"F" no painel Classe A com câmbio automático e semi

Página 11 de 11 Anterior  1, 2, 3 ... 9, 10, 11

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

"F" no painel Classe A com câmbio automático e semi - Página 11 Empty Re: "F" no painel Classe A com câmbio automático e semi

Mensagem por luigi rubino Seg 18 Mar 2019 - 7:14



bom dia minha classe a 160 semi automatica ando uns  metro entra em "f" ai da tranco na re mas anda normalmente na rua mesmo estando em f com força as marchas engatam so mesmo tranco na re alguem pode me ajudar antes de cair em algum mecanico sem escrupulos estou em sao paulo perdizes e nao sei nenhuma aficina que passe o aparelho pra ver o defeito pois nao achei nenhum topico igual ao meu aguardo ajuda obrigado
luigi rubino
luigi rubino
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 1
Data de inscrição : 14/03/2019
Interesses : classe a
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

"F" no painel Classe A com câmbio automático e semi - Página 11 Empty Re: "F" no painel Classe A com câmbio automático e semi

Mensagem por jorsilva Sex 1 Nov 2019 - 14:33



Boa tarde, meus amigos.
Tenho um Classe A Classic 99 semi-automático e passei pelo mesmo problema. A mais ou menso 2 anos, apareceu o fático F na painel, e pesquisando na internet, descobri que o problema era no módulo AKS. Executando uma das dicas fornecidas, desmontamos o módulo e trocamos as escovas. Durante um tempo, até que funcionou, mas o F voltou aparecer e procurei uma nova solução que foi o seu envio para uma oficina, para ser reparado. Recebi o módulo e ao reinstala-lo e "memorizar" as marchas no sistema, o raster acusou falta de comunicação com a central eletronica, como possuo outro carro, desisti por um tempo de tentar consertá-lo. Após 2 anos parado na oficina de meu amigo, um outro mecânico sugeriu a retirada da pedaleira original e instalar outra, mas com o pedal da embreagem. Fizemos a troca e notamos que vazava fluido pelo atuador da embreagem, fizemos a troca do atuador e ficou mais alguns meses parado, até que eu e filho (que insistiu em fazer o carro funcionar) resolvemos ir até a oficina. Como a bateria estava descarregada, como era de se esperar depois de tanto tempo,fizemos uma transferencia de carga e para surpresa geral, o motor pegou de primeira, e, ao engatar a 1ª marcha e começou andar, como um modelo mecanico. A única coisa que foi feita, foi somente trocar a pedaleira.
jorsilva
jorsilva
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 1
Data de inscrição : 22/09/2015
Interesses : Carros, Viagens, Motos
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

"F" no painel Classe A com câmbio automático e semi - Página 11 Empty Re: "F" no painel Classe A com câmbio automático e semi

Mensagem por jose fernando cunha gomes Qui 23 Dez 2021 - 19:54



Engraçado! Minha classe A elegance 99 com cerca de 157000 km, semi, quando a adquiri há uns 3 anos, a segunda marcha arranhava quando entrava e resolvi, quando troquei Correia Poly e juntas, também arrumar o cambio. Tudo ficou bom na epoca e o mecanico como não tinha o star diagnostic, o F até hoje permanece apontando no painel. Somente agora é que o veiculo aponta problemas que eu presinto nao serem graves, como em movimento, de repente não apresentar aceleração, eu ter que encostar e a seguir desligar e ligar novamente a ignição para continuar a rodar normalmente...mas agora isto está ficando mais constante. Creio ser a falta de limpeza nos conectores msm ( modulo de injeção) e troca do oleo cambio. Agora, o sr. Uly tem razão. Nunca vi tantos problemas diferentes em um item do veiculo, dar tantos problemas aaffff  ...depois acham ruim quando diziamos que bastava ter um arame qualquer e um alicate, que o fusca jamais parava kkkkkk desculpem a piada confrades. 
OBS: Vou trocar também o Modulo do freio ABS e fluido de Freio 4. Será que também isto influencia o problema já citado?? Abraços!! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
jose fernando cunha gomes
jose fernando cunha gomes
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 8
Data de inscrição : 16/03/2017
Interesses : carros, musica, literatura e esportes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Ceará
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

"F" no painel Classe A com câmbio automático e semi - Página 11 Empty Re: "F" no painel Classe A com câmbio automático e semi

Mensagem por Scavassa Sáb 17 Set 2022 - 18:48



Ola preciso sangrar o módulo aks .. Onde fica o sangrador? No módulo tem algum ou e direto no câmbio?
Scavassa
Scavassa
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 2
Data de inscrição : 17/09/2022
Interesses : Dicas
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

"F" no painel Classe A com câmbio automático e semi - Página 11 Empty Re: "F" no painel Classe A com câmbio automático e semi

Mensagem por kelsinni Qui 30 Mar 2023 - 14:55



Boa tarde a todos os membros do fórum,

Relativamente ao tópico em questão, gostaria de vos questionar se já alguém chegou de facto à conclusão de qual a real origem do mesmo. Tenho um A140 com caixa automática e recentemente apareceu-me este mesmo problema.

Já me aconteceu por duas vezes, uma delas com o carro parado, ou seja, assim que o liguei a letra F apareceu no visor e apesar de andar o carro não mudava de mudança e também já me aconteceu em andamento, neste caso o carro ficou na mudança em que estava.

Depois de o ligar à máquina para leitura dos erros, o resultado foi:
"P0705 Escala De Transmissão Circuito Do Sensor Mau Funcionamento (PRNDL entrada)"

Já agora mais uma questão por favor... o módulo AKS apenas existe nos modelos com caixa semi-automática? Ou nos modelos de A140 com as caixas totalmente automáticas (como é o caso da minha) também existe esse módulo?

Agradeço desde já toda a ajuda...

Cumprimentos,
kelsinni
kelsinni
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 5
Data de inscrição : 30/03/2023
Interesses : Carros, desporto
Sexo : Masculino País : Portugal
Estado : Estrangeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

"F" no painel Classe A com câmbio automático e semi - Página 11 Empty Re: "F" no painel Classe A com câmbio automático e semi

Mensagem por Andersonxr3 Ter 4 Abr 2023 - 11:58



Não existe. Seu problema deve estar no módulo GEM, que é a alavanca seletora.
Andersonxr3
Andersonxr3
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 27
Data de inscrição : 22/10/2020
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

"F" no painel Classe A com câmbio automático e semi - Página 11 Empty Re: "F" no painel Classe A com câmbio automático e semi

Mensagem por kelsinni Seg 10 Abr 2023 - 18:39



Andersonxr3 escreveu:Não existe. Seu problema deve estar no módulo GEM, que é a alavanca seletora.
Obrigado desde já pela dica amigo [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Já agora, esse módulo GEM fica localizado onde concretamente? Por baixo da alavanca seletora das marchas?

Obrigado uma vez mais

Cumps
CB
kelsinni
kelsinni
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 5
Data de inscrição : 30/03/2023
Interesses : Carros, desporto
Sexo : Masculino País : Portugal
Estado : Estrangeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

"F" no painel Classe A com câmbio automático e semi - Página 11 Empty Re: "F" no painel Classe A com câmbio automático e semi

Mensagem por kelsinni Ter 11 Abr 2023 - 9:28



Andersonxr3 escreveu:Não existe. Seu problema deve estar no módulo GEM, que é a alavanca seletora.
É este o módulo que te referes amigo [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Obrigado uma vez mais.

Cumps.
kelsinni
kelsinni
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 5
Data de inscrição : 30/03/2023
Interesses : Carros, desporto
Sexo : Masculino País : Portugal
Estado : Estrangeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

"F" no painel Classe A com câmbio automático e semi - Página 11 Empty Re: "F" no painel Classe A com câmbio automático e semi

Mensagem por Andersonxr3 Sex 14 Abr 2023 - 14:31



Não é este. Este é o da injeção. O GEM fica na própria alavanca de mudanças e, geralmente, os problemas são por solda fria.
Andersonxr3
Andersonxr3
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 27
Data de inscrição : 22/10/2020
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

"F" no painel Classe A com câmbio automático e semi - Página 11 Empty Re: "F" no painel Classe A com câmbio automático e semi

Mensagem por kelsinni Sáb 15 Abr 2023 - 9:49



Andersonxr3 escreveu:Não é este. Este é o da injeção. O GEM fica na própria alavanca de mudanças e, geralmente, os problemas são por solda fria.
OK... já percebi qual o módulo em questão. É este PCB que está inserido no conjunto do seletor de marchas:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Contudo, pelo que pesquisei, quando é de facto problema deste módulo, os códigos de erros mais comuns que costumam aparecer são:
  • “F” constante no display

  • P1709 - Interruptor de estacionamento / neutro

  • P1856 - Alavanca de seleção implausível

  • P1875 - ESP de comunicação de CAN

  • P1872 - Falha do sinal CAN do módulo de reconhecimento da mudança

  • P240C - Sinal CAN da alovanca nivel de posiçiso do componente N15/5


No meu caso o erro que me surgiu no software de diagnostico foi:

"P0705: Circuito do sensor da gama de transmissão (entrada PRNDL) - avaria"
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ainda assim achas que poderá ser na mesma deste módulo e do problema da 'solda fria'?

De qualquer forma deixo aqui links de 3 vídeos muito interessantes que mostram em detalhe a remoção/desmontagem, reparação e montagem de novo do módulo em questão... pode ser que seja útil para alguém:

Desmontagem: https://www.youtube.com/watch?v=gmnt2Cokji4&t=41s

Reparação: https://www.youtube.com/watch?v=ZQ6LJOc9VqU

Montagem: https://www.youtube.com/watch?v=epRnu7KCBj4

Obrigado uma vez mais...
kelsinni
kelsinni
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 5
Data de inscrição : 30/03/2023
Interesses : Carros, desporto
Sexo : Masculino País : Portugal
Estado : Estrangeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

"F" no painel Classe A com câmbio automático e semi - Página 11 Empty Re: "F" no painel Classe A com câmbio automático e semi

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 11 de 11 Anterior  1, 2, 3 ... 9, 10, 11

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos