Erro P0335 ao dar a primeira partida

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Erro P0335 ao dar a primeira partida Empty Erro P0335 ao dar a primeira partida

Mensagem por DIC_N Dom 31 Mar 2024 - 21:38



Tenho uma C180 motor m271 1.6L compressor, ano 2010.
O problema é que quando ligo o carro pela manhã, quando tudo está frio, o motor liga normalmente e depois de 32 segundos a rotação cai abruptamente, como se o carro fosse parar, daí a rotação aumenta imediatamente.
O carro funciona até a temperatura normalizar.
Se eu desligar o carro e ligá-lo enquanto estiver quente, a queda de rotação não acontece, o motor dá partida normalmente em baixas rotações.
Ao passar o scaner aparece o código de erro PO335 armazenado. Com o motor quente, apago o código e o carro funciona normalmente. O erro só aparece quando é realizada a partida a frio.
Troquei o sensor de rotação e ainda permanece com o mesmo erro.
Relatei para o mecânico para fazer o teste na ECU, mas ele descartou a possibilidade de ser falha na central.
Por favor, alguém teve experiência semelhante e qual poderia ser o principal problema?
DIC_N
DIC_N
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 3
Data de inscrição : 31/03/2024
Interesses : C180 Kompressor
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Paraíba
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Erro P0335 ao dar a primeira partida Empty Re: Erro P0335 ao dar a primeira partida

Mensagem por MLeandroJr Seg 1 Abr 2024 - 23:17



O sintoma informado e o erro P0335 indicam problema no sensor da roda fônica.
Ele é uma bobina de pulso que faz a leitura do volante do motor pra determinar a posição do virabrequim e informar à central para que as centelhas ocorram no momento correto.

Sem a leitura deste sensor, não existe centelha e por isso o giro do motor cai abruptamente por alguns instantes.
Assim que a leitura é feita, a ECU volta a enviar os comandos de centelha.
MLeandroJr
MLeandroJr
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 3
Data de inscrição : 03/03/2022
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Erro P0335 ao dar a primeira partida Empty Re: Erro P0335 ao dar a primeira partida

Mensagem por DIC_N Ter 2 Abr 2024 - 20:34



Fiz a troca do sensor e verifiquei o chicote que liga até a ECU. Contudo o carro continua apresentando os mesmos sintomas.
DIC_N
DIC_N
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 3
Data de inscrição : 31/03/2024
Interesses : C180 Kompressor
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Paraíba
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Erro P0335 ao dar a primeira partida Empty Re: Erro P0335 ao dar a primeira partida

Mensagem por rodrigogomes_sp Qua 10 Abr 2024 - 9:31



Bom.. motor m271, tem o famoso problema das polias, se for elas, prepare o bolso e paciência... pq um dos sintomas é esse na partida a frio e depois começa a dar barulho e desaparece quando esquenta.

"O motor M271, presente nos modelos C 180, C 200, C 250, SLK 200 e CLK 200, lançados entre os anos 2008 e 2013, apresenta problemas como desgaste prematuro das engrenagens do comando de válvulas."
rodrigogomes_sp
rodrigogomes_sp
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 10
Data de inscrição : 17/10/2017
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Erro P0335 ao dar a primeira partida Empty Re: Erro P0335 ao dar a primeira partida

Mensagem por jaystevenns Qua 10 Abr 2024 - 11:21



Bom dia.

Vou passar a minha experiência aí o confrade aplica como achar melhor.

O PROBLEMA
Fiquei desde 2014 lutando na minha C200 com este problema. Erro P0335. Luz amarela no painel. Apaga... volta. Troquei sensor de rotação duas vezes, originais Mercedes.

A CAUSA
Comecei a pesquisar nos forums lá de fora. Descobri que este problema é relativamente comum nos carros desta época. A causa é a baixa qualidade das ECU desta série e mesmo em outros modelos. Variadas falhas eletrônicas, chegando ao ponto de até soltar componentes dentro dela, gerando curtos e sintomas estranhos.

A SOLUÇÃO
Aí o próximo passo seria achar alguém competente para este reparo.
Fui convivendo com isso mas resolvendo outros problemas crônicos conhecidos da W204 Primeira Geração (que não são poucos).
Demorou mas em 2023 encontrei aqui mesmo no Rio.
Uma empresa que inclusive tem um alemão que é o dono.
Fiz contato com eles, disseram de imediato "sim, conhecemos o problema desta ECU. R$ 1.500,00 resolvemos" Paguei.

RESULTADO
Simplesmente o carro se transformou em outro.. sumiu o P0335 e outros códigos de erro que estavam gravados. O acelerador antes lento agora responde de pronto. O consumo mudou, antes era constante, agora se piso gasta bem, se pego leve fica super econômico, e um feeling geral que o carro está mais esperto. Problema resolvido.

CONCLUSÃO FINAL
Tenho uma teoria que o famoso desgaste de polias deste carro é causado por vários motivos mas com certeza este erro é um deles. Pois o erro do sensor faz o carro rodar num "modo cego" e aí fica tentando ajustar o ponto o tempo todo, desgastando os solenoides na frente do motor, vazando óleo e desgastando as polias.
Mas isto é só uma teoria... não a verdade absoluta.

Fim da tese :)
Boa sorte
jaystevenns
jaystevenns
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 269
Data de inscrição : 11/09/2014
Interesses : Carros, musica, amizades
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Erro P0335 ao dar a primeira partida Empty Re: Erro P0335 ao dar a primeira partida

Mensagem por DIC_N Qua 10 Abr 2024 - 19:28



Realmente eu já vi relatos sobre a central.
E levei para um mecânico aqui em João Pessoa, já relatando o problema e informando que poderia ser a central.
Ao fazer o diagnóstico o mesmo disse que não seria a central. Só que o mesmo também não identificou o problema. Até achei honesto da parte dele em não querer trocar peça a toa.

Vi em um site gringo que pode ser problemas de aterramento, bateria ruim ou também interferência do motor de partida.

Confesso que ainda desconfio da central.
Então decidi eu mesmo fazer um teste pra descartar a central.
Vou usar um osciloscópio pra medir o sinal do sensor pegando do chicote que alimenta a central. Vou dar a partida com o carro frio, se eu detectar a queda de sinal do sensor, poderei descartar a central, uma vez que está havendo interrupção do sinal do sensor e não uma falha de leitura da central.

Quando fizer os testes compartilho aqui.
DIC_N
DIC_N
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 3
Data de inscrição : 31/03/2024
Interesses : C180 Kompressor
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Paraíba
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Erro P0335 ao dar a primeira partida Empty Re: Erro P0335 ao dar a primeira partida

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos