INSTABILIDADE EM CURVAS
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INSTABILIDADE EM CURVAS
Caros , Colegas.
Hoje viajando de Brasília para Goiânia , o meu carro apresentou o seguinte problema;
Eu estava a 140km/h e ao entrar em uma curva pisei no freio para tentar reduzir um pouco a velocidade, o carro começou ficou dificil de dirigir e o volante começou a vibrar e ouvi um barulho contínuo vindo da roda da frente, quase perdi o controle.
Alguém já passou por esta situação ? :scratch:
Especialistas me ajudem!!
Abraços,
SYSMA01
m º'
0.
Hoje viajando de Brasília para Goiânia , o meu carro apresentou o seguinte problema;
Eu estava a 140km/h e ao entrar em uma curva pisei no freio para tentar reduzir um pouco a velocidade, o carro começou ficou dificil de dirigir e o volante começou a vibrar e ouvi um barulho contínuo vindo da roda da frente, quase perdi o controle.
Alguém já passou por esta situação ? :scratch:
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SYSMA01
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SYSMA01- Usuário Bronze
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Re: INSTABILIDADE EM CURVAS
Verificou a calibracao dos pneus???
Qual as medidas do pneu que esta usando??
Como anda o alinhamento e balanceamento??
Como anda a barra establizadora??
Verificou algum problema na barra de direcao???
Como foi o barulho.... sei que e complicado descrever...???
Deu tempo ( acho que nessa hora a ultima coisa que prestou atencao foi no painel ) de olhar a atuacao do ESP no painel????
Ja passei por problema de perda de estabilidade, porem foi provocado por calibragem errada nos pneus traseiros, onde ao passar por buracos o carro saiu de traseira por duas vezes... e estava "andando" bem tambem...
Claro que sabe disso, mas nao custa lembrar... freio se usa antes de entrar na curva, se usar ele "dentro" da curva e grande a chance de perder o controle do carro.... "dentro" da curva deve-se manter a aceleracao ou acelerar um pouco mais....
Pode ter sido varias coisas... depois aconteceu novamente???
Abraco
Qual as medidas do pneu que esta usando??
Como anda o alinhamento e balanceamento??
Como anda a barra establizadora??
Verificou algum problema na barra de direcao???
Como foi o barulho.... sei que e complicado descrever...???
Deu tempo ( acho que nessa hora a ultima coisa que prestou atencao foi no painel ) de olhar a atuacao do ESP no painel????
Ja passei por problema de perda de estabilidade, porem foi provocado por calibragem errada nos pneus traseiros, onde ao passar por buracos o carro saiu de traseira por duas vezes... e estava "andando" bem tambem...
Claro que sabe disso, mas nao custa lembrar... freio se usa antes de entrar na curva, se usar ele "dentro" da curva e grande a chance de perder o controle do carro.... "dentro" da curva deve-se manter a aceleracao ou acelerar um pouco mais....
Pode ter sido varias coisas... depois aconteceu novamente???
Abraco
Wanderson Viana.- Usuário Platina
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Re: INSTABILIDADE EM CURVAS
BEM sei que cada um dirige de forma diferente mas 140 não é uma velocidade aconselhavel para se entrar em uma curva, e reduzir dentro da curva, ou ao inicia-la pode ser muito perigoso; mas a vibração que vc sentiu deve ser o BAS atuando vc deve ter pisado forte no freio e como a velocidade era grande ele atua dando pequenos trancos .....
o nosso amigo Wanderson fez uma pergunta importante no percurso aconteceu 1 vez só????
o nosso amigo Wanderson fez uma pergunta importante no percurso aconteceu 1 vez só????
mattosmk1- Usuário Bronze
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Re: INSTABILIDADE EM CURVAS
BAS ou ABS....???? O BAS nao da tranco ele, auxilia na distribuicao da forca de frenagem, diminuindo o espaco de frenagem... os trancos sao provenientes do trabalho do ABS que faz o travamento e liberacao das rodas varias vezes por segundo, impedindo assim seu travamento completo e "patinacao" das rodas, impedindo uma derrapagem e facilitando e muito ( essencial nesse momento ) o controle do carro numa situacao extrema...
Sinceramente acho que se tivesse pisado no freio numa velocidade dessas a ponto do ABS atuar com o volante estercado ele teria perdido o controle de vez.....
Da-lhe Vascaooooooo.... amanha vem a lideranca
Sinceramente acho que se tivesse pisado no freio numa velocidade dessas a ponto do ABS atuar com o volante estercado ele teria perdido o controle de vez.....
Da-lhe Vascaooooooo.... amanha vem a lideranca
Wanderson Viana.- Usuário Platina
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mattosmk1- Usuário Bronze
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Re: INSTABILIDADE EM CURVAS
Eu já meti pé no fundo a 100 e poucos km/h no meio de uma curva, chuva, serra, óleo na pista.
Eu meti e o tio do corolla meteu também.
Eu tive que ligar para o resgate da OHL, pq o corola rodou e deu de cara no morro.
Senti o carro tentar deslizar, mas como eu já brinquei várias vezes de Classe A eu sabia que ele voltaria até cheguei a ver o /!\ dar uma piscadinha.
Agora milagre não existe, dependendo da situação pode-se perder o controle até mesmo pq tem que ser profissional para dominar 100% o carro. Mesmo assim....... vide F1.
Agora barulho, vibrações estranhas com certeza não são normais tem algo errado ai.
Eu freio em curva desde que a situação permita e desde que eu esteja com o meu Classe A.
Antes de tudo tem que conhecer o carro, cada carro vai ter uma resposta diferente é só mudar o pneu que o carro muda.
Eu senti quando troquei os meus.
Depois de deixar o carro em dia eu sujiro que vc encontre um lugar ermo para dar umas brincadas e ver como o carro reage, na Europa isso é bem comum a ADAC tem pistas para isso. Infelizmente por aqui a gente tem que recorer a cursos fechados e difíceis de fazer onde geralmente o pessoal quer usar GOL.
Carro só vai mostar problema de estabilidade na hora H em linha reta ou andando normal geralmente eles passam batidos.
Eu meti e o tio do corolla meteu também.
Eu tive que ligar para o resgate da OHL, pq o corola rodou e deu de cara no morro.
Senti o carro tentar deslizar, mas como eu já brinquei várias vezes de Classe A eu sabia que ele voltaria até cheguei a ver o /!\ dar uma piscadinha.
Agora milagre não existe, dependendo da situação pode-se perder o controle até mesmo pq tem que ser profissional para dominar 100% o carro. Mesmo assim....... vide F1.
Agora barulho, vibrações estranhas com certeza não são normais tem algo errado ai.
Eu freio em curva desde que a situação permita e desde que eu esteja com o meu Classe A.
Antes de tudo tem que conhecer o carro, cada carro vai ter uma resposta diferente é só mudar o pneu que o carro muda.
Eu senti quando troquei os meus.
Depois de deixar o carro em dia eu sujiro que vc encontre um lugar ermo para dar umas brincadas e ver como o carro reage, na Europa isso é bem comum a ADAC tem pistas para isso. Infelizmente por aqui a gente tem que recorer a cursos fechados e difíceis de fazer onde geralmente o pessoal quer usar GOL.
Carro só vai mostar problema de estabilidade na hora H em linha reta ou andando normal geralmente eles passam batidos.
Andre Buss- Usuário Platina
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Re: INSTABILIDADE EM CURVAS
Se você entrou em uma curva a 140, ha que se supor que a tal curva permitia esta velocidade.
Brecar ao longo da curva, desde que com o mínimo de habilidade também não é pecado, principalmente se o caro tem ABS, BAS, ESP, etc....... nada de anormal deveria acontecer (pneus bons e calibrados)
Acredito que, pela sua descrição do ocorrido, seu carro está com problemas no sistema de suspenção. Examinando cuidadosamente toda a suspenção, inclusive a traseira, e também a direção, já que acusou problema também, além de barulho estranho, seguramente você vai encontrar alguma anomalia.
Agora, não sei se uma "pane geral na eletrônica embarcada" poderia causar o ocorrido. Acho que não. Qual a opinião de vocês ?
Brecar ao longo da curva, desde que com o mínimo de habilidade também não é pecado, principalmente se o caro tem ABS, BAS, ESP, etc....... nada de anormal deveria acontecer (pneus bons e calibrados)
Acredito que, pela sua descrição do ocorrido, seu carro está com problemas no sistema de suspenção. Examinando cuidadosamente toda a suspenção, inclusive a traseira, e também a direção, já que acusou problema também, além de barulho estranho, seguramente você vai encontrar alguma anomalia.
Agora, não sei se uma "pane geral na eletrônica embarcada" poderia causar o ocorrido. Acho que não. Qual a opinião de vocês ?
PAULO BRITO- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Re: INSTABILIDADE EM CURVAS
Sysma01,
Pergunta básica: como estão os seus pneus? Pois pneus já fora de garantia (ressecados + 5 anos) fazem o ABS atuar mais porque os pneus velhos não dão grip.
Eu também acho que além de verificar a suspensão como já foi dito deve se verificar também como estão os discos de freito, pois podem estar empenados.
Pergunta básica: como estão os seus pneus? Pois pneus já fora de garantia (ressecados + 5 anos) fazem o ABS atuar mais porque os pneus velhos não dão grip.
Eu também acho que além de verificar a suspensão como já foi dito deve se verificar também como estão os discos de freito, pois podem estar empenados.
walter paiva- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Re: INSTABILIDADE EM CURVAS
Caros colegas,
Primeiramente obrigado pelas respostas.
Os pneus são CONTINENTAL 155 /55/15 e estão com 2.000km, estavam calibrados com 30lbs.
Durante este epsódio não acendeu nada no painel ( ABS / BAS / ESP ).Observei que na mesma velocidade em linha reta , quando uso o freio o carro produz a mesma vibração ( o volante vibra ) e o carro parece que vai desmontar.
Abraços,
SYSMA01
Primeiramente obrigado pelas respostas.
Os pneus são CONTINENTAL 155 /55/15 e estão com 2.000km, estavam calibrados com 30lbs.
Durante este epsódio não acendeu nada no painel ( ABS / BAS / ESP ).Observei que na mesma velocidade em linha reta , quando uso o freio o carro produz a mesma vibração ( o volante vibra ) e o carro parece que vai desmontar.
Abraços,
SYSMA01
SYSMA01- Usuário Bronze
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Re: INSTABILIDADE EM CURVAS
Sysma01 acho que vc esta dizendo que os pneus são 195 55 15.
Provavelmente vc esta com os discos de freio empenados. Mande verificar isso.
Provavelmente vc esta com os discos de freio empenados. Mande verificar isso.
Convidad- Convidado
Re: INSTABILIDADE EM CURVAS
O Eppico tem razão, se faz nas retas ao freiar o problema é no freio. Em baixas velocidades é mais imperceptível.
PAULO BRITO- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Re: INSTABILIDADE EM CURVAS
Essa sua segunda informacao sobre o comportamente dem linha reta "mata" o problema, por isso da importancia de detalhar todo o comportamento do carro... nesse caso freios , alinhamento e balanceamento... aproveite e cheque as pastilhas, pois se eles realmente estiverem empenados elas gastaram de forma irregular.
E com certeza antes de reparar isso, segure a onda no pedal da direita.
Abraco
E com certeza antes de reparar isso, segure a onda no pedal da direita.
Abraco
Última edição por Wanderson Viana. em Sáb 22 Ago 2009 - 9:52, editado 1 vez(es)
Wanderson Viana.- Usuário Platina
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Re: INSTABILIDADE EM CURVAS
Simples testes para geometria do carro... va em linha reta e solte o volante e piso forte nos freios... se o carro nao freiar em linha reta, tem problemas com alinhamento / balanceamento fora os freios neste caso.... claro, faca isso num lugar que permita tal teste...
Lembrando que se o fluido de freio/embreagem tiver com mais ou proximo de um ano, aproveito o servico e ja troque ele tambem.
Lembrando que se o fluido de freio/embreagem tiver com mais ou proximo de um ano, aproveito o servico e ja troque ele tambem.
Wanderson Viana.- Usuário Platina
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Re: INSTABILIDADE EM CURVAS
Caros,
Vou mandar verificar os discos e revisar todo o sistema de freio.
Valeu pessoal !!
Abraços,
SYSMA01
Vou mandar verificar os discos e revisar todo o sistema de freio.
Valeu pessoal !!
Abraços,
SYSMA01
SYSMA01- Usuário Bronze
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Wanderson Viana.- Usuário Platina
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