Ruídos válvulas ou tuchos motor 111 - C180 W202

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Ruídos válvulas ou tuchos motor 111 - C180 W202 Empty Ruídos válvulas ou tuchos motor 111 - C180 W202

Mensagem por Afonso Wolff Seg 30 Out 2017 - 21:01



Caros confrades. Estou com uma W202, C180 com o motor 111 com forte ruído de válvulas. Pensei que fosse os tuchos. Foram trocados, mas o barulho continua. Tirei a bomba de óleo para verificar e, soube através do dono, que a bomba era nova. Mandei medir a pressão, e disseram que a pressão está normal.
Mas, o barulho de tuchos continua. Depois do motor aquecido, o barulho é mais forte.
Alguem já passou por uma situação semelhante?

poderiam me dar uma dica de como resolver isso?

Muito obrigado e boa noite.
Afonso Wolff
Afonso Wolff
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 24
Data de inscrição : 13/03/2017
Interesses : pesquisa
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Paraná
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ruídos válvulas ou tuchos motor 111 - C180 W202 Empty Re: Ruídos válvulas ou tuchos motor 111 - C180 W202

Mensagem por Convidado 9 Qua 1 Nov 2017 - 16:09



Barulho tipo tuchos descarregados ou peças metálicas atritando sem lubrificação? Se o ex-dono sabe que a bomba de óleo é nova, esse motor já foi aberto anteriormente, confere?

Então, para ganhar tempo, sugiro tentar localizar através do ex-dono esse mecânico que fez este serviço de troca de bomba para certificar-se o que realmente foi diagnosticado antes e que tipo de serviço foi feito além de substituir a bomba, se mexeram no pescador, válvula de pressão e etc.

Percebo no seu relato que paira dúvida entre válvulas e tuchos como origem desses barulhos, mas se antes fizeram conserto parcial e a pressão do óleo está normal restaria ruído "seco" que pode ser desgaste em peças que interagem com os tuchos como por exemplo balancins, mancais de comando, bielas, pistões e etc, acredito que um mecânico experiente saberá pelo tipo de barulho direcionar a intervenção antes de abrir o motor, ao meu ver virabrequim folgado interfere na bomba, até mesmo uma simples junta de cabeçote montada com erro pode prejudicar o fluxo de óleo e a falta de lubrificação gerar ruídos.   

Começaria conferindo a sincronia do motor.
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ruídos válvulas ou tuchos motor 111 - C180 W202 Empty Re: Ruídos válvulas ou tuchos motor 111 - C180 W202

Mensagem por Afonso Wolff Qui 2 Nov 2017 - 12:27



Antonio Elias, obrigado pelas dicas.  O barulho de tuchos, acontece já, há mais de um ano. Aí, o proprietario procurou um mecanico, e esse profissional, trocou a bomba de óleo, mas não resolveu. O novo proprietario adquiriu esse veículo ha 3 meses e, agora trouxe para eu resolver. Tirei o carter, esgotei o óleo, troquei os tuchos, tirei o filtro, e, embaixo do  filtro tem um parafuso. Tirei esse parafuso e fiz uma limpeza interna. Na lateral, tem outro parafuso, que injetei ar e ouvi um barulho (tec). Montei tudo, coloquei oleo novo, funcionei e o motor trabalhou seu barulho nenhum. Achei que tinha resolvido. Mas, quando atingiu uma temperatura alta, voltou o barulho de tuchos, ou válvulas.

Estou em dúvida, sobre o que falta desmontar para verificar.

abs.
Afonso Wolff
Afonso Wolff
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 24
Data de inscrição : 13/03/2017
Interesses : pesquisa
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Paraná
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ruídos válvulas ou tuchos motor 111 - C180 W202 Empty Re: Ruídos válvulas ou tuchos motor 111 - C180 W202

Mensagem por Afonso Wolff Qui 2 Nov 2017 - 12:45



Pensei em substituir a válvula que fica dentro do alojamento do filtro de óleo. Alguem já substituiu? como é o procedimento?
Afonso Wolff
Afonso Wolff
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 24
Data de inscrição : 13/03/2017
Interesses : pesquisa
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Paraná
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ruídos válvulas ou tuchos motor 111 - C180 W202 Empty Re: Ruídos válvulas ou tuchos motor 111 - C180 W202

Mensagem por Convidado 9 Qui 2 Nov 2017 - 14:20



Afonso Wolff escreveu:Antonio Elias, obrigado pelas dicas.  O barulho de tuchos, acontece já, há mais de um ano. Aí, o proprietario procurou um mecanico, e esse profissional, trocou a bomba de óleo, mas não resolveu. O novo proprietario adquiriu esse veículo ha 3 meses e, agora trouxe para eu resolver. Tirei o carter, esgotei o óleo, troquei os tuchos, tirei o filtro, e, embaixo do  filtro tem um parafuso. Tirei esse parafuso e fiz uma limpeza interna. Na lateral, tem outro parafuso, que injetei ar e ouvi um barulho (tec). Montei tudo, coloquei oleo novo, funcionei e o motor trabalhou seu barulho nenhum. Achei que tinha resolvido. Mas, quando atingiu uma temperatura alta, voltou o barulho de tuchos, ou válvulas.

Estou em dúvida, sobre o que falta desmontar para verificar.

abs.

Entendi, só acontece então depois que alcança a temperatura de serviço. Acho o seguinte, se você colocou tuchos novos e funcionou bem com o motor frio descartaria a questão de olhar sincronia e talvez a própria válvula de pressão, acredito que pode ser folga no alojamento dos tuchos fazendo perder pressão óleo com o aquecimento. Chegou medir quantos bar de pressão dá nessa hora?
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ruídos válvulas ou tuchos motor 111 - C180 W202 Empty Re: Ruídos válvulas ou tuchos motor 111 - C180 W202

Mensagem por Afonso Wolff Qui 2 Nov 2017 - 14:34



Amanhã vou medir a pressão. Hoje funcionei o motor novamente. Até com o motor frio, já está com barulho de tuchos.

Muito complicado isso. Pensei em desmontar a tampa frontal do motor, mas não tem nada ali que possa resolver. Pensei tambem em remover o cabeçote. Mas o que eu faria ali? Talvez uma limpeza e troca da junta. Mas tb não chegaria a um resultado.Talvez a pressão esteja baixa mesmo. Mas, o que eu faria para aumentar a pressão?
Afonso Wolff
Afonso Wolff
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 24
Data de inscrição : 13/03/2017
Interesses : pesquisa
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Paraná
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ruídos válvulas ou tuchos motor 111 - C180 W202 Empty Re: Ruídos válvulas ou tuchos motor 111 - C180 W202

Mensagem por Convidado 9 Qui 2 Nov 2017 - 16:36



Afonso, fora o que já comentamos o mais comum acontecer nisso é o pescador entupido, será inevitável abrir o cárter por baixo para dar uma limpeza no pescador e dependendo se não resolver abrir o cabeçote por cima para conferir o que está acontecendo por dentro.

Dá uma checada no filtro, na base dele tem uma válvula que se travar causa esse problema, neste tópico o Maluhy descreveu mais detalhes do que fazer:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] 

Dados pressão tem aqui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Se estes barulhos já estão acontecendo com o motor em qualquer temperatura já concordo contigo que a pressão pode ter caído de vez, tem que ver se é a causa vem do filtro ou pescador, mais comuns, não dá para descartar mesmo por hipótese que exista borra impedindo a circulação do óleo para a parte alta do motor; não resolvendo acho que não há outro caminho senão abrir por cima e revisar o serviço feito nos tuchos, conferir se ficou folga no alojamento, verificar se tem entupimento nas galerias e etc e aí se aproveitaria a tampa fora para conferir a junta e etc, mas antes disso checaria a sincronia e o esticador corrente que pode confundir também. 

Essa parte de válvula retenção ainda não tive oportunidade de acompanhar ou fazer reparo nesse componente em MB então não saberia te dizer de pronto exatamente à respeito; acho que M111 não usa válvula de pressão, tem conferir no Epc, passa o chassis que dou uma olhada.

W202 tem 2 variantes de M111, um usa ECU ao invés PMS, qual ano e se possível chassis?

Prioridade ao meu ver reconferir essa pressão na linha do óleo.


Última edição por Antônio Elias em Qui 2 Nov 2017 - 17:22, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : texto)
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ruídos válvulas ou tuchos motor 111 - C180 W202 Empty Re: Ruídos válvulas ou tuchos motor 111 - C180 W202

Mensagem por Afonso Wolff Qui 2 Nov 2017 - 20:13



WDBHA18W2TF 461294

Esse motor não tem o variador no comando de admissão.
Afonso Wolff
Afonso Wolff
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 24
Data de inscrição : 13/03/2017
Interesses : pesquisa
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Paraná
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ruídos válvulas ou tuchos motor 111 - C180 W202 Empty Re: Ruídos válvulas ou tuchos motor 111 - C180 W202

Mensagem por Maluhy Qui 2 Nov 2017 - 21:35



O caminho que o Cel Elias falou está correto,mas antes de qq coisa tem que medir a pressão de óleo a quente, a partir daí começa a construir o diagnostico....
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ruídos válvulas ou tuchos motor 111 - C180 W202 Empty Re: Ruídos válvulas ou tuchos motor 111 - C180 W202

Mensagem por Maluhy Qui 2 Nov 2017 - 21:38



Teria uma foto desse motor?seria o primeiro 111 sem variador na admissão que eu iria conhecer...
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ruídos válvulas ou tuchos motor 111 - C180 W202 Empty Re: Ruídos válvulas ou tuchos motor 111 - C180 W202

Mensagem por LucasCobra Qua 3 Jan 2018 - 22:07



BOA NOITE GALERA,

QUANDO TEMOS FOLGA ENTRE OS TUCHOS, O QUE PODE SER?

ESTOU COM O MESMO PROBLEMA EM UMA C280 1994.

Refiz o motor inteiro, parte de cima e parte de baixo, trocando absolutamente tudo, bomba de óleo, bronzinas, bomba de água, polia, kit poli v, kit correia de comando, retifica do virabrequim e cabeçote, 24 tuchos novos.

O mecânico vai verificar se existe folga amanhã e aviso a todos.

OBS: Quando desmontei o cabeçote percebi que existia 4tuchos no carro que eram de outro tamanho e para meu motor só existe um tamanho.


Pergunta: O que fazer, caso exista folga?

Abraços
LucasCobra
LucasCobra
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 13
Data de inscrição : 25/12/2017
Interesses : c280
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Banido temporariamente

Ir para o topo Ir para baixo

Ruídos válvulas ou tuchos motor 111 - C180 W202 Empty Re: Ruídos válvulas ou tuchos motor 111 - C180 W202

Mensagem por Maluhy Qui 4 Jan 2018 - 12:26



Não pode aparecer folga, se tiver,pode ser válvulas erradas ou gastas ou tuchos errados.
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ruídos válvulas ou tuchos motor 111 - C180 W202 Empty Re: Ruídos válvulas ou tuchos motor 111 - C180 W202

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos