Manutenção preventiva no alternador.

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Manutenção preventiva no alternador.

Mensagem por hassam em Seg 18 Maio 2009 - 21:43

Pretendo efetuar uma manutenção preventiva no alternador.

Gostaria de discutir o assunto. Alguém já fêz ?

Para vizualizar o alternador deve-se retirar aquela proteção abaixo do assoalho (peito de aço?), e depois daí ?

Alguém ajuda ?

hassam
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Re: Manutenção preventiva no alternador.

Mensagem por hassam em Seg 18 Maio 2009 - 22:33

Nesta mesma manutenção do alternador pretendo verificar a correia e seus tensionadores. Parece haver um ruído, como se fossem rolamentos/roletes gastos.

Estive pesquisando e encontrei as fotos a seguir:

Estes 3 círculos amarelos mostram os rolamentos que pretendo verificar e/ou trocar:
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Temo que os meus rolamentos possam estar assim:
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Este seria o kit com os tres rolamentos a serem trocados. Alguém saberia dizer o custo ???
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Esta imagem mostra o alternador e compressor do ar condicionado JUNTOS ???? É isso mesmo ?
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É isso aí. Preciso de ajuda e não desisto nunca. Lembram-se do meu desafio com o AKS ? Eis um novo desafio: resolver corretamente a manutenção preventiva do alternador e acabar com o barulho vindo (provavelmente) das correias e tensionadores, com peças originais e com razoável economia de $$$.

Alguém ajuda ?

hassam
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Re: Manutenção preventiva no alternador.

Mensagem por walter paiva em Ter 19 Maio 2009 - 2:03

Este que você esta informando é somente o Compressor do ar-condicionado.
O Alternador é o que esta ao lado em baixo do rolamento de apoio.

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Re: Manutenção preventiva no alternador.

Mensagem por Andre Buss em Ter 19 Maio 2009 - 5:55

Eu verifico o alternador a cada revisão, na última troquei os rolamentos preventivamente.

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Re: Manutenção preventiva no alternador.

Mensagem por hassam em Ter 19 Maio 2009 - 8:25

André, saberia dizer o preço dos rolamentos e correia ?

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Re: Manutenção preventiva no alternador.

Mensagem por Jorge A em Ter 19 Maio 2009 - 8:38

Não pretende revisar a parte interna tb???????

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Re: Manutenção preventiva no alternador.

Mensagem por hassam em Ter 19 Maio 2009 - 9:53

@Jorge A, pretendo retirar o alternador para revisar, aproveitando para revisar também as correias e rolamentos pois acredito que estejam roncando.

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Re: Manutenção preventiva no alternador.

Mensagem por Norton Gontijo em Ter 19 Maio 2009 - 10:03

Pelo que eu vi nas fotos estas polias chegaram a travar e foi indo até derreter a polia.

Uma ideia, tira as polias fora e troca só os rolamento, vai em uma loja de Rolamentos e acha um igual e coloca na polia, quem sabe você economiza um $$$ e da certo?

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Re: Manutenção preventiva no alternador.

Mensagem por Convidad em Ter 19 Maio 2009 - 11:11

Hassan, correia poly-v e esticadores voce vai gastar em torno de R$ 360,00. Foi o que paguei em out/08.

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Re: Manutenção preventiva no alternador.

Mensagem por hassam em Ter 19 Maio 2009 - 11:16

@Epicco, por qual motivo você as trocou ?

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Re: Manutenção preventiva no alternador.

Mensagem por lfrobadey em Ter 19 Maio 2009 - 11:21

Isso é que é arranjo compacto! rsrsrs

Deve ser chatinho o acesso, não?

Abraços!

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Re: Manutenção preventiva no alternador.

Mensagem por Convidad em Ter 19 Maio 2009 - 11:24

Eu tive um problema de cãmbio com meu carro. O power train foi baixado "na chão", então aproveitei para trocar.
Mas acho que poly-v e esticadores tem que ser trocados no máximo com 60.000 km., independente de barulhos.

O acesso é mesmo complicado, mas mecânicos que conhecem o Classe A, efetuam a troca sem baixar o motor.
Antes de eu ter o problema no câmbio eu já havia mandado trocar a poly-v e os esticadores num mecânico aigo meu. Ele trocou "quase tudo", não trocou o esticador superior, exatamente o de mais difícil acesso, aí quando baixou o motor esse esticador não estava legal e mandei trocar tudo.

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Re: Manutenção preventiva no alternador.

Mensagem por lfrobadey em Ter 19 Maio 2009 - 11:29

Imagino, já tive experiência dessas com Marea 5 cil. Na época tentamos deslocar o motor para a direita para ter acesso à correia... Acabou que foi melhor tirar o motor e fazer uma revisão completa no bixinho...

São essas modernidades... Esqueceram que não é só montar na fábrica, tem que fazer manutenção também.

Abss

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Re: Manutenção preventiva no alternador.

Mensagem por Xenon em Ter 19 Maio 2009 - 11:43

ifrobadey,cada povo com suas diferenças.
engenheiro japones projeta com a visao de um mecanico normal.
engenheiro alemao projeta com a visao de um mecanico engenheiro.
ja o engenheiro italiano..........tem a visao de engenheiro somente......mecanico? que mecanico? q ele se f.......... Twisted Evil Laughing Laughing

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Re: Manutenção preventiva no alternador.

Mensagem por lfrobadey em Ter 19 Maio 2009 - 14:11

Pois é... Coloca 5 cilindros com mais vávulas que as TVs da época da vovó gostosa num espaço onde cabia um quatro cilindros (Tipo)...

Dá nisso. rsrsrs

Mas os Nipônicos e Germânicos tem seus deslizes tb...

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Re: Manutenção preventiva no alternador.

Mensagem por erocha em Ter 19 Maio 2009 - 21:12

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] fivetech 2.4 20v e carros italianos.

Hassam, se for fazer aí, quem sabe eu não me animo e levo no seu mecânico.

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Re: Manutenção preventiva no alternador.

Mensagem por Norton Gontijo em Ter 19 Maio 2009 - 21:22

Marea 5 cilindros tô fora........ ula-lá-lá Twisted Evil Twisted Evil Evil or Very Mad

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Re: Manutenção preventiva no alternador.

Mensagem por Andre Buss em Qua 20 Maio 2009 - 6:43

O alternador é bom limpar e trocar ou lubrificar os rolamentos. Como na maioria dos carros ele fica em uma posição meio ruim e a sujeira faz a festa. O ronco provavelmente vem das polias. Troca todo, polias correia e se preciso os rolamentos do alternador.
Coloca tudo original que vai durar 60mil km. Dura até mais, só que ai você começa a correr riscos.

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Re: Manutenção preventiva no alternador.

Mensagem por Marcos Santos em Qua 20 Maio 2009 - 7:34

Troquei ontem a correia Poly-V e os roletes na concessionária, R$719,59 (R$499,59 + R$220). A correia realmente é a 5PK1750, mas é importada da França e vem com a inscrição da Mercedes-Benz e o código A 013 997 15 92. As fabricadas aqui (Goodyear ou Continental) custam aproximadamente quarenta por cento do preço.
Aproveitei para trocar a junta de vedação entre o escapamento e o silencioso, mais R$137,41 (R$82,41 + R$55).
A correia retirada estava quase nova (e era a original), mas os roletes estavam ruins (chiando). Acho que a revenda onde comprei o carro trocou apenas a correia para adiar eventuais problemas.

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Re: Manutenção preventiva no alternador.

Mensagem por hassam em Qua 20 Maio 2009 - 9:04

@Erocha, tenho um Marea 5 cilindros há quatro anos e posso afirmar, anda muito. Desde que peguei o carro só Selenia 100% sintético e o motor parece novo.

@André, pretendo trocar o que for preciso, aliás, estou pensando em baixar o motor do carro pois assim poderia fazer:
- revisão do motor de arranque;
- revisão do alternador e correias e rolamentos etc...;
- retirar o cárter para lavar (troquei o óleo para Mobil 1 há 5 meses atrás e rodei 2.000 até agora).

Quanto um mecanico cobraria para baixar e depois recolocar o motor ?

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Re: Manutenção preventiva no alternador.

Mensagem por erocha em Qua 20 Maio 2009 - 9:47

@Hassam, eu tive um stilo abarth (fivetech 2.4 20v = do seu marea). Sinto saudades até hoje e não acho um 'bom' para comprar de novo.

Quando fizer estes serviços aí, não deixe de postar aqui o local e o valor total, acho que vou fazer na minha A160 se não tiver vendido (preventivo mesmo, não está com barulhos, nem chiados nem problemas, e a correia já troquei)

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Re: Manutenção preventiva no alternador.

Mensagem por Francisco Brito da Silva em Qui 14 Jan 2016 - 15:48

boa tarde amigos sou novo no topico , eu queria saber qual o esquema de ligar os fios do motor de arranque ? eu vi que tem um azul e dois pretos grossos , eu liguei o azul na porca pequena eo dois grossos na porca maior até ai tudo bem o carro pega de boa mais fica uns 10 minutos ligado , e depois desliga sozinho e a bateria descarrega , será que liguei os fios do alternador errado? há ... e a luz da bateria não aparece no painel , será que  não está carregando? por favor me ajude e obrigado , meu nome Francisco.

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Re: Manutenção preventiva no alternador.

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