaquecimento e a verificação de seu nível atual PODE indicar uma maior ou menor gravidade das repercussões em todo o motor.

No meu entender, o procedimento mais correto seria a desmontagem e limpeza do motor (cabeçotes, cárter, etc.), mesmo porque o relato inicial de falta de líquido de arrefecimento pode indicar a ausência de manutenção preventiva do sistema, que teria de ser revisado de qualquer forma. Uma opção - arriscada - seria retirar a tampa de válvulas e avaliar as borras de óleo que se formaram: caso não sejam significativas, poder-se-ia tentar fazer um flush, mas sem garantias quanto à integridade das partes móveis.
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Mensagem por Convidado 9 Qua 29 Abr 2015 - 13:36



Mgramacho, relate mais detalhes da parada desse motor.
O que vocês observaram antes e no momento da pane? Havia vapores, ruídos, notaram superaquecimento, quais luzes de alerta acenderam no painel e etc? correia chegou romper? Quando perceberam que havia vazamentos no sistema de arrefecimento, como vocês faziam, apenas completavam o líquido para rodar? Quanto tempo/km nessa situação? 
Se esse motor simplesmente parou de funcionar de repente nas condições relatadas no tópico (não sabemos maiores detalhes), acho que não quer dizer que "fundiu".
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Mensagem por S. Augusto da Silva Qua 29 Abr 2015 - 14:15



mais uma dica,se me permitem,
olha com a vareta do óleo, se ele está "leitoso". se estiver,é uma boa indicação que a junta do cabeçote pode ter queimado,passando água para o carter.
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