Motor de Arranque da W 126 560 SEL

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Mensagem por Stardreams Sáb 18 Out 2008 - 19:21



Colegas desde o nosso frondoso encontro no Ilha das Flores minha minina não quer pegar.

Tentei de tudo.......até a suspendi no macaco em minha garagem para ver aonde fica o motor de arranque e tentar um contato com ele.......em vão.

Ao dar a partida as luzes acessórios acendem mas ao virar a chave só ouço um barulho de chicote fazendo viiinnnnnn (creio que é a bomba de gasolina). Viro a chave e enquanto a seguro faz outro barulho semelhante, como se fosse o da bomba (mas não é) e nem sinal do motor girar...

Nem barulho de bateria descarrecada, aquele tléc, tléc, tléc ou do motor de arranque fazendo nhô, nhô, nhô....nada....o carro não dá sinal de vida.

Faróis e parte elétrica estão tudo OK, ficam acesos durante toda operação não sofrendo variação de luminosidade durante a partida.

A bateria é Moura 95 amperes com 10 dias de uso e está com o visor verde ou seja carga plena......

liguei para o João Bosco e ele disse para eu dar umas batidinhas de leve no motor de arranque para ver se ele "descola" e gira. Mas não achei o motor deitando embaixo do carro.

Sei que fica do lado do passageiro ao lado do motor....mas não o vi....

Que faço??

Abraço e obrigado,

Elias :farao: .
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Mensagem por Karl Fass. Sáb 18 Out 2008 - 19:56



Isso que o João Bosco falou é que o chamado bendix, o motor de arranque não está acoplando ao resto do motor e assim não girar em vazio...
ao achar, de umas batidas com uma chave de fenda grande enquanto alguém da a partida... costuma soltar... sinal da idade, só isso... nada sério...
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Mensagem por FMBB Sáb 18 Out 2008 - 20:29



Elias;

Segue imagem:

Motor de Arranque da W 126 560 SEL Sem_ta10

O acesso é por baixo do carro mesmo.

Caso a dica do João Bosco não dê certo, "pode" ser problema no selenóide ( automático - fig. 6 abaixo ), que na 560SEL é marca Bosch e não é muito difícil de ser encontrado:

Motor de Arranque da W 126 560 SEL 800px-10

O bendix ( roda livre ) é a fig. 2

Se for o selenóide ( automático ), com uma chave de fenda ( com cabo isolado ) é possível ligar em curto os pólos do motor de arranque enquanto outra pessoa dá a partida na chave ( ignição ) e ligar o carro para levá-lo a um auto-elétrico ou oficina.

Boa sorte!
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Mensagem por Glutão Dom 19 Out 2008 - 1:43



Hahahaha, é isso mesmo Tedesco e Lemão estão certos, eu arrumei o da SLC tem 2 semanas, mesma coisa.
Só que o meu era pior, eu girava a chave ele não desligava mais, ficava girando e nem sinal do motor pegar, só dava pra desligar desconectando a bateria...

Rapidinho um eletricista arruma...
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Mensagem por Karl Fass. Dom 19 Out 2008 - 9:18



Mas cuidado, se não sabe não ligue em curto os polos do arranque, pode fazer um curto no lugar errado, ex, encostar na carcaça...aí pode ter um estrago maior...
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Mensagem por Alan Seg 20 Out 2008 - 9:20



Elias,

Viu? Quem mandou não usar a menina, agora ele empacou e ta se vingando, “não quer me levar pra passear, então agora também não quero”.

Brincadeira à parte, como já mencionado ou Bendix ou carvões do coletor presos ou no fim.

Se nas batidinhas não pegar, melhor levar um bom eletricista pra sua garagem retirar a partida e dar um talento antes que você faça um curto geral,

já viu fusível?

hoje a noite em casa dou uma olhada no esquema eletrico e te mando uma copia
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Mensagem por Stardreams Seg 20 Out 2008 - 18:26



Fass, obrigado pela dica e por me tranquilizar!!! Vou tentar fazer isso!

Bodó, agradeço muito as fotos, isso facilitará minha visualização embaixo do petroleiro, agora ficou fácil de achar o bendito!!

Alan, bem que vc me alertou....pois é o troco dela veio bem no dia que mais precisava dela....o aniversário do forum.....que raiva que deu.....

Vou ver se pego um rapaz que cuida da parte elétrica e retire o motor de partida para dar uma revisada.....

Agradeço de coração a solidariedade e dicas preciosas que vcs todos me deram.

Grandes abraços,

Elias.
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Mensagem por Laurival Seg 20 Out 2008 - 19:03



Boa Tarde, só uma correção, o "Bendix", na foto é a figura numero 6 (Solenóide = Bendix), a numero 2 é só o garfo do engate, que pode prender e não engatar, o barulho que se ouve, é do motor de arranque guirando sozinho, sem engatar em nada.

Agora, aquela batidinha com uma chave de fenda, resolve, pois se o solenoide estiver "encantado" ele solta, ou se o engate estiver preso, Fig 2, ele solta também! Nem precisa ser com alguém ligando o carro, vai lá, dá uma pancadinha e liga, se não funcionar faz de novo, mas antes dá uma olhada nos fuziveis e dijuntores, será que não tem nada desarmado?

Soltar este motor é facil, mais facil do que rebocar e levar ao elétrico.


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Mensagem por FMBB Seg 20 Out 2008 - 20:06



Desculpe-nos Laurival, mas há uma confusão.

Bendix é o sistema que desengrena o pinhão do motor de arranque da cremalheira no motor, evitanto a quebra do motor de arranque.

Esta imagem ilustra bem:

Motor de Arranque da W 126 560 SEL Arranc10


http://www.automecanico.com/auto2002/arrancadore.html

Mais em - http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/biblia.asp?status=visualizar&cod=131
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Mensagem por Laurival Seg 20 Out 2008 - 21:05



Eu sempre pensei que o tal do Bendix fosse o solenóide!

Valeu!


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Mensagem por Maluhy Seg 20 Out 2008 - 23:10



O solenóide tb é chamado de automático, como é que funciona isso?O boneco(nós) dá na chave , a linha 50 é energizada e manda 12v para o automático , que por campo magnético empurra o conjunto impulsor-engrenagem contra a cremalheira do volante ,além de simultaneamente acionar o motor de partida (conectando o terminal 1 com o 2), pois o mesmo está ligado na linha 30 , que une bateria-alternador-motor de partida , fácil,né?exercício da semana,como é que uma bateria de 60Ah consegue tocar um motor de partida que consome 400A ?????? :?:
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Mensagem por Laurival Ter 21 Out 2008 - 8:13



Elementar mestre Maluhy, a bateria de 60AH, pode fornecer sim 400A, somente instantaniamente, no pico, quando damos na chave, a bateria praticamente entra em curto, dai, se seguramos o contato mais que alguns segundo ela vai descarregar todinha, e ficar quente. Antigamente tinha baterias que devido a descarga muito rapida, até invertiam a polaridade, não aceitando mais recarga, lembra?

Desta vez acertei?


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Mensagem por Karl Fass. Ter 21 Out 2008 - 8:27



🇵🇷 Maluhy... perfeito como sempre...e como o motor de arranque faz o "zuimmmm" , significa que está funcionando. o bendix é que não está engatando, o que pode ser defeito dele ou do automático, sem "forças " para puxa-lo...
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Mensagem por Maluhy Qua 22 Out 2008 - 0:27



Vcs estão me surpreendendo,hehehehehehe,só um detalhe,Alemão: se vc ouviu a zoada do motor de partida acionado o automático está funcionando, a única hipótese do sistema não acionar o motor do carro fora o bendix ruim seria o garfo de acionamento partido...... Shocked
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Mensagem por Karl Fass. Qua 22 Out 2008 - 9:19



Em geral sim, mas já peguei automático com " acoplamento ruim"...puxa, faz o contato elétrico, mas não tem força suficiente para encaixar o bendix por completo. É o início de espirar em curto interno...
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Mensagem por Stardreams Sex 21 Nov 2008 - 15:45



Pessoal gostaria de agradecer o auxílio que vcs me deram!! Realmente foi um problema no motor de arranque...idutores + Bendix....o joão bosco mandou refazer e checar todo o sistema!! Desaconselhou, Ainda bem, a troca por um novo, dizendo que somente a substituição dos ítens falhos restauraria plenamente o motor de arranque.
Dito e feito, o carro está perfeito....aproveitei que o carro lá estava e troquei o óleo do câmbio automático, bem como seu filtro.

Aliás este filtro do câmbio automático eu trouxe na mala, pois comprei-o na Concessionária Autorizada lá em Nova Iorque....peça originalíssima!


Obrigado à todos,

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