PARAGUAI - Pneus por menos da metade do preço

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

PARAGUAI - Pneus por menos da metade do preço Empty PARAGUAI - Pneus por menos da metade do preço

Mensagem por Edson Ando Ter 27 Jan 2009 - 16:10



Durante minhas férias no início de janeiro/09 no Paraná, minha MB 280S (W126) 1980 manual e carburada, teve um dos pneus Pirelli P400 205x70x14 DESLOCADO, tornando-o imprestável para utilização apesar da aparência de novo pois tinha rodado menos de 10.000 Km.

Segundo o vendedor da loja de pneus eu deveria ter passado direto naquelas "tartarugas" o ocasionando o rompimento interno da proteção, motivo principal dessa ocorrência por aquelas bandas (Umuarama-PR).

O preço de um pneu novo Michelin da mesma medida, custava R$ 399,00 cada e deveria trocar os dois para fazer o par correto.

Sabendo que muita gente da região estava indo ao Paraguai (Salto Del Guairá) trocar os pneus, e considerando a distância de 120 Km de onde estava, resolví encarar.

Em Salto Del Guairá, uma cidade poeirenta na divisa com o Estado de MS e "ao lado" de Guaíra-PR, impressiona pela quantidade de lojas de pneus logo na entrada.

Na loja onde fiz a troca, o DUNLOP 204x70x14 custou R$ 318 o par ou R$ 159 cada. Uma bagatela considerando o preço em terras tupiniquins.

O vendedor sugeriu que eu trocasse os quatro, que ele faria por R$ 600, mas devido ao bom estado resolví trocar apenas os dois dianteiros. No caso, TODOS os pneus velhos deveriam ser deixados lá, pois não podem vir no porta-malas senão não passa na alfandega sem interferir na quota do resto das compras.

De Umuarama-Pr fui a Curitiba-PR, onde fiquei nove dias e depois iniciei o retorno para casa, em Brasília-DF.

Logo depois de Itumbiara-GO, por volta de 150 Km de Goiânia-GO, o carro ficou instável e chacoalhando muito. Pensei que fosse um pneu furado e não era. O borracheiro disse que um deles estava DESLOCADO e o outro ele desconfiava que estivesse também. Ou seja, dos quatro Pirelli P400 tive problemas com três.

Como era sábado a noite (24-01-09), e num posto a beira da estrada, não tive como trocar os pneus. Tive que colocar o estepe no pior deles e fazer os 350 Km restantes a 90 Km/H, cuja velocidade era a que menos balançava o carro. Cheguei às 22:30h em Brasília, com o motor 6 cilindros em linha fazendo 10.3 Km/L de média. Normalmente ele faz de 8 a 9 na estrada e 6 a 7 na cidade.

Em Brasília, consultando o preço de pneus 205x70x14, o preço médio foi de R$ 370 cada.

Nunca me arrependí tanto de ter recusado a oferta do vendedor paraguaio...

O motivo principal dos PNEUS terem DESLOCADO não foram as tartarugas nem os buracos da estrada, mas foi a IDADE DOS PNEUS, pois o borracheiro viu que eles tinham sido fabricados em 2000.

A MB 280S, no caso, tinha ficado parada por cinco anos no Paraná, e no máximo era eu que dava umas voltas quando estava por lá de férias. Isso deve ter contribuido para a ocorrência desses problemas.

Ou seja, num pneu a aparência não é tudo e a idade é fundamental.

Agora, com ela em casa, vou utilizá-la no dia-a-dia e muitos dos problemas tipicos de carro de garagem certamente não ocorrerão.

Abraços a todos,

Edson Ando
MB 280S (W126) 1980 carburada e manual
MB 350SL 1974 injetada e manual
Edson Ando
Edson Ando
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 650
Data de inscrição : 25/01/2009
Interesses : SL, SLK, CLK Cabrio e Classe S
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Estrangeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

PARAGUAI - Pneus por menos da metade do preço Empty Re: PARAGUAI - Pneus por menos da metade do preço

Mensagem por Xenon Ter 27 Jan 2009 - 16:43



boa dica para quem esta viajando para la.

ps: so queria acrecentar q para pneus mais caros(aro 18-19-20) o preço realmente compença.
so para fazer uma ideia pneus 275/50-20 (hi-lux) marca sumitomo(marca japonesa reconhecida) 230 doletas...............
pneus continental sportcontac2 255/40-19 aqui pedem mais de 2 paus cada.....la 400 doletas(menos da metade).
a diferença de 4 pneus paga a viagem+hotel+boite+barzinho. vale a pena nao?
Xenon
Xenon
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 3114
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : amigos/MBs/motorrad
Sexo : Masculino País : Inglaterra
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

PARAGUAI - Pneus por menos da metade do preço Empty Re: PARAGUAI - Pneus por menos da metade do preço

Mensagem por festina Ter 27 Jan 2009 - 20:15



Com certeza, sempre comprei pneus para meus carros e motos por lá, é vantajoso. Tem gente que diz que os pneus que são vendidos lá não passam pelo controle do inmetro, tanto que não tem o simbolo do inmetro. Pura conversa fiada, já usei varios pneus até se acabar e não tive problemas.
festina
festina
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2126
Data de inscrição : 30/09/2008
Interesses : carros, motos, jets. Enfim, tudo que tenha motor.
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

PARAGUAI - Pneus por menos da metade do preço Empty Re: PARAGUAI - Pneus por menos da metade do preço

Mensagem por Maurouts Ter 27 Jan 2009 - 20:42



Interessante, entretanto, eu já vi pneus bem, mas bem mais velhos produzidos anteriormente a 2000 rodarem sem problemas, claro que as condições de rodagem do carro e exposição, por exemplo, a calor excessivos podem ter causado o deslocamento.
Maurouts
Maurouts
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2218
Data de inscrição : 19/07/2008
Interesses : Benz Only !
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

PARAGUAI - Pneus por menos da metade do preço Empty Re: PARAGUAI - Pneus por menos da metade do preço

Mensagem por Edson Ando Qua 28 Jan 2009 - 9:31



Caro Maurouts,

Minha MB 350 SL 1974 tem os pneus fabricados muito antes de 2000, pois quando comprei o carro em 2001 os pneus já estavam "meia vida".

Todavia, utilizo o carro apenas para passeios de fim de semana na cidade e quase nunca vou para a rodovia.

Numa utilização "light" assim, certamente os pneus "idosos" podem suportar sem problema algum, pois não são exigidos no limite.

No caso da ocorrência na MB 280S 1980, além do fato dela ter ficado na garagem entre 2004 a 2008, sendo ligada e rodada por uma semana a cada mês de janeiro que passava as férias lá, foi ter exigido muito na região, pois estava testando-a para poder voltar com o carro para Brasília, que via Curitiba de onde estava tinha que andar mais de 2000 Km.

Em várias ocasioes cheguei a 180 Km/h (limitei a isso apesar do motor poder mais) nos retões só para sentir a máquina. Durante a viagem, a média foi entre 120 a 140 Km/h, e muitas passagens a 160 Km/h.

Acho sim que essa exigência é que fez com que os pneus DESLOCASSEM dado a idade deles, além dos buracos na rodovia perto de Irati-PR e depois do trevão de Prata/Uberlândia-MG.

Obviamente se soubesse do risco a que estava exposto, jamais pisaria tão fundo com aqueles pneus e, obviamente, trocaria todos antes de qualquer viagem.

Todavia serve como aprendizado e um alerta aos demais que tem "carro de garagem" que numa eventual revisão de viagem ela seja extensiva também aos pneus, independentemente da sua aparência, levando em consideração a sua data de fabricação.

Ouví dizer, não posso afirmar genericamente, que pneus com mais de cinco anos podem ser críticos quando exigidos numa viagem (no meu caso se confirmou). No caso, é maneirar no pé ou trocá-los.

Abraços,

Edson Ando
MB 280 S (W126) 1980 carburada e manual
MB 350 SL 1974 injetada e manual
Edson Ando
Edson Ando
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 650
Data de inscrição : 25/01/2009
Interesses : SL, SLK, CLK Cabrio e Classe S
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Estrangeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

PARAGUAI - Pneus por menos da metade do preço Empty Re: PARAGUAI - Pneus por menos da metade do preço

Mensagem por Xenon Qua 28 Jan 2009 - 10:36



e por isso q tem q verificar a data de fabricaçao ao comprar pneus......
vida util por tempo.......2 anos se nao me engano....
Xenon
Xenon
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 3114
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : amigos/MBs/motorrad
Sexo : Masculino País : Inglaterra
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

PARAGUAI - Pneus por menos da metade do preço Empty Re: PARAGUAI - Pneus por menos da metade do preço

Mensagem por ATS Qua 28 Jan 2009 - 15:33



Edson, a rodovia perto de Irati não era pedagiada? Se sim, não poderia estar esburacada...
ATS
ATS
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2424
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : Mercedes antigas, BMW auto und motorrad, carros e motos antigas, scooters, bicicletas...
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

PARAGUAI - Pneus por menos da metade do preço Empty Re: PARAGUAI - Pneus por menos da metade do preço

Mensagem por Convidad 4 Qua 28 Jan 2009 - 15:58



Xenon, me falaram na Michelin quando troquei os da 124 que a validade é de 5 anos em uso constante, porém se o carro ficar muito tempo parado aí diminui, mas não falou o tempo certo, 5 anos é o padrão.
avatar
Convidad 4
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 8341
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : MB's décadas de 70,80 e 90
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

PARAGUAI - Pneus por menos da metade do preço Empty Re: PARAGUAI - Pneus por menos da metade do preço

Mensagem por Edson Ando Qua 28 Jan 2009 - 21:00



Caro ATS,

Você tem toda razão. A cidade de IRATI-PR fica do lado oposto do roteiro de Curitiba para Brasília e nem sequer passei por lá.

Olhei no no "rastro" do GPS Garmin e ví que era ARAPOTI-PR. Burrada minha.

Abraços,

Edson Ando

MB 280 S 1980 (W126)
http://public.fotki.com/edsonando/diversos/carros/mb_280s_1980/

MB 350 SL 1974 (R107)
http://public.fotki.com/edsonando/diversos/carros/mb_350_sl_1974/
Edson Ando
Edson Ando
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 650
Data de inscrição : 25/01/2009
Interesses : SL, SLK, CLK Cabrio e Classe S
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Estrangeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

PARAGUAI - Pneus por menos da metade do preço Empty Re: PARAGUAI - Pneus por menos da metade do preço

Mensagem por ATS Qua 28 Jan 2009 - 23:57



Arapoti é perto.

E alinhamento e balanceamento, entram no pacote?

Eu sou meio desconfiado com produtos da fronteira...talvez seja pela fama de Cuidad del Este. Não sei se é mais folclore ou realidade...
ATS
ATS
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2424
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : Mercedes antigas, BMW auto und motorrad, carros e motos antigas, scooters, bicicletas...
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

PARAGUAI - Pneus por menos da metade do preço Empty Re: PARAGUAI - Pneus por menos da metade do preço

Mensagem por mmbferreira Qui 29 Jan 2009 - 8:21



Existe algum meio de encomendarmos pneus via Paraguay? como?

Os preços realmente são atraentes...
avatar
mmbferreira
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 459
Data de inscrição : 09/03/2008
Interesses : Mercedes-Benz e automóveis antigos
Sexo : Masculino País : Portugal
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

PARAGUAI - Pneus por menos da metade do preço Empty Re: PARAGUAI - Pneus por menos da metade do preço

Mensagem por Elizeu - O neófito Qui 29 Jan 2009 - 8:54



FErreira,

A entrega deste lado da ponte é famosa...


Última edição por ATS em Qui 29 Jan 2009 - 9:11, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Vamos maneirar nos comentários que remontem à práticas ilegais, nobre colega causídico!)
Elizeu - O neófito
Elizeu - O neófito
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 612
Data de inscrição : 03/11/2008
Interesses : Mundo MB
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

PARAGUAI - Pneus por menos da metade do preço Empty Re: PARAGUAI - Pneus por menos da metade do preço

Mensagem por Convidad 1 Qui 29 Jan 2009 - 15:18



Amigos,

os pneus vendidos no Paraguai não têm selo do Inmetro por uma razão muito simples: o Inmetro é um instituto brasileiro e não paraguaio.

Como eles importam os pneus de vários países, obviamente estes não terão tal selo (a não ser que sejam fabricados no Brasil) o que de modo algum significa que a qualidade não seja a mesma.

Abraço!
avatar
Convidad 1
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 7918
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : Outros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

PARAGUAI - Pneus por menos da metade do preço Empty Re: PARAGUAI - Pneus por menos da metade do preço

Mensagem por Elizeu PAI Qui 29 Jan 2009 - 15:27



Há dois anos comprei no Paraguai pneus Pirelli para scooter, mesma medida do nacional, fabricado no Brasil, durou a mesma coisa que o anterior e custou 40% do preço daqui. Aliás trouxe 2 e o segundo ainda está rodando, foi instalado 4 meses atrás. Como fiquei desconfiado fiz um teste de feira: comparei o peso do que trouxe com o nacional, numa balança de açougue: exatamente o mesmo.

Elizeu Pai.
Elizeu PAI
Elizeu PAI
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 448
Data de inscrição : 08/12/2008
Interesses : trocar informações
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

PARAGUAI - Pneus por menos da metade do preço Empty Re: PARAGUAI - Pneus por menos da metade do preço

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos