Limalha de ferro/alumínio no fluído de direção

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Limalha de ferro/alumínio no fluído de direção Empty Limalha de ferro/alumínio no fluído de direção

Mensagem por pedroantonio2 em Ter 17 Mar 2020 - 16:49



Olá pessoal.

Meu carro é uma C200 W204 2014 com 80k rodados. Excelente carro.

1. De uma hora pra outra a direção ficou dura. Diagnóstico: bomba de direção, inclusive visivelmente tinha muita limalha de ferro no reservatório do líquido de direção. Ok. Fizeram a limpeza do sistema umas 6x, trocando o oléo, tirando oléo, limpando o sistema com outros líquidos específicos e tal.
Trocada a bomba e uma válvula que vai na bomba que regula a questão da "firmeza" da direção de acordo com as mudanças de velocidade.

2. Embora na minha cabeça eu acho que a direção não tenha ficado EXATAMENTE tão macia como era antes, não aparece mais erro no scanner e tá dando pra dirigir bem.

3. Uns 7 dias após ter feito esse procedimento, eu, por desencargo de consciência resolvi comprar o fluído de freio indicado pela fábrica pra trocar, mesmo praticamente acabado de ter feito a troca na oficina. Comprei o CHF 11S, e pedi pra outro mecânico trocar. Resultado: ao trocar, quando tirou o líquido que estava visualizou muita limalha que parece mais fina que saiu junto com o fluído, e ele me alertou que essa bomba poderia queimar novamente se eu não fizesse uma limpeza completa, trocasse retentores, e um monte de outras soluções que ele deu.

4. Perguntei ao mecânico que tinha trocado a bomba inicialmente se isso não ia queimar a bomba nova ou a válvula ele me respondeu que essa limalha é da caixa de direção, e é "normal", e que ela por ser muito fina não seria suficiente pra queimar nada. E falou inclusive que é normal da idade do meu carro, e que a solução seria trocar toda a parte da direção, o que seria financeiramente "inviável".
E me aconselhou a cada 30 dias, por 3x fazer uma nova troca de óleo com o CHF 11S pra fazer uma limpeza e uma minimizada considerável nesses resíduos.

Na opinião de vcs, o que seria o mais indicado a fazer? Vcs visualizam limalha de ferro no reservatório? Mesmo que alguma pouca? Na outra MB que tive, uma C200K 2009, nunca tive nenhum problema em relação a isso.

Obrigado!
pedroantonio2
pedroantonio2
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 39
Data de inscrição : 04/02/2018
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Goiás
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Limalha de ferro/alumínio no fluído de direção Empty Re: Limalha de ferro/alumínio no fluído de direção

Mensagem por fredericodribeiro em Qua 18 Mar 2020 - 11:30



Na minha opinião, a presença de limalha constante no fluido é sinal de que algum componente do sistema está se deteriorando. Pode realmente estar vindo da caixa de direção uma vez que a bomba foi trocada e é nova. A limalha pode também ter ficado depositada no próprio reservatório que reteve o que se soltou da bomba danificada e pode não ter saído na limpeza realizada.

Começaria investigando o reservatório. Os que já vi abertos, tem uma tela muito fina que além de filtrar o fluido, reduz a turbulência em sua circulação evitando a cavitação da bomba.

Próximo passo seria desmontar e refazer a caixa de direção. Aqui em BH esse serviço custa em torno de R$ 1.500,00.

Os meus carros não possuem limalha aparente no reservatório de fluido da direção.
fredericodribeiro
fredericodribeiro
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 225
Data de inscrição : 11/04/2019
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Limalha de ferro/alumínio no fluído de direção Empty Re: Limalha de ferro/alumínio no fluído de direção

Mensagem por pedroantonio2 em Qua 18 Mar 2020 - 21:46



Frederico, boa noite, obrigado pela resposta.

Me explica um pouco melhor, por favor, como seria isso de "reduzir a turbulência e cativação da bomba"?

Desmontar e refazer a caixa de direção é trocar ou uma espécie de "revisar"?

Acha que os retentores tem alguma coisa a ver com a situação?

Abs!
pedroantonio2
pedroantonio2
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 39
Data de inscrição : 04/02/2018
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Goiás
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Limalha de ferro/alumínio no fluído de direção Empty Re: Limalha de ferro/alumínio no fluído de direção

Mensagem por fredericodribeiro em Qua 18 Mar 2020 - 22:07



A tela evita a cavitação (e não cativação!) da bomba. Serve para entregar o fluido de forma homogenea para a bomba para que não haja formação de bolhas de ar nas pás do rotor da bomba.

Sim, desmontar e revisar a caixa com a troca dos retentores.

Acho que a limalha da bomba antiga pode estar presa na tela e não vai sair até que o reservatório seja substituido. Pode também tentar aspirar o fluido do reservatório com aquelas máquinas de sucção de óleo (com muito cuidado pois pode danificar a tela e depois novamente a bomba!) e completar com fluido novo para ver se reduz a quantidade de limalha. Apenas minha opinião. 

Abraço
fredericodribeiro
fredericodribeiro
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 225
Data de inscrição : 11/04/2019
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Limalha de ferro/alumínio no fluído de direção Empty Re: Limalha de ferro/alumínio no fluído de direção

Mensagem por accateb em Qui 19 Mar 2020 - 9:36



Eu acho que o mais indicado aí seria desmontar o sistema todo e fazer um flush com fluído de cada componente até tirar todo o metal. Se deixar assim vai acabar danificando mais alguma coisa. Se achar alguém para fazer um rebuild da caixa de direção melhor ainda. Tem grandes chances das juntas internas terem sido danificadas pelo metal.

Não é normal ter limalha no sistema da direção... mesmo o carro sendo velho.

Abs
accateb
accateb
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 721
Data de inscrição : 08/01/2016
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Limalha de ferro/alumínio no fluído de direção Empty Re: Limalha de ferro/alumínio no fluído de direção

Mensagem por pedroantonio2 em Sab 21 Mar 2020 - 12:48



Pessoal, muito obrigado pelos esclarecimentos!

Eu vou fazer o seguinte: nas próximas semanas, vou monitorar pra ver se aparece limalha no reservatório, visto que acabei de fazer a troca com o CHF.

Persistindo o problema eu vou levar pra oficina pra fazer essas situações que vcs sugeriram.

Muito obrigado!
pedroantonio2
pedroantonio2
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 39
Data de inscrição : 04/02/2018
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Goiás
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Limalha de ferro/alumínio no fluído de direção Empty Re: Limalha de ferro/alumínio no fluído de direção

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum