Motor 617.952 (5 cilindros turbo) - perda de força

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Mensagem por Lobo Seg 29 maio 2017 - 16:52



W123 300 TD turbodiesel USA 1983 :  somente a partir de 50 - 60 Km rodados, ha perda de força em aclives. Depois de "descançar", numa proxima viagem a situacao se repete. Quais as hipoteses possiveis ?  Grato !
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Mensagem por Rusche Seg 29 maio 2017 - 18:16



Lobo, boa tarde,

Já verificou a turbina ?? Na minha 300sd teve a mesma situação. Pouca força. Era turbina que não estava funcionando.

Um abraço

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Mensagem por Lobo Ter 30 maio 2017 - 8:39



Ola Sebastiao, na sua SD quando houve problema na turbina tambem era assim, nas primeiras dezenas de Km tudo normal, depois nao, e numa proxima viagem a situacao se repetia, ou seja, começava normal e depois perdia força ?
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Mensagem por Rusche Ter 30 maio 2017 - 11:17



Lobo,

Na minha sem a turbina já fica lenta. Pode ser que a sua esteja querendo travar, vá ate uma oficina de tubina que eles verificam se a sua está ok.

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Mensagem por Lobo Ter 30 maio 2017 - 17:13



Ola Sebastiao, alem da perda de força, quando a turbina esta com algum problema, seja permanente ou intermitente, eh possivel perceber alguma diferença, sonora por exemplo ?
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Mensagem por Convidado 9 Ter 30 maio 2017 - 19:41



Diesel não é minha área de conhecimento, conversando com um parente mecânico aposentado que entende um pouco me disse que perda de força nesses motores geralmente é proveniente de alguma linha de vácuo para a transmissão interrompida, algum conector ressecado ou então o mais comum seria entupimento num dos 2 filtros que estão na linha alimentação, principalmente o secundário que no 617 salvo engano fica ao lado da bomba da direção hidráulica junto, na troca desses filtros inclusive sei que há todo um processo de bombeamento e etc que tem ser seguido antes de iniciar o motor para obter pressão adequada.
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Mensagem por Lobo Qui 1 Jun 2017 - 11:21



Alguma dessas hipoteses condiziria com o padrao intermitente de perda de força que descrevi ?
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Mensagem por Coronel Qui 1 Jun 2017 - 12:04



No OM 612 (5 cil. turbo tambem) isso acontece por falha de comunicação entre o MAF e a EGR. 
Mas essa questão dos solenoides responsaveis pelo vácuo é a primeira coisa que o WIS recomenda ser verificada.

Nas primeiras acelerações a turbina funcionava normalmente. Ao desacelerar e depois acelerar, a turbina não respondia. No começo era só desligar o motor e ligar novamente que a turbina voltava a atuar. Essas falhas foram se tornando cada vez mais comuns até que a turbina dificilmente funcionava. Foram esses sintomas que obtiveram do WIS a recomendação de checar as linhas de vácuo em primeiro lugar.

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Mensagem por Lobo Qui 1 Jun 2017 - 21:16



No 617, se estiver entupida a linha de vacuo entre ALDA (parte de cima da bomba injetora) e o coletor, passando por uma valvula de protecao, ha perda de força, mas a perda eh permanente.

O 617 nao tem MAF, mas nesta versao USA tem EGR ...
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Mensagem por Coronel Sex 2 Jun 2017 - 6:36



Lobo, o seu tem EGR ?

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Mensagem por Lobo Sex 2 Jun 2017 - 11:09



Sim, tem EGR.
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Mensagem por Coronel Sex 2 Jun 2017 - 13:01



Lobo escreveu:Sim, tem EGR.
Esse motor tem a régua que regula a abertura das aletas do coletor de admissão?

Estou longe de casa, mas amanhã passo os itens a serem verificados.  
Se você tiver acesso ao Wis pode olhar direto. 
Após verificados todos os itens indicados, e em não havendo nenhum problema, você deve desligar a EGR. 
Se ela for com comando eletronico tem que fazer uma alteração simples usando uma plaquinha de circuitos.

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Mensagem por Lobo Sáb 3 Jun 2017 - 17:14



O 617.952 eh um motor dos anos 80. Nao tem regulagem ao coletor de admissao, nem nenhum tipo de comando eletronico para a EGR. Para testa-la, como inativar a EGR, ainda que temporariamente ?
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Mensagem por Lobo Seg 5 Jun 2017 - 8:09



Em tempo : ha sim um conector eletrico na parte mais posterior do coletor (vi quando fui retirar o alojamento do filtro de ar para limpeza). O que seria ?
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Mensagem por Coronel Qua 7 Jun 2017 - 11:26



Lobo, 
Pelos relatos dos confrades portugueses, esse problema relatado por você é comum no motor OM612 (270 CDI, ML, E, etc). 
Esse motor é eletronico, e toda a falha é ocasionada pela comunicação deficiente entre o MAF e a EGR, o que afeta a abertura das aletas do coletor de admissão bem como o funcionamento da turbina.  

O motor da sua MB é bem diferente, mas fica a solução de problema idêntico que ocorre com o OM 612, pois pode ajudar na investigação visando a solução da falha do OM617.

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Mensagem por Lobo Qua 9 Ago 2017 - 10:31



Troquei o filtro de ar (estava muito sujo) e os de combustivel. O pequeno continha algo que parecia borra de cafe, mas o que mais me surpreendeu foi o aspecto do diesel que estava dentro do filtro grande : escuro e homogeneo como coca-cola.

Ainda nao fiz um teste definitivo de funcionamento pois apos as trocas so rodei uns 20 Km, nao o tanto em que o problema definitivamente sempre se manifestava (50 - 60 Km).

O problema havia começado depois que abasteci no posto Shell em frente ao pedagio da Castellinho (Itu - SP). Sera que misturaram oleo usado ao diesel ?
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