Automatico x manual

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Automatico x manual - Página 4 Empty Re: Automatico x manual

Mensagem por Andre Buss Qui 18 Jun 2009 - 17:50



Então, eu deixo em primeira e nem acelero só tiro o pé do freio, mesmo assim ele vai muito rápido para o transito. Laughing
Andre Buss
Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Estados Unidos
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Automatico x manual - Página 4 Empty Re: Automatico x manual

Mensagem por PAULO BRITO Sáb 20 Jun 2009 - 21:54



O câmbio tip-tronic ou sequencial serve para trocar de marcha a critério do motorista, e não da "inteligência" do sistema de câmbio automático, na velocidade ou rotação que o motorista desejar em função da necessidade do momento, e da mesma forma que um câmbio mecânico, porém sem necessidade de embreagem. Este sistema é adotado por todos carros de fórmula 1 atualmente.
Em veículos de passeio seu uso é mais indicado em algumas situações em estradas ou no caso de direção mais esportiva. Na cidade não faz muito sentido usar.
avatar
PAULO BRITO
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 1939
Data de inscrição : 16/06/2009
Interesses : diversos
Sexo : Masculino País : Austrália
Estado : Estrangeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Automatico x manual - Página 4 Empty Re: Automatico x manual

Mensagem por Andre Buss Dom 21 Jun 2009 - 4:43



Depende do câmbio, se seu classe a for automático tenta reduzir a marcha até a primeira. Chega uma hora que ele não deixa. Nos câmbios AMG pode-se configurar geralmente quando coloca-se no Sport ele deixa fazer o que quiser.
Andre Buss
Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Estados Unidos
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Automatico x manual - Página 4 Empty Re: Automatico x manual

Mensagem por PAULO BRITO Dom 21 Jun 2009 - 7:30



É isso mesmo, no Classe A automático você consegue reduzir todas as marchas até a primeira, desde que ao reduzir, a nova marcha reduzida não exceda o limite de rotação máxima permitida de 6.000 rpm, evitando desta forma danos no motor. Imagine por exemplo o que aconteceria no motor se se você estivesse a 120 em 5ª e o câmbio permitisse livremente uma redução para a 2ª .
Não tenho certeza, mas acredito que qualquer câmbio automático tip-tronic bloqueia a redução se o limite de rotação do motor for excedido.
avatar
PAULO BRITO
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 1939
Data de inscrição : 16/06/2009
Interesses : diversos
Sexo : Masculino País : Austrália
Estado : Estrangeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Automatico x manual - Página 4 Empty Re: Automatico x manual

Mensagem por Andre Buss Dom 21 Jun 2009 - 8:31



Não, nos AMGs vc pode trocar como quiser. No Classe A por exemplo ele monitora. Qualquer troca que esteja fora do que o câmbio normalmente faria ele não reduz ou sobe a marcha. Num câmbio AMG destravado vc pode arrancar na 7a marcha. O carro vai se quebrar todo mais ele arranca. Eu só imagino os discos lá dentro fazendo isso deve ser coisa de louco.
Andre Buss
Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Estados Unidos
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Automatico x manual - Página 4 Empty Re: Automatico x manual

Mensagem por Maluhy Dom 21 Jun 2009 - 12:07



Mesmos os hidramaticos antigos sem gerenciamento não engatam a marcha mais reduzida se a velocidade não for compatível, tive GM Powerglide , GM TH350 ,Borg Warner 4m (Polara) , Ford C4, etc, todos eram assim, pode puxar de drive p/ primeira a 100 por hora que não engata, só qdo a velocidade abaixa.... Shocked
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Automatico x manual - Página 4 Empty Automático X Manual

Mensagem por bentzeen Dom 21 Jun 2009 - 13:56



Maluhy, eu nunca fiz estas reduções doidas na minha menina (w201) mas tive uma \impala 58 com v8 e cambio automatico e o cambio não aceitava marcha que fosse incompativel com a velocidade do carro, isto é, compativel com o giro máximo do motor. Quando rapaz ganhei muito dinheiro apostando com os amigos que reduzia um Buick 47 de 3 para 1 a 70 km/h, mas engaqtava e não soltava a embreagem senão acabava com a caixa; freava e mostrava para a moçada que estava engatado em primeira. Esta noticia do André eu nunca vi mesmo porque eu nunca tive AMG. Acho dificil um cambio automatico aceitar uma redução que não seja compativel com a velocidade máxima que o carro alcançaria naquela marcha. O que você acha? Abs bentzeen
bentzeen
bentzeen
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 29
Data de inscrição : 15/07/2008
Interesses : Mercedes Benz e pesca
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Automatico x manual - Página 4 Empty Re: Automatico x manual

Mensagem por Convidad Dom 21 Jun 2009 - 14:14



André,

Eu nunca tive coragem de tentar, mas duvido que a marcha entre, como o Maluhy falou, mesmo nos antigos vc não conseguia. Vai entrar para que, somente para estourar o cambio, dúvido que a MB permitiria isso. Alem disso, mesmo que a marcha entre, o motor corta na hora por causa do excesso de giro.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Automatico x manual - Página 4 Empty Re: Automatico x manual

Mensagem por PAULO BRITO Dom 21 Jun 2009 - 19:32



Eu também nunca tive um MB AMG portanto não posso afirmar.

Mesmo assim acho um um erro permitir livremente reduções de marcha que elevem a rotação do motor muito acima do limite. No tip-tronic um simples toque acidental na alavanca provocaria a imediata redução de marcha, independente da velocidade. Qual a finalidade deste procedimento ? reduzir a velocidade em caso de emergência ?
avatar
PAULO BRITO
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 1939
Data de inscrição : 16/06/2009
Interesses : diversos
Sexo : Masculino País : Austrália
Estado : Estrangeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Automatico x manual - Página 4 Empty Re: Automatico x manual

Mensagem por Convidad Dom 21 Jun 2009 - 20:40



Paulo,

Os freios atuais, ainda mais de uma MB com BAS, 4 discos etc. são muito mais eficientes que reduzir marcha ou coisa parecida. A borboleta ou o tip é uma versão mais moderna da grelha da MB. Em algumas situações é mais eficiente o motorista selecionar a marcha do que o cambio, por exemplo, descida ou subida de serra com ou sem reboque, condução esportiva, via cheia de curvas etc. De qualquer forma a troca de marcha manualmente é a exceção e não a regra.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Automatico x manual - Página 4 Empty Re: Automatico x manual

Mensagem por PAULO BRITO Dom 21 Jun 2009 - 21:35



João,

Concordo totalmente com sua opinião, que traduz de forma clara a finalidade do tip-tronic.

O tema que estava também em discussão procurava esclarecer se algumas transmissões automáticas tip permitiam reduções de marchas que elevassem o giro do motor acima do limite, a critério exclusivo do motorista.

No meu Classe A 190 o sistema monitora a rotação e não permite exceder o limite de giros do motor.

Um abraço
avatar
PAULO BRITO
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 1939
Data de inscrição : 16/06/2009
Interesses : diversos
Sexo : Masculino País : Austrália
Estado : Estrangeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Automatico x manual - Página 4 Empty Re: Automatico x manual

Mensagem por GR Dom 21 Jun 2009 - 21:37



O câmbio tiptronic é muito legal, com as "borboletas" no volante então, é uma delícia... What a Face
GR
GR
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 7430
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : troca de informações
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Automatico x manual - Página 4 Empty Re: Automatico x manual

Mensagem por Convidad Seg 22 Jun 2009 - 0:43



Paulo,


Eu duvido que exista essa possibilidade. Se a velocidade for excessiva para a marcha, o cambio não aceita. Na minha AMG(grelha), acho que isso ocorreu uma vez e marcha reduzida só entrou quando a velocidade era compatível com o giro.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Automatico x manual - Página 4 Empty Re: Automatico x manual

Mensagem por Andre Buss Seg 22 Jun 2009 - 6:38



Nos AMGs que tem borboleta dá para desbloquear, assim como dá para desligar totalmente o ESP. Deve ser alguma coisa escondida eu só sei que dá. Deve ser algo para brincar, agora que deve detonar tudo se usar errado isso deve. É igual câmbio manual se fizer meleca bum. Eu se tivesse uma AMG nem ia querer desbloquear nada.
Andre Buss
Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Estados Unidos
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Automatico x manual - Página 4 Empty Re: Automatico x manual

Mensagem por Convidad Seg 22 Jun 2009 - 10:11



André,

Todos esses esportivos modernos vc desliga tudo, até o momento que a coisa complica, o sistema liga novamente sozinho. Na verdade vc aumenta o limite do ESP, no modo normal, praticamente não dá para brincar com o carro. O meu também é assim, dá para desligar, mas quando a perda de controle é forte ele liga novamente. Agora todo motor tem limite de giro e corta na rotação que vai realmente estragar. O que pode existir são faixas de rotação, ou seja no modo esportivo se ganha umas 500 RPM, mas com certeza está dentro do limite de uso do motor.
Outro dia viajei com um Porsche Cayman S novinho, vc aperta a tecla sport, a suspensão fica mais dura( qualquer um percebe), o curso do acelerador diminui( o que dá a impressão de mais potencia) e o ronco fica mais esportivo. Tudo isso faz parte da brincadeira que as fabricas fazem com os compradores de carros super esportivos. Se fosse de pista, obviamente seria regulado para o limite absoluto com a eletronica atual, fica facil voce fazer esse tipo de "regulagem".
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Automatico x manual - Página 4 Empty Re: Automatico x manual

Mensagem por Japa SLK Qua 24 Jun 2009 - 16:56



Na minha mercedes tem o o tip tronic e o cambio borboleta, e digo que quando se tem o cambio borboleta, vc naum encosta a mão no tip tronic, mas pra ser usado é bom que o carro esteja no modo manual e quanto a redução de marcha, ela só aceita com um limite de giro do motor!!! Pra falar verdade com relação ao ESP eu não sei se da a diferença, pois nunca desliguei!!! Abraços
Japa SLK
Japa SLK
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 3
Data de inscrição : 26/05/2009
Interesses : mercedes benz !!!
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Automatico x manual - Página 4 Empty Re: Automatico x manual

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos