Manutenção Direção Eletro-Hidráulica dura - pesada - vedação da bomba - nível fluído (Classe A W168)

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Mensagem por hassam Dom 8 Jun 2008 - 17:55



Olá amigos.

Hoje, domingão, estava passeando com o Classe A 160 (1999) quando de repente a direção ficou pesada. Continuei andando até chegar ao destino.

Ao parar, observei o sistema hidráulico e não achei vazamentos. O óleo está no nível correto.

Liguei para um mecanico amigo meu e perguntei o que poderia ser. Ele disse que talvez o motor elétrico possa ter queimado.

Após umas 4 horas liguei o carro e para minha surpresa a direção está normal.

O que poderia ser ? Este circuito utiliza fusível ? Talvez mau contato nos terminais ? O motor elétrico esquentou ?

Alguém tem alguma dica ?

PS.: Esta semana levei o Classe A no mecanico para trocar o filtro de gasolina e de óleo. Aproveitei para passar a "leitura" e não acusou nenhum erro. Tudo dentro dos parâmetros, embora tenha notado que a bateria está "pesada", parecendo no fim de sua vida util pois já tem 3 anos de uso (é uma Durex selada). Será que influi em algo ?

Agradeço os palpites...

Abraços.
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Mensagem por Andre Buss Dom 8 Jun 2008 - 18:18



Ligou a luz da bateria? A direção precisa do alternador funcionando, apesar que quem envia o sinal para ela ligar e desligar é o módulo do ESP.
O nível do fluído da bomba é responsável por boa parte dos motores ferrados, a galera tem o costume de completar o fluído até o máximo quando na verdade ele deveria ficar entre o |20c|aqui|60c| o problema que a galera enche até o fim dos 60c. 🇳🇴
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Mensagem por hassam Dom 8 Jun 2008 - 18:39



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Olá André.

Não ligou a luz da bateria.

Acabei de medir com precisão o nível do óleo (repeti 4 vezes, com o motor frio, piso plano) e constatei que está bem acima do máximo, na linha vermelha acima.

O que recomenda ?


Última edição por hassam em Dom 8 Jun 2008 - 18:49, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Andre Buss Dom 8 Jun 2008 - 18:42



Hummm, mas pode ser a bateria sim uma coisa que se deve fazer (essa dica eu peguei com o Jorge da Sinal Verde) é vedar a bomba para não entrar água.
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Mensagem por hassam Dom 8 Jun 2008 - 18:51



Entendi. Vedar com silicone ? Quais seriam os pontos a vedar ? Reparei que na entrada dos chicote na bomba pode ser um ponto vulnerável.

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Mensagem por Andre Buss Dom 8 Jun 2008 - 20:38



A vedação é ali e no encaixe do módulo.
Quando ao nível é facil pega uma seringa e vai tirando até ficar na linha verde.
Imagina a pressão que a bomba estava trabalhando. :affraid:
Chega todos os níveis dos fluídos, se esse estava errado os outros também vão estar.
Provavelmente a sua bomba está toda suja de fluído já que quando ele esquenta, expande e chega a forçar a tampa.
Quando eu falo que 99% dos carros andam com fluído TUDO errado o pessoal acha que eu estou exagerando. 🇳🇴
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Mensagem por Andre Buss Seg 9 Jun 2008 - 20:07



Hassan antes que eu esqueça, esse nível deve ser acertado com o carro frio. :pos: Abaixa isso o quanto antes que com esse volume a mais a sua bomba deve estar gritanto por socorro, não está fazendo barulho quando você vira o volante não?
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Mensagem por Rafael Olinto Ter 10 Jun 2008 - 0:47



Qual a quantidade de óleo que vai neste reservatório da DH? Estou querendo comprar aqui o fluido p/ trocar mas não encontrei em canto nenhum a quantidade certa... nem no manual! Só sei que é Pentosin CHF 11s
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Mensagem por Andre Buss Ter 10 Jun 2008 - 6:32



Só serve o Pentosin CHF 11S, vão em torno de 800ml porém para trocar esse fluído não é só tirar o que fica ali no recipiente tem que drenar o sistema todo.
O mais importante é fazer a troca, andar com o carro e no outro dinha de manhã com ele frio ver se o nível ficou na marca verde, ele deve fica entre as duas marcas.
Use o Pentosin CHF 11S sua bomba agradece.
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Mensagem por hassam Qua 11 Jun 2008 - 8:15



Tirei o excesso de óleo, porém agora de manhã, ao dar partida no motor, a direção funcionou apenas alguns instantes e está pesada novamente.

Levarei o carro hoje à oficina. Será que limpar a bomba resolveria ?
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Mensagem por Andre Buss Qua 11 Jun 2008 - 12:25



Eu acredito que vai precisar reparar o motor, já que ela ficou um bom tempo rodando sob pressão execessiva.
Peça para fazer a vedação dela também, e não esqueça do Pentosin CHF 11S é o único fluído que pode ir nessa bomba. :pos:

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Mensagem por Brant Qui 12 Jun 2008 - 0:27



Chegou a acontecer a mesma coisa na minha, estava com nível de óleo muito alto, depois de deixar no ponto correto, deu umas duas vezes falha na direção do nada ela parava de funcionar. Pegando o manual do carro e verificando os fusíveis, descobri que o fusível estava mau encaixado, depois que retirei e encaixei ele volto a funcionar e não deu mais problema.
Já a de um conhecido meu chegou a dar problema de a direção não desligar nem com o carro desligado, tinha entrada água e dado pau na bomba, ai só foi outra.
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Mensagem por hassam Qui 12 Jun 2008 - 8:30



Olá Brant.

Eu também pensei em fusível, porém não consegui identificá-lo, pois naquele compartimento ao lado da bateria/caixa de fusíveis não tem mais o livrete com a distribuição dos mesmos, portanto, não sei qual é o fusível.

Você saberia me dizer qual é o fusível da bomba ?
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Mensagem por Jorge Martins Qui 12 Jun 2008 - 11:13



Não é no local por onde entra a fiação elétrica que tem que ser vedado e sim na tampa de plástico do módulo eletrônico.
Antes de vedar é necessario limpar a placa do circuito eletrônico com álcool isopropilico para eliminar a umidade.
Após a recolocacão da bomba tem que trocar o fluido e fazer sangria do sistema.
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Mensagem por betocastro (1) Qui 12 Jun 2008 - 11:15



Jorge,

Essa sangria tem q ser feita "à 2", certo? Já que, creio eu, é necessário que alguém pressione o pedal da embreagem. Ou eu tô errado?
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Mensagem por Andre Buss Qui 12 Jun 2008 - 12:33



Pedal da embreagem acho que não, o que têm que ser feito é ficar virando o volante de um lado a outro para o fluído sair.
Certo certo é fazer via diálise.
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Mensagem por erocha Sáb 14 Jun 2008 - 10:21



não deveria ter lido este tópico.....

lá fui eu verificar o nível do fluido da direção do meu pula-pula.
Verificado agora cedo, carro sem uso desde ontem as 18h, em local 100% plano.
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o meu está na linha amarela, ou seja, a vareta "nem molha".

isto pq quem fez a revisão para mim foi um mecânico muito muito conceituado em Curitiba, que só mexe com MB, AUDI e outros alemães.

Já vi aí em cima que o fluido a ser utilizado é o Pentosin CHF 11s.

Agora a pergunta: aonde vou achar este óleo aqui em Guaíra?? ... Barretos?
pelo jeito este óleo só vende em "casas do ramo" ou na MB mais próxima - Ribeirão Preto (134 km daqui) - a preço de ... whisky 16 anos ? ouro líquido ? ahha

Aparentemente a direção está funcionando bem.

O certo é trocar o óleo (esgotar tudo e encher novamente) ou completar já resolve o problema?
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Mensagem por erocha Sáb 14 Jun 2008 - 10:56



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] - R$ 89,00 - 1 litro - vende a granel tbm
Mas como não estou lá..... :(
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Mensagem por erocha Sáb 14 Jun 2008 - 12:40



pessoal, tem algum outro óleo de outra marca que eu poderia colocar junto com este? da VW, Fiat ou Chevrolet? é o que tem de concessionária aqui...
Pensando que alguns citaram que tinha água na bomba e tava funcionando, pensei que um fluido não original talvez desse conta do recado.
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Mensagem por Andre Buss Sáb 14 Jun 2008 - 18:50



FLuído errado = rolo. A questão da água é entrar água na placa e queimar, por isso deve-se vedar a bomba.
Acredito que o pessoal do site mande via sedex.
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Mensagem por valter Sáb 14 Jun 2008 - 21:11



Confirmem por favor. O óleo da direção hidráulica do Golf é compatível com a norma MBB?
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Mensagem por Andre Buss Dom 15 Jun 2008 - 6:54



Rocha:
O certo é remover todo o fluído e colocar o novo.

Valter:
Vou dar um exemplo de erro que o pessoal comente, compra um óleo ou fluído e coloca só porque está escrito aprovado pela MB Classe ....., porém deve-se lembrar que existem várias normas e cada uma delas são para uma Classe de carro, as vezes uma norma substitui a outra, ai só via e-mail para MB ou ligando fora para saber.
Porque aqui no Brasil se você ligar são duas respostas, fala com o autorizado da sua região ou use o que está no manual.
Só serve o Pentosin CHF 11S pode acreditar eu já liguei até para Alemanha perguntando ano passado se poderia ser outro, e o pessoal falou NÃO NÃO, inclusive perguntaram se a autorizada por um acaso não tinha. Eu respondi que sim eles tinham, mas eu ó queria saber se poderia ser outro.

Aqui em Blumenau tem para vender na autorizada R$ 77,00 1L vão 800ml +- eu sempre guardo os outros 200 só que nunca precisei completar.
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Mensagem por GR Dom 15 Jun 2008 - 7:53



Valter faz o que o André "Peleguinho" :affraid: falou, hehehehe.... Faz a diálise que é o melhor para vc, se vc completar vai estar misturando óleo velho com novo... Vai virar uma B...a!!!!! Fazendo a diálise, vc não terá preocupação tão cedo! Completando o óleo errado terá que fazer 02 serviços, isso se não quebrar, ou travar a bomba, antes... Lembre-se o barato, em Mercedes, geralmente sai caro logo depois... Travar uma bomba dessas é coisa para 1,5 a 3 mil... 8)
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Mensagem por Andre Buss Dom 15 Jun 2008 - 8:38



Se levantar o carro, abrir a tampa da bomba, soltar as pontas das conexões lá no final e virar a direção de um lado a outro com o carro desligado sai tudo também.
Leva só mais tempo, mas dá para fazer.
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Mensagem por erocha Dom 15 Jun 2008 - 11:19



@André

Blz, então vou ligar amanhã na MB de RAO, ver se eles mandam o fludo a 77/litro.
Então 1 litro basta? pelo que vi a troca é simples, qq 'mechânico' com minha supervisão faz então?

e não dá problema ficar rodando com o nível baixo? não seria melhor completar, por exemplo, com o da vw-golf até eu poder ir em RAO na MB e fazer o serviço lá?
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