REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ? Empty REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ?

Mensagem por Ronaldo - Classe A Qua 3 Dez 2008 - 22:41



Olás!

Comprei minha Classe A com 43.000 km e agora estou à 1500 km de atingir a marcação para revisão indicada do painel e também atingirei os 50.00 km. Meu carro não apresenta nenhuma anormalidade, mas estou meio "receioso" do que possa estar por vir com itens normais de troca nessa kilometragem.

Alguém que já tenha atingido essa kilometragem e feito a revisão poderia dar uma orientação?

Obrigado!!!
Ronaldo - Classe A
Ronaldo - Classe A
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 10
Data de inscrição : 22/08/2008
Interesses : Informações sobre o carro
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ? Empty Revisao

Mensagem por iveiga Qua 3 Dez 2008 - 23:47



Ronaldo,

O plano de revisoes da Mercedes eh programado a cada 15.000K. Portanto no seu caso seria 45.000 ou nos 60.000K.
Voce deve atentar para as trocas de oleo no minimo como recomenda a Mercedes (a cada 7.500K) ou como muitos membros aqui do forum para entre 4.000/5.000 ou entre 3 a 6 meses o que primeiro ocorrer (km ou prazo), sempre com filtro de oleo original (algumas pecas estao em promocao na MB, o filtro de oleo custa R$ 32,00 em qualquer concessionaria).
Outro item que voce vai ter que verificar eh a correia Poly-V (entre 50.000 e 70.000K conforme manual de manutencao) muitos trocam os esticadores desta correia nesta troca.
Nos 60.000 tem a troca do filtro de combustivel, do filtro do ar condicionado, filtro de ar, oleo e filtro de oleo, fluido de radiador, fluido de freio, leia topico da direcao hidraulica (sera necessario a troca do fuido da direcao eletro hidraulica e se possivel a vedacao da mesma), se for cambio automatico, a troca do oleo do cambio (leia topico especifico), alguns itens citados acima nao fazem parte do plano de revisoes da MB, mas por indicacao dos participantes do forum. Logo outros vao responder suas duvidas. Isto tudo depende do estado do seu Classe A e do que ja foi feito (ou nao) anteriormente.
O importante e onde voce vai fazer esta manutencao, mecanicos que nao conhecem o Classe A e pecas paralelas, despesas em dobro.
iveiga
iveiga
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 454
Data de inscrição : 10/11/2008
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ? Empty Re: REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ?

Mensagem por Andre Buss Qui 4 Dez 2008 - 6:42



Ronaldo, no seu caso é o tópico do câmbio manual. De resto o Iveiga falou tudo.
Só faço uma observação, Mercedes precisa de mecânico especializado não os que dizem ser.
Leia os tópicos com atenção que eles tem muita informação.
Andre Buss
Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Estados Unidos
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ? Empty Re: REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ?

Mensagem por MAURO HENRIQUE Sex 12 Jun 2009 - 9:59



Oi pessoal, bom dia, meu classe a tem 52.000 km, e minha mae so levou na 1 revisao de 1 ano, depois nao levou mais, pois foi caro, e foi trocando oleo, pastilha, somente isto, agora que o carro é meu, ja vai fazer quase 1 ano, queria colocar ele em dia, mas como faço, quero levar na Minasmaquinas em Bh, so que chego la e falo que quero fazer revisao a ou b, ou que quero trocar todos os fluidos, oleos, filtros, olhar a correia poly v, olhar uns barulhos q o carro quando passa por imperfeições faz, treme tipo uns ferros dezajustados, e na minha roda esquerda dianteira quando bato treme um ferro la dentro, o que pode ser isto, como faço, tenho que agendar e falar que quero fazer o que?Abraços.
MAURO HENRIQUE
MAURO HENRIQUE
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 136
Data de inscrição : 02/04/2009
Interesses : Conhecer o melhor carro.
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ? Empty Re: REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ?

Mensagem por Andre Buss Sex 12 Jun 2009 - 11:54



Faz como eu, leva tudo escrito e manda digitarem tudo na OS ao pegar o carro mande tudo estar na nota fiscal.

Eu não conheço essa autorizada então não irei opinar.
Mas levando em conta que o carro não fez revisão se fosse meu e desse menos de 4 mil reais, acharia estranho.
Andre Buss
Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Estados Unidos
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ? Empty Re: REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ?

Mensagem por MAURO HENRIQUE Sex 12 Jun 2009 - 12:25



Nao entendi, vc ta falando que minha revisao vai dar em faixa de 4 mil? pq? Mas eu nao queria deixar ele la, queria ficar acompanhando, e revisao nao é cobrada por hora, tem um valor fixo ne? Mais eu ligo antes agendando ne?
MAURO HENRIQUE
MAURO HENRIQUE
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 136
Data de inscrição : 02/04/2009
Interesses : Conhecer o melhor carro.
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ? Empty Re: REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ?

Mensagem por Andre Buss Sex 12 Jun 2009 - 12:44



Pelo que vc colocou eu chutaria uns 4mil reais. Revisão com preço fixo é pra quem acredita em papai noel.
Tem a hora para fazer a revisão + a hora para trocar o que precisa + o custo do que precisa.
Duas horas vão só para o AKS.
Estou levando em conta que a coisa será feita da maneira correta.
Andre Buss
Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Estados Unidos
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ? Empty Re: REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ?

Mensagem por Marcos Santos Sex 12 Jun 2009 - 16:10



Comprei o meu Classe A usado com quase 53.000 km em setembro do ano passado. Em dezembro (já com cerca de 60.000 km), levei o carro na Minasmáquinas e o orçamento ficou em mais de três mil reais. Indicaram o seguinte:
- Revisão de 60.000 km (troca de óleo, filtros de óleo e de ar, troca do fluido de freios, Stardiagnosis e verificações diversas);
- Troca do filtro do ar condicionado;
- Troca do filtro de combustível;
- Troca da correia Poly-V e dos roletes;
- Troca das velas;
- Limpeza do corpo de borboleta;
- Troca dos calços de mola e batentes traseiros;
- Troca do anel de vedação do escapamento;
- Troca do adesivo da coluna da porta traseira esquerda.

Para não apertar muito, fiz a revisão, a troca dos filtros e a limpeza do corpo de borboleta em dezembro e fui fazendo o restante aos poucos, terminando com a troca da correia aos 70.000 km (que inclusive tinha sido trocada aparentemente logo antes de eu comprar o carro, pois estava em excelente estado).

Considero os preços deles razoáveis, considerando a qualidade do serviço.

Já gastei mais em manutenção do Classe A em 20.000 km do que gastei com o Uno em 110.000 km (fazendo todas as revisões nas concessionárias). Mas a qualidade de um veículo Mercedes-Benz compensa isso.
Marcos Santos
Marcos Santos
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 272
Data de inscrição : 02/11/2008
Interesses : Classe A 160
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ? Empty Re: REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ?

Mensagem por MAURO HENRIQUE Sex 12 Jun 2009 - 17:33



Nossa, caro mesmo, mas vai valer cuidar do meu baby, mas eu vou chegar la e abrir o jogo, que dependendo do preço, vou fazer parte por parte, um mes umas coisas, no outro outras, para colocar em dia, porque eles tem que entender que esse valor , num é todo mundo que tem disponivel, Marcos, vc sabe quantas vezes eles dividem?
MAURO HENRIQUE
MAURO HENRIQUE
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 136
Data de inscrição : 02/04/2009
Interesses : Conhecer o melhor carro.
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ? Empty Re: REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ?

Mensagem por Marcos Santos Sáb 13 Jun 2009 - 14:08



Eles dividem em até quatro vezes e parcelas acima de R$200.

Mas existem outras boas oficinas em Belo Horizonte, com o preço mais em conta, como a Vorzug e a Intercan (Carlinhos), apesar de não usarem todas as peças originais. No caso do Carlinhos, podes comprar as peças na concessionária que ele faz o serviço numa boa.
Marcos Santos
Marcos Santos
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 272
Data de inscrição : 02/11/2008
Interesses : Classe A 160
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ? Empty Re: REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ?

Mensagem por MAURO HENRIQUE Seg 15 Jun 2009 - 8:13



Valeu pessoal, primeiro vou la na Minasmaquinas e peço pra fazer a revisao e eles listam o que acham necessario trocar, ai eu vou deicidindo ne? E eu pago o valor deles terem olhado isso ne? Sabem quanto é?
MAURO HENRIQUE
MAURO HENRIQUE
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 136
Data de inscrição : 02/04/2009
Interesses : Conhecer o melhor carro.
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ? Empty Re: REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ?

Mensagem por MAURO HENRIQUE Seg 27 Jul 2009 - 20:22



Pessoal, boa noite, urgente levei pra revisao hj meu baby, ficou 4.000 dos 50.000km, mas quero tirar limpeza de bico injetor 220,00 reais, isso nao precisa né?é desnecessario né? e higienizaçaõ de ar condicionado tb ne? Me cobraram 330,00 reais pra olhar o que o carro precisa trocar, ja que vou trocar tudo com eles, peças e mao de obra nao posso e nao é certo esse 330,00 de revisao alem das peças e mao de obra. Preciso autorizar o orçamento amanha de manha , conto com vcs muito breve mesmo.abraços,.E outra coisa pagando a vista tenho 10% de desconto ou mais?
MAURO HENRIQUE
MAURO HENRIQUE
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 136
Data de inscrição : 02/04/2009
Interesses : Conhecer o melhor carro.
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ? Empty Re: REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ?

Mensagem por Marck Schuckert Seg 27 Jul 2009 - 21:10



Eu seguiria a dica do Marcos e procuraria uma boa oficina em BH com experiência em Mercedes-Benz para fazer outro orçamento.
A opção de pagar a mão de obra e você mesmo procurar as peças originais também é válida. É isso que eu faço.
Procure pesquisar aqui no fórum os itens que você terá que trocar, saiba quem são os fabricantes e verifique em lojas na internet, auto peças, etc... às vezes a autorizada tem algumas peças a preços bons e aí você pode comprar lá mesmo.
Marck Schuckert
Marck Schuckert
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 280
Data de inscrição : 16/06/2009
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ? Empty Re: REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ?

Mensagem por MAURO HENRIQUE Seg 27 Jul 2009 - 21:21



Quero o carro em dia, colocalo em dia com peças d ela, entendeu, mas o que mais quero saber é pq amanha vou autorizar o orçamento, se é necessario limpar bicoas injetores e higienizar ar condicionado po 90 o produto e 55 a mao d eobra(isso a higienização), ja o bico injetyor limpeza, fica 220,00. PRECISO SABER RAPIDO
MAURO HENRIQUE
MAURO HENRIQUE
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 136
Data de inscrição : 02/04/2009
Interesses : Conhecer o melhor carro.
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ? Empty Re: REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ?

Mensagem por Eng.Guilherme Seg 27 Jul 2009 - 21:29



Olá Mauro,

R$4.000,00 para revisar um carro que vale R$20.000,00 acho muito caro. Eu faria outros orçamentos antes de autorizar.
Eng.Guilherme
Eng.Guilherme
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 25
Data de inscrição : 25/04/2009
Interesses : Automoveis
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ? Empty Re: REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ?

Mensagem por MAURO HENRIQUE Seg 27 Jul 2009 - 21:31



Eu tirando bico injetor e higienização e uma mão de obra só pra olhar o q o carro tem pra trocar cai pra 3.000,00, entendeu, ai isso eu vou pagar. Mas quero saber se bico injetor e higienizar ar condicionado se são necessários.


Última edição por Andre Buss em Ter 28 Jul 2009 - 6:37, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Não escreva todo o texto em letras maiúsculas.)
MAURO HENRIQUE
MAURO HENRIQUE
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 136
Data de inscrição : 02/04/2009
Interesses : Conhecer o melhor carro.
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ? Empty Re: REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ?

Mensagem por MAURO HENRIQUE Seg 27 Jul 2009 - 21:31



desculpas pelas letras grandes, nao vi que escrevi assim. Kd o Buss?
MAURO HENRIQUE
MAURO HENRIQUE
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 136
Data de inscrição : 02/04/2009
Interesses : Conhecer o melhor carro.
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ? Empty Re: REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ?

Mensagem por Eng.Guilherme Seg 27 Jul 2009 - 21:35



Olha, bico injetor eu nunca limpei em nenhum carro que tive. Em alguns eu rodei mais de 150.000 km sem problemas. Não gosto de mexer em coisas que estão funcionando. Quanto ao ar condicionado, teu carro tem cheiro ruim, tipo bolor? Se não esqueca a higienização do ar.

obs: só abasteço com gasolina de qualidade.
Eng.Guilherme
Eng.Guilherme
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 25
Data de inscrição : 25/04/2009
Interesses : Automoveis
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ? Empty Re: REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ?

Mensagem por Falcon Seg 27 Jul 2009 - 21:48



Ué, mas não precisa da mão de obra para saber o que tem o carro?
Para saber se está caro ou não precisa do detalhamento do orçamento (peças e mão de obra). :)
Falcon
Falcon
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 202
Data de inscrição : 09/06/2009
Interesses : MBs
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ? Empty Re: REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ?

Mensagem por MAURO HENRIQUE Seg 27 Jul 2009 - 21:55



tb so tenho colocado gasolina boa, nunca deu problema no bico, meu ar nao fede bolor, mas tn nao tem um cheiro de novo.
MAURO HENRIQUE
MAURO HENRIQUE
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 136
Data de inscrição : 02/04/2009
Interesses : Conhecer o melhor carro.
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ? Empty Re: REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ?

Mensagem por MAURO HENRIQUE Seg 27 Jul 2009 - 22:04



se eu nao fosse fazer com eles eles podiam me cobra isso pra saber o q o carro precisa trocar, ja que vou pagar mao de obra deles e peças com eles esses 330,00 reais sao indevidos, abuso. amanha vou falar isso.
MAURO HENRIQUE
MAURO HENRIQUE
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 136
Data de inscrição : 02/04/2009
Interesses : Conhecer o melhor carro.
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ? Empty Re: REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ?

Mensagem por Falcon Seg 27 Jul 2009 - 22:14



o que eu queria dizer é como eles chegaram nos 3000. Se aprovar no escuro, depois eles podem vir com mais acrescimos.
Falcon
Falcon
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 202
Data de inscrição : 09/06/2009
Interesses : MBs
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ? Empty Re: REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ?

Mensagem por Convidad Seg 27 Jul 2009 - 22:14



Não precisa limpar bicos e nem higienizar o ar condicionado.

Não tenho como saber se a revenda vai te dar 10% de desconto se pagar a vista....

Aqui em São Paulo. preço de peça no balcão tem 25% de desconto, sabado comprei uma válvula termostática e foi assim.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ? Empty Re: REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ?

Mensagem por Marcos Santos Ter 28 Jul 2009 - 7:33



Mauro,

Os R$330 são cobrados em todas as revisões e incluem a troca do óleo do motor, dos filtros (óleo e ar), do fluido de freios (neste cado deve constar o Mobil Brake Fluid DOT 4 Extra) e até do líquido do sistema de arrefecimento (neste caso deve constar o Mobil GS333), além da verificação de todo o veículo, visualmente e com o Stardiagnosis (pelo menos é isso que dizem - solicite cópia do relatório para ter certeza).
A limpeza dos bicos injetores é totalmente desnecessária se não houver falhas no funcionamento do veículo. Eles cobram R$110 pela limpeza do corpo de borboleta, mas tem um tópico sobre isso aqui no fórum e é muito fácil (e divertido) fazer, principalmente num domingo à tarde.
Sobre a higienização do ar condicionado, fiz na revisão de 60.000 km (dezembro passado) e não fiz na de 75.000 km (agora em julho). O resultado foi muito bom, pois o filtro tinha sido trocado pelo dono anterior provavelmente em 2006 considerando a sua data de fabricação. Acho que uma vez por ano é mais que suficiente e se não foi feito anteriormente compensa fazer. Não aceite, porém, a troca do filtro cobrada além da higienização - deve ser um único serviço.
O desconto deles é de 5% para pagamento à vista - êta pessoal ruim de jogo!
Vou lá daqui a pouco para fazerem uma verificação no alinhamento realizado na revisão e que não ficou do meu agrado.
Como eles cobram caro pelo serviço, temos que exigir à altura do valor cobrado.
Marcos Santos
Marcos Santos
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 272
Data de inscrição : 02/11/2008
Interesses : Classe A 160
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ? Empty Re: REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ?

Mensagem por Andre Buss Ter 28 Jul 2009 - 7:48



Se não ficar em cima não fica bom.
Não adianta nada fazer a troca do líquido de arrefecimento como a maioria do pessoal faz.
Na verdade não é troca é uma completada mau dada.
Principalmente pelo uso de água da torneira.
Andre Buss
Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Estados Unidos
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ? Empty Re: REVISÃO DE 50.00 KM - O QUE ME AGUARDA ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos