Aquecimento no motor M104
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Aquecimento no motor M104
Aos amigos que responderam a minha solicitação com respeito ao aquecimento do motor, que na verdade verifiquei a bomba de água a viscosa enfim tudo o que foi possível, e o carro continuou consumindo água sempre repondo, motor começou a falhar, mecânico verificou o quinto cilindro continha água, comprei uma junta nova da marca Victor Reinz, e hoje o mecânico tirou o cabeçote e a surpresa 4 cilindros cheio de água, domingo vai colocar a nova junta.
Li também no portal a respeito do A/C entra o ar quente só sai pelas laterais, desmontei o painel para verificar as mangueiras se estavam corretas verifiquei a bomba de vácuo tudo correto será que esta correto mesmo usei o Diagnóstico do A/C do Portal.
Estive com o confrade Coronel aqui em São Sebastião, e me passou muitas informações, enfim no final a sugestão é o seguinte procurar o João Bosco.
Aos amigos muito abrigado o Portal passa muita informação, só que estou no mato sem cachorro ainda mais sem os dentes.
Boa Noite.
JCPoloni
Li também no portal a respeito do A/C entra o ar quente só sai pelas laterais, desmontei o painel para verificar as mangueiras se estavam corretas verifiquei a bomba de vácuo tudo correto será que esta correto mesmo usei o Diagnóstico do A/C do Portal.
Estive com o confrade Coronel aqui em São Sebastião, e me passou muitas informações, enfim no final a sugestão é o seguinte procurar o João Bosco.
Aos amigos muito abrigado o Portal passa muita informação, só que estou no mato sem cachorro ainda mais sem os dentes.
Boa Noite.
JCPoloni
Última edição por Antônio Elias em Ter 7 Mar 2017 - 20:38, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : título, inserido M104 para focar o tópico)
Jose Carlos Poloni- Usuário Bronze
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Re: Aquecimento no motor M104
Eu me certificaria se o cabeçote não está empenado antes de montar a junta nova. E checaria o estado dos parafusos e respectivo torque. Não sei lhe informar se é necessário trocar os parafusos do cabeçote ou se pode reutilizar os antigos. Em alguns casos o parafuso não provê o mesmo torque caso reutilizado.
Algum confrade poderia confirmar isso?
Algum confrade poderia confirmar isso?
Rafael M.- Administrador
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Re: Aquecimento no motor M104
Amigo Rafael foi confirmado na retifica se estava ou não empenado foi também verificado se tinha rachadura isto antes de colocar a primeira junta, junta de péssima qualidade e hoje o mecânico montou o cabeçote, com junta nova (Victor Heinz) já foi possível notar a diferença do funcionamento do motor. Vou amanha a Caraguatatuba para fazer as mangueiras de combustível (prensada). assim que estiver pronta vou fazer o teste numa viagem até Paraty.
Obrigado Rafael uma boa noite.
Obrigado Rafael uma boa noite.
Jose Carlos Poloni- Usuário Bronze
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Data de inscrição : 19/01/2015
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Re: Aquecimento no motor M104
Ótimo então, Jose Carlos!
Fico feliz em saber que está dando tudo certo! As mangueiras você trocará desde o tanque até o motor?
Abraço
Fico feliz em saber que está dando tudo certo! As mangueiras você trocará desde o tanque até o motor?
Abraço
Rafael M.- Administrador
- Número de mensagens : 717
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Re: Aquecimento no motor M104
Olá Confrades
Minha c280 1995 sport 6 cc em linha continua aquecendo.
Troquei a Válvula Termostática, A viscosa, o radiador, a bomba dágua e mesmo assim a temperatura sobe no trânsito pesado chegando próximo aos 120.Tenho certeza que se eu forçar ela vai além. Na estrada a temperatura fica em torno de 90 graus.
O ventiladores auxiliares ligam no tempo certo. Tudo está correto. Agora observo que conforme ela aquece a caixa parece não responder ao giro do motor gerando mais aquecimento, é uma aparente perda de potência.
Mais alguma dica? Já revirei o fórum lendo de tudo um pouco.
Obrigado
Minha c280 1995 sport 6 cc em linha continua aquecendo.
Troquei a Válvula Termostática, A viscosa, o radiador, a bomba dágua e mesmo assim a temperatura sobe no trânsito pesado chegando próximo aos 120.Tenho certeza que se eu forçar ela vai além. Na estrada a temperatura fica em torno de 90 graus.
O ventiladores auxiliares ligam no tempo certo. Tudo está correto. Agora observo que conforme ela aquece a caixa parece não responder ao giro do motor gerando mais aquecimento, é uma aparente perda de potência.
Mais alguma dica? Já revirei o fórum lendo de tudo um pouco.
Obrigado
Douglas Garcia- Usuário Iniciante
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Re: Aquecimento no motor M104
Bom dia caro Douglas,
Não existe nenhuma falha elétrica no seu carro? Não aparece erros no Scanner? Uma outra coisa que me veio a mente é se o seu carro não esta trabalhando com os comandos de válvulas fora de sincronismo(fora do ponto) ou se não existe ar no sistema de arrefecimento.
Não existe nenhuma falha elétrica no seu carro? Não aparece erros no Scanner? Uma outra coisa que me veio a mente é se o seu carro não esta trabalhando com os comandos de válvulas fora de sincronismo(fora do ponto) ou se não existe ar no sistema de arrefecimento.
PEDROW202- Usuário Bronze
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Re: Aquecimento no motor M104
Esse é um dos meus problemas, na minha cidade ninguém tem o scanner. Então troquei todas as peças do sistema. Vou me obrigar viajar 150 km até Porto Alegre em alguma oficina já indicada aqui no forum para passar o scanner. Mas obrigado pela disposição Pedro. Abs
Douglas Garcia- Usuário Iniciante
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PEDROW202- Usuário Bronze
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Re: Aquecimento no motor M104
Meu caro Douglas, vc alguma vez já mediu com um termometro BOM, a REAL temperatura do motor?Douglas Garcia escreveu:Olá Confrades
Minha c280 1995 sport 6 cc em linha continua aquecendo.
Troquei a Válvula Termostática, A viscosa, o radiador, a bomba dágua e mesmo assim a temperatura sobe no trânsito pesado chegando próximo aos 120.Tenho certeza que se eu forçar ela vai além. Na estrada a temperatura fica em torno de 90 graus.
O ventiladores auxiliares ligam no tempo certo. Tudo está correto. Agora observo que conforme ela aquece a caixa parece não responder ao giro do motor gerando mais aquecimento, é uma aparente perda de potência.
Mais alguma dica? Já revirei o fórum lendo de tudo um pouco.
Obrigado
Pode ser que o medidor da temperatura ou o mostrador (painel) estejam com defeito...
Pq pelo q vc relatou, trocou tudo...e não era pra acontecer isso não...inexplicável mesmo...
Fica a dica.
forte abs.
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PedroAlexRJ - W202 - C36 - AMG - 1996 - ´BlackSeries´
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Pedroalexrj- Moderador
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Re: Aquecimento no motor M104
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], primeiramente recomendo-lhe efetuar a sua apresentação na área apropriada antes da participação nesta área técnica, conforme as regras deste fórum.
O [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] fez uma ponderação procedente em relação à sangria de eventual ar no sistema de arrefecimento, mas do seu relato "continua aquecendo" faz-me pensar na possibilidade de ser um problema no sensor de temperatura.
Aí em Caxias do Sul há uma ativa confraria de mercedeiros, que talvez possam indicar-lhe bons reparadores na região. Dê uma olhada em [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
O [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] fez uma ponderação procedente em relação à sangria de eventual ar no sistema de arrefecimento, mas do seu relato "continua aquecendo" faz-me pensar na possibilidade de ser um problema no sensor de temperatura.
Aí em Caxias do Sul há uma ativa confraria de mercedeiros, que talvez possam indicar-lhe bons reparadores na região. Dê uma olhada em [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Leon 1.6- Usuário Ouro
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Re: Aquecimento no motor M104
Pessoal, outro ponto, caso a temperatura seja realmente de 120 graus, a pressao do sistema não seria alta o bastante para fazer com que a tampa do tanque de expansão liberasse o fluido para fora do sistema? Ou seja se isso não ocorre, pode ser que realmente sejam apenas leituras falsas do sensor de temperatura. Concordam?
PEDROW202- Usuário Bronze
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Re: Aquecimento no motor M104
Pedro, pode até ser a tampa do reservatório de expansão, mas neste caso haveria perda de líquido ou fervura e a ventoinhas não ligariam, como o Confrade não relatou nada a respeito fico na dúvida sobre tampa.
Motor esquentando muito dentro de cidade geralmente o problema está no radiador, sugiro ao Confrade [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Garcia fazer um exame visual para ver se há sinais de danos externos na colméia, se encontrar sujeira, folhas, barro e pequenos objetos tapando os furos ou notar formação de barro obstruindo a passagem do líquido é este o motivo do motor estar aquecendo no trânsito em rotações mais baixas; problema maior é quando o fluído esta com aspecto barrento, se abrir a válvula de escoamento (por baixo do radiador) com o motor frio dá para checar essa hipótese, se sair amarelado é sinal de ferrugem desprendendo das partes internas do bloco do motor ou do próprio radiador, comum quando se usou por muito tempo só água clorada de torneira sem aditivo, enfim suspeitaria do radiador, numa e noutra situação avaliar se é preciso desmontar para fazer uma boa limpeza ou esgotar várias vezes o líquido e assim que sair limpo reaplicar fluído definitivo (40% aditivo misturado com 60% água desmineralizada).
Motor esquentando muito dentro de cidade geralmente o problema está no radiador, sugiro ao Confrade [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Garcia fazer um exame visual para ver se há sinais de danos externos na colméia, se encontrar sujeira, folhas, barro e pequenos objetos tapando os furos ou notar formação de barro obstruindo a passagem do líquido é este o motivo do motor estar aquecendo no trânsito em rotações mais baixas; problema maior é quando o fluído esta com aspecto barrento, se abrir a válvula de escoamento (por baixo do radiador) com o motor frio dá para checar essa hipótese, se sair amarelado é sinal de ferrugem desprendendo das partes internas do bloco do motor ou do próprio radiador, comum quando se usou por muito tempo só água clorada de torneira sem aditivo, enfim suspeitaria do radiador, numa e noutra situação avaliar se é preciso desmontar para fazer uma boa limpeza ou esgotar várias vezes o líquido e assim que sair limpo reaplicar fluído definitivo (40% aditivo misturado com 60% água desmineralizada).
Convidado 9- Usuário Platina
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Data de inscrição : 24/07/2010
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Re: Aquecimento no motor M104
Na verdade não acredito que o defeito seja a tampa, desculpe se assim dei a intender, so imagino que se o carro realmente atingisse temperaturas tao elevadas, o fluido iria entrar em ebulição e seria jogado para fora do reservatório, a fim de controlar a pressão.
Caso isso nao esteja ocorrendo, pode ser um indicativo de que talvez o caro nem esteja esquentando, talvez seja apenas o sensor de temperatura com defeito.
Caso isso nao esteja ocorrendo, pode ser um indicativo de que talvez o caro nem esteja esquentando, talvez seja apenas o sensor de temperatura com defeito.
PEDROW202- Usuário Bronze
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Re: Aquecimento no motor M104
Sim, entendi [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], penso que se houver variação de medição no sensor acho que é mínima, digo isso por que 90º C em estrada com boa ventilação é normal nesse motor M104, ideal seria em torno de 85º C, diferença de apenas 5º C pode ser real, se o sensor de temperatura estivesse mesmo com defeito permaneceria estático ou abaixo do mínimo ou acima do máximo e interferiria no ar condicionado, se levarmos em conta que o ponto de ebulição usando aditivos ocorre bem acima dos 130º C, numa análise muito superficial mesmo se estivesse marcando errado no trânsito pesado sem ferver perto dos 120º (imagino que estaria entre 110 e 115º C dada a diferença a menor de 5º C observada em estrada), acho que está marcando corretamente sinalizando que o motor está funcionando um pouco acima do normal em todas as situações, um medidor com termômetro externo tira essa dúvida, aparentemente pra mim não está havendo de fato dissipação eficiente do calor.
E pelas informações que temos no tópico, o radiador me parece o ítem que não está cumprindo o papel, ou falta algum detalhe que aponte para outro componente.
Douglas, qual proporção e marca do aditivo aplicado, marcas e numerações da bomba d'agua e do termostato novos? Há diferença de temperatura abertura em certos termostatos. O nível líquido abaixa? Notou borbulhamento no vaso expansão após desligar o motor?
E pelas informações que temos no tópico, o radiador me parece o ítem que não está cumprindo o papel, ou falta algum detalhe que aponte para outro componente.
Douglas, qual proporção e marca do aditivo aplicado, marcas e numerações da bomba d'agua e do termostato novos? Há diferença de temperatura abertura em certos termostatos. O nível líquido abaixa? Notou borbulhamento no vaso expansão após desligar o motor?
Convidado 9- Usuário Platina
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Re: Aquecimento no motor M104
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], acho que você matou a charada: o exemplo do Vectra vai ao encontro do que foi relatado aqui.
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Leon 1.6- Usuário Ouro
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Re: Aquecimento no motor M104
Leon 1.6 escreveu:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], acho que você matou a charada: o exemplo do Vectra vai ao encontro do que foi relatado aqui.
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[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] , boa matéria essa desse caso do Vectra, bem a calhar, tomara que seja isso mesmo e que o Confrade vá direto no "x" da questão e resolva sem maiores gastos extras, você captou exatamente o que acho que está acontecendo, o fluído só pode não estar circulando bem, tem que ver onde está o ponto de estrangulamento, ao meu ver amassados na colméia e restos de ferrugem e barro que ficam grudados nas paredes dos mangotes ressecados costumam ser o pior tipo de obstrução para detectar refletem em radiadores, o pepino só aparece quando desmonta, mangotes pós bomba d'água com boa aparência que começam ficar molengas como se estivessem despressurizados ou craquelados é sinal de alerta, entope tudo, arrebenta com bomba, problema sério, vamos aguardar o que Confrade fala a respeito!!!
Convidado 9- Usuário Platina
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Re: Aquecimento no motor M104
202 não tem costume de informar erroneamente temperatura, vai no máximo a 100 ,liga as elétricas e ou fica ali até pegar vento de frente ou abaixa a temperatura,fora isso tem truta, pode sim ser radiador obstruido, se fizer teste de sobrecarga denuncia na hora: parado,ar ligado, segura o motor a 2500rpm, se subir acima de 100 seguindo para 120 pode checar o radiador, se tiver mais de 5 anos de uso não compensa abrir e varetar,mete um novo, sai mais barato que fritar um motor ou mandar um automatico pra vala.... :muitaraiva:
Maluhy- Consultor Técnico
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Re: Aquecimento no motor M104
Aproveitando o tópico, alguém já viu um problema de junta de cabeçote onde apenas a compressão do cilindro vai para o sistema de arrefecimento mas a água nunca volta para os cilindros? Tipo, uma fissura tão pequena que somente quando as porradas da compressão são maiores (subindo uma serra) o sistema é pressurizado, mas quando desligado ele nunca perde água?
Lbeims- Usuário Platina
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Maluhy- Consultor Técnico
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Re: Aquecimento no motor M104
Maluhy escreveu:202 não tem costume de informar erroneamente temperatura, vai no máximo a 100 ,liga as elétricas e ou fica ali até pegar vento de frente ou abaixa a temperatura,fora isso tem truta, pode sim ser radiador obstruido, se fizer teste de sobrecarga denuncia na hora: parado,ar ligado, segura o motor a 2500rpm, se subir acima de 100 seguindo para 120 pode checar o radiador, se tiver mais de 5 anos de uso não compensa abrir e varetar,mete um novo, sai mais barato que fritar um motor ou mandar um automatico pra vala.... :muitaraiva:
Boa dica, aprendendo com o Mestre!!!
Convidado 9- Usuário Platina
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Re: Aquecimento no motor M104
Caro Lbeims, eu ja vi esse problema que você citou, a pressão dos cilindros erra forçada para o sistema de arrefecimento forçando o liquido para fora do sistema. A solucao foi reaperto do cabeçote ja que a junta havia sido substituída a pouco tempo. Obs o carro nao consumia óleo nem água e não os misturava.
PEDROW202- Usuário Bronze
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Re: Aquecimento no motor M104
Obrigado PedroW202,
no meu caso, a água não é jogada para fora, a não ser que a temperatura chegue/ultrapasse a 105o. Alias, estou falando de um Volvo XC60 T6, 6 cilindros turbo, uma "entre-safa" até minha próxima MB.
Ele funciona muito bem em qualquer situação, anda no Rio nesse calor dos infernos numa boa, engarrafamento e etc, variando de 90 a 94o, porém, é colocar carga no motor, subir para Itaipava por exemplo e a temperatura começa a subir, chegando aos 100o e passando disso até uns 105o, talvez mais, isso sem maltratar. Se ligar a ventoinha principal (são 2) direto, ai segura em uns 98o.
Ao final da serra ele reclama da falta d´agua, mas andando no "plano", e até dando umas esticadas vez e meia, e até chega aos 100o mas baixa e não transborda água. Outra coisa, nem sei a temperatura normal de trabalho desse carro. Se desligar o ar, a ventoinha só começa a soprar baixinho aos 98o, mas com ar, é praticamente direto, porém, em baixo/média velocidade.
Eu imaginei essa situação: Os pistões fazendo mais resistência (carga da subida) a pressão de explosão é mais forte, pois o pistão não desce com tanta facilidade e nesse caso vaza compressão para o arrefecimento, gerando dificuldade na circulação da água e gerando o problema de aquecimento. Mas depois de uma descida tudo normaliza, dependendo da descida cai par 89o e a pressão que antes estava lá, desaparece. Porém, pegando nova subida, tudo de novo.
E o problema é que água não volta, não cede, não some, não vai para os cilindros, o óleo está normal, sem indícios de água, a água sem cheiro de escapamento e sem borbulhar quando acelera com o carro parado.
Enfim, suspeito da junta, mas tirar o cabeçote de um 6cc com corrente, comprar junta nova e depois não ser, realmente eu queria evitar ao máximo. Encomendei uma central nova de ventoinha que ainda não chegou, vou trocar e ver. Se não der, vou desmontar a bomba de água, se não der, vou tirar o radiador e ver a vazão na base do mangueirão mesmo. Se não for nada disso, ai não tem jeito, vou ter que ir pro cabeçote mesmo.
Já troquei a válvula termostática e antes disso, até deixei sem para ver. Pensei em ar no sistema, mas não encontrei nenhum lugar explicando como tirar. Tudo começou da falha do motor da ventoinha, que ele ele aquecer até disparar o alerta no painel (nesse carro não há relógio) e explodir uma das mangueiras, que obviamente, também foi trocada.
Mestre Maluhy encara troca da junta de um Volvo T6? É motor em linha, transversal, bem no estilo Volvo.
no meu caso, a água não é jogada para fora, a não ser que a temperatura chegue/ultrapasse a 105o. Alias, estou falando de um Volvo XC60 T6, 6 cilindros turbo, uma "entre-safa" até minha próxima MB.
Ele funciona muito bem em qualquer situação, anda no Rio nesse calor dos infernos numa boa, engarrafamento e etc, variando de 90 a 94o, porém, é colocar carga no motor, subir para Itaipava por exemplo e a temperatura começa a subir, chegando aos 100o e passando disso até uns 105o, talvez mais, isso sem maltratar. Se ligar a ventoinha principal (são 2) direto, ai segura em uns 98o.
Ao final da serra ele reclama da falta d´agua, mas andando no "plano", e até dando umas esticadas vez e meia, e até chega aos 100o mas baixa e não transborda água. Outra coisa, nem sei a temperatura normal de trabalho desse carro. Se desligar o ar, a ventoinha só começa a soprar baixinho aos 98o, mas com ar, é praticamente direto, porém, em baixo/média velocidade.
Eu imaginei essa situação: Os pistões fazendo mais resistência (carga da subida) a pressão de explosão é mais forte, pois o pistão não desce com tanta facilidade e nesse caso vaza compressão para o arrefecimento, gerando dificuldade na circulação da água e gerando o problema de aquecimento. Mas depois de uma descida tudo normaliza, dependendo da descida cai par 89o e a pressão que antes estava lá, desaparece. Porém, pegando nova subida, tudo de novo.
E o problema é que água não volta, não cede, não some, não vai para os cilindros, o óleo está normal, sem indícios de água, a água sem cheiro de escapamento e sem borbulhar quando acelera com o carro parado.
Enfim, suspeito da junta, mas tirar o cabeçote de um 6cc com corrente, comprar junta nova e depois não ser, realmente eu queria evitar ao máximo. Encomendei uma central nova de ventoinha que ainda não chegou, vou trocar e ver. Se não der, vou desmontar a bomba de água, se não der, vou tirar o radiador e ver a vazão na base do mangueirão mesmo. Se não for nada disso, ai não tem jeito, vou ter que ir pro cabeçote mesmo.
Já troquei a válvula termostática e antes disso, até deixei sem para ver. Pensei em ar no sistema, mas não encontrei nenhum lugar explicando como tirar. Tudo começou da falha do motor da ventoinha, que ele ele aquecer até disparar o alerta no painel (nesse carro não há relógio) e explodir uma das mangueiras, que obviamente, também foi trocada.
Mestre Maluhy encara troca da junta de um Volvo T6? É motor em linha, transversal, bem no estilo Volvo.
Lbeims- Usuário Platina
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Re: Aquecimento no motor M104
Ah.. Apesar de não ter relógio, passei a monitorar a temperatura via um HUD, ligado direto na ODB-2. Absurdo tirarem os relógios, se tivesse eu teria notado algo errado no sistema com antecedência.
O sistema sempre funcionou com bom aditivo, água limpa, tanque de expansão normal, sem qualquer indício de sujeira/barro e outra coisa que pudesse entupir radiador ou o sistema.
O sistema sempre funcionou com bom aditivo, água limpa, tanque de expansão normal, sem qualquer indício de sujeira/barro e outra coisa que pudesse entupir radiador ou o sistema.
Última edição por Lbeims em Seg 13 Mar 2017 - 14:01, editado 1 vez(es)
Lbeims- Usuário Platina
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Re: Aquecimento no motor M104
Colocar um 6 inline na transversal é bem estilo Volvo, um lixo, o alternador fica dentro do coletor de admissão, se apontar uma desgraça dessa aqui na oficina me escondo no banheiro,kkkkk :Vixe:
Maluhy- Consultor Técnico
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