Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1 Empty Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1

Mensagem por Rafael M. Ter 8 Set 2015 - 22:59



Antes de mais nada, este tutorial foi executado numa W126 280 S. O esquema serve para todas as Mercedes que usam o motor M110, mas não posso garantir nada para outras com carburador Stromberg, e etc. Mas dado o preço de reposição (R$1800,00) e a quase impossibilidade de encontrar a válvula de retorno, vale a tentativa...

Vale lembrar que este tutorial não seria possível se não fosse o nosso consultor técnico Maluhy, em diversas postagens e conversas sobre o assunto. Muito obrigado mesmo, Maluhy!

Antes de seguir ao tutorial, sugiro que se o confrade que ainda não o fez, que substitua todas as mangueiras de combustível de seu veículo. Se você está lendo este tutorial, sua Mercedes deve ter pelo menos 22 anos e as mangueiras de combustível certamente estão deterioradas. Ao menos as da minha nunca tinham sido trocadas, e aos 28 anos de idade, só de apertar elas trincavam e esguichavam combustível. É um custo ridículo perto da tranquilidade que se tem. E não se usa muito, já que a maior parte dos caminhos que o combustível percorre são em dutos de metal, as mangueiras são usadas nas extremidades. Comprei 4 metros para a minha e sobrou. Qualquer bom mecânico as substitui, e dependendo, precisará trocar abraçadeiras.

Vamos ao tutorial!

Material necessário


-1 desborbulhador de plástico. Por quê não um de metal? Segundo o próprio Maluhy, alguns corroeram (devido ao álcool de nossa gasolina?) e vazaram, o que não ocorre com os de plástico.
-1 niple que encaixe firmemente na rosca onde se fixa o regulador de pressão original (isso foi o mais difícil, tem que tirar o regulador e procurar rua afora)
-1 pedaço de mangueira de injeção eletrônica de 8mm de espessura e 30cm de comprimento, com malha reforçada, conforme foto abaixo
Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1 Xoqrdj
-2 abraçadeiras para a mangueira supracitada.
-1 haste de metal de pelo menos 13cm de comprimento, mas dobrável em "L", com furos nas extremidades. (isso você pode fabricar) para a confecção do suporte do desborbulhador (isso é opcional, já que as mangueiras, dependendo de como forem montadas, não o deixarão sair de posição).
-1 garrafinha para colocar algum combustível que vazar.

Passo-a-passo

Quando for comprar o desborbulhador, perguntarão algo sobre o retorno, se é "retorno para trás/ao contrário" ou na mesma direção dos outros conectores. Tanto faz, a função será a mesma. Mas pelo retorno da Mercedes ser na mesma posição da entrada de combustível, comprei o que tinha todos os "bicos" para o mesmo lado, conforme foto abaixo:

Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1 14waz41

Por conta da saída de combustível não ser mais engatada direto no carburador, precisaremos de um encaixe para a mangueira de saída de gasolina do desborbulhador. Aí que entra o niple, conforme foto abaixo, onde consta ele (com o rosqueador solto, no meio) e a rosca da entrada da cuba do carburador:

Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1 2v1ov48

Com um niple compatível em mãos, basta rosqueá-lo, e ligar as mangueiras com abraçadeiras conforme a imagem do desborbulhador mostrou acima.

Uma forma de prendê-lo é usando uma haste de metal e fazer um furo em cada extremidade e entortá-la, nas medidas abaixo:

Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1 Nlx7qa
9x3,5cm

E pode prendê-la neste parafuso da tampa do carburador:

Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1 W7bdya
(sim, esse motor não é lavado há pelo menos 17 anos)

Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1 2d00ue

Única foto que tenho com tudo montado, antes de alinhar direitinho a inclinação do desborbulhador. Mas mesmo assim, funciona 100%.

Apesar de ser possível fazer isso sozinho, sugiro que execute com auxílio de um mecânico. Logo após montar, meu carburador virou um chafariz devido ao aumento de pressão e o estilete da bóia não estava vedando. Bastou um ajuste para resolver, mas se tivesse acontecido comigo sozinho em casa, ficaria maluco...

Espero que ajude os confrades.


Última edição por Rafael M. em Ter 8 Set 2015 - 23:06, editado 2 vez(es)
Rafael M.
Rafael M.
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 717
Data de inscrição : 23/07/2012
Interesses :  
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1 Empty Re: Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1

Mensagem por Maluhy Ter 8 Set 2015 - 23:03



Excelente! cheers
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1 Empty Re: Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1

Mensagem por Rafael M. Ter 8 Set 2015 - 23:21



Obrigado, Maluhy! :D
Rafael M.
Rafael M.
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 717
Data de inscrição : 23/07/2012
Interesses :  
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1 Empty Re: Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1

Mensagem por Alfrink Ter 8 Set 2015 - 23:47



Show!

Obrigado pelo tutorial.
Alfrink
Alfrink
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 22
Data de inscrição : 05/08/2015
Interesses : Hã?
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Mato Grosso do Sul
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1 Empty Re: Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1

Mensagem por mts.poli Qua 9 Set 2015 - 8:09



Olá Rafael
Fantástico!
Valeu mesmo!
mts.poli
mts.poli
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 81
Data de inscrição : 21/07/2015
Interesses : Aprender sobre Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1 Empty Re: Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1

Mensagem por mts.poli Qua 9 Set 2015 - 21:47



Rafael, 

E as tomadas do vácuo, o que foi feito?
mts.poli
mts.poli
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 81
Data de inscrição : 21/07/2015
Interesses : Aprender sobre Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1 Empty Re: Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1

Mensagem por Maluhy Qua 9 Set 2015 - 23:36



É uma só,basta tamponar... Shocked
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1 Empty Re: Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1

Mensagem por Rafael M. Qui 10 Set 2015 - 0:24



Sim, basta tampar. Houve uma revisão desta válvula, em que ela dispensava a tomada de vácuo para fazer o controle da pressão, porém a única vez que vi uma à venda (não precisava de uma naquele momento...), ela possuía entrada de vácuo...
Rafael M.
Rafael M.
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 717
Data de inscrição : 23/07/2012
Interesses :  
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1 Empty Re: Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1

Mensagem por Kelly Caetano Sáb 5 Dez 2015 - 15:55



Boa tarde a todos , esta substituiçaõ serve no carburador zenith bijet da w114/8   250
Kelly Caetano
Kelly Caetano
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 20
Data de inscrição : 19/07/2011
Interesses : Mercedes Antigas
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1 Empty Re: Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1

Mensagem por Rafael M. Seg 7 Dez 2015 - 10:46



Kelly Caetano,

Se o carburador Zenith da sua possui um regulador de pressão, o desborbulhador ajudará. Pode ser que resolva seu problema em definitivo somente com ele.

Porém, na minha eu observei falta de combustível acima de 120Km/h em terceira marcha (vai até 160 nesta). Adquiri para teste um dosador (nome mais comum por aqui para um regulador de pressão/válvula de retorno) pequeno para carburados e levei a uma oficina de preparação daqui para ajustes. A pressão correta para o 4A1 é de 0,2 bar, porém a minha só aguentou até 0,15. Acima disso, a agulha/estilete da bóia não retia a pressão, afogando o carro. Só isso já deu uma grande diferença nas reações do carro e na aceleração, que antes falhava aos 120 e agora chega a 152Km/h sem falhas. Pra mim, foi o suficiente (não sou de esmerilhar o carro, mas em ultrapassagens não dava pra confiar), porém quero testar melhor a confiabilidade deste recurso antes de indicar aos confrades.

De primeira eu testaria o desborbulhador. O passo-a-passo com ele ou com um dosador é o mesmo, mudando apenas a peça e acrescentando uma regulagem de pressão com manômetro. A diferença de preço faz com que valha a pena um teste com o desborbulhador, primeiramente. Somente o dosador + regulagem de pressão foi R$100,00.
Rafael M.
Rafael M.
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 717
Data de inscrição : 23/07/2012
Interesses :  
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1 Empty bom dia Marcelo , por gentileza preciso do seu contato

Mensagem por JGB Seg 14 maio 2018 - 11:05



mts.poli escreveu:Rafael, 

E as tomadas do vácuo, o que foi feito?
JGB
JGB
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 3
Data de inscrição : 30/11/2017
Interesses : antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1 Empty Re: Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1

Mensagem por Rafael M. Seg 14 maio 2018 - 12:54



@JGB,

Conforme mensagens anteriores, a tomada de vácuo foi fechada. Observe também que há um recurso com um regulador de pressão, o que está funcionando perfeitamente comigo desde então.

No seu perfil consta uma 280SE, vale ressaltar que o procedimento informado neste tópico se refere ao modelo carburado. A sua o procedimento não é o mesmo, e não sei informar qual a melhor maneira de proceder. Sugiro, caso não encontre a solução em pesquisas neste fórum, que crie um tópico detalhando seu veículo e sua dúvida. Outros confrades poderão ajudá-lo.

Peço sua atenção quanto à apresentação de novo membro e normas para criação de novo tópico:

https://www.portalmercedes.com/t29984-orientacoes-para-apresentacoes-de-novos-membros-uso-de-areas-tecnicas-e-de-codinome

Obrigado e desde já, seja bem vindo.
Rafael M.
Rafael M.
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 717
Data de inscrição : 23/07/2012
Interesses :  
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1 Empty Re: Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1

Mensagem por JGB Seg 14 maio 2018 - 13:27



Meu carro é uma 280 S  motor M110 carburada e tenho o problema com a válvula de retorno, esta vazando e esta sem marha lenta e morre o tempo todo....não consigo andar.
e nao acho a peça  [url=tel:000 072 04 17]000 072 04 17[/url]  para comprar.
A ideia é saber quem executou o serviço do veiculo do mts.poli para fazer a substituiçao do sistema.
Como é o recurso com um regulador de pressão?
grato Jose Guilherme
JGB
JGB
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 3
Data de inscrição : 30/11/2017
Interesses : antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1 Empty Re: Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1

Mensagem por f_zechetti Sex 17 Ago 2018 - 22:35



To pensando em injetar minha w123... 
f_zechetti
f_zechetti
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 166
Data de inscrição : 09/08/2015
Interesses : 280SE 1973 / 280C 1978
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1 Empty Re: Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1

Mensagem por Maluhy Sex 8 Mar 2019 - 11:26



Gostei!
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1 Empty Re: Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1

Mensagem por RODRIGUES.W114 Qui 25 Mar 2021 - 10:26



Bom dia pessoal, Só fiquei com uma dúvida, o retorno que sai do carburador é eliminado e usamos somente o do desborbulhador?
RODRIGUES.W114
RODRIGUES.W114
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 13
Data de inscrição : 01/02/2021
Interesses : Trocar conhecimento
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1 Empty Re: Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1

Mensagem por Rafael M. Dom 28 Mar 2021 - 12:35



RODRIGUES.W114 escreveu:Bom dia pessoal, Só fiquei com uma dúvida, o retorno que sai do carburador é eliminado e usamos somente o do desborbulhador?
O desborbulhador pode substituir a válvula de retorno, porém em alguns casos ocorre falta de alimentação em algumas situações (como um corte de rotação), aí usa-se um regulador de pressão ajustável e a pressão correta de trabalho é entre 0.15 e 0.2 bar.

Esse é o que eu uso e recomendo:

Dosador de Combustível Carburado Pequeno - Prata (beepturbo.com.br)

Abs
Rafael M.
Rafael M.
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 717
Data de inscrição : 23/07/2012
Interesses :  
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1 Empty Re: Substituição da válvula de retorno de combustível do carburador Solex/Pierburg 4A1

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos