Compra Segura

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Compra Segura Empty Compra Segura

Mensagem por rafael.raffi Sáb 24 Set 2022 - 19:44



Estou considerando a compra de uma ML350CDI 2010. Muito leigo no quesito Mercedes série M. Tive em 2013 uma C200 2010 e achei o carro simplesmente incrível e por isso considerei retornar as MB, mas dessa vez com bem mais idade. Alguma indicação de itens a serem observados? Ainda vale a pena ou o famoso “pula fora dessa bomba” é e o mais indicado? Se possível pros e contras de proprietários. Grato
rafael.raffi
rafael.raffi
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 26
Data de inscrição : 13/03/2017
Interesses : carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Segura Empty Re: Compra Segura

Mensagem por MRaposo Seg 3 Out 2022 - 13:37



Boa tarde.

Qual a Km desta ML que você está namorando?

Foi feita a troca do óleo do câmbio aos 60.000 Km?

Verifique o estado da Turbina, que costuma dar problema devido a uma borracha vermelha na entrada da caixa fria.

Algum código de erro quando se passa um bom scanner?

Como estão os amortecedores e as buchas da suspensão?


Tenho uma ML que comprei com 80.000 Km e atualmente está chegando aos 230.000 Km. O segredo da manutenção é você se antecipar e adquirir todas a peças necessárias, pois elas são bem raras por aqui.

Cordialmente,

Raposo
MRaposo
MRaposo
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 351
Data de inscrição : 13/08/2016
Interesses : 4x4
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Distrito Federal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Segura Empty Re: Compra Segura

Mensagem por rafael.raffi Seg 3 Out 2022 - 16:46



Opa, obrigado pela resposta. Sei muito pouco sobre o carro pra dizer a verdade. Tem 90.000km, cautelar aprovada. Andei com o carro e achei razoável pelo ando. Pouquíssimos barulhos de suspensão, percebi um “grilo” na porta do passageiro. Senti o freio um pouco baixo também, me pareceu em freadas sem “enfiar o pé” que não ia parar. mas pode ser que não estou acostumado com o peso do carro. Sobre o óleo não sei dizer e também não sei falar sobre erros, não passei aparelho ainda.

Sobre as peças já dei uma olhada na Rock Auto s achei preços ok lá fora, se puder me dizer quais manutenção preventivas realizou nessa km me ajudará bastante.

Por fim, sobre a borracha da turbina, e difícil de ver? você faz a manutenção da sua onde?

Obrigado.
rafael.raffi
rafael.raffi
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 26
Data de inscrição : 13/03/2017
Interesses : carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Segura Empty Re: Compra Segura

Mensagem por MRaposo Seg 3 Out 2022 - 23:09



Boa noite Rafael.

Não ter o histórico de manutenção do câmbio não é um bom sinal. Se optar por adquirir a ML, faça a troca do óleo do câmbio imediamente. Vais desembolsar uns 1,5K - 2,5K, dependendo do preço que você conseguir comprar o óleo, o filtro e a MO. O óleo do Cãmdio adequado depende do número de série do seu câmbio. Se tiver dúvida, poste seu chassi aqui que a gente descobre.

A manutenção deste carro é basicamente a seguinte:

1) a cada 8.000 Km, trocar o óleo do motor (8,5L e o filtro do óleo). Custo aproximado de uns R$ 500,00, dependendo do preço do óleo que você encontrar. Você pode usar óleo especificação Bevo 229.5 neste carro. Eu uso atualmente Fuchs Titan Long Life 5W40 pois tenho encontrado com bom preço. Use filtros Mann, Hengst, Bosch ou Mahle. Não use Wega ou Chineses.

2) a cada 16.000, fazer a troca do óleo MAIS os filtros de combustível, AR e Cabine, sempre das marcas que mencionei acima. Adicione mais uns R$ 1000 a R$ 1500 no valor de troca de óleo pois os filtros NÃO são baratos. Não use filtros Chineses nem Argentinos. Se não tem histórico de manutenção, faça logo esta troca também.

3) A cada 60.000, trocar o óleo do câmbio e o filtro do câmbio. É uma operação que tem que ser realizada por mecânico que entenda de MB, para ajustar o nível do óleo na temperatura correta.

4) Mais ou menos a cada 100.000, trocar a correia de acessórios, tensor e normalmente uma polia. Custo de aproximadamente R$ 1.500,00 - 2.000,00. A troca da correia depende de inspeção, não tendo uma Km obrigatória.

5) A cada 40-60 mil KM, vais trocar um jogo de pastilhas, dependendo do seu circuito e do seu pé. Este carro freia muito bem, mesmo tendo 2 Toneladas. Se você teve dificuldade para parar, é sintoma que há algo errado. Veja a situação das pastilhas, discos e fluído de freio desta ML. Recomendo pastilha da Textar. Estão por R$ 850,00 no Mercado Livre. Junto com a pastilha, existe a troca do sensor de desgaste.

6) A cada 2 trocas de pastilhas (80-120 mil Km), troque os 4 discos e as pastilhas traseiras. Os Fremax (nacionais) são muito bons em conjunto com as pastilhas Textar. O fluido de freio é DOT 4 ou 5.1 sem grandes frescuras. Esta operação vai lhe custar uns 2.5 a 3k.

7) A cada troca de filtros de AR, inspecione a borracha vermelha que fica na entrada na turbina. Este carro possui 2 filtros de AR, ligados em uma tubulação em forma de Y. A base do Y é ligada na boca da turbina por meio de uma borracha vermelha. Esta borracha resseca, fica quebradiça, quebra e um pedaço vai parar dentro da turbina, lhe dando um prejuizo de 12K-20K. A solução é trocar preventivamente esta borracha (custa uns R$ 150,00 ) quando ver que a mesma está ficando ressecada. Para se ver como esta  a borracha, é necessário remover o Y que liga os filtros de AR. Esta operação requer capricho. Aproveite para ver a situação da turbina com o dedo.

8) Os amortecedores duram mais ou menos uns 100.000 Km, dependendo da marca e de onde você trafega. Custam um Rim e os traseiros dão um trabalhão para trocar. Os meus já estã com 130.000 Km mas são Bilstein B6. Os originais são Sachs e as borrachas Lemforder.

9) Eu particularmente também troco o óleo dos diferenciais e da TCase junto com o óleo do Câmbio, mas isto não é prescrito pela MB.

Enfim, para manutenções "comuns" óleo, filtros, freio, suspensão eu uso um mecânico quase comum que eu conheço faz uns 30 anos, com o auxílio do WIS. Digo quase pq é um sujeito inteligente e caprichoso fora da curva, porém sem treinamento ou equipamento de MB.

Para troca de óleo de câmbio e parte elétrica eu uso um mecânico ex funcionário de concessionária MB.

Faço ainda toda a aquisição de peças e fuídos do carro, com auxílio do EPC/WIS e sou dono de um Scanner ICarsoft MB II, que me ajuda muito no diagnóstico de problemas.

Cordialmente,

Raposo
MRaposo
MRaposo
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 351
Data de inscrição : 13/08/2016
Interesses : 4x4
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Distrito Federal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Segura Empty Re: Compra Segura

Mensagem por rafael.raffi Ter 4 Out 2022 - 3:53



Olá. só tenho a agradecer o tempo dedicado em ajudar um “desconhecido”.

De todos os tópicos que você citou, não estão fora do que eu imaginava. Me assustei somente com os amortecedores. Vou pesquisar.

Vi que citou o WIS? E um guia do carro? desculpa a ignorância. Sobre seu scanner, onde adquiriu?

Você é de SP? Se incomodaria em indicar seus mecânicos??

Li muitos relatos sobre o carro, uns dizem que é ótima compra mas outros dizem que é um “maréa” de tão problemático. Acredito que seja nos casos de falta de manutenção. A sua é blindada? A revenda desse carro “não existe” né? Super difícil eu imagino.

Em breve devo decidir sobre o negócio.

Mais uma vez, obrigado.
rafael.raffi
rafael.raffi
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 26
Data de inscrição : 13/03/2017
Interesses : carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Segura Empty Mecânicos.

Mensagem por rafael.raffi Ter 4 Out 2022 - 3:54



Olá. só tenho a agradecer o tempo dedicado em ajudar um “desconhecido”.

De todos os tópicos que você citou, não estão fora do que eu imaginava. Me assustei somente com os amortecedores. Vou pesquisar.

Vi que citou o WIS? E um guia do carro? desculpa a ignorância. Sobre seu scanner, onde adquiriu?

Você é de SP? Se incomodaria em indicar seus mecânicos??

Li muitos relatos sobre o carro, uns dizem que é ótima compra mas outros dizem que é um “maréa” de tão problemático. Acredito que seja nos casos de falta de manutenção. A sua é blindada? A revenda desse carro “não existe” né? Super difícil eu imagino.

Em breve devo decidir sobre o negócio.

Mais uma vez, obrigado.
rafael.raffi
rafael.raffi
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 26
Data de inscrição : 13/03/2017
Interesses : carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Segura Empty Re: Compra Segura

Mensagem por MRaposo Ter 4 Out 2022 - 10:46



Bom dia Rafael,

Amortecedores e histórico de manutenção do câmbio seriam os pontos críticos deste carro, na Km em que está. Tudo vai depender do preço que você negociar.

O WIS é o manual da oficina Mercedes. O EPC é o catálogo de peças Mercedes. Ambos costumam estar a venda no ML. Ocupam uns 60Gb de espaço em disco e necessitam de versões adequadas do Windows para funcionar.

O Scanner eu importei. Atualmente existe a opção ICarsoft MB V3, que deve ler carros mais novos. Mas existem outros por ai.

Moro em Brasília. Aqui no fórum existe o Caminho das Pedras, com indicações de mecânicos em diversos locais pelo Brasil.

Não é um Marea. É uma Mercedes. Peça não falta no exterior. O problema é a Mão de Obra, pois é um veículo a Diesel sofisticado, e a maior parte dos mecânicos Mercedes conhece apenas gasolina. Problemático são os donos que compram este carro e acham que o custo de manutenção é de um Uno Mille e que você encontra peça no buteco da esquina. As uvas sempre estarão verdes para este pessoal. Carros que passam por donos problemáticos se tornam verdadeiras bombas. Volto a insistir que você levante o histórico de manutenção do carro.

Minha ML não é blindada e eu não teria um carro blindado desta idade devido ao problema de delaminação dos vidros - mas isto é posição minha e do meu bolso.

Revenda (como quase toda MB velha) é complicada. Se isto for importante para você, esqueça este carro. Por um outro lado, com o valor Fipe deste carro eu compro o que? Um Gol?

Em adição aos pontos relacionados anteriormente, tem o seguintes:

10) Pneus: costumam durar uns 60-70 mil Km. A medida original da ML é a 265/45R20, mas todas as ML que topei na vida estavam calçadas com 265/50R20. Faz-se esta opção devido ao preço do pneu, pois o 2º modelo chegou a custar 1/3 do primeiro. Atualmente a diferença de preços já não é tão grande.

Se for trocar, use algum pneu que tenha uma excelente drenagem lateral de água. O motivo é que o eixo dianteiro da ML é bastante deslocado  para a frente, fazendo que pneus com pouco drenagem joguem água no para-brisa ao passar por uma poça mais cheia. Eu testei diversos e atualmente estou com Kumho KL21.

11) Velas aquecedoras: costumam durar uns 70 a 90 mil Km. A originais são da BERU modelo GE105. Pela Km da ML, deve estar perto de trocar. São 6. A troca costuma ser simples, desde que a ela não esteja enferrujada. Se a vela quebrar na hora da troca, você estará com um belo problema para resolver se o seu mecânico não for criativo.

Se necessitar de mais informação não deixe de perguntar.

Raposo
MRaposo
MRaposo
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 351
Data de inscrição : 13/08/2016
Interesses : 4x4
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Distrito Federal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Segura Empty Re: Compra Segura

Mensagem por rafael.raffi Qua 5 Out 2022 - 6:46



Mais uma vez grato as respostas. Sigo ainda na fase do “namoro”, mas o casamento deverá sair em breve. Caso o matrimônio seja concebido, irei colocar minhas primeiras impressões aqui, bem como possivelmente novos questionamentos.
Acredito que logo de imediato iriei realizar troca do óleo e
Filtros (combustível e óleo), o que poderá será feito no mecânico de minha confiança. Logo após isso buscar uma oficina mais especializada - nesse tempo começarei os contatos - para troca de óleo do cambio, verificação da borracha da turbina, está correto? Vou também encomendar fora as velas para posterior troca. A próxima parada perto dos 100.000 será para troca da Correia dos acessórios. Pulei alguma coisa?
rafael.raffi
rafael.raffi
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 26
Data de inscrição : 13/03/2017
Interesses : carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Segura Empty Re: Compra Segura

Mensagem por MRaposo Qua 5 Out 2022 - 13:38



Boa tarde,

Sugiro fazer o serviço de troca de óleo, filtro de óleo, filtro de combustível e filtros de AR de uma vez em um lugar só. Aproveite para verificar a situação da borracha vermelha da turbina, pois para a troca dos filtros de AR obrigatoriamente irá remover a tubulação em Y. Isto pode ser realizado no seu mecânico comum. Se possível, também troque o par de filtros da cabine (Ar Condicionado).

Uma dica: a remoção da caixa do filtro de AR do lado do motorista é uma droga - a caixa com o filtro teima em não sair. Para facilitar o serviço, afaste o reservatório da direção hidráulica OU a parede plástica que separa o cofre do motor - em ambos os casos são poucos parafusos a mais.

A decisão de troca da correia é realizada através de inspeção da mesma, não existindo uma Km específica, embora costume ser por volta de 100 mil Km.

Boa sorte na sua compra.

Raposo
MRaposo
MRaposo
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 351
Data de inscrição : 13/08/2016
Interesses : 4x4
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Distrito Federal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Segura Empty Re: Compra Segura

Mensagem por rafael.raffi Qua 5 Out 2022 - 14:23



No caso da troca da borracha da turbina, e uma peça fácil de encontrar? teria o part number? Mais uma vez, só posso agradecer.
rafael.raffi
rafael.raffi
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 26
Data de inscrição : 13/03/2017
Interesses : carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Segura Empty Re: Compra Segura

Mensagem por MRaposo Qua 5 Out 2022 - 22:18



Boa noite,

Posso lhe passar os códigos da MINHA ML:

Filtros Originais (Mercedes-Benz)

AR Esquerdo:  A6420942804
AR Direito: A6420943004 
Óleo:  A6421800009
Diesel: A6420920301
Cabine: A1648300218 
Filtro do Câmbio: A2212770195 
Junta do Câmbio: A2202710380 

Filtros Mann:

AR Esquerdo:  C25004
AR Direito: C27006
Óleo: HU821x 
Diesel: WK8016x 
Cabine: CUK2646-2 
Transmissão: H27001 
(tem que comprar uma Junta a parte)

Filtros Hengst:

AR Esquerdo: E1029L01 
AR Direito: E1030L01 
Óleo: E71H D141 
Diesel: H331WK 
Cabine: E2912LC01-2 
Câmbio: Eg841h D449 (já vem com a Junta) 


Borrachas da tubulação de Ar para a Turbina:

Anel de Vedação da Turbina: A6420940080 
Vedação da saida da válvula PCV: A6420940580

Correia de Acessórios Mercedes-Benz

Correia: A002993429664 
Tensionador: A6422001370 
Rolamento: A6422001070 

Correia de Acessórios OEM

Correia: Contitech 7PK2035 
Tensionador: INA 534 0183 10
Rolamento: INA 532 0234 10

Obs 1: neste carro os filtros de AR direito e esquerdo são diferentes.

Obs 2: o código dos filtros de cabine se referem ao par de filtros.

Obs 3: passei os códigos da MINHA ML. Para ter certeza, só com o Chassi.


Uma forma simples de escolher os produtos de lubrificação é através do site da Fuchs:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Porém se quiser mais opções, veja o site da BEVO:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


O Anel de Vedação da Turbina é fácil de encontrar. Tem até no Mercado Livre.

Boa manutenção.

Raposo
MRaposo
MRaposo
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 351
Data de inscrição : 13/08/2016
Interesses : 4x4
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Distrito Federal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Segura Empty Re: Compra Segura

Mensagem por rafael.raffi Sáb 8 Out 2022 - 15:21



Olá Raposo.
Acabei decidindo pelo compra, peguei e já estou providenciando as manutenções seguindo suas sugestões. Serão de grande ajuda certamente.
Num primeiro momento notei alguns pontos, talvez possa me ajudar:

1) break light ressecado e trincado, vi vários assim - estou comprando um novo no Aliexpress;
2) cheiro de diesel forte, talvez seja falta de costume. Observei isso até dentro do carro. Quando o ar está ligado e a circulação interna desligada volta o cheiro. Aproveitando, estou com dificuldade em manter constante a circulação interna, após um tempo ela desliga sozinha e volta captar ar de fora do carro;
3) sinto um leve estalo quando arranco muito devagar, não creio que seja câmbio nem caixa de direção, mas se for algo crônico talvez já seja de seu conhecimento;
No mais até o momento não observei mais nada.
grato pela ajuda
rafael.raffi
rafael.raffi
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 26
Data de inscrição : 13/03/2017
Interesses : carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Segura Empty Re: Compra Segura

Mensagem por MRaposo Sáb 8 Out 2022 - 18:06



Boa tarde Rafael<

1) Ok. Mas não se acostume com peças do Ali Express. Use peças de marcas OEM se não quiser ter problemas.

2) O cheiro deste motor é realmente forte, mas não é normal cheiro dentro da ML. Isto é uma MB e o dono não quer ficar fedendo a diesel depois de dirigir. Procure por vazamentos nas mangueiras de diesel. A mangueira de saida do filtro de combustível para a bomba de alta costuma dar problemas.

Uma outra opção é mandar o carro "aprender" novamente quando você for trocar os filtros de AR do motor, Será necessário uma mecânica com o Scanner Star Diagnosys para fazer isto.

A circulação interna é desligada automaticamente após 5 minutos em temperatura abaixo de 5º e em 30 minutos em temperaturas acima de 5º.

3) Procure por problemas nas Homocinéticas, nas bieletas e na caixa de transferência. De qualquer modo, se for algo muito discreto eu sugiro que você aguarde o problema piorar para se tornar mais fácil de se detectar.


Boa sorte,

Raposo
MRaposo
MRaposo
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 351
Data de inscrição : 13/08/2016
Interesses : 4x4
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Distrito Federal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Segura Empty Re: Compra Segura

Mensagem por rafael.raffi Dom 9 Out 2022 - 7:49



Acho que esse começo será “mais difícil”, acredito que pela idade do carro não vou escapar de fazer bastante coisa. Estou ciente e disposto. Certamente as ajudas que consigo aqui tornarão esse caminho mais fácil. Rs

Suspensão também será um assunto delicado e que em breve precisarei de ajuda, realmente está barulhenta.

Ah, havia me esquecido de uma mensagem no painel: luz dianteira de estacionamento queimada. Sabe me dizer qual seria essa lâmpada? O modelo? grato.
rafael.raffi
rafael.raffi
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 26
Data de inscrição : 13/03/2017
Interesses : carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Segura Empty Re: Compra Segura

Mensagem por MRaposo Dom 9 Out 2022 - 11:37





Ah, havia me esquecido de uma mensagem no painel: luz dianteira de estacionamento queimada. Sabe me dizer qual seria essa lâmpada? O modelo? grato.
Rafael,

Existe uma  pequena lâmpada na parte mais interna do farol, bem perto da grade. É uma lâmpada "pingo" facilmente encontrada em elétricas (se eu não me engano é uma T10). Pode ser azul ou branca dependendo do seu carro. 

É necessário um alicate de bico longo para se realizar a troca desta lâmpada.

Neste vídeo é demonstrada da troca desta lâmpada.



Sugiro trocar logo as 2 e não usar lâmpadas chinesas.

Cuidado ao usar lâmpadas de Led, pois se não forem ajustadas para a rede Can da Mercedes, o aviso continuará no painel.

Boa sorte,

Raposo
MRaposo
MRaposo
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 351
Data de inscrição : 13/08/2016
Interesses : 4x4
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Distrito Federal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Segura Empty Re: Compra Segura

Mensagem por rafael.raffi Ter 11 Out 2022 - 18:47



Atualização…..rs de antemão vou fazer a suspensão dianteira: troca de todas as buchas r amortecedor, vou colocar Bilstein, indica alguma outra marca. Vou fazer troca de filtros e óleo. Sobre o óleo do conversei com 2 mecânicos especializados em “alemaos”. Senti nos 2 insegurança no serviço, eles alegam que pode ser prejudicial colocar um óleo bom em algo que já está desgastado. Existe alguma dica para minimizar esse risco?
rafael.raffi
rafael.raffi
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 26
Data de inscrição : 13/03/2017
Interesses : carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Segura Empty Re: Compra Segura

Mensagem por MRaposo Qua 12 Out 2022 - 13:59



Bom dia Rafael,


Vamos pensar um pouco:

1) Este carro é uma Mercedes-Benz. E motores Mecedes-Benz são feitos para durar. A Mercedes-Benz USA possui inclusive uma coleção de emblemas (pagos) para donos de Mercedes que atingem 250.000, 500.000, 750.000 e 1.000.000 de Km. Há Mercedes com mais de 2 milhões de Km rodados. Se seu carro está com 90.000 Km, ele ainda não completou nem 10% da espectativa de vida dele, portanto esquece esta história de carro desgastado.

Sendo assim a primeira coisa é sair destes seus mecânicos "especialistas" e arrumar um mecânico de verdade. Um bom começo seria arrumar uma mecânica com o Star Diagnosys.

A Mercedes especifica direitinho quais óleos devem ser colocados nos motores de cada veículo. Esta especificação oficial está no site BEVO. Já postei o endereço alguns post acima.

Para começar a ler este site, você deve começar pela tabela BEVO 223.2, que contem a relação de Motor x Especificações

Nesta tabela você irá procurar pelo código do seu motor. Deve ser um OM642 SEM DPF.

Se for isto, você poderá escolher entre os óleos das tabelas  Bevo 228.51, 229.3, 229.31, 229.5, 229.51 e 229.52. NÃO USE ÓLEO FORA DESTAS ESPECIFICAÇÕES. Esqueça a classificação ACEA ou API. O que importa é a referência Bevo.

Como seu carro não deve possuir DPF, não é necessário usar as espeficicações terminadas em 22?.?1, pois são para veículos COM DPF e costumam custar mais caro. Eu uso 229.5 desde os 80.000 km, que foi quando comprei a minha ML.

Lembre ainda mais algumas coisas:

Seu carro é de 2010, portanto ele permite que você ponha Diesel comum nele, pois em 2010 o S10 nem existia. Eu particularmente somente ponho S10 na minha ML.

Um dos óleos que eram homologados pela Mercedes é o Lubrax Top Turbo, que è um óleo mineral relativamente barato. Este óleo era inclusive o usado na Concessionária aqui em Brasília em 2015. Seu carro já deve ter sido lubrificado com este óleo, pois era o que existia em 2010.

Se você quiser economizar, sugiro o Lubrax Supera Flex que é especificação 229.5, ou o Lubrax Extremo que é especificação 228.51.

Eu atualmente utilizo Fuchs Titan Long Life 5w40, que é BEVO 229.5, mas já utilizei outros também. Os óleos comercliaizados oficialmente pela Mercedes-Benz no Brasil são fabricados pela Ipiranga. Possuem um frasco bonito mas são feitos por aqui mesmo.

2) Em relação aos amortecedores, eu estou usando Bilstein B6, com coxins FEBI e estão com 130 mil Km rodados sem problemas. Os originais são Sachs.

3) Em Santo André tem a Pivoroma, que fabrica buchas e coxins de excelente qualidade (são para veículos blindados), Sugiro dar uma passada lá para orçar as buchas do seu carro.

Boa manutenção,

Raposo
MRaposo
MRaposo
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 351
Data de inscrição : 13/08/2016
Interesses : 4x4
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Distrito Federal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Segura Empty Re: Compra Segura

Mensagem por rafael.raffi Qua 12 Out 2022 - 19:47



Cada dia fico mais impressionado com o apoio recebido aqui. realmente está me ajudando bastante.

Peguei aqui no fórum contato de alguns mecânicos recomendados, estarei procurando por eles nessa semana.

Vou colocar os Bilatein, são caros mas não quero usar peças paralelas, Vou tentar sempre usar produtos referenciados.

Essa dica da Pivoroma acredito que será de extrema importância, estarei procurando por eles também.

Num tópico anterior mencionei sobre cheiro, inclusive dentro da cabine. As impressões que tive - nunca tive carro diesel - foram as seguintes: quando está frio, inclusive com luz de pré aquecimento acesa, percebo um pouco de fumaça que logo passa. o cheiro que sinto não me parece tanto do diesel e sim da queima do diesel. Vou tentar avaliar isso com mais cuidado. Vi que menciou que o “cheiro desse motor e realmente forte”, acredito que seja isso…não é nada absurdo, mas simplesmente sinto o cheiro da queima. Se encontrar alguma outra ML diesel vou tentar observar, mas acho que seja a falta do filtro de partículas.
Grato mais uma vez
rafael.raffi
rafael.raffi
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 26
Data de inscrição : 13/03/2017
Interesses : carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Segura Empty Re: Compra Segura

Mensagem por MRaposo Qua 12 Out 2022 - 21:59



rafael.raffi escreveu:
.....

Num tópico anterior mencionei sobre cheiro, inclusive dentro da cabine. As impressões que tive - nunca tive carro diesel - foram as seguintes: quando está frio, inclusive com luz de pré aquecimento acesa, percebo um pouco de fumaça que logo passa. o cheiro que sinto não me parece tanto do diesel e sim da queima do diesel. Vou tentar avaliar isso com mais cuidado. Vi que menciou que o “cheiro desse motor e realmente forte”, acredito que seja isso…não é nada absurdo, mas simplesmente sinto o cheiro da queima. Se encontrar alguma outra ML diesel vou tentar observar, mas acho que seja a falta do filtro de partículas.
Grato mais uma vez

Rafael,

A luz de pré aquecimento NÃO tem que ficar acesa.

O processo de ligar o carro de manhã cedo, a frio, segundo o manual que ninguém lê, consiste em:

1) colocar a chave e girar até a posição 2 (luzes espias do painel acesas).

2) aguardar a luz de pré aquecimento apagar.

3) girar até dar a partida.

Se a luz de pré-aquecimento continua acesa por algum tempo, significa algum problema no pré aquecimento. 

Conforme mencionei em tópico anterior, as velas aquecedoras possuem uma duração, baseadas na quantidade de partidas efetuadas.

O problema pode estar nas velas OU/E no módulo, mas apenas com um Scanner você consegue identificar e confirmar o real problema.

O fabricante das velas e do módulo é a BERU. 

Os códigos são:

Originais MB
========
Vela Original: A0011597101
Módulo Original das Velas Aquecedoras: A 642 900 58 01

Códigos BERU:
=========
Vela Beru: GE105
Módulo BERU: GSE114

Este mal funcionamento do pré aquecimento deve ser a causa da fumaça matutina.

Se você confirmar este problema, não deixe de montar as novas velas com a pasta FEBI 26712. Esta pasta serve para evitar que a vela enferruje, fique presa e quebre na hora de desmontar. A pasta é aplicada na rosca e no corpo das velas e tem no eBay a venda.



Em relação aos amortecedores Bilstein, saiba que existem 2 modelos: o B4 e o B6.

O B4 possui um nível de conforto similar ao original Sachs.

O B6 é um pouco mais duro, classificado como esportivo. Acredito que tenha uma durabilidade maior.

A Bilstein faz parte do grupo FEBI.

Boa manutenção,

Raposo
MRaposo
MRaposo
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 351
Data de inscrição : 13/08/2016
Interesses : 4x4
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Distrito Federal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Segura Empty Re: Compra Segura

Mensagem por rafael.raffi Qua 12 Out 2022 - 22:14



Eu percebi mesmo, B6 amarelo e B4 preto. Os amarelos custam exatamente o dobro dos pretos. Vou te amarelos mesmo, acredito que seja um investimento mais efetivo.

Essas velas eu já cotei inclusive, devo trocá-las em breve. Vi em fóruns de fora que esse módulo se pré aquecimento danifica, uns trocam e outros fazem um gambiarra: soltam um fio que quebra dentro do módulo.

Em todos os meus carros eu uso esse procedimento de partida, deixo a bomba de combustível parar, apagar as luzes e aí sim dou partida.

Essas Mercedes tem uma bateria auxiliar, correto? Qual e a função dela? Saberia me dizer?

Tenho ainda um longo caminho para deixá-la
Como quero, mas
Vou chegar lá…rs

Imaginei mesmo que esse cheiro/fumaça estariam ligados à queima do diesel.

Quando estiver por SP está convidado para um café! Rs

rafael.raffi
rafael.raffi
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 26
Data de inscrição : 13/03/2017
Interesses : carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Segura Empty Re: Compra Segura

Mensagem por rafael.raffi Qua 12 Out 2022 - 22:15



Aproveitado, existe algum grupo de WhatsApp para proprietários de ML W164?
rafael.raffi
rafael.raffi
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 26
Data de inscrição : 13/03/2017
Interesses : carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Segura Empty Re: Compra Segura

Mensagem por MRaposo Qui 13 Out 2022 - 2:47



rafael.raffi escreveu:
Essas Mercedes tem uma bateria auxiliar, correto? Qual e a função dela? Saberia me dizer?

Rafael,

A bateria auxiliar fica sob o banco do passageiro, ao lado da bateria principal.

Sua principal função é garantir o funcionamento da alavanca do câmbio, no caso de falha da bateria principal. É uma pequena bateria AGM.

Cordialmente,

Raposo
MRaposo
MRaposo
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 351
Data de inscrição : 13/08/2016
Interesses : 4x4
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Distrito Federal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Segura Empty Re: Compra Segura

Mensagem por rafael.raffi Seg 17 Out 2022 - 12:52



Olá Raposo, boa tarde. Mais uma vez recorro a você rs Realmente existia um pequeno vazamento na mangueira de alta.
Ao avaliar melhor por baixo identificamos um pequeno vazamento na caixa de direção e para evitar problemas futuros já penso em fazer. TEm alguma indicação? Não achei nada aqui no fórum.
rafael.raffi
rafael.raffi
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 26
Data de inscrição : 13/03/2017
Interesses : carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Segura Empty Re: Compra Segura

Mensagem por MRaposo Seg 17 Out 2022 - 13:39



Boa tarde Rafael,

Este é um serviço para uma empresa especializada em Direção Hidráulica. Não tenho indicações deste tipo de oficina ai em SP, somente aqui em Brasília. Sugiro você ligar na ZF (0 800 019 4477) que é a fabricante da DH e solicitar alguma indicação deles.

O óleo da DH é o Fuchs Titan PSF. Você vai gastar 1,2 l .

Verifique antes de fazer qualquer coisa se o reservatório do óleo da DH está ressecado. Se estiver, há real possibilidade dele quebrar e você terá que adquirir outro. Se isto acontecer, NÃO COLOQUE este reservatório de marca diferente do que está montado no seu carro. A marca do fabricante está impressa no corpo do reservatório.

Boa manutenção,

Raposo
MRaposo
MRaposo
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 351
Data de inscrição : 13/08/2016
Interesses : 4x4
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Distrito Federal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Segura Empty Re: Compra Segura

Mensagem por rafael.raffi Seg 17 Out 2022 - 20:37



Você já precisou fazer sua caixa de direção?? Vou pedir que verifiquem o reservatório também.

No mais tudo segue como esperado. problemas identificados:
- buchas da barra estabilizadora estouradas,
- buchas do diferencia estouradas;
- mangueira de alta pressão vazando.
- vazamento na caixa de direção.

Aparelho não acusou nenhuma falha, borracha de vedação da turbina impecável, turbina sem folga e sem carbonização, buchas da suspensão aparentemente estão ok.

Vou seguir com troca do óleo do cambio, todos os
Filtros, óleo do motor.

Freios ok, discos pastilhas.

Conforme foi descobrindo mais vou relatando aqui

Abraços e só agradecimento.
rafael.raffi
rafael.raffi
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 26
Data de inscrição : 13/03/2017
Interesses : carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Segura Empty Re: Compra Segura

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos