S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteII)

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Mensagem por António Júlio Sex 13 Ago 2010 - 15:46



Então a pedido de "varias familias" aqui vai a segunda parte da saga S class, espero que gostem...

No Salão de Frankfurt de setembro de 1979 a Mercedes-
Benz apresentava uma nova geração de Classe S, identificada como
W126. Enquanto as dimensões cresciam ainda mais (5,02 metros de
comprimento, 2,94 m entre eixos), o estilo elaborado pela equipe de
Bruno Sacco era uma evolução do W116, mais "limpo" e refinado, sem
correr o risco de inovar em um formato que pudesse ser malsucedido. Os
pára-choques envolventes em plástico, sem muitos cromados, eram a
diferença mais evidente.

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Essa discrição se explicava: mesmo nos países desenvolvidos, a elite
evitava a ostentação em um tempo de crise do petróleo — uma em
1973, a segunda em 1979. Não era bem-visto rodar com um carro suntuoso
e chamativo em um tempo de preservação de recursos energéticos, em
particular o "ouro negro". E, além de conforto e segurança (testes de
impacto incluíam colisões oblíquas a 55 km/h), o novo Classe S
deveria proporcionar menor consumo de combustível, algo que se tornara
importante naquela década.

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Pára-choques envolventes e menos cromados marcavam o estilo do W126,
de um tempo em que a sobriedade era mais desejada por seu público que
a ostentação
Para economizar 10% em média, a Mercedes diminuiu o peso com materiais
mais leves (como plástico e alumínio), melhorou a aerodinâmica
através de testes em túnel de vento (o Cx ficou em 0,36, recorde na
época) e aumentou a eficiência dos motores. Embora as versões de 3,5
e 4,5 litros passassem a 3,8 e 5,0 litros, a marca entendia que, por
seu desempenho final, eles poderiam substituir os antigos 4,5 e 6,9,
na ordem, o que representaria uma redução na cilindrada.

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Havia de início sete versões: 280 S (com seis cilindros, 2,8 litros,
carburador e 156 cv), 280 SE e SEL (versão a injeção de 185 cv), 380
SE e SEL (V8 com 3,8 litros, injeção e 218 cv) e 500 SE e SEL (V8 de
5,0 litros com injeção e 240 cv). As SEL, de entreeixos longo, mediam
140 mm a mais, todos destinados ao conforto de quem se sentava atrás.
Em 1981 oferecia freios com sistema antitravamento (ABS), opcional.

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Cada vez mais luxuoso, o Classe S ganhava computador de bordo, bolsas
infláveis, recursos elétricos -- sem falar na privilegiada visão da
estrela espetada no capô
Outras inovações apareciam em detalhes como o limpador de pára-
brisa, cujas palhetas ficavam mais próximas entre si do que o usual,
para ampla área de varredura — um arranjo que seria seguido em 1993
pelo Porsche 911 da série 993. Ou o painel superior que, junto aos
comandos elétricos do teto solar e as luzes de cortesia, exibia um
alerta para atar cintos típico de aviões.

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Havia ainda como opcionais telefone, computador de bordo, tela de proteção
solar com acionamento elétrico no vidro traseiro, buzina com escolha
entre dois tons e revestimentos internos diversos, como tecido, couro
e o vinil chamado MB-Tex. Mais tarde seriam oferecidos diferencial
autobloqueante eletrônico, controle de tração, ajuste elétrico
também para o banco traseiro (inclusive foi patenteado os controles eletricos dos bancos pela Mercedes) controle automático de temperatura do
ar-condicionado e apoio de braço central dianteiro com o telefone
acoplado. Seus principais concorrentes eram o BMW Série 7 e o já
tradicional Jaguar XJ.

A versão de entreeixos longo, já uma tradição na linha, foi a
escolhida para estrear o motor V8 de 5,55 litros e 279 cv, que mais tarde chegava aos
300 cv

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No mercado americano os motores atendiam a normas de emissões mais
severas que as européias, o que levava a grandes perdas de potência.
O 3,8 vendido lá despencava para apenas 155 cv em função do
cumprimento dos novos limites de poluição, obtido pelo uso de
catalisador e ajustes de injeção. A situação só se reverteria em
1985, com a apresentação de duas linhas de motores: RUF, que consumia
gasolina com chumbotetraetila, e KAT, já catalisada e adequada à
gasolina sem chumbo. As perdas de potência diminuíram bastante.

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Retoques de estilo nos sedãs eram exibidos no Salão de Frankfurt
daquele ano, ao lado da também inovadora opção de bolsa inflável
para o passageiro. Dois novos seis-cilindros, com 2,6 e 3,0 litros
(166 e 188 cv, na ordem), substituíam o antigo 2,8 no 260 SE e nos 300
SE e SEL. O 3,8 passava a 4,2 litros (420 SE e SEL), mantendo os 218
cv mas ganhando em torque, e surgia a versão de topo 560 SEL, com um
V8 de 5,55 litros, 279 cv e 43 m.kgf. Em 1988 o motor 5,0 passava a
265 cv e era oferecido o entreeixos curto no 560 SE. Dois anos depois,
o motor topo-de-linha adotava taxa de compressão mais alta, para
expressivos 300 cv e 47,2 m.kgf.

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O 420 SEL: uma das versões introduzidas em 1985, por ocasião do
redimensionamento dos motores, em que o 3,8 passava a 4,2 litros para
ganhar em torque

A série W126 também teve versão a diesel, restrita ao mercado
americano: lançado já em 1980, o 300 SD mantinha o motor do modelo
anterior, mas com 120 cv. Em fevereiro de 1985 chegava o 300 SDL, com
seis cilindros e 145 cv, além de entreeixos alongado. Após quatro
anos o 350 SD/SDL o substituía, com um 3,5-litros de 136 cv (potência
reduzida em função de precisar emitir menos), mas o relativo sucesso
do diesel nos EUA havia acabado e suas vendas foram ínfimas.

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Este foi realmente uma marco na Historia da Mercedes-Benz e deu até azas a imaginação de muitas construtoras e preparadoras...

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Na Parte III vamos contar a revolução dada na S class...e desta vez a Mercedes exagerava! a geração W140 ficou tão grande e pesada que recebeu muitas criticas, tantos pelas impressoes ao volante quanto pelo risco que causava a veiculos menores em caso de colisão!!! abraço a todos.
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Mensagem por thalesap Sex 13 Ago 2010 - 16:37



Continue ! Que mais ! hahahaha
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Mensagem por Jorge A Sex 13 Ago 2010 - 18:33



Aquela limo branca me trouxe lembranças... Laughing
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Mensagem por Convidad 4 Sex 13 Ago 2010 - 22:08



Arrebentou Antonio Julio, a 126 merece mesmo uma historia bem contada. ParaBENZ.
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Mensagem por marcelo300e Sex 13 Ago 2010 - 22:28



Poxa vida agora me deu a maior vontade de andar com meu baleião dourado, mas não posso pois ela está fazendo um estágio com mestre Alan....

Muito legal António.
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Mensagem por Luis Martins Sáb 14 Ago 2010 - 18:42



Muito bom !!!!! Vamos adiante ?
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Mensagem por Dimitri Ter 31 Ago 2010 - 22:22



Marcelo, que vontade de fazer negócio no baleião dourado!!! Tá lá no Alan ainda??? Pena que tá faltando dindim estes dias prá mais uma...
Acho que já escolhi o modelo para ser irmã da "brancona"!!!! :D
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