Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A - Página 2 Empty Re: Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A

Mensagem por Jorge Martins Qui 17 Jul 2008 - 21:53



Para voces terem uma idéia da impossibilidade de limpeza do sensor de nivel de óleo esta semana tentei limpar um gastando uma lata de descarbonizante Car 80, aplicando diretamente nos orificios do sensor. Em seguida deixei por 30 minutos no Ultrassom com descarbonizante e não deu resultado.
Não tem jeito só trocando!!!!
Jorge Martins
Jorge Martins
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 314
Data de inscrição : 01/02/2008
Interesses : Profissionais
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A - Página 2 Empty Re: Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A

Mensagem por Jorge Martins Qui 17 Jul 2008 - 21:57



Ha mais um detalhe!
Quando da problema no sensor dificilmente é pane elétrica e sim borra que se formou no motor e entupiu. Eu aconselho remover a tampa de válvulas e carter do motor para verificar se o motor esta com borra de óleo.
Jorge Martins
Jorge Martins
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 314
Data de inscrição : 01/02/2008
Interesses : Profissionais
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A - Página 2 Empty Re: Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A

Mensagem por Marcos Miers Qui 17 Jul 2008 - 22:14



Donizeti,
O Jorge a quem me referí é o Jorge Martins, e está em São Paulo mesmo....
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Abraço,

Marcos
Marcos Miers
Marcos Miers
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 33
Data de inscrição : 08/06/2008
Interesses : Carros, Novas amizades
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A - Página 2 Empty Re: Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A

Mensagem por Convidad Sex 18 Jul 2008 - 10:48



Ola a todos do forum, é o meu primeiro post.

Tenho um Classe A-190, automático ano 2001 e passei por esse problema recentemente. Nível do óleo ok na vareta e painel acusando falta de óleo.

O Classe A usa um sensor do nível do óleo que na verdade é uma boia, que marca o nível em que o óleo se encontra. A maioria dos outros carros utiliza um sensor baseado na pressão do óleo, e nesse caso quando acende a luz, significa que a bomba de óleo não funciona. No caso do Classe A, não sei como ele avisa isso.....

O defeito que ocorreu em meu carro so foi corrigido com a troca do sensor, que custou R$ 393,59 na Divena (não esqueça de pedir o desconto para pagamento a vista). A mesma concessionária me informou que cobra R$ 260,00 de mão de obra para trocar a peça. Eu fiz isso em mecânico particular.

Antes da troca eu ainda fiz a tentativa de corrigir o sensor através do scanner. É possivel isso no scanner (foi usado o scanner do Alexandre Zulu), onde se informa ao módulo que o óleo que esta no carter tem que ser entendido como o nível correto. Pelo scanner se percebe que há um pequeno intervalo de manobra. No meu caso ele não entendia assim, mas foi feita a tentativa. Como curiosidade, embora o painel marcasse pouco óleo, o scanner indicava viscosidade do óleo em desacordo. É mole esse sensor? Shocked

Uso o Selenia semi-sintétíco. Eu quis opinar aqui para informar dessa possibilidade do nível ser resetado, ou acertado via softer do scanner.

No caso do meu carro a luz se manifestava após uns 15 a 25 minutos de funcionamento.

Abraços,

Eduardo
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A - Página 2 Empty Problemas Classe A

Mensagem por Airton Sex 18 Jul 2008 - 11:22



Bom dia

Estou com um problema no meu classe a, estava consumindo muito, fazendo uns 7 km na cidade, pesquisando com amigos e mecânicos, fiz um orçamento para limpeza do corpo de borboleta, trocas dos filtros, andei mais umas 2 semanas pq o carro apenas consumia mas não pipocava, coloquei combustível nele e o carro começou a pipocar, levei a oficina, troquei as peças as quais já havia feito orçmento, mas agora a oficina diz que é a bobina de ignição, alguém pode me dar informações? estou desesperado a bobina sozinha custa R$ 550,00! se alguém poder me ajudar? é a primeira vez, não sei nem se estou escrevendo no lugar certo!
Airton
Airton
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 14
Data de inscrição : 05/05/2008
Interesses : Dúvidas
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A - Página 2 Empty Re: Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A

Mensagem por Daniel Rosenqvist Sáb 16 Ago 2008 - 0:45



Andre Buss
Tem como postar uma foto desse risco da vareta um pouco acima do meio em baixo relevo ! ! !??

Acho que a minha não tem esse marca.

Obrigado, Daniel Rosenqvist
Daniel Rosenqvist
Daniel Rosenqvist
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 35
Data de inscrição : 24/06/2008
Interesses : Classe A
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A - Página 2 Empty Re: Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A

Mensagem por Andre Buss Sáb 16 Ago 2008 - 8:03



Hoje ainda eu bato. :pos:
Andre Buss
Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Estados Unidos
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A - Página 2 Empty Re: Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A

Mensagem por Daniel Rosenqvist Sáb 16 Ago 2008 - 20:09



Beleza André, estamos no aguardo, teria como postar tb com fotos onde deve estar na vareta os níveis com o motor quente e frio?


Obrigado mais uma vez.
Daniel Rosenqvist
Daniel Rosenqvist
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 35
Data de inscrição : 24/06/2008
Interesses : Classe A
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A - Página 2 Empty Aviso de pressão de óleo baixa

Mensagem por Maluhy Sáb 16 Ago 2008 - 23:12



Eduardo, o cotó não avisa nada sobre pressão de óleo, mas isso não é um " privilégio" dele , as MB modernas (202/210) tb não, isso quer dizer se a pressão do sistema cair e o motorista não reparar que os tuchos descarregaram o motor funde sem aviso nenhum, isso provavelmente foi algum engenheiro da Fiat que fez estágio na MB e disse para os manés que poderiam economizar num manometro ou numa lampada com sensor(cebolinha) , em um carrinho rolabosta vc admite, mas numa MB é o fim da picada......... Evil or Very Mad
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A - Página 2 Empty Re: Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A

Mensagem por Márcio Magalhães Dom 17 Ago 2008 - 3:05



Caro Maluhy,

Fica muito complicado instalar um manômetro (ou uma cebolinha) no Classe A?

[]´s,
Márcio Magalhães
Márcio Magalhães
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 29
Data de inscrição : 15/06/2008
Interesses : Veículos e 4x4
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A - Página 2 Empty Re: Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A

Mensagem por _cls_ Dom 17 Ago 2008 - 4:05



A Classe A tem sensores de sobra, quanto ao medidor de pressão nem sei, acho que isso está imbutido no sensor de avanço, mas um facto é que ela sabe o avanço dos tuchos sobre a válvuas, ve-se isso no diagnostico, no caso das Classes A Brasileiras não sei mas aqui acende a luz MIL (motor amarelo) caso haja descomando de valvulas, (penso que estamos a falar do mesmo mas corrijam-me se estiver errado).
Vejam aqui [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
_cls_
_cls_
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 171
Data de inscrição : 30/07/2008
Interesses : Electronica, informatica, energias alternativas, etc
Sexo : Masculino País : Portugal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A - Página 2 Empty Re: Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A

Mensagem por Andre Buss Dom 17 Ago 2008 - 6:41



Se algo de errado acontecer ao motor, o carro é automaticamente desligado e a luz que vai ligar é a do BAS/ESP. O certo seria ter a luz amarela do motor MASSSSSS como aqui no Brasil temos gasolina ruim ia dar muito rolo ter a segunda sonda lamba e essa luz. Eu vejo na autorizada aqui o pessoal regulando pelo star a luz para ela só ligar se colocar água no motor.
É triste mas é a nossa realidade, eu vou me divertir muito com essa luz amarela no meu novo Classe A vou mandar deixar na regulagem padrão só para ver como ele vai se comportar.
Quando eu falei pro pessoal da autorizada que eu ia fazer isso, o cara que regula os carros já disse: Quando comprares o carro eu te ligo e vens aqui junto dizer o que é para fazer. Pessoal já sabe que eu sou 🇹🇱 . Pior que é a Mercedes que orienta a chamar o cliente e explicar o que vai ser regulado no carro, mas como eles mesmo me passaram nem adiantaria chamar a maioria, o pessoal ia dizer coloca no modo que eu possa colocar qualquer coisa no motor e dane-se quando passar a garantia eu vou trocar. Eu vi uma C para vender 2002 com o reservatório do radiador MARROM de tão quente que estava a água torneiral com aditivo só para dar cor colocado em posto, só imagina quando o segundo dono comprar andar 90 dias e começar a dar pau em mangueira sensor de temperatura. 🇳🇴
Andre Buss
Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Estados Unidos
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A - Página 2 Empty Re: Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A

Mensagem por _cls_ Dom 17 Ago 2008 - 8:23



André, assim que tiveres a luz MIL do motor a funcionar vais ver que realmente a Classe A trabalha para nós, ao mínimo sintoma de falha a luz acende.
No meu manual de utilizador diz lá que sempre que esta luz acender sem razão aparente, caso não haja sintomas de falha no motor, encher o depósito e ir fazendo a vida normalmente, se após gastar o depósito de combustível ela ainda não tiver apagado então aí procurar suporte técnico, é o que diz lá.
No meu caso ela acendeu um ano antes de o MAF ter dado o prego, muito antes de nós notarmos qualquer falha no motor, já a ECU detectava matematicamente que o MAF não apresentava valores correctos e foi o que aconteceu, há 6 meses atrás comecei a ter o primeiro soluçozinho às 1500RPM e nas últimas semanas agravou e eu parei para a revisão geral.
Mas admito que se tivesse mexido logo há um ano atrás teria adiado a morte, agora vou ter cuidado redobrado.
_cls_
_cls_
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 171
Data de inscrição : 30/07/2008
Interesses : Electronica, informatica, energias alternativas, etc
Sexo : Masculino País : Portugal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A - Página 2 Empty Foto da vareta

Mensagem por Andre Buss Dom 17 Ago 2008 - 10:44



Segue abaixo as fotos da vareta.


Vareta limpa depois de tirar a primeira vez de dentro do motor. (essas penugens tirei com outro pano)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Vareta depois de colocar a segunda vez no motor para tirar o nível. (passou meio mm por que eu inclinei a vareta para bater a foto, esse óleo está dentro do motor quase 90 dias e 3mil km, até o momento está dentro da especificação)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

OBS: esse nível deve ficar assim com o motor completamente FRIO, quando ele está quente NÃO pode passar da marca MAX. :pos:
Esse óleo é o Mobil Super S Plus 10W40, exatos 4,5 litros com troca de filtro junto. Isso mostra que a MB considerou a troca de filtro ao dizer que são 4,5 litros. Óbivio que com filtros paralelos a história pode mudar.
Andre Buss
Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Estados Unidos
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A - Página 2 Empty Re: Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A

Mensagem por Daniel Rosenqvist Dom 17 Ago 2008 - 11:21



Excelente André, seguramente sanou as duvidas de muitos colegas, incluso as minhas.



Obrigado pela fotos e informações.
Daniel Rosenqvist
Daniel Rosenqvist
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 35
Data de inscrição : 24/06/2008
Interesses : Classe A
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A - Página 2 Empty Re: Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A

Mensagem por iveiga Sex 5 Dez 2008 - 20:23



Segue abaixo as fotos da vareta.


Vareta limpa depois de tirar a primeira vez de dentro do motor. (essas penugens tirei com outro pano)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Vareta
depois de colocar a segunda vez no motor para tirar o nível. (passou
meio mm por que eu inclinei a vareta para bater a foto, esse óleo está
dentro do motor quase 90 dias e 3mil km, até o momento está dentro da
especificação)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

OBS: esse nível deve ficar assim com o motor completamente FRIO, quando ele está quente NÃO pode passar da marca MAX. :pos:
Esse
óleo é o Mobil Super S Plus 10W40, exatos 4,5 litros com troca de
filtro junto. Isso mostra que a MB considerou a troca de filtro ao
dizer que são 4,5 litros. Óbivio que com filtros paralelos a história
pode mudar.

Andre,

quando ele está quente NÃO pode passar da marca MAX.
Quando o oleo esta quente, ele nao vai abaixar? voce comenta que ele nao pode passar da marca MAX, nao seria MIN?

Ilton
iveiga
iveiga
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 454
Data de inscrição : 10/11/2008
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A - Página 2 Empty Re: Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A

Mensagem por Andre Buss Sex 5 Dez 2008 - 21:34



Consertando;
O nível do óleo deve ser medido conforme o manual.
Deixa-se o motor funcionando até chegar a temperatura normal de operação e depois deixar +- 5 minutos desligado para o óleo voltar ao cárter.
Ai sim ele deve ficar entre o MIN e MAX.
Lembrandro que a linha em baixo relevo mostra os 4,5L. Pode não ficar exatamente ali dependendo das condições do motor.

No manual na página 172 infelizmente não fala sobre essa linha, mas ela é a marca dos 4,5 litros de óleo.
O mais legal é na página 173, NAO PRECISA VER O NÍVEL DO ÓLEO NO CÂMBIO AUTOMÁTICO, quando der tilt é só levar num autorizado MB.
haahahahahah tem que rir para não chorar.


Última edição por Andre Buss em Ter 24 Fev 2009 - 10:26, editado 1 vez(es)
Andre Buss
Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Estados Unidos
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A - Página 2 Empty Re: Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A

Mensagem por walter paiva Sáb 6 Dez 2008 - 21:34



Estranho, o meu náo tem esta marca :scratch:

Atte,
Walter
avatar
walter paiva
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 1785
Data de inscrição : 02/08/2008
Interesses : b
Sexo : Masculino País : Portugal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A - Página 2 Empty Re: Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A

Mensagem por Andre Buss Dom 7 Dez 2008 - 4:43



Será que mudaram a vareta também? Pode ser, mas de qualquer forma dá para ter uma idéia pela foto.
Andre Buss
Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Estados Unidos
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A - Página 2 Empty Nivel de oleo

Mensagem por iveiga Dom 7 Dez 2008 - 11:52



André,

O meu tambem nao têm esta marca na vareta.
iveiga
iveiga
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 454
Data de inscrição : 10/11/2008
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A - Página 2 Empty Re: Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A

Mensagem por walter paiva Dom 7 Dez 2008 - 16:26



Acho que mudaram mesmo, mas como disse podemos ter uma base pela foto :)

Atte,
Walter
avatar
walter paiva
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 1785
Data de inscrição : 02/08/2008
Interesses : b
Sexo : Masculino País : Portugal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A - Página 2 Empty Re: Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A

Mensagem por Andre Buss Dom 7 Dez 2008 - 20:36



Esse risco só tem de um lado, de qualquer forma pela foto dá para ter uma idéia. Se ficar um pouco baixo não vai explodir.
Só que se possível é bom ficar sempre por ali.
Esses detalhes bobos são a diferença entre dono feliz e dono maluco.
Infelizmente manual de carro não foi feito para quem gosta de carro e sim para quem compra e só quer saber dele ligar sem problemas na hora de vender, e infelizmente um Classe A cuidado ou um Classe A cuidado meia boca vai valer quase a mesma coisa.
O que vai mudar é a opinião do dono e do novo dono. Isso vale para qualquer carro.
Eu canso de ver gente dizendo que motor FIAT é uma M bla bla bla, claro não é um MB agora eu tenho uma FIAT STRADA 2002 no GNV com 220 mil km e funciona 100% água de radiador não baixa NADA em 1 ano e meio, adivinha se não tem Mobil GS 333 + água igual do meu Classe A. Óleo é 100% sintético já que o carro toma pau todo dia e é trocado a cada 5mil.
Sabe o que já estragou no carro? NADA Só os probleminhas normais como aquele faról de milha que quebra e essas coisas agora a mecânica NADA.
Andre Buss
Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Estados Unidos
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A - Página 2 Empty Re: Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A

Mensagem por klmendes Sáb 13 Dez 2008 - 11:52



Amigos, alguém conhece um mecânico de confiança aqui em Campinas-SP? Valeu
klmendes
klmendes
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 2
Data de inscrição : 12/12/2008
Interesses : troca de conhecimentos
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A - Página 2 Empty Re: Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A

Mensagem por Marcos Miers Dom 14 Dez 2008 - 8:46



Olá KlMendes,

Fale com o Maurício na Mercamp Motors:
Rua Vitoriano dos Anjos, 448 - Ponte Preta
Fones:3239-2020 ou 3239-2121

Abraço
Marcos Miers
Marcos Miers
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 33
Data de inscrição : 08/06/2008
Interesses : Carros, Novas amizades
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A - Página 2 Empty Re: Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A

Mensagem por Orlando Luiz Seg 23 Fev 2009 - 15:53



Infelizmente não entendi como se chega até o sensor do óleo, alguém pode me ajudar?
Orlando Luiz
Orlando Luiz
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 2
Data de inscrição : 23/02/2009
Interesses : trocar informações
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A - Página 2 Empty Re: Luz do óleo do motor acesa HI / HO no painel do Classe A

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos