Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A

Página 15 de 17 Anterior  1 ... 9 ... 14, 15, 16, 17  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A - Página 15 Empty Re: Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A

Mensagem por Wanderson Viana. Ter 7 Jul 2009 - 10:23



Boa Marck,

Acompanhe de perto, pois aproveita e vai checando outras coisas em paralelo, lembre de limpar o alojador do filtro também com um pano limpo e que não solte fiapos, pois sempre fica um pouco de óleo velho neste lugar, principalmente quando se usa flush, fica óleo bem sujo... limpe tudo e vai ficar tudo beleza.... deixe escorrer bem...

Eu como uso flush, costumo após deixar uns 20 minutos drenando até escorrer todo resíduo de óleo com flush, uso um "pulo do gato"... Eu jogo pelo bocal o restante de óleo dos 5 litros totais da última troca pelo bocal e assim esse óleo lava as paredes e fundo e retira todo possível resíduo que ainda restasse nesses locais... aí o óleo sai limpo pelo bujão e boa.. aí espero drenar mais um pouco e aí sim, fecho e coloco o óleo novo...

Se der tire foto rpa gente ver.

Abraço
Wanderson Viana.
Wanderson Viana.
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1269
Data de inscrição : 29/02/2008
Interesses : Manutenção Classe A
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A - Página 15 Empty Re: Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A

Mensagem por Marck Schuckert Ter 7 Jul 2009 - 12:33



Beleza. Vou tentar fotografar tudo... rsrsrs
O pessoal da oficina vai achar que eu sou meio doido mas tudo bem... rsrs
Até porque nunca fiz isso antes..., mas é bom pra trocar uma idéia com os confrades.

Grande abraço.
Marck Schuckert
Marck Schuckert
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 280
Data de inscrição : 16/06/2009
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A - Página 15 Empty Re: Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A

Mensagem por Wanderson Viana. Qui 20 Ago 2009 - 23:55



Pessoal

Para quem questiona o uso de flush esta aqui uma indicacao do mesmo encontrada :

Poderao verificar no link abaixo, mas adianto o texto... como pederao ver, se os intervalos forem regulares na troca de oleo, nao precisara ser utilizada, mas se precisar fazer uso nao havera problemas, pois o mesmo e indicado neste site especializado em manutencao do nosso Classe A e de grande referencia aqui.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Com certeza nao estaria uma recomendacao dessas nesse site se fosse realmente esse grande "monstro destruidor" como muitos pregam...

"This small sample 3 is typical of the oil/water brown emulsion that can be found in the neck of the oil filler and also the crankcase breather pipe, more often than not caused by too many short runs where the engine is not able to reach its full operating temperature.
Where this is a particular problem it is advisable to use engine flush prior to replacing the engine oil. The example in this photograph is nothing to worry about, although it was causing the owner some concern. I have seen much worse, a good long run and an oil change will normally deal with the problem.
In any circumstances if the oil is changed at the prescribed intervals, not more than twelve months there will be no problem,
Do not confuse this problem with a leaking head gasket unless you are having to regularly top up the coolant header tank with fluid or on dipping the oil the level has risen and molecules of water can be detected on the dip stick. ."
Wanderson Viana.
Wanderson Viana.
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1269
Data de inscrição : 29/02/2008
Interesses : Manutenção Classe A
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A - Página 15 Empty Re: Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A

Mensagem por Convidad 1 Sex 21 Ago 2009 - 0:17



Prezado Wanderson,

com certeza é uma info muito útil, porém há membros que não lêem em inglês.

Assim, pedimos-lhe a gentileza de traduzir o texto acima, deixando a sua mensagem ainda mais acessível.

Obrigado!
avatar
Convidad 1
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 7918
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : Outros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A - Página 15 Empty Re: Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A

Mensagem por Wanderson Viana. Sex 21 Ago 2009 - 1:02



Ulysses,

Desculpa ai... apenas informando que peguei o trecho do link informado, o pessoal que tem dificuldade pode facilmente usar o site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] , [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] entre outros e colocar toda a pagina ou mesmo o texto para traducao...

Haja visto que muito links aqui no Forum sao informados da mesma forma.... de qualquer maneira no proprio post eu dei uma resumida no que fala o texto...

Mas de preferir faco a traducao na integra, o que nao acho necessario...

Valeu pela dica.
Wanderson Viana.
Wanderson Viana.
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1269
Data de inscrição : 29/02/2008
Interesses : Manutenção Classe A
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A - Página 15 Empty Re: Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A

Mensagem por Wanderson Viana. Sex 21 Ago 2009 - 1:27



Para os que tiverem dificuldade... completando, ele fala daquela famosa "espuma marron" que alguns encontram na "tubulacao de abastecimento de oleo" que ele chama aqui de "pescoco do filtro de oleo e tubulacao de respiro do carter", e assim muitos ficam espantados com isso e e reforcado que tal resultado e provocado pelo uso do motor fora da sua temperatura ideal de trabalho, ou seja, uso em trajetos curtos onde a temperatura ideal de trabalho nao e atingida durante o trajeto e logo se desliga o carro e assim por varias vezes. Ai entao ele informa que nesse caso e aconselhavel o uso de "Flush" previamente a troca do oleo. Ele reforca que no caso da foto ja viu bem piores e que uma boa "rodada" com o carro e uma troca de oleo resolvera o problema.

Ele fala ainda que a troca regular do oleo no periodo recomendado, em nao mais do que 12 meses ( eu acho exagerado esse tempo, deveria ser menor ) nao permitira que o problema ocorra.

Vale salientar que rodar com o carro constantemente fora da temperatura de trabalho e um dos causadores de borra caracterizando um uso "severo" e assim sendo necessario um intervalo menor para troca, que muitas vezes nao e obedecido.

Acho que essas informacoes abrem um parentese sobre a existencia sim de "indicacao" do uso de flush em alguns casos. Agora dai a escolher um que seja de procedencia e nao comparados ao famosos "diabo verde" ai e outro caso.

Abraco
Wanderson Viana.
Wanderson Viana.
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1269
Data de inscrição : 29/02/2008
Interesses : Manutenção Classe A
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A - Página 15 Empty Re: Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A

Mensagem por Convidad 1 Sex 21 Ago 2009 - 14:51



Ok, Wanderson

obrigado! Quanto aos links, de fato alguns são postados e referem-se a sites em outros idiomas. O que nós procuramos é manter os textos que são aqui postados apenas em português, de modo a facilitar.

Até porquê somos uma das poucas referências sobre MBs em português...

Abraço!
avatar
Convidad 1
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 7918
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : Outros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A - Página 15 Empty Re: Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A

Mensagem por Wanderson Viana. Sex 21 Ago 2009 - 14:53



Por nada Ulysses,

Desculpa ai e valeu pela dica, vou atentar para isso das proximas vezes.

Abraco
Wanderson Viana.
Wanderson Viana.
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1269
Data de inscrição : 29/02/2008
Interesses : Manutenção Classe A
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A - Página 15 Empty Re: Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A

Mensagem por Raphael Moraes Sáb 5 Set 2009 - 13:55



Galera,

A Mobil mudou a linha de lubrificantes, não sei se vocês já perceberam.
Está rolando uma promoção e tudo, acredito que para divulgação da linha nova. Vale a pena dar uma conferida.

Mobil Super Prêmios
Raphael Moraes
Raphael Moraes
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 6
Data de inscrição : 16/03/2009
Interesses : W168 - Classe A 190
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A - Página 15 Empty Re: Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A

Mensagem por o_beto Seg 5 Out 2009 - 14:04



Pessoal

Vou pegar a A160 Classic 2000 (a Olga) que é do meu avô desde zero, e este tópico me deixou meio confuso, talvez pelo volume de informações.

O carro esta com 51mil km e, como bom carro de vô, é sempre usado apenas em trechos curtos. Como é de se esperar ele apresenta o clássico barulho de tuchos batendo, todas as manhãs. Pior na verdade, sempre depois de umas 6h parado. Sei que sempre foi usado o óleo correto e as trocas feitas de acordo com o "Manuel", mas é claro que meu avô nao considerou o uso dele como "severo" (ele sempre diz: mas eu faço tudo direitinho, nao é severo! hauahuaaa).

Vou trazer o carro de Santos para BH, são uns bons km para arejar o motor. Mas estou com duas dúvidas principais:

01. devo fazer o flush? Sei que essa pergunta pode "disseminar a discordia" aqui no Fórum, então ela é para o seguidores deste procedimento. Tenho receio de faze-lo lá em Santos e ficar alguma crosta no meio do caminho, e travar na estrada... prejuizo e dor de cabeça na certa.

02. Vocês falam de óleo sintético e de semi-sintético, entendo a diferença entre eles e talz. No meu caso o que é ideal? usar um super óleo Sintético com períodos maiores para troca (vi voces falando de periodos curtos para limpeza do motor, que alguns sintéticos tem detergente e talz, que seria o procedimento), ou usar um semi com trocas muito curtas. Na verdade pensei em cacetar ele na estrada, chegando aki fazer o flush e por um semi sintético para trocar em períodos curtos, é isso mesmo que devo fazer?

Lembrem-se que o carro não pega estrada há uns 10mil km e o uso é sempre em baixa temperatura. Pra vcs terem ideia o plug da ventoinha ficou desligado de fevereiro (quando foi trocada a bomba da direção) a julho e só descobrimos em Julho porque eu ando com giro mais alto, estava fazendo uns 35 graus e eu liguei o ar. Se dependesse do uso do meu avô o carro nao teria fervido até hoje.

Obrigado! abs!
Vcs são joia demais!
o_beto
o_beto
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 154
Data de inscrição : 30/08/2009
Interesses : Informações Técnicas - Classe A
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A - Página 15 Empty Re: Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A

Mensagem por Convidad Seg 5 Out 2009 - 14:14



o_beto, seja bem vindo.

Com relação ao flush são duas correntes, uma que recomenda e outra que não recomenda.

Sua dúvida procede, na hipotese do carro de seu avô estar com borra de óleo em seu interior, ele pode sim provocar entupimento na bomba de óleo.

Considere que seu avô trocava óleo conforme o manual recomenda, e sabemos hoje que a troca de óleo conforme o assyst recomenda pode ser bem problemática.

Para o futuro voce deve considerar troca de óleo a cada 5000 km sempre trocando junto o filtro de óleo. Quanto a qual óleo usar, verifique aqui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Não se esqueça do fluído de direção, do fluído de freios e do óleo da caixa de câmbio também.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A - Página 15 Empty Re: Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A

Mensagem por o_beto Seg 5 Out 2009 - 14:27



o da direção foi trocado com a bomba. preciso verificar entao o dos freios (e embreagem tbm no caso? como nos ford e nos fiat?) e do Cambio.

Obrigado!

Alberto.
o_beto
o_beto
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 154
Data de inscrição : 30/08/2009
Interesses : Informações Técnicas - Classe A
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A - Página 15 Empty Re: Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A

Mensagem por Wanderson Viana. Seg 5 Out 2009 - 14:29



Beto,

Eu como usuário de flush, faria o seguinte no teu caso, trocaria o óleo com filtro agora antes da viagem colocando um bom óleo sintético e depois pegaria estrada e tentaria "pisar" um pouco mais, assim que chegasse em BH trocaria novamente óleo aí sim utilizando flush.

Semi e sintético possuem aditivos detergentes, porém o Sintético desempenha melhor papel nessa função além de possui uma durabilidade um pouco maior que no caso não deveria ultrapassar 5 mil km, já o semi eu trocaria com 3 - 4 mil no máximo.

Pelo que relata o carro tem grandes chances de ter borra, por cotna do uso severo, principalmente por raramente atingir a temperatura ideal de trabalho.

Venho novamente ressaltar que o uso do flush é uma escolha pessoal que oferece risco sim, eu adotei tomando o risco que corri, pois diferentemente de vc nem sabia como ele era tratado, mas usei e nao tive problema de entupimento, estou em processo de limpeza dele com tal procedimento, ainda faltam duas trocas rápidas com 3 mil km e flush para finalizar e passar a adotar a troca simples com 5 mil km e sempre 100% sintético e calro continuando com uso do flush.

Faça sua escolha e depois nos conte o resultado.

Abraço e parabéns pela escolha do carro, não vais e arrepender.

P.S - O fluido de embreagem nesse carro é "comunitário" com o de freio, troque todos os fluidos, inclusive o de câmbio que muito provavelmente não deve ter sido trocado. Vale ressaltar que a troca do óleo de freio deve ser feito com equipamento adequado.

Abraço
Wanderson Viana.
Wanderson Viana.
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1269
Data de inscrição : 29/02/2008
Interesses : Manutenção Classe A
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A - Página 15 Empty Re: Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A

Mensagem por Andre Buss Seg 5 Out 2009 - 15:14



Beto, nesse caso nao use flush o melhor nesse caso seria colocar o Mobil 1 0W40 com filtro novo e original antes da viagem.
Na viagem já daria uma bela limpada.
Como o meu post era para estar antes do Viana (esqueci de dar o enviar) faça o que ele disse é a mesma coisa que eu ia escrever. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Andre Buss
Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Estados Unidos
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A - Página 15 Empty Re: Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A

Mensagem por o_beto Seg 5 Out 2009 - 15:35



ótimo!!!

vcs ahazzam!!! Agora sem mais dúvidas.

chegando aki eu vejo como fica o barulho, devo fazer pequenas viagens, posso ir trocando o óleo e vendo se diminui o barulho, pq ele me incomoda muito.
o_beto
o_beto
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 154
Data de inscrição : 30/08/2009
Interesses : Informações Técnicas - Classe A
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A - Página 15 Empty Re: Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A

Mensagem por Wanderson Viana. Seg 5 Out 2009 - 16:12



Beto,

Se quiser um resultado mais rápido, aí não tem jeito, mande abrir o carter e fazer a limpeza... pois não vai parar com uma simples troca com flush.

Abraço e boa viagem.
Wanderson Viana.
Wanderson Viana.
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1269
Data de inscrição : 29/02/2008
Interesses : Manutenção Classe A
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A - Página 15 Empty Re: Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A

Mensagem por PAULO BRITO Seg 5 Out 2009 - 19:06



Prezado Beto,

Não quero confundir sua cabeça com mais uma opinião, porém pelo que você descreveu e pelo cuidado do seu avô aparentemente seu motor não está gravemente comprometido por borra, que na maioria das vezes ocorre por total descuido na troca do oleo, misturando sintético com mineral, semi sintético, não respeitando prazos adequados entre as trocas, e também por uso de combustiível adulterado.

Quando comprei meu carro havia um discreto barulho de tucho quando ligava o carro. O antigo dono usava sintético e êle mesmo me recomendou usar óleo mineral. Substitui por semi sintético Selenia, e troco com 5 mil. O barulho de tucho simplesmente desapareceu. Não me pergunte por que.

No seu caso, como você suspeita que pode haver um pouco de borra, nesta viagem de Santos à BH , 700 km, troque o oleo e o filtro e use um oleo mineral de primeira linha, e depois substitua novamente com 1.500 km e observe a cor do oleo usado, se estiver muito escuro é por que os detergentes fizeram efeito, repita a dose. Se estiver novo, amarelo, provavelmente seu motor está em ótimo estado.

Abraços e bôa viagem
avatar
PAULO BRITO
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 1939
Data de inscrição : 16/06/2009
Interesses : diversos
Sexo : Masculino País : Austrália
Estado : Estrangeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A - Página 15 Empty Re: Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A

Mensagem por Marcos Santos Seg 5 Out 2009 - 22:08



Se encontrasse o Saphir seria legal usá-lo na troca antes da viagem para fazer uma boa limpeza.
Marcos Santos
Marcos Santos
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 272
Data de inscrição : 02/11/2008
Interesses : Classe A 160
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A - Página 15 Empty Re: Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A

Mensagem por o_beto Seg 5 Out 2009 - 23:15



Esse Saphir é akele que a MB recomenda enquanto está amaciando, né?

Só em autorizada? Alguem tem noção do preço dele?

Abs!
o_beto
o_beto
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 154
Data de inscrição : 30/08/2009
Interesses : Informações Técnicas - Classe A
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A - Página 15 Empty Re: Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A

Mensagem por Wanderson Viana. Seg 5 Out 2009 - 23:18



Mais provável encontrar em concessionária, porém não é tão barato, vale uma ligada e consulta. Mas acho que no teu caso um bom óleo sintético seria o suficiente... veja um dos indicados no manual e siga
em frente se não quiser usar o Mobil 1 ou outro já indicado.

Abraço
Wanderson Viana.
Wanderson Viana.
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1269
Data de inscrição : 29/02/2008
Interesses : Manutenção Classe A
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A - Página 15 Empty Re: Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A

Mensagem por o_beto Ter 6 Out 2009 - 0:56



thanks! (ou: valeu mano!)
o_beto
o_beto
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 154
Data de inscrição : 30/08/2009
Interesses : Informações Técnicas - Classe A
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A - Página 15 Empty Re: Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A

Mensagem por Andre Buss Ter 6 Out 2009 - 6:29



@Paulo, óleo mineral de primeira linha só o saphir já que 60% dele é aditivos sintéticos.

Óleo mineral é coisa do passado. Não suporta calor, não suporta frio, não suporta variação brusca de temperatura.
Experimenta colocar um óleo mineral a 5c para vc ver como ele fica.
Andre Buss
Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Estados Unidos
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A - Página 15 Empty Re: Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A

Mensagem por PAULO BRITO Ter 6 Out 2009 - 10:28



André, novamente tenho que discordar de suas extremadas e radicais opiniões pessoais, que a meu ver destõam da sua posição de moderador.

Como será que o pessoal do Alasca e dos desertos sobreviveram quase 100 anos sem óleo sintético, e os motores dos aviões dos anos 30/40 ? tinham vida curta ?

O fato é que, motores em que o fabricante indicam exclusivamente sintéticos não devem usar mineral.

Motores em que o fabricante indica também mineral, podem usar sintético. Não ha benefício mensurável, e afirmar que mineral é coisa do passado é brincadeira.

O perigo do uso do sintético para os menos avisados é que tanto fabricantes do carro como do óleo definem que a troca pode ser com 10, 15 e até 20 mil km. Aí é que está o grande perigo, esta recomendação é enganosa. Já trocar sintético a cada 4/5 mil pode ficar caro demais em troca de nenhum benefício significativo.

Modernos motores de alta performance, ou de uso esportivo, normalmente girando acima de 6 mil rpm, o sintético é sempre recomendado, principalmente por sua característica de manutenção de viscosidade a qualquer temperatura.

Temos uma Saveiro 1998 na empresa desde zero, está com 215 mil de uso comercial e aparentemente vai rodar muito mais, só usa Shell mineral a cada 5 mil. Por que eu passaria a usar sintético ?
avatar
PAULO BRITO
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 1939
Data de inscrição : 16/06/2009
Interesses : diversos
Sexo : Masculino País : Austrália
Estado : Estrangeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A - Página 15 Empty Re: Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A

Mensagem por Karl Fass. Ter 6 Out 2009 - 11:20



Meus caros, tivemos palestra com o a Ipiranga esses dias e isso foi muito questionado.
A priori, carros mais antigos não devem usar sintéticos que tenham especificação por ex 5W30 ou 5W40 ou menores Acontece que as bombas , dutos, sensores não foram projetados para isso. Então os óleos normais minerais, 20W40 ou 20W50 devem ser usados.
Os motores mais novos tem ângulo de ranhura diferentes, mais acentuados e trabalham com temperaturas maiores, exigem óleos de maior performance. Mas dai a generalizar também não da.

No Brasil, carro que anda em regiões frias, tem que usar óleo mais fino o que não é recomendado para o Nordeste , por ex. A especificação inicial do carro é para motores frios, ou seja a temperatura ambiênte> Partir um carro a 5 graus é diferente de partir a 20 graus.
Mas existem fabricantes, VW, por ex que permitem os dois tipos de ólo, está no manual.
avatar
Karl Fass.
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 8431
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : Mercedes antigas
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A - Página 15 Empty Re: Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A

Mensagem por Convidad 1 Ter 6 Out 2009 - 11:34



Eu reafirmo minha opinião que deve-se seguir o que consta no manual em relação aos tipos de lubrificantes recomendados.

A probabilidade de dar problemas é bem menor do que ficar inventando fórmulas e/ou querer economizar uns trocados e acabar gastando muito depois.

Talvez uma exceção seja a redução dos prazos de trocas, caso alguém ache que 10 ou 15 mil km com o mesmo óleo seja demais. Aí vai do julgamento de cada um e também do tipo de utilização do veículo.

Carros que rodam a maior parte do tempo em estrada tendem a funcionar sempre em condições ideais, já os que rodam mais na cidade são mais exigidos.

Praticamente todos os fabricantes determinam nos manuais duas situações de uso: serviço normal (estradadas, velocidades mais altas) e serviço severo (cidade, muito tempo em marcha-lenta). Normalmente no serviço severo os prazos de troca são reduzidos pela metade.

Abraço!
avatar
Convidad 1
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 7918
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : Outros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A - Página 15 Empty Re: Tuchos (barulho pela manhã), Óleos e Flush no motor do Classe A

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 15 de 17 Anterior  1 ... 9 ... 14, 15, 16, 17  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos