Óleo baixando em altas rotações
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Óleo baixando em altas rotações
Colegas,
Em duas viagens que fiz de 1200 km cada, verifiquei que após finalizar os trajetos, sempre feitos em altas rotações, andando com o pé fundo, 160, 180, verifiquei que o óleo do motor baixou 1L. Já me informaram ser normal, pelas condições empregadas ao motor. Como já estava na hora de trocar, nem questionei nada e fiz logo a troca.
Mas esta semana, viajei de novo, desta vez, 1000 km, também nas mesmas condições, e o óleo baixou 1L novamente. Mas desta vez eu havia rodado apenas 1000 km antes da viagem, desde a última troca.
Então faço a pergunta: É melhor trocar o óleo agora, com apenas 2000 km da última troca, ou eu o completo?
No segundo caso, qual o procedimento a ser adotado e qual produto usar?
Info: Tenho usado óleo Semi-sintético Mobil, tento feito troca a cada 5 mil km, juntamente com filtro, sendo que meu uso se resumo a 70 % do tempo em transito com vias livres.
Obrigado pela ajuda!
Em duas viagens que fiz de 1200 km cada, verifiquei que após finalizar os trajetos, sempre feitos em altas rotações, andando com o pé fundo, 160, 180, verifiquei que o óleo do motor baixou 1L. Já me informaram ser normal, pelas condições empregadas ao motor. Como já estava na hora de trocar, nem questionei nada e fiz logo a troca.
Mas esta semana, viajei de novo, desta vez, 1000 km, também nas mesmas condições, e o óleo baixou 1L novamente. Mas desta vez eu havia rodado apenas 1000 km antes da viagem, desde a última troca.
Então faço a pergunta: É melhor trocar o óleo agora, com apenas 2000 km da última troca, ou eu o completo?
No segundo caso, qual o procedimento a ser adotado e qual produto usar?
Info: Tenho usado óleo Semi-sintético Mobil, tento feito troca a cada 5 mil km, juntamente com filtro, sendo que meu uso se resumo a 70 % do tempo em transito com vias livres.
Obrigado pela ajuda!
thiagohp- Usuário Prata
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Data de inscrição : 01/01/2009
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Re: Óleo baixando em altas rotações
Thiago,
há fabricantes que consideram normal o consumo de até 1 litro de óleo a cada 1000km rodados (VW, por exemplo). Eu acho excessivo, meus carros dificilmente baixam óleo entre as trocas e mesmo os VW que tive não gastavam tudo isso.
No seu caso, imagino que não haja vazamentos. Você não menciona a quilometragem do carro, dependendo do desgaste do motor as altas rotações vão mesmo causar aumento no consumo de óleo. O melhor meio de saber o real estado do motor é medindo a compressão dos cilindros (retiram-se as velas e no lugar delas aplica-se um manômetro, fazendo o motor girar).
Também é possível ter idéia das condições do motor observando-se o estado das velas (não podem estar meladas de óleo), o respiro do cárter (não pode ter muita pressão ou fumaça) e o escapamento (também não deve ter resíduos de óleo ou excesso de fuligem). Apenas trocar ou repor o óleo não vai ter muita utilidade, é preciso verificar a causa desse consumo.
Abraço!
há fabricantes que consideram normal o consumo de até 1 litro de óleo a cada 1000km rodados (VW, por exemplo). Eu acho excessivo, meus carros dificilmente baixam óleo entre as trocas e mesmo os VW que tive não gastavam tudo isso.
No seu caso, imagino que não haja vazamentos. Você não menciona a quilometragem do carro, dependendo do desgaste do motor as altas rotações vão mesmo causar aumento no consumo de óleo. O melhor meio de saber o real estado do motor é medindo a compressão dos cilindros (retiram-se as velas e no lugar delas aplica-se um manômetro, fazendo o motor girar).
Também é possível ter idéia das condições do motor observando-se o estado das velas (não podem estar meladas de óleo), o respiro do cárter (não pode ter muita pressão ou fumaça) e o escapamento (também não deve ter resíduos de óleo ou excesso de fuligem). Apenas trocar ou repor o óleo não vai ter muita utilidade, é preciso verificar a causa desse consumo.
Abraço!
Convidad 1- Usuário Platina
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Re: Óleo baixando em altas rotações
Ulysses, o carro está com 62 mil. De repente este óleo baixe mesmo em altas rotações... na próxima viagem, usarei o mobil 1 100% sintetico, pode ser um bom teste.
Obrigado pelas descrições.
Obrigado pelas descrições.
thiagohp- Usuário Prata
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Re: Óleo baixando em altas rotações
Tem coisa errada ai, meu carro roda 5mil km com Mobil 1 e baixa 300ml.
Pode procurar que está vazando óleo. Antes de colocar Mobil 1 procure o vazamento. O Mobil 1 não faz milagres, muito pelo contrário. Por ser mais fino vai sair mais rápido por onde está fazando.
Eu já ví Classe A fazando pelo pino do cárter pq não colocaram aquele anel.
Pode procurar que está vazando óleo. Antes de colocar Mobil 1 procure o vazamento. O Mobil 1 não faz milagres, muito pelo contrário. Por ser mais fino vai sair mais rápido por onde está fazando.
Eu já ví Classe A fazando pelo pino do cárter pq não colocaram aquele anel.
Andre Buss- Usuário Platina
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Re: Óleo baixando em altas rotações
André, mesmo sendo apenas nas condições de alta rotação descritas acima, pode ser um vazamento? Pois em outras condições eu nunca tive baixa do óleo.
thiagohp- Usuário Prata
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Re: Óleo baixando em altas rotações
se em condiçoes normais nao abaixa......
e abaixou somente apos a conduçao esportiva.........
pode ser normal.....
mas fazer 1000kms somente com tocada super esportiva?
isso e q acho dificil........
e normal o gasto de oleo em altos giros....
e abaixou somente apos a conduçao esportiva.........
pode ser normal.....
mas fazer 1000kms somente com tocada super esportiva?
isso e q acho dificil........
e normal o gasto de oleo em altos giros....
Xenon- Usuário Platina
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Re: Óleo baixando em altas rotações
"mas fazer 1000kms somente com tocada super esportiva?
isso e q acho dificil........"
Não entendi mto bem Xenon.
Obrigado
isso e q acho dificil........"
Não entendi mto bem Xenon.
Obrigado
thiagohp- Usuário Prata
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Re: Óleo baixando em altas rotações
andar a altos giros(acima de 4000rpm) por mais de 1000kms quiz dizer.....
esta seria a condiçao para um consumo de oleo tao acentuado......
onde se poderia fazer isso tirando um autodromo?
esta seria a condiçao para um consumo de oleo tao acentuado......
onde se poderia fazer isso tirando um autodromo?
Xenon- Usuário Platina
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Re: Óleo baixando em altas rotações
Ah ta, não que fiquei 100% do tempo nestas condições, mas grande parte, pois passei por estradas de longas retas e com quase nenhum tráfego. Então, era pé embaixo grande parte do tempo.
As outras duas vezes que baixou foram nessas mesmas condições também!
As outras duas vezes que baixou foram nessas mesmas condições também!
thiagohp- Usuário Prata
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Re: Óleo baixando em altas rotações
thiagohp: tanto o Xenon quanto eu estamos querendo saber onde é essa estrada que voce vai, e que dá pra andar 1000 km entre 160 e 180 km/h.
Para a gente ir lá também!!!! :D :D
Não acho normal um motor com 62.000 km baixar 1 litro em 1000 km.
O único motor que ví fazendo isso era um motor Ducati de uma Cagiva Elephant que eu tive.
Para a gente ir lá também!!!! :D :D
Não acho normal um motor com 62.000 km baixar 1 litro em 1000 km.
O único motor que ví fazendo isso era um motor Ducati de uma Cagiva Elephant que eu tive.
Convidad- Convidado
Re: Óleo baixando em altas rotações
acho q pode ser normal entao........
alto giro= consumo de oleo.
mas verifique direito vazamentos e compressao do motor......
alto giro= consumo de oleo.
mas verifique direito vazamentos e compressao do motor......
Xenon- Usuário Platina
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Data de inscrição : 19/10/2007
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Re: Óleo baixando em altas rotações
Obrigado Colegas,
Esta semana verificarei estas situações e volto aqui com o resultado.
Esta semana verificarei estas situações e volto aqui com o resultado.
thiagohp- Usuário Prata
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Re: Óleo baixando em altas rotações
a minha tá com 80mkm, troquei o óleo antes da viagem do encontro, rodei quase 1000km, carro cheio, AC ligado, grande parte a 140-160 (Anhanguera a noite, viu confrades? só tem os radares fixos depois que escurece) e não baixou 1mm na vareta, nem no painel.
Agora, tiagohp, fala aí quanto foi o consumo da sua nesta sua situação? a minha fez 11 km/l e achei 'meia boca'.
Agora, tiagohp, fala aí quanto foi o consumo da sua nesta sua situação? a minha fez 11 km/l e achei 'meia boca'.
erocha- Usuário Ouro
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Re: Óleo baixando em altas rotações
Eduardo, a minha sempre faz entre faz próximo de 11,5 km/l nessas condições, AC ligado também! Sempre Texaco Plus no Tanque.
Agora, hoje de manhã, não acusou nível baixo no painel, quando tiver um tempinho vou dar uma olhada na vareta.
Agora, hoje de manhã, não acusou nível baixo no painel, quando tiver um tempinho vou dar uma olhada na vareta.
thiagohp- Usuário Prata
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Re: Óleo baixando em altas rotações
Ah, eu acho considerável essa faixa de consumo, em vista do pé pesado que emprego no acelerador... hehehe.
Aqui em BSB quando fico 80 % do tempo andando em vias expressas, 80 a 90 Km de velocidade, sem interrupções, consigo fazer entre 14,5 e 15 tranquilamente.
Aqui em BSB quando fico 80 % do tempo andando em vias expressas, 80 a 90 Km de velocidade, sem interrupções, consigo fazer entre 14,5 e 15 tranquilamente.
thiagohp- Usuário Prata
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Data de inscrição : 01/01/2009
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Re: Óleo baixando em altas rotações
Tem coisa errada, eu estou cansando de meter bala no meu Classe A sem problema algum.
Semana que vem vou a Gramado e nas serras lá o bicho pega é só kick down e giro no 6.
Semana que vem vou a Gramado e nas serras lá o bicho pega é só kick down e giro no 6.
Andre Buss- Usuário Platina
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thiagohp- Usuário Prata
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Re: Óleo baixando em altas rotações
Kra...
O meu é manual, mas acho q posso te dar um exemplo: Meu óleo tá com 4mKm e até agora não baixou 1 gota. Tá tudo lá. Meu carro tá com 81mKm. E o meu regime de transito é diferente do seu: engarrafamentos e anda-e-para.
Seria legal sim vc dar uma olhada, pra ver se está vazando por algum lugar.
O meu é manual, mas acho q posso te dar um exemplo: Meu óleo tá com 4mKm e até agora não baixou 1 gota. Tá tudo lá. Meu carro tá com 81mKm. E o meu regime de transito é diferente do seu: engarrafamentos e anda-e-para.
Seria legal sim vc dar uma olhada, pra ver se está vazando por algum lugar.
betocastro (1)- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Andre Buss- Usuário Platina
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Re: Óleo baixando em altas rotações
Alguns carros mais 'gastos', com folga nos pistões, acabam gastando óleo se colocar óleo muito fino. Claro que isto não é o caso de um pocó com 60mkm.....
erocha- Usuário Ouro
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Oleo e afins - Reportagem O Globo
Já que estamos falando de óleo, segue o link para uma reportagem do "O Globo":
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betocastro (1)- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Data de inscrição : 28/05/2008
Interesses : Minha A-160
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Re: Óleo baixando em altas rotações
O meu também não baixou nem uma gota na viajem RJ/RS/RJ (quase 4000km). É um A160 manual 100000km - "virou" semana passada, ta merecendo um presente.
O óleo usado foi BR sintético. Rondando na faixa de 3000 a 4000rpm, não forcei tanto quanto vcs e o câmbio do 2002 é bem mais longo.
Acho que pode até ser normal este consumo de 1 L em mil km, o problema é conviver com esta dúvida!
Thiagohp não deixe de postar os resultados.
O óleo usado foi BR sintético. Rondando na faixa de 3000 a 4000rpm, não forcei tanto quanto vcs e o câmbio do 2002 é bem mais longo.
Acho que pode até ser normal este consumo de 1 L em mil km, o problema é conviver com esta dúvida!
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Tiago Ruiz- Usuário Bronze
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Data de inscrição : 04/02/2009
Interesses : carros, conhecimento, amizades
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Re: Óleo baixando em altas rotações
Pode deixar pessoal, estive enrolado esta semana, o carro está quietinho e terça feira já tá marcada uma ida na Oficina PKM aqui em Brasília.
thiagohp- Usuário Prata
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Data de inscrição : 01/01/2009
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A cor do óleo indica o motivo do consumo
Com um consumo de óleo desse e não suja vela ou é vazamento ou retentor de válvulas, com 60000km pistão e anéis devem estar ok......outra dica, carro baixando óleo mas o mesmo não fica preto com pouca quilometragem é 90% de ser retentor de válvulas, qdo os anéis não conseguem vedar direito vaza fogaréu da combustão para o cárter e frita o óleo ,deixando pretão igual pneu... 

Maluhy- Consultor Técnico
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Data de inscrição : 21/10/2007
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Re: Óleo baixando em altas rotações
Tiagohp, fui pesquisar o que seria o retentor, seguindo o palpite do Maluhy e achei o seguinte:
"o retentor que fica na haste da válvula, quando em más condições,
provoca vazamento de óleo para dentro da câmara de combustão. Para
detectar o problema, é necessário observar o veículo na primeira
partida pela manhã. Se sair uma fumaça branca no escapamento, é sinal
de que o retentor apresenta desgastes e o motor está queimando óleo
junto com o combustível."
E aí, está saindo fumaça branca?
"o retentor que fica na haste da válvula, quando em más condições,
provoca vazamento de óleo para dentro da câmara de combustão. Para
detectar o problema, é necessário observar o veículo na primeira
partida pela manhã. Se sair uma fumaça branca no escapamento, é sinal
de que o retentor apresenta desgastes e o motor está queimando óleo
junto com o combustível."
E aí, está saindo fumaça branca?
erocha- Usuário Ouro
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Data de inscrição : 07/06/2008
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